Comecei aulas + dúvidas com respiração (intercostal/diafragmática)

    Autor Mensagem
    Caspila
    Veterano
    # jun/09


    Olá moçada...


    depois de ter sido escurraçado pelos meus vídeos num post mais antigo, comecei a fazer aula. As melhorias são claras e canto com muito menos esforço.

    Estou preparando uma gravação pra fazer do Rappa, uso meus vídeos antigos como base comparativa.

    Bem, agora vamos pra dúvida. Sei que tem um monte de tópicos com isso, mas são antigos e, geralmente, criados por pessoas que não sabiam nada, não faziam aula e só queriam saber como respirar. Não queria ressucitar nenhum deles.

    É o seguinte:

    Cheguei lá e o professor, me disse para utilizar a respiração interabdominal ou intercostal, aquela em que se incha os peitos, estufando as costelas.

    Não entendo nada do organismo e muito pouco do funcionamento dele, só o básico das aulas de biologia hehe, e pelo que andei lendo por aí, a respiração diafragmática seria aquela inflando a barriga.

    Perguntei ao meu professor e ele disse que a que ele me passa, interabdominal é a mesma que a diafragmática e que a diagrafmática ocorre na parte superior mesmo, me disse várias coisas biológicas que me levaram a crer realmente. Ele disse que essa em que se infla a barriga é a de baixo ventre e que ele não recomendava.

    Resumindo, perguntas:

    1- Respiração interabdominal ou intercostal é a mesma coisa que a diafragmática?
    1.1 - Se sim, porquê leio por aí que a diafragmática tem que inflar a barriga?
    1.2 - Se não, alguém discorda com o uso dessa respiração? Ou é simplismente um outro jeito de cantar, que funciona tão bem quanto....

    Agradeço a ajuda!

    shoyoninja
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Acho tem alguma confusão aí... "Respiração diafragmática" é redundante.

    Dê uma lida aqui: http://forum.cifraclub.com.br/forum/1/183277/#5058038

    Também vale a pena conversar melhor com o seu professor porque acho que você entendeu algo de maneira errada...

    Caspila
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    shoyoninja

    Obrigado pelo update kra.
    Eh, eu já tinha lido isso... Bem vamos deixar de lado esses termos técnicos um pouco então, porquê, nesse momento, eu não quero entender exatament os termos, mas entender se tem algo errado ou não...



    Meu professor me ensina que eu tenho que respirar inflando o peito... enquanto em todos os lugares q eu leio, eu vejo que essa respiração não é nem um pouco indicada para o canto...

    Por isso estou achando muito estranho... Fiz uns testes lá em casa mesmo e pelo q percebi, o apoio fica muito mais bem feito quando eu respiro com a parte baixa da barriga, como está explicando no trecho que o Christian escreveu.

    Aí moçada.. vcs sempre falam que não dá pra explicar nada sem ter um bom professor....Agora que arrumei, me ajudem a definir se o que ele está passando está certo ou não..

    Obrigado!

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # jun/09
    · votar


    Caspila

    Veja, respiração APENAS com a parte de baixo (empurrando a barriga para frente) não funciona corretamente porque você acaba não expandindo lateralmente as costelas. Por isso eu sempre digo que a sensação é de respirar para os lados, o que não pode é elevar os ombros e fazer a respiração igual à quando você corre por exemplo.

    O peito tem que abrir obrigatoriamente mas você pode fazer isso inclusive sem puxar o ar, apenas com o movimento.

    Caspila
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Cantante

    Entendi... Eu estava realmente fazendo a respiração de corrida...

    Fuçando no youtube achei isso... tem alguma coisa a ver com o que vc disse Cantante? Ou ainda não está mostrando a maneira correta?


    Estou com sérias dúvidas quanto a meu professor... Não to gostando dessa respiração que ele está me passando. E se ele está me passando a respiração certa, não estou gostando da maneira com que ele a passou, nem me corrige nem nada...

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # jun/09
    · votar


    Esse vídeo aí de correto não tem nada.

    Caspila
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Cantante
    Esse vídeo aí de correto não tem nada.

    É eu já imaginava mesmo..

    Vou tentar tirar essas dúvidas com meu professor na segunda... Caso ele não consiga me passar firmeza vou considerar mudar de professor...

    Obrigado aí!

    murilo meine
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Bom, vamos às respostas:

    1 - Nunca ouvi o termo "interabdominal" =S mas sim, a respiração diafragmática é a mesma coisa que a intercostal. são sinônimos.
    2 - Não é bem a barriga... o que infla é o diafragma. e ainda há um movimento dos músculos intercostais, daí o nome =P
    3 - Olha, vou te ser sincero. Existem MIL cantores por aí que não usam essa respiração (pois não tiveram aulas, etc.), mas ela é a respiração adequada, pois propicia melhor dicção, relaxa o corpo, sustenta mais ar, enfim...
    Se deseja cantar 100%, recorra à ela. Não é algo difícil em si, (é questão de prática), só peça orientação ao seu professor. ok?

    Espero ter ajudado =]

    Gansinho
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    murilo meine
    O diafragma infla?

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # jun/09
    · votar


    murilo meine
    1 - Nunca ouvi o termo "interabdominal" =S mas sim, a respiração diafragmática é a mesma coisa que a intercostal. são sinônimos.

    Não, não são.

    2 - Não é bem a barriga... o que infla é o diafragma.
    Nem um nem outro. O que 'infla' é o pulmão e só.

    Abraços.

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # jun/09
    · votar


    Não é algo difícil em si, (é questão de prática), só peça orientação ao seu professor. ok?

    Eu já não acho fácil não, aliás, uma das coisas que as pessoas mais demoram a executar corretamente, isso quando conseguem.
    Já vi um sem número de cantores (inclusive liricos) que atuam por aí e tem um rendimento bem abaixo do que poderiam, justamente por deficiência na respiração e consequentemente no apoio.

    Caspila
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Christhian
    murilo meine
    1 - Nunca ouvi o termo "interabdominal" =S mas sim, a respiração diafragmática é a mesma coisa que a intercostal. são sinônimos.

    Não, não são.


    Cara, você podia em curtas palavras dizer a diferença entre uma e outra?
    Outra... Eu estava lendo, e vi a seguinte informação:

    Existem locais que deve-se preocupar na respiração:
    -Expandir a caixa toráxica tanto nas laterais quanto na parte de trás
    -Inflar a parte logo abaixo das costelas

    Pelo que eu vejo, é como se fosse um balão que tem que incher pra todos os lados...

    É uma alusão coerente?

    Acho que o meu professor deve estar acostumado com alunos que não querem saber muito de técnica mas mais de prática... Ele deve achar que o aluno deve se cansar focando a técnica...
    Vou falar com ele que quero entender exatamente como as coisas funcionam. E quero a base bem fixa, pois pelo que sei, a respiração é a parte mais fundamental do canto.

    Gansinho
    O diafragma infla?

    Hehe... essa doeu ne mim também!

    Obrigado a todos que estão contribuindo com meu aprendizado!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Comecei aulas + dúvidas com respiração (intercostal/diafragmática)