Sentir a afinação, isso é normal?

    Autor Mensagem
    Dignusplz
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: Dignusplz


    Quando eu canto corretamente uma nota de um instrumento eu "sinto" quando estou afinado, mas só se a nota estiver soando junto com minha voz. E eu só afino assim se cantar enquanto a nota ainda está soando, se eu ouvir primeiro e depois tentar cantar é mais difícil de acertar a afinação (mas com certa insistência eu consigo). Isso é normal? Todo mundo é assim no início? Isso é falta de percepção(o fato de ser mais fácil afinar quando a nota já está soando)?

    Jattto
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # mai/09
    · votar


    Dignusplz

    Se tu consegues reproduzir a nota tocada com a voz com boa afinação, já é um grande passo dado e tu deves poder cantar acompanhando um instrumental mantendo a afinação, certo? Ou não?

    De qualquer forma, tu já tens uma boa percepção.

    Quando eu participei de um coral, porém, eu precisei trabalhar um pouco mais a percepção, porque era tudo a cappella. Então eu pegava a MIDI das músicas e tentava decorar a melodia do naipe que eu tava (tenor II) e consegui. Acho que é uma questão de treino, como qualquer coisa. Se não treina não consegue. Se tu não treinaste isso, acho natural que não consigas fazer. A menos que tu já tivesse alguma aptidão natural pra coisa.

    Espero ter ajudado de alguma forma, abraço!

    Dignusplz
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: Dignusplz
    · votar


    deves poder cantar acompanhando um instrumental mantendo a afinação, certo?
    Bem, já sai uma "Asa Branca" e "atirei o pau no gato" xD. Mas minha dúvida msm é se é normal ser mais fácil afinar a voz com a nota soando num instrumento e ser meio complicado afinar depois que ela pára de soar, mesmo que tenha parado há pouco tempo.

    Eu sei quando duas notas(uma na minha voz e outra em qualquer instrumento) soando ao mesmo tempo estão iguais, mas se tocar o instrumento primeiro e depois me pedir pra cantar eu faço errado.

    Jattto
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # mai/09
    · votar


    Dignusplz

    É que eu acho estranho caracterizar como "normal" ou "anormal". Acho que não é essa a questão. Cada um, sem estudo, tem uma facilidade ou dificuldade pras coisas. Mas, com estudo, todos resolvem todas elas.

    Pra mim, não tem diferença reproduzir a nota ela sendo tocada ou depois dela ter sido tocada. É a mesma coisa, PRA MIM. Pra ti, é diferente. E só. Não quer dizer que não seja "normal" (detesto essa palavra).

    ;)

    Dignusplz
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Vlw Jattto, sempre ajudando hein companheiro. Vou praticar pra resolver isso, até mais.

    Jattto
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # mai/09 · Editado por: Jattto
    · votar


    Dignusplz

    Já andei falando sobre percepção em outro tópico... mas, olha, acredito que pra treinar percepção não se precisa de aulas. Tem software pra auxiliar isso, ainda mais que tu percebes quando tá afinado ou não (isso, sim, né? pelo menos eu entendi que sim).

    Mas, pro canto em si, não preciso nem comentar que as aulas são indispensáveis, né? Tu já deves ter lido por aqui, ali e acolá. Hehehe

    Abraço!

    Estamos aí pra trocar ideia. Essa é a intenção de um fórum! Valeu!

    Dignusplz
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: Dignusplz
    · votar


    Eu sei, tow treinando o ouvido uns 30 minutos por dia com o GNU Solfege. Dei uma melhorada boa e já sei quando estou afinado e desafinado, até faço afinado uma oitava inteira (dou umas travadinhas no Lá, mas tudo bem) com a ajuda de um intrumento, não consigo fzr a capella e acho q estou meio longe disso. Se eu já sei quando estou afinado oq falta msm é técnica, não é?

    Edit: Caso ainda não saiba , estou fazendo aulas uma vez por semana, comecei semana passada, então nem se preocupe, n faço nada sozinho =D (dizem que é muito perigoso tentar aprender canto sem instrução de um prof). Daqui a uns dois anos estarei cantando algo que preste.

    Jattto
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # mai/09
    · votar


    Dignusplz

    Se tu não fizeste aulas de canto, é ÓBVIO que falta técnica. Experiência própria... hehehe

    Mahasiah
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Dignusplz

    Eu acredito que seja dessa mesma forma com todo mundo.
    Comigo foi assim. Quando eu comecei, eu não sentia se estava afinando ou não. Eu fazia os vocalizes por intuição, mas era totalmente errado. Depois de alguns meses (uns 5) que eu fui começar a sentir a afinação... essa coisa de ouvir minha voz em cima da nota e sentir que e uníssono.

    A memória musical, que é você ouvir uma nota e saber reproduzi-la depois que ela pára de soar, leva um pouco mais de tempo.

    felipegoffi
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Isso eu percebo tambem... Minha dificuldade, e é o que atualmente tento treinar é backingvocal, quando toco uma nota, não consigo sentir onde eu tenho de cantar para chegar na quinta dela ou terça, só se eu ver na escala no violão, mas queria uma forma de meio que decorar isso...

    Dignusplz
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: Dignusplz
    · votar


    essa coisa de ouvir minha voz em cima da nota e sentir que e uníssono. Pronto, é isso aí que eu sinto, acho que os anos de violão e guitarra me ajudaram a alcançar isso mais cedo(fiz só duas aulas de canto e já percebo)

    A memória musical, que é você ouvir uma nota e saber reproduzi-la depois que ela pára de soar, leva um pouco mais de tempo. É nessa história de memória musical que eu tow ruim mesmo xP. Treino resolve.
    Obrigadão Mahasiah, isso tirou completamente a minha dúvida.

    Felipegoffi: É a memória musical, continua treinando seu canto e seu ouvido que um dia as notas ficam gravadas na sua cabeça, aí é facinho. Ajuda também se vc tiver um amigo com ouvido bom, e o GNU Solfege é uma beleza para o ouvido tb. Procura no google, instala, vai em "misc" e põe "identificar nota". Fica identificando notas por uns 30 minutos por dia que vai facilitar muito a sua vida.

    felipegoffi
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Tem algum programa que eu consigo ver esquema de backingvocal, por exemplo... Eu dou a nota principal e eu consigo ouvir a quinta dela algo assim ?

    vou ver esse GNU solfege como q é...

    O pessoal da minha banda, eles pegam uma musica, automaticamente cada um já sabe o backingvocal e cada um faz a nota correspondente certinha, fica incrivel o efeito que dá...
    Um disse que decorou o efeito que faz na musica a quinta e o outro tira direto ouvindo a musica ele já consegue tirar o backing hehehe...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sentir a afinação, isso é normal?