Fazendo segunda voz de ouvido

    Autor Mensagem
    Adriano.Kai
    Veterano
    # abr/09


    Percebi que aqui no fórum tem bastante gente querendo aprender segunda voz, e muitos até que não tem noção em nenhum instrumento, então resolvi fazer esse tópico reunindo experiências minhas de quando eu estava aprendendo a fazer pra ajudar quem quer aprender.

    - Entendendo o que é

    Na música, existem os acordes, que são formados, basicamente, por três notas que são tocadas simultâneamente, porém não vamos nos aprofundar muito na construção de acordes, já que esse não é o foco do estudo.

    Os acordes são representados por letras do alfabeto, durante os estudos vamos nos referir aos acordes por meio dessas letras, então você precisa sabê-las.

    A - Lá
    B - Si
    C - Dó
    D - Ré
    E - Mi
    F - Fá
    G - Sol

    Vamos usar o acorde C (Dó) como exemplo. As notas que formam o acorde C são Dó, Mi e Sol. Tocando essas três notas juntas, temos o acorde C.

    Na melodia de uma música, a primeira voz (a do cantor principal) canta a melodia com notas do acorde e/ou notas que encaixem bem nessas. Ou seja, a melodia da música estará usando a nota Dó, Mi ou Sol. Para fazer a segunda voz, basta cantar uma das outras duas notas restantes do acorde que não estão sendo usadas na melodia principal.

    O que é, então, segunda voz? É uma voz cantada numa melodia diferente da principal, com notas que encaixem no acorde e dão apoio à melodia principal.

    - Exercitando

    Observe bastante as segundas vozes de músicas que você conhece, e tente fazê-las.

    Perceba que algumas tem a melodia muito parecida com a principal, que é como se estivesse cantando a mesma melodia em outro tom; e outras possuem alterações na melodia, como descidas, subidas, repetições de mesmas notas e notas que não estão no acorde mas que encaixam bem.

    Ao fazer segunda voz, é necessário ter um certo "disconfiômetro" pra saber se sua voz está devidamente afinada. Deve-se observar letra por letra, sílaba por sílaba da música com a melodia, para que você possa fazer todas as notas de forma afinada e correta, pois as vezes erramos a segunda voz em apenas uma sílaba. Então, dê atenção aos mínimos dos mínimos detalhes.

    Não passe para o próximo tópico antes de ter treinado bastante com segundas vozes existentes de músicas. Após ter treinado e ter feito certo as segundas vozes, treine mais com outras músicas e veja se ainda tem dificuldades de conseguir fazê-las, se tiver, continue treinando até adquirir mais facilidade pra esse tipo de coisa. Isso é necessário porque nós precisamos nos acostumar a ouvir as outras notas e a prestar atenção nos mínimos detalhes, porque normalmente nosso cérebro presta atenção apenas na primeira voz.

    - Como criar a segunda voz?

    Como segunda voz é uma melodia em uma das notas do acorde não usada pela melodia principal, você deve encontrar uma dessas notas restantes e criar uma melodia a partir dela. Para conseguir cantar outra nota do acorde, é necessário conseguir ouví-la. Tenha em mente que você tem duas notas a sua disposição (as duas não usadas pela primeira voz), basta você ouvir e cantá-la. Cantar uma melodia diferente da melodia normal é como ouvir duas coisas ao mesmo tempo e poder escolher entre elas para saber qual deve cantar. É necessário também, certa independência para que não se confunda e acabe cantando a melodia principal, é difícil mas se domina com a prática.

    Normalmente, as pessoas tentam fazer a segunda voz como se fosse uma melodia igual da primeira em outro tom, porém vou explicar formas melhores de se fazer que podem lhe ajudar. Se você observou bem o que foi dito até aqui, você viu que a primeira voz canta a melodia com notas do acorde e/ou notas que encaixem bem nessas, ou seja, nem todas as notas estão no acorde. Porém essas notas que não estão no acorde encaixam bem nessas notas do acorde, mas talvez tentar fazer a melodia da segunda voz acompanhando a primeira, faça soar algo meio desagradável aos ouvidos, não somente nesse caso, como em outros casos também. A melodia da segunda voz nunca é totalmente igual à melodia da primeira.

    O "desconfiômetro" é o nosso senso, com ele que devemos saber se estamos ou não fazendo uma segunda voz que soe bem. Em algumas músicas, se torna impossibilitada a execução de uma segunda voz que soe bem, e é por isso que você vai observar que em certos momentos, quem está fazendo a segunda voz para de cantar. Não são todas as músicas que se dá pra fazer segunda voz o tempo todo. Com o "desconfiômetro" você também deverá ser capaz de descobrir isso, o momento certo de cantar, de parar e de voltar a cantar.

    Inicialmente você vai ter que analisar a segunda voz que você faz para saber o que você vai precisar mudar pra que ela encaixe bem, mas com o tempo de treino, de primeira você já conseguirá fazer uma segunda voz bonita sabendo os momentos que tem que parar de cantar e que tem que alterar a melodia. Não existem pessoas que tocam de ouvido? Fazer uma segunda voz dessa forma é como cantar de ouvido.

    Mas como fazer a melodia da segunda voz de forma que encaixe bem na primeira voz? A seguir mostrarei formas de criar e adaptar a segunda voz.

    - Criando a segunda voz: inicialmente, a segunda voz deverá ser criada a partir de uma das notas restantes do acorde com uma melodia parecida com a da primeira voz. Use isso de base.
    - Adaptando a segunda voz: a partir disso você vai observar que algumas partes não soaram bem, então você deverá ficar atento às notas tocadas pela música e usar essas notas para compor a melodia, ainda tentando seguir o padrão da primeira voz. Você poderá ter dificuldades para encontrar essas notas, mas basta prestar bastante atenção, você verá que a melodia irá mudar pra mais grave ou mais agudo um pouco do que você estava fazendo, coisa de meio ou um tom, geralmente. Com o tempo você fará isso sem precisar se concentrar tanto, é questão de prática.
    - Adaptando, fase 2: caso isso ainda não seja suficiente para que a segunda voz fique perfeita, procure fazer repetições moderadas de mesmas notas. Cuidado para não exagerar, um dos erros mais comuns entre quem está aprendendo é criar uma melodia cheia de repetições. As repetições as vezes ficam mais bonitas do que melodias que sobem e descem toda hora, ou que acompanham o padrão da primeira voz, porém muita atenção para não exagerar. Você deverá usar o "desconfiômetro" para perceber qual das vozes encaixou melhor, a que repetiu um pouco ou a mais articulada.

    Enquanto você estiver aprendendo a fazer segunda voz, use esses passos para criá-la. Com o tempo de treino você verá que você estará fazendo automaticamente isso tudo de uma vez só.

    Caso nenhuma dessas formas deixe a segunda voz soando bonita, grandes são as chances de não ser possível fazer segunda voz nessa música. Nesse caso, o "desconfiômetro" entra em ação para te ajudar a saber se dá para cantar a segunda voz em apenas algumas partes e parar em outras.

    - Os mínimos detalhes

    Mais importante, treine o ouvido e preste atenção nos mínimos detalhes, se ouvir uma sílaba ou letra soando um pouquinho de nada estranho, é porque é uma nota que não está no acorde, cabe a você ter a noção de se é possível utilizá-la ou precisa mudar. Se for possível mudar e ficar mais bonito, é claro que o melhor é mudar. Mas o segredo é prestar atenção nos mínimos detalhes, em todas as notas cantadas, analisar cada uma, isso é fundamental, não esqueça.

    Como usar o "desconfiômetro" com eficiência então? Pode parecer difícil, mas é mais facil do que você imagina. Para você ter uma noção de como é o som que encaixa bem basta você lembrar de uma segunda voz que encaixe bem, e ver como é bonito o som dela, e então analisar a segunda voz que você está fazendo e ver se ela em todas as sílabas e letras soa bem assim. Se ela soar bem, sendo que você sinta que não está tão bonita assim em alguns momentos, é porque certamente ela não encaixa tão perfeitamente assim. Aí o "desconfiômetro" vai te dizer se é aceitável esse nível de encaixe, ou se é necessário encaixar melhor, ou ainda se é impossível fazer segunda voz bem nessa música.

    Para lidar com segunda voz, é necessário ser extremamente atento a todos os mínimos detalhes da afinação.

    Adriano.Kai
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    - Mais baixa ou mais alta?

    Você já deve ter ouvido falar de segunda voz mais baixa e segunda voz mais alta, o que é isso?

    A segunda voz mais baixa é aquela executada com notas mais graves do que a melodia principal, e a mais alta é aquela executada com notas mais agudas. Não é necessário ser uma segunda voz diferente para ser mais alta ou mais baixa, a mesma segunda voz pode ser alta ou baixa, depende da oitava em que ela estará sendo cantada.

    Uma oitava é um conjunto de oito notas inteiras (Dó a Dó) representado pelas notas brancas do teclado. Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si, Dó = 1 Oitava. E nesse caso nós temos o primeiro Dó mais grave do que o segundo Dó. O segundo Dó é chamado de uma oitava acima do primeiro, e o primeiro é chamado de uma oitava abaixo do segundo.

    - A Terceira voz

    Existe terceira voz? Sim, e podem existir até mais vozes dependendo do acorde. A partir daqui abordaremos um pouquinho do que é terceira voz.

    Assim como a segunda voz usa uma melodia pra dar apoio à primeira voz, a terceira voz dá apoio à segunda voz.

    A segunda voz usa uma das notas restantes do acorde, e a terceira usa a última nota, não usada nem pela primeira e nem pela segunda voz.

    Não são em todos os momentos da música que a segunda voz encaixa bem, e no caso da terceira voz, sobram menos espaços ainda pra que ela entre.

    Para fazer terceira voz de ouvido, é necessário ter um "desconfiômetro" melhor ainda, e uma grande amplitude de pensamento, pra que você possa ouvir 3 vozes e distinguir qual é a nota que falta.

    Quem faz a terceira voz, normalmente canta junto com a primeira ou segunda voz, e alterna para a terceira apenas nos momentos em que ela pode se encaixar, que é geralmente nos finais de frases. A terceira voz também se encaixa em melodias que há possibilidade de fazer uma segunda voz com uma melodia que pode tanto subir quanto descer, no caso um sobe e o outro desce, criando assim a divisão. (Subir e descer, diz-se pra mais agudo ou mais grave). Porém há também casos raros em que a terceira voz se encaixa em uma frase inteira, ou quem sabe no refrão inteiro da música, e o "desconfiômetro" irá te auxiliar para descobrir se isso é possível na música em que você está tentando fazer, ou não.

    Como classificar? Como posso saber qual é a segunda e qual é a terceira voz? Isso depende de você, você é quem vai dar a classificação e dizer qual é a segunda e qual é a terceira. Uma coisa é certa, a primeira é a primeira. Já a segunda, terceira, quarta, quinta, etc e tal, é você quem determina.

    - Exercite seu ouvido

    Você deve ter sentido a necessidade de ter um ouvido mais apurado para conseguir fazer perfeitamente segunda voz, então busque exercícios que melhorem essas características. Coisas que puxam pela memória, ter que memorizar notas, ter que cantar notas, ter que imaginar notas, e etc.

    Uma dica é interessante: Invente exercícios. Repare que coisas necessitam de um ouvido apurado e comece a fazer. Coisas como cantar algo em uma oitava e alterar para outra oitava no meio da música, cantar sequências de notas de acordes, fazer firulas, e etc. Não há limites.

    Adriano.Kai
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Espero ter ajudado tirando bastante dúvidas de vocês.

    Abraços

    Carla Andréa
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Adriano.Kai

    Pô, legal o tópico. Lerei tudo com mais calma depois.
    Obrigada pela iniciativa.
    =)

    Lunna_Th
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Adriano.Kai
    Nossa, amei o tópico!
    Faço segunda voz desde novinha mas pra ser bem sincera não conhecia a técnica certinho rsrs
    Sempre tirei de ouvido, tanto a 2ª como a 3ª e sempre tem pessoas interessadas em aprender e eu fico com dificuldade de ensinar, agora vai ficar melhor.
    Reparou também que, com pessoas da mesma família fica bem mais fácil fazer essas vozes?
    Pois é, deve ser a semelhança do timbre, vou pesquisar.
    Obrigadão mesmo =*

    germanoto
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Alô adriano, me resonda o seguinte: É legal numa música, se a segunda voz ficar mais bonita que a primeira, eu invertê-la, ou seja, transformo a segunda em primeira e a primeira em segunda???

    paulinho pc
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Adriano.Kai


    putz cara,valeu o toque mesmo.
    Tomara que seu tópico entre como referencia aos usuários do fcc.
    Abração.

    Dreco.Lima
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Legal!

    Sete
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Muito bom, valeu pela iniciativa cara!!!

    lucas.musicguitar
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    ótimo tópico
    irei aproveitar muito

    El_Cabong
    Veterano
    # fev/10 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    Não sei se estou certo, mas para fazer um improviso com a voz, ou fazer 2º voz de ouvido. A pessoa tem que aprender improvisação.
    Não se prender ao acorde que está sendo executado, e sim pegar a Escala Pentatônica ou até mesmo a Escala Diatônica referente à tônica da música e sair improvisando, pois a voz se comporta na música como um instrumento musical, assim como por exemplo uma guitarra, e na guitarra é o estudo de escalas que se possibilita a improvisação.

    Assim acaba não existindo mais a 2° Voz, 3º voz, e sim se abre um universo de infinitas possibilidades para se fazer estes vocais secundários.

    dado12304
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    me ajudem a entender uma coisa aqui! eu faço ou pelo menos tento faze segunda voz pro meu parceiro! eu queria saber se eu devo cantar nos tons mais baixos em relação a voz dele ou devo baixar o tom em relação ao tom original da música?? um exemplo: a música FICA COMBINADO- MARCOS E FERNANDO E JORGE E MATEUS meu parceiro baixou um tom eu queria saber se eu devo baixar meu tom de segunda voz em relação a voz dele ou em relação ao tom original que é em G= SOL MAIOR nós baixamos para F= FA MAIOR eaew o que vocês me recomendam?

    guschard
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    El_Cabong
    não precisa saber improvisação, mas tem q ter um certo conhecimento de escalas...
    pra fazer a terça , por exemplo... em alguns casos, a nota da segunda voz não está dentro da triade, mas está na escala...

    guschard
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    dado12304
    se ele abaixou um tom da musica, entao ele tambem abaixou um tom da melodia vocal... entao voce tambem vai abaixar um tom

    eh como se vc trouxesse a musica inteira um tom pra baixo... a harmonia, a melodia vocal, a segunda voz e tdo mais

    dado12304
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    ahh tah certo eu tinha essa duvida e tals mais brigado ai pela dica!! qualquer novidade eu entro em contato de novo!!

    lukalmeida_bass
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Engraçado é minha mãe, simplesmente ali lavando louça e cantando o que gosta ela entra anternadamente numa voz e na outra, sem nenhuma dificuldade.Ela jamais estudou musica, mas a coisa tá no sangue dela.

    Vou ler este tópico detalhadamente mais tarde e tentar assimilar ao máximo, pois a banda que estou entrando pretende cantar Alice in Chains e Aerosmith.
    quero ver se seremos capazes da fazer algo bacana.

    Talles Roger
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Olá Pessoal, tudo bem?

    Estou com uma duvida,
    cantando sem instrumento, eu faço segunda voz certinho,
    mas com os instrumentos eu ja erro,
    porque que acontece isso comigo?

    Desde já Obrigado

    pOkiz
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Sei q mt gente nao gosta de Sertao aki AOIUSAOIUS, beeem... eu gosto, sou bem eclético.

    Ta aí um perfeito exemplo de tudo isso. Segunda e Terceira voz. Fica muito lindo as 3 juntas (:

    Primeiro entra a segunda e depois a terceira...

    http://www.youtube.com/watch?v=mA1Ilt7ARIk

    Motoboy From Hell-SDMF
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Poxa, topico excelente e mto util!!
    valeu Adriano.Kai

    *ta q faz tempo q postou, mas enfim..*

    knarf.a7x
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    vlw! Adriano.Kai, vou começar a treinar com as suas dicas de back...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Fazendo segunda voz de ouvido