Tecladista há anos; agora quero melhorar cantando

    Autor Mensagem
    Artref
    Veterano
    # mar/09 · Editado por: Artref


    Amigos cantores, olá! Sou tecladista há uns 20 anos, porém sempre gostei muito de canto, e de uns tempos para cá comecei a me apaixonar mesmo. Comecei a admirar muito algumas cantoras (adoro voz feminina) como Mariah Carey, Celine Dion, Kelly Clarkson, Cristina Aguilera e etc. Enfim, sinceramente ando tendo muito mais emoção ao ouvir uma pessoa cantar bem, diferente de antigamente, quando eu me empolgava com um cara arrebentando no teclado.

    Mas eu nunca tinha batalhado nisso, porque acho o meu timbre muito feio, e minha tessitura é muito grave e limitada. O que mudou é que agora eu entrei na Unicamp (música), e lá somos obrigados a participar do Coral, e também temos aulas de técnica vocal com um professor que possui doutorado em canto.

    Então agora eu resolvi investir nisso, apesar de reconhecer que não sou abençoado no canto. Por isso eu gostaria de fazer algumas perguntas para vocês, sortudos que nasceram com um timbre bonito e talento para a voz...(risos).Eu ficaria muito agradecido se me respondessem.

    1-A nota mais grave que consigo emitir decentemente é o segundo fá para baixo, partindo do dó central do piano. Creio que vocês chamam ele de "fá2". E a mais aguda é o dó central do piano...daí pra frente começo a forçar. Vergonhosa a minha tessitura, reconheço. O regente me disse que sou baixo; é isso mesmo?

    2-Algum dia, depois de muito treino e de muitas matérias extras de técnica vocal, minha tessitura irá melhorar? Porque com ela eu fico até triste, já que não consigo cantar nada que gosto no tom original. Até a parte de baixo do coral às vezes fica alta pra mim.

    3-Meu timbre é um desastre, e pelo que li e sei, timbre é dom. Terei timbre feio pro resto da vida mesmo? Ou tem jeito de pelo menos melhorá-lo?

    4-Às vezes sinto que o regente do coral quer que tenhamos aquele timbre característico dos cantores líricos, e isso é o que eu menos quero nessa vida...rs. Não quero ter voz de cantor lírico, acho feio. Pra mim tem muito vibrato (é isso? Eu ficaria muito feliz com uma explicação sobre as diferenças entre os estilos). É possível que eu fique com a voz assim de tanto cantar no coral?

    5-Não tenho fôlego pra cantar. O professor disse que não sei controlar e etc, e que isso será trabalhado e bla bla bla. Pergunto: melhora mesmo com o treino?

    6-Ah sim, lembrei: Até hoje não encontrei um cara que me emocione cantando como algumas cantoras fazem. Normal isso? Acho que gosto mais de voz de mulher (especialmente aguda), mas quero achar um cara bom nesse estilo.

    Por enquanto é isso, hehehehe. Grato se alguém puder me ajudar =)

    Wrvieira
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Artref

    Cara, todas as suas perguntas já foram respondidas em vários tópicos. Dê uma olhada na busca que vc acha.

    Só um comentário:

    Então agora eu resolvi investir nisso, apesar de reconhecer que não sou abençoado no canto.

    Isso não existe. Acredite: Com estudo e trabalho sério, vc consegue quase qualquer coisa em termos de canto.

    cybx
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Acredite: Com estudo e trabalho sério, vc consegue quase qualquer coisa em termos de canto. (2)

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # mar/09 · Editado por: membro
    · votar


    Acho que gosto mais de voz de mulher

    É só cantar como contratenor. Você faria o tipo de voz que gosta, acabaria com o seu problema de timbre, enfim, trabalhe o seu falsete.

    Não quero ter voz de cantor lírico, acho feio.

    Putz...

    TG Aoshi
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Cantante
    Putz...

    HAIEuhAeiuhaie!
    Chamou pra briga! =p

    Artref
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Eita, o TG Aoshi não é tecladista? Pelo visto não sou o único que resolveu passar por aqui, hehe.

    Cantante, por que "Putz"? O que eu quis dizer é que eu gostaria de treinar minha voz a fim de cantar músicas populares, pois prefiro esse estilo ao lírico. Sinceramente não entendi sua indignação/tristeza/etc.

    E muito obrigado aos que disseram: Acredite: Com estudo e trabalho sério, vc consegue quase qualquer coisa em termos de canto. Sinto-me incentivado.

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # mar/09
    · votar


    Cantante, por que "Putz"? O que eu quis dizer é que eu gostaria de treinar minha voz a fim de cantar músicas populares, pois prefiro esse estilo ao lírico. Sinceramente não entendi sua indignação/tristeza/etc.

    Talvez porque eu seja cantor lírico e não concorde com a parte do "feio".
    Claro que ninguém precisa gostar de canto lírico, mas dizer que é feio é muito simplista.
    Feio é cantar mal.

    TG Aoshi
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Artref
    huahua! Qué isso! Sou, no máximo, um pseudo-pianista!

    E não! Eu não canto nada...! No máximo um karaokê de vez em quando e olhe lá! =p

    Mahasiah
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: Mahasiah
    · votar


    Artref

    Não temos como saber sua classificação, mas essas notas estão na tessitura de Baixo, sim (e é a voz mais rara de se encontrar entre cantores brasileiros).

    Fazendo aula particular com um bom professor, sua tessitura vai melhorar - do grave ao agudo.

    O que faz uma voz ser bonita é o modo como ela é colocada, então daqui 6 meses ~ 1 ano você vai estar começando a conhecer sua voz cantada. Existem vozes naturalmente mais e menos bonitas, por questões físicas, mas tudo pode ser aprimorado.

    Na questão do som, o que muda do lírico pro popular é basicamente a impostação. E cantar no coral não vai (ou pelo menos não deve) influenciar negativamente na sua técnica.

    [falta de]Controle de ar é uma coisa que me irrita já há 9 meses, mas vai melhorando, devagar e sempre...

    Sua última pergunta nem tem resposta. Cada um se emociona com uma coisa.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tecladista há anos; agora quero melhorar cantando