dá para aprender a cantar no canto coral?

    Autor Mensagem
    felipemunhoz
    Veterano
    # dez/08


    Olá, gosto muito de cantar, porém falta técnica, canto desafinado pra caramba. Gostaria de saber se eu fizer canto coral vou aprender a cantar melhor...
    eu vi uma vez que no canto coral você não aprende nada, é verdade? vocês acham melhor eu fazer aula de canto popular ou no canto coral dá para ter uma noção sobre cantar?

    aqui na minha cidade é foda achar um lugar que tenha aula de canto, um lugar bom tem aula de canto coral.......

    Rmiguez
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    felipemunhoz

    no canto coral você ganha muita percepção... melhora sua afinação... faz exercícios gerais que podem ser aplicados a qualquer tipo de voz.

    a desvantagem é que não há um trabalho especifico com a SUA voz... não substitui a aula, mas se for sua única opção.. algumas coisas você vai aprender...

    claro que você tem que se certificar de que é feito um trabalho de técnica vocal no coro... se for só chegar e cantar pula fora que você não vai estar aprendendo nada!

    abraço

    felipemunhoz
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Okay, valew Rmiguez, vou lá ver, se for soh chegar e cantar nem volto!

    obrigado. abraços!

    CheshireCat
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    É isso que o Rmiguez disse. =) Claro que fazer aula particular de canto é mil vezes melhor, mas coral ajuda. (se não for só cantar direto e ir embora)

    Eu canto em coral há uns 6 meses, e minha afinação melhorou um bocado. A percepção melódia também melhorou um pouco. O professor/regente trabalha técnica vocal e passa as vozes separadamente. (É realmente uma pena que o pessoal não levou o coral a sério, o professor se dedicou bastante. =\ Nas últimas semanas só eu e uma contralto fomos, ficou sendo praticamente uma aula de canto em dupla.)

    Rmiguez
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    CheshireCat

    ficou sendo praticamente uma aula de canto em dupla.

    e vc ta reclamando?

    rs

    Dogs2
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Eu acho o melhor aprendizado vocal no canto coral. Além de tudo melhora o solfejo

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # dez/08
    · votar


    Na verdade depende muito. Se o coro tiver o "costume" de dar aulas para as pessoas (de técnica vocal e teoria) aí sim.

    Mas se a pessoa somente ingressa no coro e vai cantando, pouco se aproveita, aliás na maioria das vezes só estraga a voz. No máximo você vai ter uma noção de conjunto.

    Depende também do objetivo de quem está no coro, se é ser solista esqueça, se é por hobby e terapia muito bem.

    O que eu tenho visto (e olha que já vi bastante) é que fora a aula particular de canto, nada funciona a contento. Coral é para quem quer se divertir, gosta de cantar e não tem nenhuma ambição maior.
    Como eu disse, tudo depende do objetivo. Eu nunca vi ninguém aprender a cantar bem em coral, aliás exatamente o inverso.

    CheshireCat
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Rmiguez
    e vc ta reclamando?
    Não, longe de mim reclamar, achei ótimo. Mas é que é chato, né? O professor se dedicou, preparou as músicas, fez arranjos no teclado pra gente cantar com instrumentos... E o pessoal não deu valor. =\

    Rmiguez
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: Rmiguez
    · votar


    Cantante

    é cara.. isso aí depende muito... existem coros profissionais onde o trabalho vocal é individualizado... e não tem como negar que no coro da pra ganhar bastante percepção.

    o coro da UERJm o Altivoz (não é profissional), do qual faço parte, faz um trabalho vocal conjunto, mas tem também uma preparadora vocal que uma vez por semana vai lá trabalhar as vozes de cada naipe.

    acho que da pra tirar bastante proveito, apesar de não substituir aulas idividuais de forma alguma... assim como aula não substitui trabalhos de fonoaudiologo, assim como fono não substitui otorrinolaringo e etc...

    abs.

    Rmiguez
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    CheshireCat

    é isso é chatão.. eu vejo como o regente lá do coro q participo faz um esforço danado pra dar certo... mas eh dificil msm...

    enfim.. vai aproveitando suas aulas quase perticulares.. :)

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # dez/08
    · votar


    Gostaria de saber se eu fizer canto coral vou aprender a cantar melhor...

    Não.

    vocês acham melhor eu fazer aula de canto popular ou no canto coral dá para ter uma noção sobre cantar?

    Melhor fazer aula.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a dá para aprender a cantar no canto coral?