Dúvida sobre tessitura

    Autor Mensagem
    patti
    Veterano
    # nov/08


    Olá pessoal,

    Já me disseram prá não tentar aprender canto sem um professor, mas enquanto não posso contratar um estou fazendo algumas pesquisas. A pior parte é quando eu penso que entendi mas não tenho certeza nem com quem tirar dúvidas...bom, se alguém puder apenas confirmar se entendi isso corretamente ficarei muito agradecida. Estava estudando sobre a voz humana e aí travei na tessitura. Entendi que:

    Temos o conjunto de todas as notas musicais. A tessitura da voz de uma pessoa é o trecho em que ela consegue utilizar a voz confortavelmente, ou seja, o conjunto dessas notas que ela consegue executar.

    A tessitura da voz de um cantor é determinada pelo intervalo entre a nota mais grave e a mais aguda que ele pode alcançar ou isso tem mais a ver com extensão vocal (meu próximo tópico de pesquisa)?

    Sou obcecada pela voz do Freddie Mercury e adoraria saber algo a respeito da tessitura dela. Se alguém conhecer o assunto, fico grata desde já.
    Obrigada.

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # nov/08
    · votar


    A tessitura da voz de uma pessoa é o trecho em que ela consegue utilizar a voz confortavelmente

    Isso é correto.

    ou seja, o conjunto dessas notas que ela consegue executar.

    Aí você já está falando de extensão.

    Alguém pode alcançar uma nota bem grave mas ela não ser "cantável", sem volume, mas faz parte da extensão.


    Sou obcecada pela voz do Freddie Mercury e adoraria saber algo a respeito da tessitura dela. Se alguém conhecer o assunto, fico grata desde já.

    Imagino que isso você saber ouvindo as gravações ao vivo dele, observando em que graves e agudos ele chega, porém, tem a questão do falsete também, então tirando ele mesmo, não acredito que se saiba perfeitamente todas as características daquela voz. A única informação pertinente e segura dita pela Montserrat Caballe, é de que ele era barítono.

    patti
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Obrigada Cantante pela resposta,


    O que seria então esse "confortavelmente"...?
    Tirando essa dúvida me sentirei mais segura para ir para extensão vocal.

    Realmente a voz do Freddie é algo bem complexo demais prá tratar assim superficialmente...mas ainda assim se alguém souber mais a respeito ficarei grata.

    Obrigada

    remitheguy
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Você canta confortalvelmente onde não força a sua voz pra acertar uma determinada note, ou seja, todas as notas que você acerta sem se esforçar formam a sua tessitura, espero ter ajudado. bjs

    patti
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Ajudou sim e muito.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida sobre tessitura