Porque todo mùsico é "meio maluco"?

Autor Mensagem
Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# out/08
· votar


Prof. Rosélio Araujo
Se estiver indo tocar em uma cidade, e o carro quebra à 10 km do local, o cara coloca a "viola no saco" e vai resto a pé, não "tá" nem aí. Isso é coisa de gente normal?

Eu diria que é coisa de gente responsável, já que assumiu um compromisso profissional.

Se o cara está indo tocar por diversão, já se enquadra naqueles em que eu citei que não músicos de fato. Nesse aspecto a atitude do estilo em que o cara se identifica é que normalmente rege sua aparência e suas atitudes.

Continuo dizendo: Generalização é uma visão extremamente limitada.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# out/08
· votar


fulanno
mas se vc mandar bem eles respeitam sim . agora se o cara for um merda não adianta nada.
Cara, reagir positva ou negativamente é apenas reação. Isso passa.

fulanno
Veterano
# out/08 · Editado por: fulanno
· votar


Christhian
isso depende de varios fatores. talvez no seu caso, as pessoas não respeitem, elas reagem.
é uma questão de visão.
mas quem sou eu para questionar?

Prof. Grosélio
Veterano
# out/08
· votar


Christhian
Sério, isso é uma visão limitadíssima sobre uma profissão que é como qqr outra.

Ser músico não é ter uma profissão como outra qualquer, nós temos que matar um leão a cada dia. Um músico para ter seu trabalho reconhecido ele tem que "ralar" com vontade. E tem que ter seu próprio estilo, não ser comum, não ser igual ao outro. Tem espaço para todos, mas em lugares diferentes. Se o cara não tiver peito e ter que "varar" noites para conseguir que seu trabalho seja reconhecido. Nas profissões normais não tem isso. O músico tem que agradar o rico, o pobre, o bonito, o feio, o crente, o católico. Nas outras profissões, voce tem que agradar só uma pessoa: O chefe.
Um abraço

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# out/08 · Editado por: Christhian
· votar


fulanno
Cara, não é questão de caso. É questão de lógica.

Quem é o médico mais respeitado da sua cidade?
Quem é o engenheiro mais respeitado?
E quem é o músico erudito e o popular mais respeitado?

Você pode até saber responder sobre os músicos, afinal é assunto do seu interesse, mas pelo menos 50% da cidade que não é ligada à música vai até saber das outras duas resposta, mas não sobre a música.

Leia o debate. Há uma citação de que a profissão de músico é respeitada e bem aceita pela sociedade. Isso não é verdade. Um médico, engenheiro, etc. são respeitados de fato, inclusive pela posição social dos mesmos. Eu posso até ser bem sucedido, mas sempre quando digo que sou músico, as pessoas ficam com aquela cara de 'ahhh... legal.' e logo vem a pergunta 'mas vc toca o que?' se diz que é cantor lírico ou músico erudito, a reação é uma. Se diz que é cantor da noite, a reação é outra e normalmente vem a pergunta 'mas vc não trabalha?'.

Velho, eu moro bem e até muito pouco tempo atrás, andava de carrro importado. Quantas vezes ouvi um 'fala sério, vc vende droga pra músico, né?', admitindo simplesmente que não é aceitável a idéia de ganhar dinheiro trabalhando com música, especialmente popular.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# out/08
· votar


Prof. Rosélio Araujo
Um músico para ter seu trabalho reconhecido ele tem que "ralar" com vontade.

Po velho... sério, to espantado.

Mas vou me expressar de maneira interativa, pra gente tentar entender umas diferenças de conceito.

Que 'trabalho reconhecido' é esse, professor? Ou melhor, qual é o reconhecimento que um músico deve esperar?

fulanno
Veterano
# out/08
· votar


Christhian
eu sei cara, entendo oque vc ta dizendo. mas ai onde vc mora, é mais comum as pessaos viverem de musica. aqui onde eu moro , sim eles perguntam se o cara trabalha, pelo fato de não achar que musica é sustento.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# out/08 · Editado por: Christhian
· votar


fulanno
mas ai onde vc mora, é mais comum as pessaos viverem de musica. aqui onde eu moro , sim eles perguntam se o cara trabalha, pelo fato de não achar que musica é sustento.
É nada cara. Viver de música é uma utopia pra muita gente que pensa que música "só dá dinheiro quando se faz um som próprio brilhante e a fama e o sucesso batem a sua porta." Pra gente que rala todo dia, é outro papo. Dá pra ganhar - e muito bem, proporcionalmente ao quanto vc quer trabalhar. Qqr semelhança com outras profissões não é mera coincidência.

É aqui do mesmo jeito que é aí. Música não é trabalho formal, pra ninguém, por mais que eu pague meus impostos, emita minhas notas e tenha um padrão de vida melhor do que muito profissional formal por aí.

Respeito mesmo, só de quem me conhece de verdade. Mas aí é fácil - quando é amigo, a gente respeita pelo conjunto da obra. rs

fulanno
Veterano
# out/08
· votar


ahuahuha principalmente se for moderador de um forum. hauhauha brincadera. sei que o negocio do musico ta foda.

música "só dá dinheiro quando se faz um som próprio brilhante e a fama e o sucesso batem a sua porta."


ou quando coloca uma gostosa rebolando e vc "uivando" oque eles chamam de "funk".
ai o cara enriquece rapidinho.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# out/08 · Editado por: Christhian
· votar


fulanno
sei que o negocio do musico ta foda.

Então cara, é isso que estou dizendo que é uma diferença de conceitos monstruosa e até entendo alguém que não viva profissionalmente de música se confunda, mas enfim.

Não está "foda" viver de música. Tem trabalho, dá pra viver bem, mas é proporcional a quantidade de trabalho que vc está disposto a fazer. Mas oras, não é assim tb com o engenheiro, com o arquiteto, advogado, etc?

ai o cara enriquece rapidinho.
É isso que quero dizer.
A maioria das pessoas acha que músico ou é fodido ou é milionário. Não é assim. Dá pra se viver bem, sem fama, por exemplo, ganhando o seu $$ trabalhando normalmente. Quantos advogados milionários vc conhece?

To dizendo cara, é uma profissão como qqr outra, mas o glamour deixa as pessoas com a visão meio enebriada. Por isso me causa estranheza um músico de profissão ter a visão de alguém que não é profissional...

Conectou tudo? hehe

PS: Ahuahaua moderador de fórum é a única coisa que não dá dinheiro nenhum!

Prof. Grosélio
Veterano
# out/08
· votar


Christhian
Que 'trabalho reconhecido' é esse, professor? Ou melhor, qual é o reconhecimento que um músico deve esperar?

Eu acho que temos que avaliar as coisas de acordo com o lugar que moramos, aquí funciona desta forma. As pessoas me respeitam como músico. Respeitam ate demais. Não é em todas as profissões que a pessoa tem poder de argumentação como voce tem, ou como muitos tem. Eu vou continuar generalizando. O músico é diferente em sua forma de pensar e de fazer as coisas. Nós não somos normais. Falando nisso, meu "gadernal" está acabando. rsrsr
Um abraço

fulanno
Veterano
# out/08
· votar


Christhian
huahuahauhauhauahu.
não eu sei cara. mas a questão que o pr roselio queria deixar, é que embora a gente saiba que no brasil ta foda, existem lugares p tocar e tudo e tudo que a gente falou agora. é que parece que o musico tem algo especial. pode parecer besteria. mas quando há musicos perto parece que surge uma quimica diferente.
a menos que o cara seja muito excentrico, esquisito.
mas talvez seja impressão mesmo. uma vez que se vc não jogar a primeira pedra as vezes é dificil ser notado. a menos que vc já tenha o nome feito.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# out/08
· votar


Prof. Rosélio Araujo
alando nisso, meu "gadernal" está acabando.
ahuahuaha

fulanno
é que embora a gente saiba que no brasil ta foda,
hauhaua sério, não tá díficil assim, pelo menos não pros músicos TODOS que eu conheço e que levam a profissão a sério!

mas quando há musicos perto parece que surge uma quimica diferente.
Cara, isso acontece com vc, que é ligado com música. A gente se identifica com as pessoas que tem o mesmo gosto que a gente, e o ambiente, o clima, tudo parece ficar mais legal. Isso é pura afinidade.

Volto a dizer: Com os médicos é assim, com advogados é assim... e por aí vai.

Músico (profissional) é um cara que trabalha com música. Esse glamour fode cara, na boa. O que tem de zémané por aí que quer ser músico por que acha que vai ser 'diferente' ou que as garotas vão cair matando é uma fábula. E isso suja a profissão que é uma beleza.

Só pra você ter noção; Minha mãe até hoje às vezes vem com um papo assim: "Fulano disse que abriu uma vaga na empresa dele pra quem fala inglês... Por que vc não vai ver?". Minhas duas irmãs mais velhas são advogadas, uma mora de aluguel até hoje. E eu que sou "vagabundo", tenho casa num bairro nobre, carro, fora os outros luxos, sem querer ostentar. E ainda assim, minha mãe me manda 'trabalhar, como minhas irmãs'.

Respeito pela profissão? hehe fala sério.

Mas dá dinheiro!

fulanno
Veterano
# out/08
· votar


Christhian
Só pra você ter noção; Minha mãe até hoje às vezes vem com um papo assim: "Fulano disse que abriu uma vaga na empresa dele pra quem fala inglês... Por que vc não vai ver?". Minhas duas irmãs mais velhas são advogadas, uma mora de aluguel até hoje. E eu que sou "vagabundo", tenho casa num bairro nobre, carro, fora os outros luxos, sem querer ostentar. E ainda assim, minha mãe me manda 'trabalhar, como minhas irmãs'.

ahuhauhauhauhua. vai ver ela acha que tua musica é coisa do capeta.por isso ela manda tu procurar um "emprego decente". ahuahuahuha

King of Terror
Veterano
# out/08 · Editado por: King of Terror
· votar


Prof. Rosélio Araujo
Não é em todas as profissões que a pessoa tem poder de argumentação como voce tem. Eu vou continuar generalizando.


Estou por fora do assunto de música mas discordo plenamente. Para mim isso é um comentário puramente preconceituoso e limitado. Vai dizer que advogados não tem poder de argumentação? Professores, egenheiros, médicos, economistas. etc., bem como a maioria das profissões denpendem totalmente de poder de argumentação e uma opinião sólida. O mercado exige isso. Não há espaço para "eu acho" para posições de responsabilidade.

Além de ser um fator essencial (porém não suficiente) para muitas profissões é o modo particular de ser de cada um, qualquer pessoa pode ter argumentação/opinião formada sobre qualquer assunto independentemente de profissão. Não é uma característica ímpar de músicos. Aliás, uma pessoa pode ser um bom músico e não ter poder de argumentação algum, ser músico não quer dizer absolutamente nada.

Ser bem sucedido no que faz ou não creio que não seja uma questão específica do mundo musical e nada tem a ver com prestígio social, isso ocorre em qualquer outra área profissional. Mercado há, obviamente os bons profissionais que se destacam ocupam essas posições. Agora o cara que toca violão em rodinha ou tem uma bandinha porque gosta é diferente. Bem como um cara sem qualificação que conserta computadores nunca vai passar disso se não buscar profissionalização. E vai dizer que o mundo é cruel e os "computeiros" são mal vistos ou doidos porque insistem nisso?
E aí quando o lance é sério, um engenheiro de computação por exemplo, muita gente acaba esteriotipando como o "computeiro". Conheço um cara que é engheiro do google, tem mestrado, doutorado, pos-doc e tudo mais. Quando ele conta para as pessoas da cidade dele (interior de MG) onde ele trabalha, as pessoas falam: "Poxa, vc estudou tanto e foi acabar parando nessa paginazinha branca?". O que mostra claramente a ignorância com relação a certas profissões.
Há níveis e níveis de mão-de-obra, e obviamente, as qualificadas, responsáveis e esforçadas certamente terão seus lugares no mercado de trabalho, sejam músicos, sejam engenheiros, sejam cozinheiros.

Esteriotipar um grupo pela sua profissão ou qualquer outra característica é muito subjetivo e a meu ver só reduz a visão de mundo.

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# out/08
· votar


Bom já que tocaram na questão do respeito...

Pouquíssimas pessoas respeitam o músico seja ele erudito ou não. Talvez o erudito um pouco mais, mas não tive nenhuma prova real até hoje de que isso seja verdade.
Passei pelo inferno que é tocar em barzinho e isso lá nos anos 90 e se ganhava uma merreca e era só encheção de saco. Jurei que nunca mais.
Como cantor lírico já me encheram bem o saco também, desde gente que acha que conhece mais a peça, do que você que estudou, até gente que aluga karaoke só porque sabe que você vai estar presente em alguma festa.
Já vi músico de orquestra ser tratado que nem lixo, e via de regra as pessoas são completamente idiotas para tratar com o músico.
Como professor de canto também, como uma vez quando eu passei o meu preço, me disserram a linda frase: Estou achando a sua proposta meio salgada - como se eu precisasse fazer algum tipo de proposta. Vem atrás de aula quem quer aprender e se não tem como pagar, paciência. É assim com tudo, no mercado você só leva se tem dinheiro para comprar. E isso ao ouvido de alguns ainda é ofensivo, como se você tivesse a obrigação de ensinar de graça ou de cobrar o preço que "eles" acham certo.

Quanto a ser diferente não é verdade. Tem gente que acha que músico é ET, porque acha que você é igual ao personagem (no caso da ópera) na sua vida particular. Então fazem esse clima de fantasia - afinal a música mexe muito com o emocional das pessoas mesmo - e alguns caras (músicos) não querem quebrar essa atmosfera e incentivam esse comportamento nas outras pessoas, as vezes agindo como se fossem deuses, ETs, iluminados ou donos de algum segredo fantástico.

Por isso que as vezes tem cantor(a) que se perde e começa a ficar meio maluco.
Tá cheio por aí.

has4
Veterano
# out/08 · Editado por: has4
· votar


Já ouvi dizer que músico é mesmo diferente de muitos (ouvi isto várias vezes em situações diferentes e vindas de pessoas diferentes).

Parece realmente estranha tal afirmação, nem sei porque ela existiu e a vi (li) agora aqui também, nste tópico; tampouco saberia dizer se discordo ou não da tal afirmação, mas talvez não seja a primeira nem a última que vez que ouço/vejo/revejo (leio) a mesma tal afirmação, ou algo similar.

Pensando sobre o assunto, vagueio que, a música seja uma das poucas atividades bastante 'formadora'... e com a minha pobre maneira de filosofar (imagina! rsrss), lembrei-me da canção 'viola enluarada' - "a mão que toca um violão se possível faz a guerra!" -

Só entendo (acredito) que, quem lida com música, tem a vantagem (ou digamos) a facilidade de canalizar, absorver e transformar os sentimentos ruins, inerentes à pessoa humana, em coisas, digamos, menos piores. A música, tal qual algumas igrejas (religiões), as escolas e outras, tem de certa forma a força de 'frear', 'estancar', 'abortar' (...) algumas feridas que podem se tornar cancerígenas, negativas, num indivíduo ou numa sociedade! Música faz muito bem! Logo, é muito positiva e algo muito, mas muito bom mesmo!

Pobre e vã filosofia a minha rsrsrs, mas, diante de tal afirmação (exclamativa: Porque todo músico é 'meio maluco'?), foi e é o que tenho percebido, até então rsrs! Posso até não ser 'UM' músico, ou 'O' músico, rsrs ahhhh, mas MALUCO e MEIO, isso aí, não tenho dúvidas, não! Mas também, quem não é LOUCO nesse mundão de loucos (independente de profissão)? rsrs

Lembrei-me de um outro tópico que surgiu por aqui, cujo título e tema é algo similar a 'sobre as vantagens e desvantagens de ser músico'! rsrs

É... acho que é melho e tenho é que estudar mais música! Tô tocando mal pacas kkkkkkk

fulanno
Veterano
# out/08
· votar


Christhian
Prof. Rosélio Araujo
King of Terror
Cantante
has4

só sei que nada sei.....

Prof. Grosélio
Veterano
# out/08
· votar


fulanno


só sei que nada sei.....

Pronto. Frase típica de um maluco. Ou não?
Um abraço

shoyoninja
Veterano
# out/08
· votar


Prof. Rosélio Araujo
Acho que algumas coisas estão um pouco distorcidas.

Talvez você esteja se referindo ao amor pela profissão, responsabilidade, compromisso, esforço e desprendimento como "loucura". Se é assim, eu conheço muitos profissionais "malucos" em muitas outras áreas tmb. Alguns chegando a extremos que realmente se assemelham a perturbações mentais, mas isso não vem ao caso.

Agora que fique claro, a imagem de "louco" que a sociedade tem dos músicos não tem nada a ver com isso, que seria a parte boa. Tem a ver com exatamente os valores inversos disso tudo.

Se duvida disso, vá a um banco, solicite um empréstimo e declare sua profissão como músico. Você terá uma mensuração matemática do prestígio da classe dos músicos atualmente.

E você sabe o que é realmente triste nisso? Os números não estão mentindo.

Profissionais sérios como você, o Christhian, o Cantante, e talvez outros que postaram aqui mas que não sei se são músicos, acabam levando a imagem de "malucos" pela falta de profissionalismo de outros:

Quando um "maluco" resolve dar aulas de guitarra sem ter conhecimentos suficientes;
Quando um "maluco" que dá aula de canto não leva a coisa com a seriedade devida ou não tem o preparo para isso;
Quando um "maluco" que se compromete a fazer um evento dá uma desculpa qualquer e fura;
Quando um "maluco" enche a cara antes de se apresentar e acha que está tocando para de divertir ao invés de trabalhar;
Quando um "maluco" resolve dizer por aí que é músico e sai tocando de graça em bares exatamente para construir essa imagem (tem gente que acha isso tudo maravilhoso)...

Prof. Grosélio
Veterano
# out/08
· votar


shoyoninja
amor pela profissão, responsabilidade, compromisso, esforço e desprendimento como "loucura".

É mais ou menos por aí. Nas outras profissões existem pessoas que fazem o mesmo, mas raramente deixa isso transparecer. Quando eu me refiro a músico, é músico mesmo, e não tocador de violão e sanfona e sei lá mais o que. Eu vejo amigos meus fazendo cada absurdo pela sobrevivencia, que só "maluco" mesmo. Preste atenção nas conversas de músicos. Sabe porque este fórum tem a importancia que tem? Porque são os músicos que postam nele. Procure outro fórum de qualquer outra profissão.
Um abraço

CheshireCat
Veterano
# out/08
· votar


Prof. Rosélio Araujo
Eu vejo amigos meus fazendo cada absurdo pela sobrevivencia, que só "maluco" mesmo. Preste atenção nas conversas de músicos.
Sabe porque este fórum tem a importancia que tem? Porque são os músicos que postam nele. Procure outro fórum de qualquer outra profissão.
Já precisei pedir ajuda em foruns de programação. Absurdo e maluco era o que mais tinha lá. =)

King of Terror
Veterano
# out/08
· votar


Prof. Rosélio Araujo
CheshireCat
Já precisei pedir ajuda em foruns de programação. Absurdo e maluco era o que mais tinha lá. =)

Digo o mesmo. Já precisei recorrer a foruns de computação e engenharia e tem todo tipo de gente, inclusive doidos, amadores, especuladores. E assim como músicos, há gente apaixonada pelo que faz em todas outras áreas também!

Prof. Grosélio
Veterano
# out/08
· votar


CheshireCat
Já precisei pedir ajuda em foruns de programação. Absurdo e maluco era o que mais tinha lá. =)

Voces estão quase me convencendo que todos nós somos meio "malucos".
Um abraço

MauricioBahia
Moderador
# out/08
· votar


A crase no "u" do "mùsico" foi uma das coisa mais doidas e ilustrativas que eu já vi sobre um tema. Parabéns!

Prof. Grosélio
Veterano
# out/08
· votar


MauricioBahia
A crase no "u" do "mùsico" foi uma das coisa mais doidas e ilustrativas que eu já vi sobre um tema. Parabéns!

Coisa de maluco...

MauricioBahia
Moderador
# out/08
· votar


è verdade!! hehehe

Prof. Grosélio
Veterano
# out/08
· votar


Raul Seixas já cantava: Eu vou ficar, ficar com certeza, maluco beleza... E ficou mesmo. O cara era o cara.

Um abraço

Rob_Nicolau
Veterano
# out/08
· votar


Você não age muito como um professor, tenho essa impressão...

Prof. Grosélio
Veterano
# out/08
· votar


. Robson
Você não age muito como um professor, tenho essa impressão...

O que é agir como professor? Eu tenho 97 alunos. Dou aulas de Violão (clássico e popular) Guitarra, cavaquinho, bandolim, batería, acordeon, trompete, trombone, saxofone, gaita, viola caipira, violino, flauta transversal... Se eu fosse um "mané" não teria nenhum aluno. E já passei dos 40. O que vier é lucro. Eu acho que os músicos são meio " aloprados" e eu não quero desfazer de nenhuma outra profissão. Estou falando de músicos. Talvez seja inteligencia demais. Ou burrice demais. Sei lá...
Um abraço

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Porque todo mùsico é "meio maluco"?