Dicção e controle do ar.

Autor Mensagem
Mahasiah
Veterano
# dez/08
· votar


O meu maior problema no momento é o controle de ar na hora de cantar.

Atualmente eu consigo fazer 1:30 no exercício do S longo, mantendo a saída de ar constante a maior parte do tempo, e eu acho que não é um tempo tão baixo...
Mas, na hora de cantar, eu não consigo cantar certas frases inteiras, se forem um pouco mais longas, principalmente se as notas forem altas.
Algumas vezes, quando eu canto notas altas, principalmente quando é a vogal I, que é mais fechada, eu sinto e ouço como se eu estivesse assoprando enquanto canto. O ar vem como um sopro, lá do fundo da garganta.
Resumindo, é como se eu estivesse jogando ar fora, desperdiçando...

Se alguém tiver alguma dica, mesmo que seja um palpite, sobre qual pode ser a causa disso, eu gostaria que me dissesse, pois eu posso tentar fazer na presença da minha professora o que me for passado aqui, aí ela poderá avaliar se eu estou fazendo certo ou não.
Não que ela não saiba me orientar, muito pelo contrário... ela já me disse que eu preciso continuar fazendo o exercício do "S longo". Eu é que sou impaciente mesmo... Além disso, talvez alguém possa me dizer a mesma coisa que ela, mas com palavras diferentes, de uma forma que eu entenda.

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jan/09 · Editado por: membro
· votar


Ok, vc pode fazer 10 minutos de sssssssss, mas se o apoio não estiver correto de nada vai adiantar na hora de cantar.
Cada exercício com um objetivo.

Se não me engano vc disse que é tenor. Ora, o I para um tenor é o inferno, enquanto vc não encontra o caminho certo. Vc diz que sai soproso e diz:
é como se eu estivesse jogando ar fora, desperdiçando...

Mas é exatamente isso que está acontecendo.
Se o I é ruim todo o resto também é.
Então o que falta? precisão.

A posição das suas pregas vocais no I deve estar mais assim - () - qdo deveria estar assim - II - . Você mesmo já matou a charada. Está faltando aplicar esse apoio correto, e também vc tem que fazer muito vocalise com I, sem ir muito agudo. Não precisa e nem é bom. E exercícios de agilidade para tirar a tensão.

Fazer exercício respiratório é bom, mas não resolve o problema da
aplicação do apoio. Para isso tem um bom número de vocalises que certamente a sua professora conhece.

O Kraus já dizia: o que interessa é a voz "timbrada" e não o volume. Quanto mais justo, menos ar se usa, quanto menos ar e mais resultado, mais eficiência na emissão.

Mahasiah
Veterano
# jan/09
· votar


Muito obrigado.

Mahasiah
Veterano
# jan/09
· votar


Detalhe: se eu cantar sentado, com o tronco inclinado pra frente, meu ar dura mais do que se eu cantar de pé, na postura correta Oo

shoyoninja
Veterano
# jan/09
· votar


Mahasiah
Intercostais?

Não me parece um método muito estético hehehehe :P

Mahasiah
Veterano
# jan/09
· votar


shoyoninja

Não entendi a sua pergunta.

Acho que a explicação pra isso é que o apoio fica mais firme.

shoyoninja
Veterano
# jan/09
· votar


Mahasiah
Ué, você não tirou essa idéia de algum exercício? O que esse exercício faz?

Mahasiah
Veterano
# jan/09
· votar


shoyoninja

A idéia de cantar sentado? Não tirei de lugar nenhum.
Foi por acidente. Eu simplesmente fui cantar uma frase que normalmente eu não consigo. Estava sentado e curvado pra frente nessa hora: consegui e sobrou ar. Por puro acaso. (sempre fazendo a respiração baixa)

shoyoninja
Veterano
# jan/09
· votar


Mahasiah
Então não sei o que te falar não :P.

Achei que você tinha tirado a postura de algum exercício que você já faz. Mostra pro seu professor, quem sabe o que você fez não pode ser aproveitado de alguma forma pra te ajudar.

Mas não fica cantando assim não hein velho, imagina que lindo se isso virar vício, método Rain Man de respiração :P.

Mahasiah
Veterano
# jan/09
· votar


euheauheuahaeueheua

não, cara... claro que não vou cantar assim... foi só uma situação curiosa que aconteceu.
Mas o que eu acho que pode ser aproveitado daí pra me ajudar é me matar de treinar até conseguir abaixar o diafragma direito --'

remitheguy
Veterano
# jan/09
· votar


ia ser engraçado se alguem cantasse curvado pra frente, naum duvido que virasse ateh moda

Leandro Rigon
Veterano
# jan/09
· votar


Mahasiah

Intercostais

Você os está utilizando? Sua professora já deve ter explicado que não se deve utilizar a respiração superior (respiração de atleta), aumentando e diminuindo a caixa toráxica, e sim a respiração baixa, mantendo o abdomem preso como apoio e procurando encher (expandir) a lateral.

O uso da respiração superior faz com que você use mais musculatura desnecessariamente e por conseqüência tenha que respirar mais, pois gasta mais energia.

Eu acredito que o fato de cantar curvado deficultou você inflar o peito e usar os intercostais e obrigou você a utilizar a respiração baixa, que melhorou o rendimento.

Se não for isso, é o que o cantante falou, a emissão do som ta errada.

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jan/09
· votar


No vídeo que postei do Alfredo Kraus tem um resumo perfeito a respeito da respiração correta.

Mahasiah
Veterano
# jan/09
· votar


Leandro Rigon

Não, eu nunca usei a respiração alta pra cantar, e não consigo fazer isso nem por distração. Acho que eu ainda tenho uma certa dificuldade pra abrir a lateral. Abre um pouco, mas eu acho que não tudo que dá.
E eu provavelmente não estou segurando o apoio de forma 100% correta.
Além disso, 3 pessoas pra quem eu perguntei me disseram que o ar escapa como um sopro por falta de adução correta das pregas vocais.

Mahasiah
Veterano
# jan/09 · Editado por: Mahasiah
· votar


Cantante

Aqueles vídeo foram muito úteis, principalmente em dois pontos: não empurrar pra dentro pra fazer os agudos e usar a vogal I como base. Apesar de ser bem básico e minha professora já ter me dito aquilo com outras palavras, só agora eu me toquei que você tem de colocar todas as vogais no "mesmo lugar".

lo sonido del I! lo sonido del E! lo sonido del O! lo sonido del A!

:P

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dicção e controle do ar.