Duvida sobre forcar a voz

Autor Mensagem
G Canivel
Veterano
# set/08


eu procurei no forum e nao axei nada sobre isso...
bem a duvida eh simples

quando voce canta, eh errado aparecer veias no pescoso?
minha professora diz que nao pode forcar nada, nem aparecer nada... porem vendo varios cantores famosos e bons, eu vejo que em todos aparecem veias, inclusive alguns forcam bem a garganta...
gostaria de saber qual é o certo,e se tem um certo...

obrigado

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# set/08
· votar


minha professora diz que nao pode forcar nada, nem aparecer nada

Ela está certa.

G Canivel
Veterano
# set/08
· votar


Cantante

entao tp, quando aparece veia e panz e realmente esta errado?

eh que eu vejo no sertanejo que todos os cantores forcam e muito, isso eh por causa do estilo?

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# set/08
· votar


entao tp, quando aparece veia e panz e realmente esta errado?

Totalmente, absolutamente errado.


eh que eu vejo no sertanejo que todos os cantores forcam e muito, isso eh por causa do estilo?

Sertanejo não canta com cobertura, vai no agudo no grito mesmo. Se fizesse diferente não seria sertanejo, mas para a voz é uma desgraça.

G Canivel
Veterano
# set/08
· votar


Cantante
hmm entendi!
valeww!!


mas entw quer dizer que se eu quiser cantar um estilo sertenejo terei de forcar minha voz?

Owl
Veterano
# set/08
· votar


você tem que cantar uma musica num certo tom em que sua voz não possa ser prejudicada.
A sua voz é tom "x", você tem que cantar a musica com esse tom, mudando toda a sua cifra..

G Canivel
Veterano
# set/08
· votar


Owl

sim isso eu sei, mas a pergunta que eu fiz foi se é errado forcar a garganta que nem os cantores de sertanejos fazem :P

Rmiguez
Veterano
# set/08
· votar


G Canivel

não existe errado e certo... existe o que você faz e as consequencias do que você faz...

se quer forçar a garganta pra cantar de maneira semelhante a alguém, force... saiba que é prejudicial.. o máximo que as pessoas daqui podem fazer é te alertar e orientar... !

Abraços e boa sorte!

G Canivel
Veterano
# set/08
· votar


Rmiguez

hmmm sakei entw manooo, era isso msmo que ue keria saber!!

vlww

mas agora entw me tira outra duvida, o brother ali em cima falo que sertanejo eh gritado e forca e panz...
quer dizer que soh tem como cantar sertanejo assim ou tem como cntar sem prejudicaR?

Rmiguez
Veterano
# set/08
· votar


G Canivel

cara... tem como vc fazer de diversas maneiras... as vezes o legal é ser diferente!

Claro que os estilos acabam criando suas "regras"... mas eu acho que com bastante técninca.. da pra vc cantar semelhante aos sertanejos sem esforço...

Mas aí vai de você ter vontade / paciência pra estudar... eu acho que vale a pena o esforço..!

abraço..

Rmiguez
Veterano
# set/08
· votar


ps: esforço de estudar e não da garganta

rs

G Canivel
Veterano
# set/08
· votar


Rmiguez

sakeii manoo!!
valew pelos toques!!

tava vendo, o xitaozinho, é um bom exemplo de cantar sertenejo com tecnica sem forcar a voz( as vezes ele forca mas eh normal isso)


e tbm me falram que o zeze de camargo, teve que opera a garganta e nunk mais vai poder cantar, eh real isso?(motivo: cantou errado durante mto tempo)

Rmiguez
Veterano
# set/08
· votar


G Canivel

se ele operou e não vai mais poder cantar eu não sei... mas que pode acontecer pode...

assim como pode acontecer de operar e com bastante trabalho voltar a cantar....

abs

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# set/08
· votar


não existe errado e certo...

Nada disso. Existe errado e certo sim. Cantar forçando a garganta, sem apoio e com má impostação é errado porque é danoso ao extremo.

Agora tem gente que quer porque quer cantar assim e não está nem aí se aos 40 anos a voz vai estar uma merda (e vai estar), enfim, vai de cada um.

Rmiguez
Veterano
# set/08
· votar


Cantante

camarada... então "danoso ao extremo" é sinônimo de errado?

na minha percepção certo e errado é tão relativo quanto bom ou ruim...

se o cara acha certo cantar gritando e aos quarenta anos não ter mais voz, quem é você, ou melhor, quem somos nós pra dizer que não é certo???

e na sua frase final vc apenas reafirmou o que eu disse: existe o que você faz e as consequências do que você faz (só que vc disse dando um exemplo)!

eu inclusive alertei (que é o máximo que posso fazer) que gritar é prejudicial.. e parece que o G Canivel entendeu o recado!!

Só não sou dono da verdade pra dizer o que é certo.. isso ta dentro de cada um e depende do que cada um acredita!

E relaxa, vc jamais me verá aqui tentando dar uma dica pra prejudicar alguém!

abraços

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# set/08 · Editado por: membro
· votar


se o cara acha certo cantar gritando e aos quarenta anos não ter mais voz, quem é você, ou melhor, quem somos nós pra dizer que não é certo???

Eu sou professor de canto camarada, e sei exatamente o que é certo e o que é errado no canto.

Certo é você preservar a voz, saber de técnica para não ser apenas uma porta que canta ou que as vezes berra que nem cabrito achando que está abafando, é ter qualidade no som que se emite, é cantar sem se matar, é não ter que fazer 3, 4 cirurgias para continuar tentando cantar, porque se vc não sabe, cantor que é cantor, quer cantar até morrer se for possível. Enfim é subir num palco ou encarar uma turnê longa sabendo que vai tirar de letra. É isso.

camarada... então "danoso ao extremo" é sinônimo de errado?
E vc acha que não? e o que seria sinônimo de erro então?

isso ta dentro de cada um e depende do que cada um acredita!
Vc acreditar que uma coisa não lhe faz mal, quando na verdade faz...não muda o fato de que ela faz. É como ser fumante e achar que tudo beleza.

na minha percepção certo e errado é tão relativo quanto bom ou ruim...
Existe o que prejudica e o que não prejudica. Nesses termos certo é o que não prejudica a voz.

E na minha opinião se alguém canta com a veiona do pescoço saltando pra fora e faz isso por opção, é burro mesmo e só vai entender o valor de preservar a voz depois de perdê-la.

Alessandra
Veterano
# set/08
· votar


Nada pior do que achar que canta e sentir aquela tensão maldita no pescoço, que chega a dar dor de cabeça.

Agora se a pessoa nõ tem o discernimento de melhorar e aprender a cantar certo, então não tem salvação mesmo...

Eu digo isso porque quando começei minhas aulas eu botava toda a tensão nos músculos do pescoço, parecia sei lá, um animal geneticamente modificado com a jugular prestes a explodir, e hoje dói em mim ver alguém "cantando" assim, sofrendo.

Rmiguez
Veterano
# set/08
· votar


Cantante

e finalmente está dado o veredicto... E na minha opinião se alguém canta com a veiona do pescoço saltando pra fora e faz isso por opção, é burro

por opção... assim como o fumante fuma por opção.. sabe que faz mal e ARCA COM AS CONSEQUÊNCIAS DISSO... ele está errado? eu pergunto novamente: quem somos nós pra dizer..?

Eu sou professor de canto camarada, e sei exatamente o que é certo e o que é errado no canto.

Mas amigo... conheço dezenas de professores que estudaram e possuem um sólido conhecimento prático e teórico... apesar disso nenhum deles se julga capaz de definir certo e errado... nenhum deles acha que é dono da verdade!! graças a deus! e todos apesar de professores continuam se julgando meros estudantes...

Existe o que prejudica e o que não prejudica. Nesses termos certo é o que não prejudica a voz.

no dia em que você parar pra analisar quantas pessoas fazem coisas prejudiciais a si por questões sociais, religiosas, pessoais ou até por ignorância msm... vai perceber que o certo ou o errado estão dentro de cada um, e apenas cada indivíduo pode definir isso pra si e o máximo que você poderá fazer é orientar (com humildade de preferência)!

obs importante: não estou tentando criar problemas aqui.. apenas acho que vc nem leu meu primeiro post inteiro, onde eu disse pro G Canivel que gritar para imitar alguém era prejudicial, apenas discordei da forma como ele formulou a pergunta... se ele tivesse perguntado: "é prejudicial aparecer a veia no pescoço?" Eu, com meu parco conhecimento, teria me limitado a responder: "sim!"

Minha intenção foi apenas ajudar sem precisar dizer o que é certo ou errado!

Abraço

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# set/08
· votar


sabe que faz mal e ARCA COM AS CONSEQUÊNCIAS DISSO... ele está errado?

Vc continua achando que não? só pelo fato de ele arcar com as consequências? É o mesmo que afirmar: Fumar é o certo! Que inversão de valores é essa?

Mas amigo... conheço dezenas de professores que estudaram e possuem um sólido conhecimento prático e teórico... apesar disso nenhum deles se julga capaz de definir certo e errado...

Então me desculpe mas então vc só conhece professor ruim, porque esse é o mínimo que se exige de alguém que quer ensinar alguma coisa a outra pessoa. Ter exatamente a noção do que é certo e o que não é. Senão quem vem aprender, vem aprender para que?

Não tem nem sentido uma coisa dessas. É por isso que as pessoas procuram aprender com professores, correto?
Pense, se você perguntasse ao seu professor de canto: Isso é certo ou não? e o cara dissesse:
- Não sei, não sou dono da verdade pra dizer o que é certo.. isso ta dentro de cada um e depende do que cada um acredita!

Aí então vc sairia da aula falando mal do professor e achando que ele não sabe nada.

vai perceber que o certo ou o errado estão dentro de cada um, e apenas cada indivíduo pode definir isso pra si e o máximo que você poderá fazer é orientar (com humildade de preferência)!

Humildade o caramba. Não tenho vergonha de afirmar que sei bem determinado assunto só pq alguém vai ficar "achando" que eu sou metido. Podem achar o que quiserem.

O engraçado é que o que rendeu toda essa história foi:

entao tp, quando aparece veia e panz e realmente esta errado?

Totalmente, absolutamente errado.


Amigo, se vc não acha errado então paciência. Cada um pode achar o que quiser. Mas quem dá aulas tem um compromisso sério com os alunos, de ensinar da maneira correta.
Quem não tem essa responsabilidade pode ficar achando um monte de coisas porque elas não tem impacto nenhum sobre a voz de ninguém.

É por isso que está cheio de pseudo-professores arrebentando com a voz alheia, ensinando besterias em vídeos na internet e ganhando dinheiro com isso.
Gente que sabe o que faz, tem pouca, bem pouca. E eu estou no rol dos que sabem o que fazem e sem nenhum receio de dizer isso.

Gansinho
Veterano
# set/08 · Editado por: Gansinho
· votar


Rmiguez, não só é prejudicial aparecer a veia no pescoço como é ERRADO. Esse é um fórum de canto, logo as pessoas aqui querem ajudar as outras a cantar CORRETAMENTE, não somente pensando no resultado final. Em muitos estilos, vocalistas cantam incorretamente, porém o resultado final é até legal. Mas não é isso que a gente quer aqui. Queremos que os outros cantem DIREITO, não SÓ BONITO DE SE OUVIR. Entende? É isso que o Cantante quer dizer. E sim, ele tem capacidade pra falar o que é certo e errado no canto.

shoyoninja
Veterano
# set/08
· votar


Rmiguez
Acho que você está misturando muita filosofia no assunto :P.

Claro que se o cara decidir que vai sair gritando nos microfones ninguém vai sair correndo atrás dele com tochas e garfos de feno. Pelo menos eu nunca vi (seria bem legal heuehihei, mas nunca vi).

Mas não estamos falando sobre princípios e modos de vida, nem sobre religião ou ética. Estamos falando de técnica de canto. Se a técnica existe é porque ela tem MUITO bem definido o que é certo e errado, ou isso, ou não teria motivos para existir.

E voltando para a questão ética. Para mim, um professor de canto que começa com esse tipo de conversa está é enrolando o aluno.

Gansinho
Queremos que os outros cantem DIREITO, não BONITO DE SE OUVIR
Po hehueiheuhu, eu quero cantar DIREITO justamente para ficar BONITO DE SE OUVIR.

CheshireCat
Veterano
# set/08
· votar


Estamos falando de técnica de canto. Se a técnica existe é porque ela tem MUITO bem definido o que é certo e errado, ou isso, ou não teria motivos para existir.
É, eu ia falar algo parecido com isso.

Um dos objetivos da técnica vocal certamente é preservar a voz, de modo que você não detone suas cordas vocais. Então, logicamente, algo que detone suas cordas vocais é errado do ponto de vista técnico.

Gansinho
Veterano
# set/08
· votar


shoyoninja

Pô cara, acho que faltou um 'SÓ' ali na frase.
AHUDSUHASD
Mal =X
Editado ^^

Rmiguez
Veterano
# set/08
· votar


Cantante

É o mesmo que afirmar: Fumar é o certo! Que inversão de valores é essa?

não há inversão de valores alguma, apenas para algumas pessoas, sim fumar é certo, idependente do quanto isso a prejudique, e independente do quanto vc disser que é errado!
não é a toa que fazer.. se achassem errado, não fariam!

Então me desculpe mas então vc só conhece professor ruim

Conheço ótimos professores que tentam instruir a melhor maneira e não determinar a melhor maneira! muito menos a verdade...

Humildade o caramba. Não tenho vergonha de afirmar que sei bem determinado assunto só pq alguém vai ficar "achando" que eu sou metido. Podem achar o que quiserem.

Não acho nada de você, e acredito que poucos aqui conheçam o suficiente pra achar, mas independente disso fica o conselho: ser humilde não é dizer que você NÃO sabe alguma coisa.. claro que você provavelmente entende do que está falando. Mas é muito melhor ser humilde e esperar o reconhecimento dos outros do que ter que se auto-afirmar .. se vc já obteve esse reconhecimento, parabéns.

Não sou professor e não pretendo ser... já tive aulas onde fui instruido de determinadas maneiras ... e foi usando isso que eu respondi nesse tópico que SIM, É PREJUDICIAL, porém que "errado", cabe a ele decidir...
"se quer forçar a garganta pra cantar de maneira semelhante a alguém, force... saiba que é prejudicial.. o máximo que as pessoas daqui podem fazer é te alertar e orientar... !"

Apenas tive a minha frase "não existe errado e certo" (que por sinal nem levou a sua "Totalmente, absolutamente errado" em consideração (apenas li a pergunta do G Canivel e repondi) utilizada depois como exemplo negativo...

Minha frase é inclusive muito mais abrangente do que o tema deste tópico... como disse o shoyoninja, talvez eu esteja misturando muita filosofia no assunto...

apenas me defendi pq não queria passar como alguém que está aqui dando conselhos errados! e tudo que eu fiz foi dizer que era prejudicial.. porém.. se ele ainda assim quiser utilizar do recurso "forçar a voz" pra imitar algum estilo eu não posso (e nem me interessa) fazer nada!

mas amigo, termino aqui esta discussão.. pois, sei que minha resposta teve a melhor das intenções e apesar dos esfoços de todos continuo achando que a verdade em qualquer arte ou ciência está um pouco longe de ser alcançada... talvez hoje exista um consenso sobre muitos assuntos, canto inclusive,.. mas este está deveras longe de poder ser chamado de ABSOLUTAMENTE CERTO ou de VERDADE...

Abraço

Gansinho

Cara, não estou levando em consideração capacidade ou qq coisa do genero.. estou apenas tentando esclarecer que minha frase do "errado e certo" não está necessáriamente se referindo somente ao canto... e que eu não tentei passar um conselho errado, apenas disse que gritar era prejudicial, que é o máximo que eu posso fazer!

Abraço

shoyoninja

Cara, concordo com a filosofia, mas não sou prof de canto e não quero enolar ninguém.. e pra mim um cara tem que me mostra o que sabe com resultados, fala muito mais do que um que afirma que sabe.. então eu não escolho meus professores por um "discurso inicial" ... se o cara souber pra kct e for humilde, melhor ainda.. quantas pessoas eu não já vi tocando absurdos de alguns instrumentos e falando.."q nd, ainda tenho mto o que aprender"... só acho isso uma coisa bacana, mesmo vindo de quem já provou que sabe!

Abraço

CheshireCat

Mas só eu posso saber se eu quero ou não detonar minhas cordas vocais, não é mesmo? ;)

fala a verdade... vc nem me conhece e já me acha chato pra kct..huahauhau

bjo

CheshireCat
Veterano
# set/08 · Editado por: CheshireCat
· votar


Rmiguez
Conheço ótimos professores que tentam instruir a melhor maneira e não determinar a melhor maneira!
??? Pera, como ele vai instruir a melhor maneira sem determinar a melhor maneira?

fala a verdade... vc nem me conhece e já me acha chato pra kct..huahauhau
Nem... O "problema" é que você está analisando a questão pelo lado pessoal, enquanto as pessoas estão analisando pelo lado da técnica vocal.

Eu acho que você não tá julgando se é errado cantar forçando, e sim se A PESSOA está errada por cantar forçando. Entende?

Cabe a cada um decidir se quer cantar forçando, mas não cabe a cada um decidir se cantar forçando é errado ou não na técnica vocal.

Já dizia meu professor de física... Tudo depende do ponto de referência. =P

Rmiguez
Veterano
# set/08
· votar


CheshireCat

Pera, como ele vai instruir a melhor maneira sem determinar a melhor maneira?

ele vai estudar e aprender as melhores manerias que se fundamentaram com o tempo e com testes da humanidade (e apesar disso pode ser que exista alguma maneira ainda mais certa, que não foi testada / descoberta ainda)

O "problema" é que você está analisando a questão pelo lado pessoal

Tem razão.. tomei a pessoa que fez a pergunta como referência e disse que era prejudicial cantar forçando...porém.. se ele vai aceitar isso ou não cabe a ele... se ele quiser cantar forçando..o azar não é meu!

Cabe a cada um decidir se quer cantar forçando, mas não cabe a cada um decidir se cantar forçando é errado ou não na técnica vocal.

Com certeza... e cabe a cada um aceitar ou não o que hoje é consenso dentro deste campo do conhecimento, o canto.

Já dizia meu professor de física... Tudo depende do ponto de referência. =P

Pois eu acho que seu prof dizia muito bem!

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# set/08 · Editado por: membro
· votar


não há inversão de valores alguma, apenas para algumas pessoas, sim fumar é certo, idependente do quanto isso a prejudique, e independente do quanto vc disser que é errado!
não é a toa que fazer.. se achassem errado, não fariam!


Bom, com base nessa declaração então para vc tudo é certo desde que a pessoa acredite naquilo. Que bom para os assassinos e os ladrões e todo o tipo de gente que faz sandices por aí.

Conheço ótimos professores que tentam instruir a melhor maneira e não determinar a melhor maneira! muito menos a verdade...

Não há sentido algum nessa afirmação.

Minha frase é inclusive muito mais abrangente do que o tema deste tópico... como disse o shoyoninja, talvez eu esteja misturando muita filosofia no assunto...

Ah, por favor, me poupe desse tipo de discurso.

apenas me defendi pq não queria passar como alguém que está aqui dando conselhos errados!

Conselhos errados? mas vc mesmo não disse que não existe certo nem errado?


pois, sei que minha resposta teve a melhor das intenções e apesar dos esfoços de todos continuo achando que a verdade em qualquer arte ou ciência está um pouco longe de ser alcançada... talvez hoje exista um consenso sobre muitos assuntos, canto inclusive

Não perca tempo divagando sobre técnica vocal. Isso não leva a lugar nenhum, talvez só leve a algumas comunidades medíocres no orkut que fazem essa misturinha chata e insuportável de gente que adora filosofia, mas não entende nada de canto e muito menos do que é cantar.

E quem ninguém duvide que há um certo e um errado em termos de técnica vocal.
Um cantor está muito mais para um atleta olímpico do que para um intelectual sentado na sua poltroninha confortável "fumando" um charuto.

Rmiguez
Veterano
# set/08
· votar


Cantante

Bom, com base nessa declaração então para vc tudo é certo desde que a pessoa acredite naquilo. Que bom para os assassinos e os ladrões e todo o tipo de gente que faz sandices por aí.

até agora só falei de pessoas fazendo coisas para si mesmas.. jamais mencionando aqueles que fazem mal para os outros!

Não há sentido algum nessa afirmação.

para você... e honestamente são tantos ataques infundados aqui que eu nem quero me dar ao trabalho de explicar...

Ah, por favor, me poupe desse tipo de discurso.

estou tentando poupar.. e justamente por isso dei a dicussão como encerrada...

Conselhos errados? mas vc mesmo não disse que não existe certo nem errado?

tem razão... conselhos entendidos (por todos aqui) como errados...

Não perca tempo divagando sobre técnica vocal. Isso não leva a lugar nenhum, talvez só leve a algumas comunidades medíocres no orkut que fazem essa misturinha chata e insuportável de gente que adora filosofia, mas não entende nada de canto e muito menos do que é cantar.

entendo pouco de canto e por isso estudo... e não acho mal nisso.. não estou divagando respondi uma simples pergunta da maneira que eu achava mais sábia e vc retrucou como se eu não devesse ter dito aquilo daquela maneira...nem todas as pessoas são/pensam iguais e o que é mediocre, chato ou insuportável pra você pode não ser para mim...

Abraço

shoyoninja
Veterano
# set/08
· votar


Rmiguez
Cara, concordo com a filosofia, mas não sou prof de canto e não quero enolar ninguém.. e pra mim um cara tem que me mostra o que sabe com resultados, fala muito mais do que um que afirma que sabe.. então eu não escolho meus professores por um "discurso inicial" ... se o cara souber pra kct e for humilde, melhor ainda.. quantas pessoas eu não já vi tocando absurdos de alguns instrumentos e falando.."q nd, ainda tenho mto o que aprender"... só acho isso uma coisa bacana, mesmo vindo de quem já provou que sabe!

Já provou que sabe o que? Se você foi lá justamente para aprender técnica e o cara falou pra você que não tem certo e nem errado, ele provou que sabe o quê exatamente? Pior ainda, você vai aprender o quê?

Essa falta de parâmetros foi exatamente o que me fez abandonar o curso que estava fazendo com outro professor.

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# set/08 · Editado por: membro
· votar


nem todas as pessoas são/pensam iguais e o que é mediocre, chato ou insuportável pra você pode não ser para mim...

Ah meu, quer saber? Tudo o que deveria ser dito já foi dito.

Ou vc faz certo e chega há algum lugar como cantor ou fica nesse papo "aéreo" filosófico de que não existe errado nem certo, que nada existe, que nada é nada, que o nada não existe, aí que pra mim já deu tudo o que tinha que dar.

Cansei.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Duvida sobre forcar a voz