BSB Musical - aula de canto - alguém indica?

    Autor Mensagem
    su.sou
    Veterano
    # ago/08


    Alguém de Brasília que faz aula de canto na Academia BSB Musical indica o curso e professor? Pode informar quanto custa a mensalidade (isto é importante, o preço e a qualidade). Se há um programa de técnicas vocais realmente consistente: belting, melisma, vibratto, voz de peito, voz de cabeça? Faço essas perguntas, pois já fiz aula de canto em uma escola tradicional da cidade (prefiro não citar o nome) na qual a professora toda aula insistia em indicar exercícios de aquecimento da voz e modo correto de respiração diafragmática. Confesso que minha capacidade respiratória só viu alguma diferença quando passei a fazer aula de natação. Quanto a voz, sinto que minha extensão vocal tem tido mais sucesso, partindo da minha prática auto-didata, observando o modo de cantar de artistas famosas, tais quais Alicia keys e Chisrtina Aguillera. Mas, não dá pra evoluir tanto só aplicando uma intuição do que seja cantar correto. Preciso de aulas, mas aulas com um excelente professor que realmente esteja interessado em passar uma experiência vocal. Tem professor que é avarento de um modo inédito: sabe muito, mas esconde os melhores biscoitos do pacote só para si. E a gente ainda paga pelo pacote de biscoitos. Vai saber.

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # ago/08
    · votar


    Faço essas perguntas, pois já fiz aula de canto em uma escola tradicional da cidade (prefiro não citar o nome) na qual a professora toda aula insistia em indicar exercícios de aquecimento da voz e modo correto de respiração diafragmática.

    Que sorte vc teve então porque ela fez exataemnte o que deve ser feito.

    Confesso que minha capacidade respiratória só viu alguma diferença quando passei a fazer aula de natação.

    A respiração qdo se faz esporte é totalmente diferente da que se usa no canto. No canto o objetivo não é "aumentar" a capacidade respiratória e sim usar a respiração de modo correto aplicado ao canto.

    Se há um programa de técnicas vocais realmente consistente: belting, melisma, vibratto, voz de peito, voz de cabeça?

    Melisma, vibrato, voz de peito e cabeça não são "técnicas vocais".


    Preciso de aulas, mas aulas com um excelente professor que realmente esteja interessado em passar uma experiência vocal.

    Confesso que não entendi que experiência vocal é essa que vc diz.

    Tem professor que é avarento de um modo inédito: sabe muito, mas esconde os melhores biscoitos do pacote só para si. E a gente ainda paga pelo pacote de biscoitos. Vai saber.

    Essa afirmação, partindo de um aluno que nem sabe qual o conhecimento que tem o professor é no mínimo de péssimo gosto. Como alguém vai saber que esse professor realmente sabe muito? pode não saber.

    A pior coisa para um professor é qdo um aluno já chega com idéias pré-concebidas a respeito da aula. Já tive uma aluna que por não saber quem eu era se achou no direito de ficar questionando o tempo todo cada exercício do tipo (mas como vc sabe que isso funciona?) o que é ridículo.

    Então eu acho melhor que antes de qualquer coisa se vá na aula, veja se resulta da maneira conveniente, se não for procure outra pessoa.
    Eu sei que está cheio de pseudo-professor por aí e até gente mal intencionada mas não dá para criar esse clima com professores porque daí as pessoas já vão com um pé atrás.

    Além disso, se alguém quer um excelente professor tem que tb estar disposto a pagar o preço por isso, porque aqueles famosos, conhecidos cobram caro, e bem caro.

    Gansinho
    Veterano
    # ago/08 · Editado por: Gansinho
    · votar


    Além disso, se alguém quer um excelente professor tem que tb estar disposto a pagar o preço por isso, porque aqueles famosos, conhecidos cobram caro, e bem caro.

    Eu sei que não foi o que o Cantante quis dizer, mas muita gente pensa que eles estão errados em 'cobrar caro'. Estão corretíssimos, pois o retorno financeiro é diretamente proporcional ao reconhecimento profissional adquirido. Além do fato de valer a pena.

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # ago/08
    · votar


    Gansinho

    É por aqui está na faixa de R$ 100,00 a hora aula, mas o currículo é impressionante.

    su.sou
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Adorei seus comentários Cantante.

    Vejo agora como vinha alimentando uma percepção imatura do que musicalmente estava aprendendo. Valeu pelas dicas, vou tentar seguir esse programa de aprendizado: qualidade e preço estão diretamente ligadas. Concordo.

    Mas fico com uma dúvida: melisma, belting, vibratto, voz de peito, voz de cabeça não são, pelo menos, conceitualmente, tratadas como técnicas vocais?

    Outro ponto: li não sei em que tópico do fórum, uma colocação importante de um moderador (acho que foi do Chris, mas não estou muito certa se foi realmente ele quem defendeu o que falo adiante). Dizia ele que não aconselha que um estudante de canto se aventure em busca de informação em fóruns e em livros/dvd etc, exclusivamente, pois aulas de canto são indispensáveis.


    No entanto, a cantora Alicia Keys diz que não teve aula de canto, frequentava um coro, e lá ela recebeu as valiosas instruções de um professor que sugeria as correções que ela deveria empregar para o melhor uso de sua voz. É certo que ela sempre teve como professor o próprio piano. Concorda que para o canto é fundamental o aluno saber noções de algum instrumento?

    Ainda sobre a Alicia Keys, recentemente ela passou com sua turnê pela Ásia e Japão e oficialmente confessou em seu blog, por ocasião, dos intervalos entre sua turnê no Oriente: "Eu também descobri como manter a minha voz forte e tem sido um verdadeiro processo de aprendizagem. Estou aprendendo e estudando muito todos os dias!". (Ao meu modo de ver, o fato de ela comentar isso durante sua estadia no Oriente, provavelmente ocorreu em função do contato dela com alguma cerimônia-ritual naquela região, sobretudo com as peculiardades do tipo de canto tão particular, melodicamente, que é o canto oriental. Mas, essa minha opinião é puramente especulativa. Além disso que tipo de força é essa que a AK diz ter descoberto, se a voz dela já é tão poderosa?).

    Ainda, um pouco mais sobre esse lance de canto oriental:

    fui a um sebo da cidade nesta semana e encontrei um livro chamado "O tao da voz - uma abordagem das técnicas do canto e da voz falada combinando as tradições oriental e ocidental" de stephen chun-tao cheng (não li ainda, mas tem umas gravuras do cara fazendo um exercícios meio artes-marciais, dizendo ele que são excelentes para a respiração). Só comprei por que o autor é formado pela Columbia University, a mesma Universidade que a AK foi aceita, mas não chegou a assistir às aulas em função dos compromissos etc.

    Disse tudo isso para levantar a questão: livros/dvd em termos de canto, ajuda ou prejudica, o canto ocidental toma de empréstimo contribuições da cultura oriental? E saber tocar incorpora à aprendizagem do cantor, um plus, em relação ao cantor cujo único recurso é apenas a própria voz.


    obrigada também ao Gansinho pelo comentário.

    Outros depoimentos e opiniões são muito bem-vindos.

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # ago/08 · Editado por: membro
    · votar


    Veja por exemplo: voz de cabeça equivale a dizer registro de cabeça. È um registro e não uma técnica. Como vc faz para conseguir é que é uma técnica, vamos dizer, mas isso não é importante discutir.

    Veja, cada pessoa tem as suas facilidades. Tem muita gente que canta bem - durante um tempo - sem nunca ter feito uma aula sequer, principalmente aqueles que não levam a voz ao seu limite. Porém esse "durante um tempo" é que é o problema. Todo cantor sem técnica decai logo.

    No entanto, a cantora Alicia Keys diz que não teve aula de canto, frequentava um coro, e lá ela recebeu as valiosas instruções de um professor que sugeria as correções que ela deveria empregar para o melhor uso de sua voz.

    Ok, ela diz, mas será? E depois se frequentava um coro e recebeu "valiosas instruções"...bom é praticamente aula.

    O que é preciso para se manter uma voz forte? Tirando o exercicio diário, uma boa colocação, respiração e um bom apoio ?? Enfim, uma boa técnica - o conjunto de procedimentos para se conseguir um determinado resultado.
    Não tem mais nenhum mistério, aliás não tem mistério nenhum. Não existe nada místico, pode crer e nenhuma fórmula guardada a sete chaves.

    Já li esse livro e para mim muito pouco - pra não dizer nada - se aproveita dele, porque de canto mesmo fala muito pouco. É mais uma abordagem filosófica, mas de efetivo mesmo não vi nada.
    Frases do livro do tipo "imagine uma luz maravilhosa que envolve todo o seu ser qdo vc canta" blá blá blá, pra mim que sou praticamente um Dr. Spock da vida, não resulta em nada.
    Aliás nem gosto dessas abordagens (pra mim afrescalhadas), valem pra alguns mas para mim não.

    Procurei alguma gravação do autor mas nunca achei nada. Pra mim tb não tem essa de professor que canta mal ser bom professor. Ahá, se não deu certo nem com ele imagine com o aluno.

    Livros ajudam quando vc já está num estágio avançado onde vc é capaz de compreender tudo o que está escrito lá. Quando novato, vc nem percebe nem tem noção do que exatamente os caras estão falando.

    Tocar um instrumento é bom, ao menos ter noções. O mínimo é ter um violão, teclado, etc, para vc estudar a sua parte, de preferência numa partitura.
    Acho necessário para vc estudar a música frase a frase e para isso um teclado ou piano é o ideal.

    Em resumo:

    O negócio é estudar e pronto e não viajar muito não. O estudo do canto é duro, muito mais do que as pessoas pensam. Só quem faz aula em busca de grandes resultados sabe exatamente o que estou dizendo.

    Eu quando vejo um aluno que na primeira aula faz aquela cara de pavor - porque não consegue fazer quase nada dos exercícios no primeiro dia - pode esquecer que esse não volta mais.

    Porra, quase escrevi um livro eheh.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a BSB Musical - aula de canto - alguém indica?