como cantar com uma contralto se sou tenor?

Autor Mensagem
gejmc
Veterano
# ago/08


e a música está no tom dela?

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# ago/08
· votar


é sério isso?

Invalid User
Veterano
# ago/08
· votar


é sério isso?[2]

gejmc
Veterano
# ago/08
· votar


sim.
às vezes me vejo na situação de ter q cantar com uma contralto. como sou tenor, tenho q ficar forçando a voz pra baixo. daí, gostaria de saber qual a melhor forma de cantar com uma pessoa de timbre diferente do seu (nesse caso, mais grave). detalhe: o instrumental estando no tom dela.

shoyoninja
Veterano
# ago/08
· votar


Surreal O.o

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# ago/08
· votar


gejmc

Só pra constar:

Uma contralto geralmente tem a tessitura entre fá 2 a fá 4.
Precisa escrever mais alguma coisa?

shoyoninja
Veterano
# ago/08
· votar


Isso não é uma contralto!

É um contra-baixo!

-.-

The Painkiller
Veterano
# ago/08
· votar


Juro q não entendi o sentido desta pergunta. Se quiser ajuda por favor expliq-se menino. Oo

Faop
Veterano
# ago/08
· votar


Cara, um contralto possui praticamente a mesma tensitura de um tenor, aonde você ta forçando cara? Só se você quiser cantar que nem aquelas contralto que é recordista de grave feminino, que tem a mesma tensitura de um baixo-barítono.

Gansinho
Veterano
# ago/08
· votar


Faop

teSSitura.

Rmiguez
Veterano
# ago/08
· votar


gejmc

Eu sou segundo tenor, canto com comodidade algumas notas um pouco mais graves...algumas notas do tenor 1 uso falsete para alcançar, mas eu jamais aceitaria a proposta de cantar em algum tom que eu não alcanço naturalmente, ou por técnicas, como o falsete.

O conselho que te dou é, se for necessário fazer qualquer esforço, não faça!

abs.

SylvioLima
Veterano
Prêmio FCC 2007
# ago/08
· votar


gejmc
como sou tenor, tenho q ficar forçando a voz pra baixo.
É o contrário. Como o Cantante disse, a tessitura de Contralto é mais aguda (obviamente) que a do Tenor. Portanto, vc é que não consegue cantar tão agudo quanto... não o contrário.

Aliás, dependendo do tipo de tenor que vc é, vc até conseguiria cantar as mesmas notas de Contralto usando voz de cabeça. Se não consegue, ou vc está tentando cantar com voz de peito todas as notas agudas ou vc não é um tenor leve...

gejmc
Veterano
# ago/08
· votar


obrigado pelas respostas. vcs têm um conhecimento muito elevado : )
pra mim, contralto é a moça q canta em tons graves : ) mas tô vendo q é diferente.
então reformulando a pergunta:
como faço pra cantar com quem canta em tons graves, se eu canto em tons agudos? por exemplo, se a música estiver em rémaior (mais cômodo pra quem estar cantando comigo), e pra mim o ideal seria que estivesse em solmaior? devo fazer backing vocal? qual a melhor maneira de cantar nessa situação? o normal é eu cantar em rémaior, forçando, assim, a voz "pra baixo". mas acho q essa não é a melhor alternativa.
valeu!!!

cybx
Veterano
# ago/08
· votar


gejmc

Vish, vc realmente está perdido(a).

O certo é cantar num tom que seja confortável para vc. Não existe regra para alcançar isso, depende da música. Tem música que, dependendo da sua tessitura, vc precisa abaixar ou aumentar apenas um tom e outras que vc precisa abaixar ou aumentar uma oitava inteira.

Isso é muito relativo.

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# ago/08
· votar


Uma contralto geralmente tem a tessitura entre fá 2 a fá 4.

Um tenor de dó2 a dó4.

Então realmente...

gejmc
Veterano
# ago/08
· votar


pois é. como tô cantanto com uma pessoa q canta "mais baixo" q eu, é mais fácil colocar a música no tom dela do q no meu, q é mais "alto". daí eu fico tendo q forçar a voz : )
como fazer o backing então (segunda voz)?
abraços!

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# ago/08
· votar


gejmc

Praticamente é a mesma tessitura correto? Não canta mais baixo o tom é bom para os dois. O que deve acontecer é vc estar cantando da maneira errada.

Faop
Veterano
# ago/08
· votar


Acho que é o problema da cor da voz, ele ta querendo por a cor de uma contralto é mais escura do que a do tenor...

Se eu falei bobagem me corrigem.

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# ago/08
· votar


Faop

Resumindo, deve estar querendo fazer vozeirão, emissão baixa, etc, etc.

Faop
Veterano
# ago/08
· votar


Cantante

Isso mesmo.

gejmc
Veterano
# ago/08
· votar


amigos, esquecendo a história de contralto : ) não usei a terminologia certa.
digamos que eu esteja cantando com alguém de tom mais baixo q o meu. qual a melhor forma de fazê-lo?
abraços!

shoyoninja
Veterano
# ago/08
· votar


gejmc
amigos, esquecendo a história de contralto : ) não usei a terminologia certa.
digamos que eu esteja cantando com alguém de tom mais baixo q o meu. qual a melhor forma de fazê-lo?
abraços!


Cara vc vai fazer o que? Se você não alcança, não alcança oras!

Ou faz uma melodia diferente encaixada na região que você consegue cantar, ou estuda técnica até que você consiga... Não existe mágica...

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# ago/08
· votar


Cara vc vai fazer o que? Se você não alcança, não alcança oras!

Ou faz uma melodia diferente encaixada na região que você consegue cantar, ou estuda técnica até que você consiga... Não existe mágica...
(2) (3) (4)

SylvioLima
Veterano
Prêmio FCC 2007
# ago/08 · Editado por: SylvioLima
· votar


gejmc
Se vc já disse que não consegue... não tem nd a fazer... Ou cante uma oitava acima... ou cante em harmonia... ou adapte a música pra vc... ou mude o tom pra adequar à sua voz...

Enfim... não é muito difícil pensar no que fazer...

Agora... se vc não consegue... vc tem uma extensão (ou tessitura... sei lá...) muito ruim...

John Arch
Veterano
# ago/08
· votar


Galera, o problema aqui é muito simples. O nosso amigo aí considera a voz dele "fina", "aguda" e ouve uma contralto cantando e considera grave. Mas se esquece que é grave em relação a mulheres. Daí, ao tentar imitar (imitar, na verdade, akela sensação de grave, escuro) ele tenta cantar a música uma oitava mais grave e, sendo tenor, não vai conseguir.
Se quiser vai ter q cantar ligeiramente mais agudo que o normal só.

SRV5150
Veterano
# ago/08
· votar


Galera,

O meu caso é o contrário, sou barítono bem médio/grave e minha voz se encaixa legal com Southern Rock... estou fazendo aulas mas eu gostaria de saber se existe a possibilidade de cantar músicas mais altas soando mais naturalmente e com uma pegada bem rockeira...

gejmc
Veterano
# ago/08
· votar


pois é, acho q jonh arch entendeu meu caso.
me ajudem: se a música está em ré maior, e pra mim o ideal seria que estivesse em sol maior, como faço para acompanhar a pessoa que está cantando em ré maior (ou seja, no tom que está a música e, que, para mim, fica grave)?
obrigado pela atenção!!!

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# ago/08
· votar


gejmc
Se vc já disse que não consegue... não tem nd a fazer... Ou cante uma oitava acima... ou cante em harmonia... ou adapte a música pra vc... ou mude o tom pra adequar à sua voz...

Enfim... não é muito difícil pensar no que fazer...


Não sei que informação mais vc quer.

John Arch
Veterano
# ago/08 · Editado por: John Arch
· votar


gejmc
Cara, como o Cantante disse, td já foi dito. Vc pode transpor prum tom confortavel pra vc, cantar outra nota, uma terça, sl, ou simplesmente não cantar a música.
De toda sorte, como já foi dito, se vc quer cantar exatamente no tom da musica original, sem qquer alteração, vc não tem q cantar mais grave, e sim mais agudo.

gejmc
Veterano
# ago/08
· votar


certo, cantar uma oitava acima deve ser a melhor alternativa, então : )
muito obrigado por tudo, a todos!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a como cantar com uma contralto se sou tenor?