recursos para voz ao vivo!

    Autor Mensagem
    Tony feeling
    Veterano
    # jul/08


    Galera tenho uma banda heavy metal e eu andei reparando que o as vezes o som dá uma embolada geral!!!o vocal é bem melódico e bem colocado, porém as vezes é abafado pelos instrumentos e as vezes tem picos meio altos!!! um cara me falou que existem recursos pra dar um jeito nessa parada de vez, segundo ele o equipamento que nós usamos está bem legal o que está faltando é compressão no conjunto. Então vai a duvída: se eu mandar um compressor de responsa na voz ele vai estabilizar o som (lembrando que é pra uso ao vivo)??? qual seria a melhor saída?? postem ai galera....

    Tony feeling
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    ninguem sabe dizer???

    J. S. Coltrane
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Tony feeling

    Antes de sair comprando coisas por aí, teste o seu equipo ao máximo. Em que local voce está se apresentando? Será que a acústica do pico não está influenciando nisso? São tantas variáveis que fica difícil te ajudar.

    Tony feeling
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    ai que está cara!!! nós tocamos em varios tipos de ambientes inclusive ao ar livre. e ainda tentamos varias formas de configurar a regulagem...eu to achando que o problema pode ser o vocal que não ta conseguindo equilibrar o volume, daí a necessidade de saber se o compressor poderia corrigir esse problema ao vivo!!!

    cara eu digo isso pois quando gravamos o som no pc eu equalizo tudo e passo o compressor, ai esse problema desaparece.
    cara eu num saio feito louco comprando as paradas naum! por isso to pedindo ajuda velho...antes de gastar uma grana preta (q hj en dia ta foda) melhor pedir ajuda de quem entende mais que eu :p

    Gansinho
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Tony feeling

    Calma que eu acho que já já o Christhian comenta procê aqui.
    O cara é um excepcional vocal e ainda tem uma puta experiência com show.

    shoyoninja
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Tony feeling
    Se os picos são nos momentos onde o vocal manda ver na dinâmica e as partes onde a voz some é onde a dinâmica dele é baixa, um compressor deve resolver o problema sim, e seria muito difícil o vocalista compensar isso sem ele.

    Se não é o caso, a banda tem que acertar o volume dos instrumentos para que não existam picos exagerados onde as guitarras cobrem tudo por exemplo.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # jul/08 · Editado por: Christhian
    · votar


    Gansinho
    Oo

    Tony feeling

    Em primeiro lugar, descreva o que é esse 'equipamento bem legal' que vocês usam. Se for uma caixa multi-uso, esqueça, não é legal.

    Depois, precisa avaliar se não há nenhum erro técnico no canto. Diferenças muito grandes de dinâmicas entre graves e agudos vão acarretar problemas, caso o cara não saiba trabalhar com uma impostação decente para melhorar a sua projeção no meio dos instrumentos e não tenha técnica para manter a voz homogênea, quando necessário.

    Por ultimo, tenha cuidado ao usar compressor ao vivo. A taxa de compressão tem que ser bem baixa, pois o microfone passará a captar com mais sensibilidade, ficando muito mais suscetível a feedback. Receio que se o problema for muito intenso, não vai ajudar muito, ao menos que haja um feedback destroyer tb no rack do cara.

    É muito subjetivo tentar responder uma pergunta dessa maneira, mas enfim...

    Tony feeling
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Christhian

    usamos um cubo meteoro gs160 para guitarra base e outro meteoro para o baixo que eu não lembro qual é porém tem uma potencia boa, e a guitarra solo usa um marshall mg-100 dfx

    já pra ligar a mesa tem duas potencias ciclotron uma dbl 4000 que vai em duas caixas de grave (tão brutas que nem pode aumentar muito) que o batera mandou fazer,e uma dbl 2000 que vai em duas caixas da leacs. tambem tem equalizador grafico e o vocal usa um sm58.

    na hora de ligar tudo da pra ver que o equipamento num casa muito bem em questão de volume (mais isso dá pra regular) e não é o problema.

    cara eu ja usei caixa multi-uso!!!mas faz um tempao....rsrsr
    avalia ai e tenta dar uma luz....

    e que parada eh essa de feesback destroyer??

    Tony feeling
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    ah!! e o teclado vai na mesa...

    Gansinho
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Christhian

    Que foi tio? oO

    BaNdAiD
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Tony feeling

    É importante lembrar que o volume de palco deve ser determinado pelo volume do microfone.
    Primeiro, vc deve colocar o microfone com a melhor relação volume/qualidade possivel, depois vai colocando os outros instrumentos, mas sem que eles ultrapassem o volume do vocal!!

    Abraços

    Tony feeling
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    BaNdAiD

    Valeu pela dica cara!!!Agente tava fazendo justamente o contrario, mas até que a relação qualidade/volume ficava boa. Pensei no que o Christhian falou e acho que deve mesmo ser questão de tecnica e tals...


    shoyoninja

    É por ai como tu disse mesmo cara!!!

    Galera num dá pra abrir mão desse vocal pq o timbre é muito loko!!!tem que ter um jeito de corrigir isso.
    Agora falando do bendito compressor; o que vcs me dizem???qual seria o indicado pro meu caso??que dicas vcs me dão???

    To aberto a sugestões galera!!!o que vier é bem vindo!! Valeu a todos...

    Tony feeling
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Santo Fórum!!!me ajuda!!! :p

    shoyoninja
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Tony feeling
    O compressor pode ajudar sim.

    Agora ele não é mágico, como tudo na vida, você ganha de um lado e perde do outro.

    Quanto mais compressão você utilizar, mais baixo terá que ficar o volume do retorno de palco e PA para não gerar microfonia.

    Já usei algumas vezes o Shark da Behringer em ensaios. Não conheço outros não. :(

    Tony feeling
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Valeu shoyoninja!!!!!!

    Vou dar uma procurada nesse ai!!! + alguem???

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # jul/08
    · votar


    Gansinho
    Pô, com esse monte de elogio, dá até vergonha de postar... ahuahuaha

    Tony feeling
    Feedback = Microfonia
    Feedback Destroyer = Em outras palavras, é um aparelho que atenua as freqüências que estão em 'feedback' (microfonia) e evita o 'apito'.

    Vcs não irão usar o compressor na banda toda ao vivo, somente na voz. E se forem usar com uma taxa acima de 25%, a sensibilidade de captação vai ficar grande e microfonias fatalmente irão acontecer na passagem de som (ou pior, as vezes na passagem a banda segura a mão e no show não. Dai tudo começa a apitar na hora errada).

    Claro que o compressor deve ajudar, mas ele não vai fazer mágica. Se o vocalista tem problemas técnicos, nada ira ajudar além de aulas de canto.

    Abraços.

    Tony feeling
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    valeu ai galera!!!

    abraço a todos.

    edie junior
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    olá pessoal estou tendo um problema com meu som eu comprei um amplificador usado no mercado livre mas o som esta dando uns picos derre pente o som para e volta apesar que caixa que eu conectei nele é do outro que queimou e ela tem uma potencia fraca pra ele ele é um prh 620 e éla recebe 440 alguem pode me dar uma dica sobre o assunto agradeço .

    Ismah
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Se o som para e volta, pode ser o circuito de proteção do amp agindo.

    Se puer especificar mais sobre, impedâncias, potências etc posso ajudar mais.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a recursos para voz ao vivo!