Problemas de Estômago = Problemas de Voz

Autor Mensagem
membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# abr/08 · Editado por: membro


Falando especificamente em refluxo, queimação, azia, etc

Se alguns ainda não sabem, faz 20 anos que eu canto e já passei por diversas situações complicadas que me dificultaram muito, mas ao mesmo tempo foram muito esclarecedoras. Uma delas foi essa questão de hérnia de hiato, que foi corrigida com cirurgia.

O que eu quero colocar é que tem vezes que a gente não percebe, ou não tem idéia de quanto isso afeta a voz.

Então se você tem essas alterações abaixo, desconfie que o seu estômago está querendo te sacanear:

- Tem azia direto, tosse, arrota muito e tem a sensação de que a comida voltou.
- Tinha uma voz mais leve e cantava seus agudos sem problemas, mas hoje a voz está bem mais grave e você tem dificuldade de alcançar notas mais altas.
- A voz ficou soprosa e quebra direto, você não tem mais boa afinação.
- Tem a sensação de que está com uma corda apertando o seu pescoço o tempo todo.
- A voz perdeu o brilho, parece abafada demais.
- A voz é frágil. Logo você fica rouco.

Se você tem esse conjunto de sensações:

- Vá num gastro e peça uma endoscopia. Ok, não é a coisa mais maravilhosa de se fazer, mas sem isso não dá pra ter certeza. Faça com sedação. Se fizer sem (eu já fiz) vc pode até piorar da voz, porque dá ânsia e vc força demais.

- Tome cuidado para não comer muito de uma vez só.

- Não coma e em seguida vá se deitar.

- Incline a cabeçeira da cama.

- Esqueça de coisas muito gordurosas e condimentadas.

- Não coma e vá cantar em seguida.

- Não forçe a voz. Não adianta. Tem que esperar sarar.

Os efeitos do refluxo são mortais para a voz. Não é brinquedo. Pode simplesmente fazer você parar de cantar e em pouco tempo.

Hoje tem muitos medicamentos que controlam a acidez, os chamados "inibidores da bomba de prótons" (seja lá o que diabo isso significa), que praticamente resolvem a situação.

Importante:

Não sair tomando remédio porque para o "fulano" fez bem.

Se o cara tiver alguma coisa mais séria e tomar por conta própria, o remédio pode mascarar a doença.

O negócio é seguir o caminho correto. Vá ao médico, faça a endoscopia e se trate de acordo com o que ele disser.

Vale a pena depois você ver que a voz está voltando a ter brilho e que cantar fica divertido e não um tormento.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# abr/08
· votar


É ótimo falar em refluxo, realmente é um mal terrível.

Mas como disse o Cantante, é muito importante consultar um médico para diagnosticar. Muita gente acha que tem refluxo por causa de uma queimação, que muitas vezes se dá por má alimentação/digestão e toma remédios para contenção ácida. O resultado é desastroso, pois esses sinais (azia por má digestão) são apenas um sinal de que algo está errado, neste caso a alimentação, que deveria ser revista.

E outra questão: Muito cantor sem técnica, sabendo dos males do refluxo, justifica o fato de cantar desafinado com as queimações. Por isso, vá ao médico e se não houver nenhum problema mais grave, vá estudar.

:)

Skinwalker
Veterano
# abr/08 · Editado por: Skinwalker
· votar


Eu, muito provavelmente, tenho refluxo, ainda não fiz o exame, mas fiz o exame para verificar como anda o aparelho fonador, e depois de ele dar tudo bem acabei nem fazendo o exame do refluxo, mas farei. =)

Eu sinto :
- Tem azia direto, tosse, arrota muito e tem a sensação de que a comida voltou.
- Tem a sensação de que está com uma corda apertando o seu pescoço o tempo todo.

Os outros sintomas são pra quando já ocorreu algum dano, e por sorte, acho, ACHO(medo), que ainda não sofri nada grave ou considerável, mas isso não é por pura sorte, eu faço :

- Tome cuidado para não comer muito de uma vez só.(minhas refeições são várias em invervalos razoavelmente bons)
- Não coma e em seguida vá se deitar.(nunca =P)
- Incline a cabeçeira da cama.(feito há meses \m/)
- Esqueça de coisas muito gordurosas e condimentadas.(raramente)
- Não coma e vá cantar em seguida. (nem que eu queira, é desagradável)

Acho que eu sigo de modo razoável pra me manter msm no refluxo - que enche o saco da minha família, meu pai mesmo tem calos vocais, mas por sorte não canta - vou ver se gravo algo pra ver se vocês acham(se não for incomodo) que eu posso ter tido algum dano, pode ser?

Otimo tópico, pode parecer besteira mas quem tem sabe como é... Abraços =)

Edit: tem outra medida muito importante que faço, eu não bebo NADA depois de comer, nem antes, por uma hora cada, me ajuda muito =)

ivan_puppets
Veterano
# abr/08
· votar


Cantante
Salve Cantante.

Eu estou tendo vários problemas na garganta, não sei, só porque um dos Meus sonhos na música é Cantar, várias coisas estão me atrapalhando.

Eu estou tendo Nódulos Benignos na Tireóide, Amigdalite, e semana passada meu médico me disse que provavelmente tenho Refluxo, marcamos uma endoscopia.

Eu sinto dores a 1 ano na faringe e na região das amigdalas, Minha voz está bem mais " suja " pelo pigarro e desconfortável.

Também as vezes " arroto " a mais do que o necessário, e algumas dores na região acima do peito e abaixo da garganta.,

O médico me indicou tomar "Omeprazol" enquanto não façamos a Endoscopia. Ele serve para Abaixa a Ácidez do Estomago.

Christhian
É, não é justificativa pra "mim", mas eu era bem mais afinado, mesmo sem ter muita técnica, e hoje em dia não mantenho nem a Só Hoje do Jota Quest afinado...tá horrível.
___

PS:E ando aproveitando pra treinar Guitarra. =)

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# abr/08
· votar


ivan_puppets

Nódulos na tireóide. Se você sabe que são benignos é porque fez aquele exame "agradável" de punção. Só tome cuidado. Sempre controle e faça exames periódicos. Não querendo assustar e já assustando, eu tinha nódulos benignos e depois de um ano em novo exame, deram malignos, portanto, fique sempre de olho que faz bem.

Me esqueci de mencionar a questão do pigarro em que tem refluxo, que é sempre um incômodo e também outro indicativo é quando aparece um rinite que nunca melhora, também efeito do ácido do estômago.

Também já estive na fase do Omeprazol.

Enfim. A coisa afeta a voz mesmo. O jeito é cuidar porque já é difícil cantar normal, imagine com problemas de saúde.

ivan_puppets
Veterano
# abr/08
· votar


Cantante
Você já teve ? Eram na tireóde mesmo ? Como você curou, ou tratou..=)

O médico me disse que não tem chance deles se transformarem em Malz...

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# abr/08
· votar


ivan_puppets

Sim. Começou como um nódulo comum que descobri por acaso.
Fiz a punção e deu normal. Um ano depois havia aumentado um pouco e foi feito um novo exame que deu maligno, ou seja um tumor.

Foi feita a cirurgia de retirada total da tireóide e posterior tratamento com iodo radioativo por conta da malignidade do tumor.

ivan_puppets
Veterano
# abr/08 · Editado por: ivan_puppets
· votar


Cantante
Intão você bebe hormonio pra sempre ? Remédio.

E como ficou a cicatriz, ficou mto aparente ?

Maju
Veterano
# abr/08
· votar


Cantante

Ouvir dizer que VINAGRE DE MAÇÃ é bom para este tipo de problema, isso também é comentado no livro cura natural " o que eles não querem que você saiba". Pode ser que ajude...

Maju
Veterano
# abr/08
· votar


... e te livre de remédios !!!

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# abr/08 · Editado por: membro
· votar


ivan_puppets

Sim, tenho que usar hormônio para sempre. E a cicatriz é visível sim, mas pq formou quelóide. Nada demais.

Maju

Isso é impossível. Eu não tenho mais nenhuma tireóide, e tudo de célula que sobrou foi queimada pelo tratamento radioativo.

È isso, mas o tópico é sobre problemas de estômago que se relacionam com a voz, né? não vamos desvirtuar, eheh.

184486
Veterano
# abr/08
· votar


Cantante
Nossa... esse tópico me chamou atenção.. pois o que vc falou sobre os sintomas do refluxo.. sinto alguns deles tb... arroto muito.. por nada (sem me alimentar)... parece q tem um bolo na minha garganta sempre... a azia q n tenho sentido... so de vez em quando.

n tinha desconfiança q isso q eu sentia era alguns tipo de problema... n sei se é isso, mas minha voz ta uma droga... já tem mais de um ano... eu mesma n consigo dar jeito... já pensei q fosse tanta coisa... ate fenda nas cordas vocais... Voz soprosa o tempo todo, sinto dificuldades de dar agudos (n são tão agudos, mas ta dificil, ficam "sem graça"), um pigarrro q nunca sai... posso tomar o rémedio q for q n tem jeito... e ainda por cima estou tendo problemas de dor na região do pescoço e ombro, deixando a musculatura tensa (por causa da posição que eu diariamente fico no estágio-de cabeça baixa)


Fui ate num otorrino.. só q o atendimento dele foi uma horrivel, acho q n durou nem 10 min... perguntou qual era o problema, olhou a cavidade ora, nasal e o ouvido e pronto. Falei q cantava e que achava q tinha algum problema nas pregas vocais. Ele disse q tinha que fazer uma laringoscopia, mas n pude fazer por falta de grana. Gastei 42 reais a toa.. pois sem a laringoscopia n da pra ver como ta as cordas vocais.. q saco!

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# abr/08 · Editado por: membro
· votar


184486

Pior que ele tem razão. Sem examinar não tem como dizer nada mesmo. O negócio é fazer economia e fazer o exame.

Um bom acupunturista (alongamento e exercícios) devem melhorar muito as suas dores no pescoço e ombro, mas se continuar forçando vai doer sempre.

Danckor Vallence Buriok
Veterano
# abr/08
· votar


Cantante

Realmente, refluxo é uma praga. Quando fui ao otorrino ver como estavam as danadas das pregas vocais, não tinha nada de errado com elas, só uma leve irritação no encontro das pregas perto da epiglote. Adivinha por que? Refluxo gastro-esofágico!

Sempre tive isso desde criança, mas recentemente comecei a sentir forte azia e dor no estômago. Fiz o exame "mais legal do mundo" e descobri o meu problema: a válvula de hiato não se fecha completamente, então o que se come pode voltar e como o esôfago possui uma camadinha de pele sensível, o ácido do estômago queima e dói! É a azia!

Não tem cura, é genético. Tem que saber se cuidar. Apenas em casos extremos é que se indica uma cirurgia, segundo o médico. O negócio é mudar a alimentação e tentar ter uma vida mais saudável.

E viva a voz!

(Ò.ó) \m/

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# abr/08
· votar


Danckor Vallence Buriok

Cara o que tem de gente com esse treco...tá loco.

Pode parar com a Coca- Cola, eheheh.

Danckor Vallence Buriok
Veterano
# abr/08
· votar


Cantante
Nem gosto de coca... quase não bebo refri! O problema é o pãozinho com bastaaaaannte manteiga... hehehe!

SylvioLima
Veterano
Prêmio FCC 2007
# abr/08 · Editado por: SylvioLima
· votar


Cantante
Danckor
Cara o que tem de gente com esse treco...tá loco.
Eu tbm tenho! \0/

Vou criar uma comunidade no Orkut sobre isso. Já temos vários futuros membros aqui hehe...

ivan_puppets
Veterano
# abr/08
· votar


Isso tá foda. Ontem, eu nem comido nada, e me deu isso. Tá horrivel, ta doendo, to com pigarro, tá hyper dificil de cantar, ta tudo ferrado. =/

SylvioLima
Veterano
Prêmio FCC 2007
# abr/08
· votar


ivan_puppets
Me desculpa... mas não foi por falta de aviso meu...

ivan_puppets
Veterano
# abr/08
· votar


SylvioLima
Aviso ?

Eu to falando de Refluxo.
---

auahsas.

SylvioLima
Veterano
Prêmio FCC 2007
# abr/08
· votar


ivan_puppets
hmmm... engraçado. Eu tbm tenho refluxo... mas não to com nenhuma dessas coisas que vc citou!

Tá horrivel, ta doendo, to com pigarro, tá hyper dificil de cantar, ta tudo ferrado. =/


Você acha que a causa disso é só pelo refluxo ou é por maus habitos que vc sabe muito bem... e isso causou, inclusive, na queda de afinação que vc mesmo citou...

Enfim...

ivan_puppets
Veterano
# abr/08
· votar


SylvioLima
Cara...........

Affe. rs

Vou rir pra não chorar, faz uns 3 meses que eu não canto cara. To cheio dos problemas de saúde.

E não é por cantar, é normalz mesmo.. Amigdalite, refluxo fodão, problemas na tireoide...talz e talz..

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# abr/08
· votar


Amigdalite, refluxo fodão, problemas na tireoide...talz e talz..

ivan_puppets

Cara você tá podre! ahauhauahauhauahauhauahuah

ivan_puppets
Veterano
# abr/08
· votar


Cantante
ehaiuehuiaheuahe. é pode ser.

ahsuhSAHASH


=p, mas esquece, não vou Pôr a culpa nessas coisas tbm, logo eu saro e estudo, vocês vão ver!
_

Seu biba!, vc já teve as mesmas coisas! rs

SylvioLima
Veterano
Prêmio FCC 2007
# abr/08
· votar


ivan_puppets
Te desejo melhoras... =)

Abraços.

Marcelo Ventura
Veterano
# mai/08 · Editado por: Marcelo Ventura
· votar


Eu tenho muito pigarro...De manhã, minha voz fica com brilho, limpa.. Mas com o passar do dia, ela vai sujando.. Lá pelas 18h eu tenho que ficar repetindo tudo que falo pq as pessoas não me ententem... A voz fica muuuiiittto presa, abafada, soprosa, um terror... Fica sem agudo e sem grave... Imagine o aparelho de som sem "twiter" e sem o falante de grave... E eu já me consultei com todos os otorrinos da minha cidade, sendo que cada um deles pediu pra eu fazer videolaringoscopia, exame de alergia, e mais "trocentos" exames... Acusou que eu tenho rinite, mas de forma bem branda... Um dos otorrinos me passou para um gastro.. Eu fiz a endoscopia e não deu nada... Neste exato instante estou com a voz terrivel... O grave praticamente não sai e o agudo sai soproso... Sinto que tem algo grudado nas pregas vocais, mas não tem exercicio que tire... É uma b****...
Ah, tava esquecendo de dizer... Sempre que canto sinto uma coceira ferrada na garganta... Daí tenho que parar na hora....
Mas eu acho que tenho refluxo ou alergia a algum tipo de corante ou alimento... Pq, dependendo do que eu como, isso piora muito...

ivan_puppets
Veterano
# mai/08
· votar


Marcelo Ventura
Bem vindo à turminha.

=P Cara, to cheio disso ae também. =)

shoyoninja
Veterano
# mai/08
· votar


Marcelo Ventura
vc toma água?

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# mai/08
· votar


Marcelo Ventura

Tenta o tratamento para refluxo e veja o resultado.

Já fizeram exame pra ver se tem sinusite?

Ecografia do pescoço pra ver se não tem nada estranho?

Tem que investigar a fundo meu.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# mai/08
· votar


Marcelo Ventura
O pigarro pode ter diversas origens. Algumas são mais comuns, outras requerem uma investigação mais a fundo. Algumas das causas mais comuns: Leite, chocolates em geral, açucares, desidratação acentuada (o organismo começa a produzir um muco grosso sobre as pregas vocais para minimizar a perda d'agua. Beba pelo menos 2 litros de água por dia), Rinites, Sinusites, Alergias respiratórias... putz.. tem um monte de coisas.

Experimente diminuir o leite, cortar um pouco de doces e aumentar a água. Se não der resultado, vá ao médico.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Problemas de Estômago = Problemas de Voz