Tecnica vocal ajuda a minimizar esforços da fala?

    Autor Mensagem
    Danckor Vallence Buriok
    Veterano
    # abr/08


    Olá, pessoal!

    Eu gostaria de saber se as técnicas próprias para o canto podem ajudar a minimizar (e se possível anular) os esforços do ato de falar?

    Pergunto isso porque sou professor e uma das ferramentas que mais utilizo é a voz. Estou com uma carga horário de 39 horas semanais durante esse semestre (um dos motivos de meu sumiço do fórum) e tenho percebido um desgaste da voz que me preocupa.

    Jeff Loomis
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Engraçado vc ter feito esse topico, meu professor estava falando sobre isso hj mesmo. Ele tava falando sobre esse negocio de perder ou dar problema na voz devido ao mau uso (chegamos nesse assunto pois eu tava mostrando uma gravação minha de vocal gutural, ele vai começar a me acompanhar durante as aulas pra ver o modo como eu faço, se estou fazendo de um modo que possa me machucar ou não). Pelo que ele falou, a gente ve que muitos professores acabam tendo problemas devido ao mau uso, e ao não preparo da voz. E tbm outra, muitas vezes o professor tem que usar um volume de voz elevado pra conseguir atingir a turma inteira e tal.. as vezes a sala tbm pode ser mal projetada acusticamente e o professor nao dispor de microfone.

    Minha opinião: faça aquecimento antes de dar aula, e no final, tente sentir se sua voz está cansada. Se vc chegar nesse ponto de ter um cansaço ou encomodo, acredito que a longo prazo isso possa te prejudicar sim. Tente procurar um professor pra conversar sobre isso.

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # abr/08 · Editado por: membro
    · votar


    Eu gostaria de saber se as técnicas próprias para o canto podem ajudar a minimizar (e se possível anular) os esforços do ato de falar?

    Não tenha dúvida alguma disso. Cito um exemplo: (eu mesmo).
    Antes de começar a fazer aula de canto a minha voz falada era bem diferente, cheia de ar, mal colocada. Conforme fui desenvolvendo a técnica de canto isso afetou profundamente a voz falada. Primeiramente em projeção, clareza e tb dicção.
    Eu diria que não tem comparação aquela antiga voz com essa de hoje.

    Embora cantar e falar sejam coisas bem diversas, quando você vai falar para o público, tem que projetar mais essa voz, tem que ser claro - para não ser chato - pode-se usar as técnicas ou as bases do canto.

    Eu penso que para o professor, a aula tem que ser encarada como uma apresentação musical, isto é, fazer toda a preparação anterior, aquecimento, relaxamento, etc, falar o mínimo possível entre os intervalos. Poupar a voz sempre que possível. Até em casa.

    Só que para alguém que canta e ainda dá aula tem um sobrecarga bem grande, então nesse caso eu jamais deixaria de sim, usar o conhecimento do canto, de técnica (que leva certo tempo) mas seria imprescindível tb uma visita ao fonoaudiólogo, para ver quais exercícios - tirada a prova nos programas de computador - trazem maior benefício para você

    O profissional da voz - se for cantor - deve usar o famoso trio: Professor de canto / Fonaudiólogo / Otorrino

    Cada um fazendo o seu trabalho dão o que o cantor precisa.
    Quem não fizer isso estará sem dúvida um passo atrás.

    Danckor Vallence Buriok
    Veterano
    # abr/08 · Editado por: Danckor Vallence Buriok
    · votar


    Jeff Loomis
    Pois é, conheço muitos colegas que já têm a voz constantemente rouca e eu não quero chegar nesse estado!


    Cantante
    O difícil pra mim está sendo poupar a voz, pois além das aulas ainda há a vida social, e nós seres humanos conversamos bastante, ainda mais quando o outro ser humano é o irmão ou a namorada!

    O que realmente ainda não entendo muito bem é a questão da colocação ou impostação da voz falada. Certa vez tentei conversar em voz de cabeça e ficou engraçado... hehehehe... Dá pra perceber o registro da voz falada? Tem como colocar ela num foco e controlar com o apoio? Não seria esse um esforço, não?


    EDIT: Estou pensando em usar mais o plano de saúde e marcar visitas periódicas ao fono e o otorrino!

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # abr/08
    · votar


    Cantante
    Antes de começar a fazer aula de canto a minha voz falada era bem diferente, cheia de ar, mal colocada.

    Tenho a sensação que essa é a principal mudança na voz falada. Sinto que muitos, senão todos os meus alunos, tem uma presença nociva de ar na voz falada. Com os exercícios para ajuste da emissão vocal pensando no canto (em tirar o ar da voz cantada) a voz falada acaba ganhando, diretamente. O pior disso tudo é que 99% deles nem conseguem identificar esse ar sozinhos...

    Vale lembrar a todos que 'ar na voz' é muito ruim, pois não permite que as pregas vocais se fechem com perfeição, forçando toda a musculatura responsável pelo estiramento das pregas vocais, bem como as próprias.

    Danckor Vallence Buriok
    Velho, eu já falei com vc e conheço um pouco a sua voz. Posso afirmar que é exatamente do que estamos falando nesse post: Muito ar na voz. Comece procurando identificar e minimizar esse ar de uma maneira bem simples: Fale bem baixinho, sem deixar entrar em sussurro, com a presença de voz de maneira constante, sem alternar com 'sussurradas' e vá aumentando a intensidade da voz, com atenção. É bem simples e se fizer certinho vai conseguir pelo menos sacar o que vem lhe prejudicando.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # abr/08
    · votar


    Danckor Vallence Buriok
    Leia esse post: http://forum.cifraclub.com.br/forum/1/183277/#5058054

    :)

    cybx
    Veterano
    # abr/08 · Editado por: cybx
    · votar


    Com certeza absoluta minha voz falada melhorou e muito depois de agora, quase 1 ano de aula de canto.

    Conheço muito mais desde anatomia até técnica vocal para saber um pouco mais do que está correto e do que está errado ao falar/cantar do que quando não tinha noção nenhuma.

    A minha facilidade de projetar a voz foi grotescamente melhorada, aliás, um dos primeiros elogios que tive que tinha relação com as aulas de canto foi: "Nossa, sua voz está mais 'bonita'!", quando eu simplesmente falo.

    Danckor Vallence Buriok
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Christhian
    Cara, ontem fiquei reparando esse lance de ar na voz. Realmente , não faço a mínima idéia de como tirar isso. Não tenho condições de fazer aulas de canto agora, mas vou tentar continuar com os exercícios de respiração e ir identificando melhor esse arzinho. Falar baixo pra mim não é problema, o problema é as pessoas me escutarem... Mas vou tentar sim!

    Quanto ao post que você colocou, cê acha que eu já não li, né? Excelente aquele tópico, meu velho, mas vou reler.

    OBS.: Tu num tem mais msn não é biba?


    cybx
    Que bom, cara, já estou convencido agora dos benefícios do canto pra fala. O Cantante falou uma coisa bem legal aí, a dicção. Para um professor isso é de extrema importância.

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # abr/08 · Editado por: membro
    · votar


    Danckor Vallence Buriok

    Pra tirar essa soprosidade vc tem que fazer exercício com I. (não apenas isso mas já ajuda muito).

    Porém tem que cuidar porque o I também pode "espalhar" ficar soproso e perder o foco. Portanto nessa condição de não poder fazer aula tem que fazer os exercícios - espero que vc já tenha feito aula e saiba alguns deles - ou na falta desses cantar a música toda que vc está ensaiando fazendo apenas I, sem forçar, sem volume, só para ajustar, para concentrar num pequeno ponto.
    E se grave sempre. Quando vc ouve na gravação aparece ainda mais essa "sujeira" esse shhhhhhh de fundo quando está muito soproso.

    È o que dá pra fazer.

    Danckor Vallence Buriok
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Cantante
    Obrigado! Vou ver o que consigo fazer aqui sozinho...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tecnica vocal ajuda a minimizar esforços da fala?