Tecnica vocal ajuda a minimizar esforços da fala?

    Autor Mensagem
    Danckor Vallence Buriok
    Veterano
    # abr/08


    Olá, pessoal!

    Eu gostaria de saber se as técnicas próprias para o canto podem ajudar a minimizar (e se possível anular) os esforços do ato de falar?

    Pergunto isso porque sou professor e uma das ferramentas que mais utilizo é a voz. Estou com uma carga horário de 39 horas semanais durante esse semestre (um dos motivos de meu sumiço do fórum) e tenho percebido um desgaste da voz que me preocupa.

    Jeff Loomis
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Engraçado vc ter feito esse topico, meu professor estava falando sobre isso hj mesmo. Ele tava falando sobre esse negocio de perder ou dar problema na voz devido ao mau uso (chegamos nesse assunto pois eu tava mostrando uma gravação minha de vocal gutural, ele vai começar a me acompanhar durante as aulas pra ver o modo como eu faço, se estou fazendo de um modo que possa me machucar ou não). Pelo que ele falou, a gente ve que muitos professores acabam tendo problemas devido ao mau uso, e ao não preparo da voz. E tbm outra, muitas vezes o professor tem que usar um volume de voz elevado pra conseguir atingir a turma inteira e tal.. as vezes a sala tbm pode ser mal projetada acusticamente e o professor nao dispor de microfone.

    Minha opinião: faça aquecimento antes de dar aula, e no final, tente sentir se sua voz está cansada. Se vc chegar nesse ponto de ter um cansaço ou encomodo, acredito que a longo prazo isso possa te prejudicar sim. Tente procurar um professor pra conversar sobre isso.

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # abr/08 · Editado por: membro
    · votar


    Eu gostaria de saber se as técnicas próprias para o canto podem ajudar a minimizar (e se possível anular) os esforços do ato de falar?

    Não tenha dúvida alguma disso. Cito um exemplo: (eu mesmo).