Os Benefícios do Canto

    Autor Mensagem
    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # mar/08 · Editado por: membro


    Viena, 31 de Março de 2008 - Cantar não é apenas uma das formas de expressão mais antigas do ser humano, mas também pode curar muitos males, garantem cada vez mais médicos, que recomendam a prática do canto com regularidade, embora os estudos sobre seus efeitos benéficos do canto sejam recentes.

    Até pouco tempo, não existiam estudos científicos a respeito do assunto, mas resultados de pesquisas recentes confirmam inclusive que cantar deveria ser receitado pelos médicos, afirma a doutora Gertraud Berka-Schmid, psicoterapeuta e professora da Universidade de Música e Artes de Viena.

    A especialista critica pais e professores que tentam proibir as crianças de cantar porque não sabem, pois assim as privam de sua capacidade de personificação e o acesso à experiência do som.

    "Isso faz com que a consciência da personalidade mude, reduzindo seu desenvolvimento, porque poder levantar a voz, ser ouvido, ser reconhecido e aceito é de importância vital para um ser eminentemente comunicativo como o ser humano", afirma Berka-Schmid em declarações à revista de medicina austríaca Medizin Populär.

    "Cantar é a respiração estruturada", afirma a médica, explicando o efeito fisiológico da respiração abdominal - a mais profunda -, que prevalece quando se canta e que se transforma em massagem para o intestino e em alívio para o coração. Além disso, garante a doutora, essa respiração fornece ar adicional aos alvéolos pulmonares, impulsiona a circulação sanguínea e pode melhorar a concentração e a memória.

    Na opinião da especialista, cantar é um ótimo remédio para os males específicos do nosso tempo, porque equilibra o sistema neurovegetativo e reforça a atividade dos nervos parassimpáticos, responsáveis pelo relaxamento do corpo.

    Cantar gera harmonia psíquica e reforça o sistema imunológico, importantes frente a problemas tão freqüentes hoje, como transtornos do sono, doenças circulatórias e a síndrome de burnout - a exaustão emocional.

    As conseqüências de um estímulo nervoso excessivo são típicas dos tempos atuais, afirma a especialista: as pessoas não agüentam os próprios impulsos, se isolam, se bloqueiam e paralisam ou acumulam agressividade. Por meio da voz, o ser humano é capaz de expressar seus sentimentos de tal maneira que pode se desfazer de uma série de más sensações.

    Em algumas ocasiões, isso não é possível apenas falando normalmente e, por isso, o canto desempenha um papel essencial. Lembrando o ditado "quem canta, seus males espanta", não há diferenças em cantar sozinho, em dupla, em coro ou no banheiro, assim como não importa se a pessoa desafine, garante Berka-Schmid.

    O corpo é o instrumento de que dispomos para nos comunicar e jogar fora a ira acumulada. A respiração varia de acordo com as emoções, pois quem está agitado, por exemplo, tende a respirar de forma diferente de quem está triste.

    YAHOO NOTICIAS - FONTE - (Gazeta Mercantil - EFE)

    Black Velvet
    Veterano
    # mar/08 · Editado por: Black Velvet
    · votar


    A especialista critica pais e professores que tentam proibir as crianças de cantar porque não sabem, pois assim as privam de sua capacidade de personificação e o acesso à experiência do som.

    Eu bem sei disso... meu pai dizia que eu não sabia cantar qdo eu era criança! >.< E ele é daqueles fãs ávidos de programas de auditório e ficava me comparando com as pessoas que se apresentavam lá.

    Por isso que demorei tanto pra tomar coragem e cantar em uma banda, que sempre foi uma das coisas que mais quis durante minha adolescência, mas sempre vinha a lembrança do que meu pai me dizia e acabava me desencorajando.

    Depois de adulta vi que era uma imensa besteira e comecei =P

    Cantar ajudou a me livrar de depressão e recuperar minha auto-estima! \o/

    Realmente quem canta seus males espanta! XD

    Bem bacana essa matéria Cantante! =)

    cybx
    Veterano
    # mar/08 · Editado por: cybx
    · votar


    A especialista critica pais e professores que tentam proibir as crianças de cantar porque não sabem, pois assim as privam de sua capacidade de personificação e o acesso à experiência do som.

    Realmente. Passei por uma situação semelhante quando resolvi cantar pra valer.

    Tinha começado a cantar, só por cantar, músicas de pop rock pois meus amigos todos tocavam violão e eu era o menos pior cantando, haha, mas mesmo assim eu cantava mto mal.

    Minha mãe dizia sempre que eu desafinava, que não estava bom, que minha voz não era bonita e tudo mais, apesar dela exagerar um pouco para não me encorajar a vida musical (medo de muitos pais de hoje em dia), ela tinha um pouco de razão, pois eu não manjava absolutamente nada, mas mesmo assim, acreditava cegamente que estudando, um dia eu iria cantar bem.

    Me dediquei MUITO nesse ano que passou, tendo aulas com um ótimo professor, e hoje estou aqui cantando bem melhor do que cantava.

    Conseguir cantar uma música bem, além de ser uma das minhas maiores alegrias, com certeza me ajudou em uma série de outros fatores psicológicos.

    Hoje minha mãe me elogia cantando, hahaha.

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # mar/08
    · votar


    A coisa começa bem mais cedo. Quando a gente é criança (aqui no Brasil chique é falar baixo, como já vi dizerem numa matéria na Globo) os pais dizem: Não grite, não fale alto! È a primeira poda, já não deixam a criança nem gritar, nem falar alto, nem se expressar direito.
    Eu deixo e sempre deixei a minha filha falar alto e é claro sempre ensinei - desde um mês de idade - ritmo. Hoje ela está com 3 anos e meio e tem uma voz muito bem projetada e fala tudo corretamente.

    Primeiro estude tudo o que der pra depois alguém poder falar se você é bom ou não.

    Como eu já disse aqui antes, dois dos maiores tenores que o mundo já viu, foram taxados como péssimos e sem futuro quando estavam começando.

    Skinwalker
    Veterano
    # mar/08 · Editado por: Skinwalker
    · votar


    Bem, eu também me enquadro neste caso de ser barrado de cantar, não só falando "Para, tu cantas mal" e sim com coisas do tipo "Cara, toca guitarra, é melhor pra ti" ou Passar perto enquanto eu faço vocalize ou canto e rir, com aquela cara de "Que perda de tempo..." e argumentos do tipo "Bicho, tua voz é feia"

    É verdade que não sou nenhum exemplo de bom cantor - ainda, eu espero =p - tenho difículdades naturais de qse todos os quesitos, só pra citar alguns : Quando eu nasci minha lingua n tinha força e isso atrapalhou muito minha dicção que msm eu treinando bastante ainda não é, realmente, boa; minha respiração "natural" era bem errada, tanto que meu pai, avô e mais um bando de gente da minha família tem calos vocais mesmo não cantando(e nos aprendemos a falar com eles né?=P); e mais várias coisas que tá bom de citar, né?=P

    Mas uma coisa eu digo e repito, não tem como se arrepender de fazer canto =) eu me soltei bem mais, perdi muito a vergonha, falo alto, pergunto pro professor na faculdade.... coisas que antes pouco fazia.

    Por mais que seja algo por puro hobbie, eu recomendo completamente o canto =) de preferência acompanhado por um professor, pois, só assim temos uma real segurança =)

    Edit: Pô, Cantante, queria que tivesse sido assim comigo, comigo foi tido como algo natural meu falar enrrolado e com uma péssima projeção. Ai agora tenho uma puta dificuldade em mudar tudo =P

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # mar/08 · Editado por: membro
    · votar


    Skinwalker

    Cara, você já foi num fonoaudiólogo bom? Nesses casos como o seu os resultados são excelentes. Se fizer aula de canto junto então é a perfeição!

    Acho que vale a pena se você ainda não foi. È uma grana bem empregada.

    Pô, Cantante, queria que tivesse sido assim comigo, comigo foi tido como algo natural meu falar enrrolado e com uma péssima projeção. Ai agora tenho uma puta dificuldade em mudar tudo =P

    É difícil as pessoas se ligarem nessas questões. A minha segunda filha que nasceu a um mês atrás, nasceu com um freio na língua, coisa que eu vi imediatamente. Levamos ela no pediatra e ele cortou na hora, impedindo que ela viesse a ter problemas de dicção e deglutição no futuro. Tem que ficar atento no desenvolvimento das crianças, mas há um tempo atrás as pessoas achavam que não era coisa pra se preocupar. Que a criança "é assim mesmo".

    Skinwalker
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Cantante
    Cara, eu vou ver se faço, o que não me levou a fazer, atualmente, é por que eu fiz lá pelos 10 anos e odiava... imagina uma criança sendo obrigada a ficar repetindo exercícios com a lingua e talz... e ainda mais tendo faculdade de direito, querendo voltar pro canto(to parado desde o vestibular) e querendo um curso de produção e edição é complicado =P

    Mas eu vou ver se tem alguma "fono" pra eu ir^^ vlw por relembrar =P
    e tomara que suas filhas queiram cantar, pois, com um pai desses elas prometem =P

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # mar/08
    · votar


    Skinwalker

    Faça mesmo se puder. Vale a pena e você tem a chance de superar todas as suas dificuldades.

    Eu não sei se elas vão querer cantar, mas a minha parte estou fazendo, eheh :o)

    Alan_27
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Lembrando o ditado "quem canta, seus males espanta"

    Ah! Isso eu ja havia descoberto, pois sempre que eu estava meio pra baixo eu começava a cantar e sem me importar com o que os outros iriam dizer, naquele momento era como se eu estivesse fazendo uma terapia, e depois me sentia bem mais aliviado. Então agora mais do que nunca eu sei q inconscientemente eu estava no caminho certo ao cantar pra espantar os meus males. Gostei muito da materia! Valeu!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Os Benefícios do Canto