O Shure é mesmo o melhor microfone?

    Autor Mensagem
    Buble
    Veterano
    # jan/08


    Gente eu semrpe ouvi dizer que o shure é disparado o melhor microfone mas hoje eu li uma matéria de um especialista na área de coisas eletrônicas que disse que depende do que você quer fazer pq tem o senheiser ( sei lá como se escreve) e mais alguns outros. Daí eu falei com um colega meu que faz áudio pra filmagens e ele disse que tudo tem a ver com o objetivo do microfone, pois bem, a minha dúvida é a seguinte: Qual é o nome, eu digo nome exato com os numerozinhos e tudo, do microfone da shure que é especialmente para colocar na caixa e cantar? O nome do modelo que é especialmente destinado a vocal?
    Valeuuuuu.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # jan/08 · Editado por: Christhian
    · votar


    Buble
    Quando eu lhe disse, cordialmente, no fórum de amplificadores pra usar a busca, vc me repreendeu pois não gostou, lembra?

    Aqui eu vou fazer diferente, pois este fórum é praticamente auto-moderado. Vamos juntos, eu e você, observar como será a reação dos usuários ao seu tópico para você entender se eu não tinha razão lá, ok?

    Dica1 : Olhe os tópicos relacionados.
    Dica2 : Olhe o tópico fixo sobre gravação de voz. Tem muita informação sobre microfones.
    Dica3 : Faça uma busca no fórum de Home Estúdio.
    Dica4 : Tenha paciência com as respostas daqui. Você vai perceber imediatamente uma diferença em relação aos outros fóruns.

    Abraços.

    Buble
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Ok Christhian, agradeço a gentileza. Desculpe se te ofendi, não era a intenção, apenas achei que você não tinha percebido que minha pergunta era diferente das que eu já havia pesquisado e pelo que percebi eu só mudei ela de forma gramatical e as respostas vieram e foram ótimas. Se o problema é a maneira de colocar é só dizer que eu mudo mas quanto ao assunto eu usei a busca e não encontrei a mesma coisa já perguntada.
    Valeu, abraços.

    AdrianSygnos
    Moderador
    # jan/08
    · votar


    Buble
    Qual é o nome, eu digo nome exato com os numerozinhos e tudo, do microfone da shure que é especialmente para colocar na caixa e cantar? O nome do modelo que é especialmente destinado a vocal?
    Valeuuuuu.



    http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/108614/

    uai!!

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # jan/08 · Editado por: Christhian
    · votar


    Buble
    Olá!

    Não há nada de errado na maneira como vc escreve, muito pelo contrário. Acho bem amistosa da sua parte.

    O problema é que talvez vc não esteja sabendo usar as informações do fórum - e acredite, tanto lá quanto aqui, tem informações suficientes na busca para satisfazer suas dúvidas. Esse é um lugar de conhecimento farto, entende? Mas se você não souber aproveitá-lo, invariavelmente vc não vai agregar isso para você.

    Vou te exemplificar:

    Gente eu semrpe ouvi dizer que o shure é disparado o melhor microfone

    "Behringer XM 8500 melhor do que Shure Lyric"
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/1/163538/#4425226


    Qual é o nome, eu digo nome exato com os numerozinhos e tudo, do microfone da shure que é especialmente para colocar na caixa e cantar? O nome do modelo que é especialmente destinado a vocal?

    'Guia de microfones'
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/1/59168/

    mas hoje eu li uma matéria de um especialista na área de coisas eletrônicas que disse que depende do que você quer fazer pq tem o senheiser ( sei lá como se escreve) e mais alguns outros. Daí eu falei com um colega meu que faz áudio pra filmagens e ele disse que tudo tem a ver com o objetivo do microfone

    'Diferenças entre condensers e dinâmicos, onde há um breve debate sobre finalidade'
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/151817/


    Todas essas informações eu consegui usando a busca. Percebe como todas elas vão ao encontro do que vc está perguntando? Acho importantíssimo, muito mais do que qqr usuário lhe dizer exatamente o que fazer, que você desenvolva uma opinião ou um conceito a respeito das questões. É dessa maneira que se faz muito mais útil a informação aqui contida e, como citei no outro tópico, o enriquecimento de dúvidas mais elaboradas tornam o fórum muito mais valioso para futuros debates.

    Abraços.

    Buble
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    AdrianSygnos
    meu nãoé pra gravação nãoé pra botar na caixa tipo pra estúdio ou seja pra eu mesma ouvir e shows mas valeu por essa informação, agora eu sei sobre mic de gravação. Obrigada.

    Christhian
    hahhaa desculpa eu não to brigando contigo tá mas é que de repente até vc mesmo possa responder pq tipo não foi isso que eu perguntei, presta atenção:

    "Behringer XM 8500 melhor do que Shure Lyric"
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/1/163538/#4425226

    nesse tópico se discute o melhro com relação a preço "nessa faixa de preço", e eu uqero saber qual é o melhor de todos, daí tu vai dizer mas tem o modelo do shure ali já que tua pergunta é com relação a ele e tem mais alguns modelos muito bons, sim mas eu não quero com margem de preço eu quero saber quhal é o melhro mesmo e esse tópico eu não achei que me satisfez (chata eu né hahah)


    'Guia de microfones'
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/1/59168/

    nossa esse sim BINGOOOOO esse ajudou pra caramba! Mas acontece que ninguém mais escreveu desde abril de 05, desculpe minha pergunta tacanha mas se eu colocar algo lá, alguém vai responder será? Enfim, vou colocar aqui e lá então quem sabe, abusando da tua boa vontade, de repente tu não sabe responder hahah coitado de ti arrumou sarna agora. A dúvida é: Eu canto desde guns até mariah carey passando por paula toller, celine dion e garbage e quero um microfone que seja meio qeu pau pra toda obra, que se eu ligar pra ensaio numa caixa e pra som num sistema "da casa" ( mesa, enfim, do lugar onde eu for tocar) ele fique ótimo igual. Esquece o limite pra peço, quero saber qual é o melhro modelo e quanto custa mais ou menos pra ter noção. :-)


    Diferenças entre condensers e dinâmicos, onde há um breve debate sobre finalidade'
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/151817/
    é esse foi até bem interessante.


    agora eu to entendendo mais ou menos onde vc quer chegar. Tá bom, vamos chegar num consenso assim: nem tanto lá, nem tanto cá: esses que vc indicou não respondem a minha dúvida, o que torna o tópico interessante pra surgirem novas questões a respeito masss eu também deveria ter me esforçado mais na minha pesquisa assim teria dados mais interessantes e poderia ter acrescentado algo aos tópicos... sendo assim... prometo me esforçar mais na pesquisa antes de pensar em um tópico e agradeço muito as ajudas e os caminhos fornecidos, valeu!

    E se eu fizer algum tópico meia boca pode fechar se quiser já que "você tem a força" hehhehehehe Abração! Valeu a paciência :-).

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # jan/08
    · votar


    Buble
    Oi! :)

    Não tem problema nenhum, é um prazer ajudar.

    Na verdade o ponto que eu quero chegar é o seguinte: Pode ser que você ache a sua resposta. Pode ser que não. Mas sempre haverá algo relacionado. Por exemplo, no tópico em que fala do Behringer (Custo X benefício) caberia uma pergunta bem aberta, como: "E sem pensar na faixa de preço, qual o melhor microfone dinâmico que eu posso comprar pra minha aplicação?". A resposta seria bem objetiva, apesar de totalmente previsível, pois isso já foi debatido em vários tópicos: Alguns vão dizer que o Behringer não tem diferença para os SM58 Shure, outros vão dizer que Shure são imbatíveis, outros vão falar de AKG e Sennheiser.

    Percebe como jamais você vai chegar numa resposta consensual? Na minha opinião, a maioria iria recomendar um SM58, já que vc não está se preocupando com preço, pois é um microfone excelente. Mas mesmo assim, sempre haverão opiniões a se considerar.

    Por isso é sempre agregador acumular opiniões, para que possa se extrair o melhor da questão. Se para cada pauta fossemos abrir um tópico, o índice de dispersão seria imenso e não faria mais sentido ter uma busca.

    esses que vc indicou não respondem a minha dúvida, o que torna o tópico interessante pra surgirem novas questões a respeito masss eu também deveria ter me esforçado mais na minha pesquisa assim teria dados mais interessantes e poderia ter acrescentado algo aos tópicos...

    Mais ou menos por ai. Eu creio que se você pesquisar com muita vontade e tirar uns 3 ou 4 dias (é bastante tempo que leva mesmo.. rs) pra ler todos os relacionados e experimentar variar os tags na busca, deve aparecer muita resposta interessante.

    E ratificando minha opinião, já que não há problema com $$, teste os Shure SM58 e BETA 58. O segundo tem a fama de minimizar as microfonias e o primeiro ressalta bastante os médios agudos.

    Indiferente do seu repertório, seu timbre de voz e a maneira de cantar não "deveriam" mudar. Se vc percebe que acaba por imitar algum cantor e pra isso, acaba maquiando seu timbre de alguma maneira, creio que seria tão interessante quanto o microfone, procurar aulas de canto. Veja a matéria que participei no território da música, pois fala exatamente sobre essa questão.

    http://territorio.terra.com.br/canais/vitrine/colunas/materia.asp?codA rea=8&materiaID=228

    Abraços!

    Buble
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Não entendi a parte do timbre. Meu timbre de voz nunca muda pq é minha personalidade eu estava falando da variação de estilos mesmo, dos diferentes tipos de agudos até os medianos e um pouco mais graves, citei pq nos tópicos que havia lido existiam especificações quanto ao tipo de microfone pra cada um desses e eu quis dizer que queria um tão bom qeu pudesse reproduzir bem nessa faixa toda que citei. Li a matéria mas quanto a aula de canto acho que não é o caso. Eu já decidi, vou a alguma loja antes mesmo de pesquisar os preços só pra testar esses dois tão famosos e vou testar também um AKG só pra contraprova de marca mesmo. Até hoje nunca cantei num shure mas só de pegar um uma vez quase me emocionei hahhahahaa pq aquele era caríssimo e tinha sido usado por pessoas que eu admiro muito.
    Quanto à grana, não sou rica mas nesse microfone eu pretendo investir pesado mesmo, daquelas ocasiões de doer na hora de entregar as notinhas hehe.
    Bom, agora que satisfiz todas as minhas dúvidas queria te perguntar o que se faz, se fecha o tópico? Ou deixa para outros que queiram comentar?

    Da minha parte agradeço a ti e ao AdrianSygnos. Valeu! :-)

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # jan/08
    · votar


    Buble
    Meu timbre de voz nunca muda pq é minha personalidade eu estava falando da variação de estilos mesmo, dos diferentes tipos de agudos até os medianos e um pouco mais graves

    Não é necessariamente por esse motivo que o timbre não muda. Ele não se altera por uma questão fisiológica e anatômica e partindo disso, evidentemente, surge parte da sua personalidade, que ainda vai ser definida no canto popular com contrapontos dinâmicos e ritmicos que se tornarão característicos da sua interpretação, além de alguns 'pequenos e toleráveis' trejeitos de voz. Não escolhemos o timbre que queremos mas usamos o que temos da melhor maneira possível.

    Pelo complemento da sua resposta, fica o entendimento que talvez as coisas estejam indo ao encontro do que eu disse. Indiferente da mudança de estilo, sua voz tem que soar natural. A variação "grave-médio-agudo" tem que ser tonal e não de coloração forçada, entende? Pode haver mudança na pegada, por exemplo, mas sua voz deve soar sempre aberta e 'grande', com um corpo consistente e jamais sofrer variações nesse sentido.

    Percebe como, se tudo estiver de acordo com sua voz, a questão do estilo é indiferente? Uma vez que sua voz tem sempre o mesmo brilho e não sofre com mascaramentos de timbre, a questão relevante é 'encontrar um microfone que se adapte a sua voz' e não necessariamente que seja 'pau para toda obra', conotando as diferenças de estilos.

    Abraços.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # jan/08
    · votar


    Buble
    Quanto à grana, não sou rica mas nesse microfone eu pretendo investir pesado mesmo, daquelas ocasiões de doer na hora de entregar as notinhas hehe.
    Diga-se de passagem que se há essa possibilidade de investimento e se você já trabalha (digo profissionalmente mesmo) com música, essa é uma atitude correta. Material de trabalho nunca será gasto e sim investimento.

    :)

    wil2761
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Quer microfone bom? Shure Beta 58A isso é microfone não esses lixos que foram citados...
    Ele possui uma ótima captação pra médios e agudos mas tu alterando na Mesa pra tirar o agudo e por um grave ele tb detona...
    Resumindo é O microfone

    cybx
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    wil2761

    não esses lixos que foram citados...

    Vc que fez esse Shure Beta 58A? Ou então é revendedor? Não critique dessa forma os 'outros' microfones, pois lixo é o que tem no lixão.

    shoyoninja
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    wil2761
    Talvez uma melhor leitura do texto dos posts revelaria que um dos "lixos" citados foi o beta 58...

    E equalização não se faz a esmo assim. Cada cantor tem um timbre e um gosto e, portanto, uma equalização que irá depender inclusive da acústica.

    É um bom microfone. E apesar disso tem gente que acha ele um "lixo".

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # jan/08 · Editado por: Christhian
    · votar


    shoyoninja
    É um bom microfone. E apesar disso tem gente que acha ele um "lixo".
    Eu acho. E por experiência própria, não serviu pra mim. É exatamente como vc falou.

    Cada cantor tem um timbre e um gosto
    E as características de alguns microfones, por melhores que sejam, as vezes não 'batem' com a voz de alguns.

    Abraços!

    oliviojunior
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Legal esse fórum de canto ... Precisamos de moderadores assim em outros fóruns ! Concordo com algumas opiniões. Eu acho que não existe uma receita. O que é certo é o seguinte: se você tem o dom, se você explora esse dom e procura sempre se aperfeiçoar, ( aprimorar técnica, fazer exercícios, estudar canto ) encontrar o microfone perfeito para você, é só uma questão de tempo, porém não deve ser uma preocupação. Todo os dias aparecem produtos novos no mercado, é só testando mesmo ! Lembrando que o resultado final depende ainda de outros equipamentos e não só do microfone.

    kairi
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    Coveiro passando....

    Me aproveitando do embalo do tópico, tenho uma dúvida específica que gostaria que os amigos me ajudassem a resolver.

    Tenho uma POD HD 500, ela tem uma entrada para MIC XLR, porém não oferece Phantom Power, isso me limita a alguns modelos de Microfone Dinâmico.

    Estava pensando em comprar um SM58, porém algumas lojas da minha cidade o vendem por mais de R$ 300, e como na internet existem vários modelos falsificados, estava pensando em pegar o Behringer XM8500 que é uma cópia do SM58, mas ao menos é uma "cópia assumida" e não um modelo falsificado. Encontro o XM8500 por cerca de R$ 100 na internet.

    Levo o XM8500 ou há algum modelo melhor não muito caro?

    Abraços.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # ago/14
    · votar


    kairi
    Eu acho o XM8500 o mais honesto em sua faixa de preço! Qualidade bem aceitável, resistente e bem barato! Tenho um monte de microfones, mas um que sempre uso e gosto é exatamente esse da Behringer. SM58 tem um despejo de falsificados muito grande. Eu evitaria, ao menos que estivesse comprando pessoalmente no exterior e munido de todas as informações para evitar enganos.

    Abraços!

    SkyHawk
    Membro
    # ago/14
    · votar


    kairi
    Leva esse mesmo XM8500 !!! Essas cópias do Shure são muito boas !!!

    Hadesknight
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    pra nao ficar criando topicos, sera que pra ensaios e pequenas apresentações esses Mics prestao?

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-570791114-kit-05-microfones-arc ano-a-57-ou-a-58-shure-sm57-sm58--_JM#D[S:VIP,L:SELLER_ITEMS,V:4

    pOkiz
    Veterano
    # ago/14 · Editado por: pOkiz
    · votar


    kairi

    Tenho um XM8500 e é um microfone decente pelo preço, é bem resistente também porque uso em apresentações e ensaios a cerca de 4 anos e já tomou vários tombos e tá vivão ainda.

    Se tiver pensando num Shure mas está com medo de falsificação, eu aconselho dar uma olhada no Sennheiser e835 e no AKG D5.

    O e835 apesar de ser um mic na linha do SM58 tem algumas diferenças no som e por ser concorrente direto, mesmo não sendo pirateado igual o Shure, ainda é bem possível de ser enganado. Já o D5 é meu preferido, ele é supercardióide, portanto tem um padrão de captação diferente, porém na minha opinião tem uma resposta de frequência mais controlada e é muito mais claro nas notas pra minha voz e tem a vantagem de raramente ser pirateado por ser um microfone menos falado.


    Hadesknight

    Se for pra voz eu não compraria, voz por ser o pilar da banda deve ter qualidade, caso contrário você pode cantar até bem, porém por sair um som relativamente ruim você acaba passando por um mal cantor ou então não vai convencer muita gente.

    Abraço!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O Shure é mesmo o melhor microfone?