Polaris - Sleeping Sun (Nightwish)

    Autor Mensagem
    Polaris
    Veterano
    # dez/07 · Editado por: Polaris


    Olá pessoal do fórum de canto,

    Registrei-me há pouco tempo, mas já venho acompanhando este fórum pelos últimos meses. Tem tanto talento reunido aqui, tantas vozes lindas! Não sei como, mas consegui tomar a coragem de postar uma música que gravei de brincadeira, durante pequenos tempos de folga. Já vou avisando que nunca tive uma aula de canto, mas não por falta de vontade - é a velha história daquilo que vai sendo empurrado pra frente indefinidamente. Nem sei em qual categoria vocal me encontro (mezzo? contralto?), portanto seus palpites serão bem vindos, e também quaisquer críticas construtivas e sugestões. Meu "invejável" equipamento de canto consiste em um microfonezinho de um headset da Philips (eu sei... eu sei) e no software Audacity, que dá crash de hora em hora mas quebrou o galho. Tenho também um teclado Yamaha PSR-630, mas ele não participou da gravação (e, bem, ele é assunto pra outro fórum).

    O crédito pela excelente BT pertence a James Van Nguyen. (http://www.oeneus.net/nightwish/instrumental.htm)

    Perdoem os vários defeitos, desafinações, técnica ruim, mixagem ruim etc., e especialmente o fato de eu ter inconscientemente cantado "shards" ao invés de "shores" em metade da música. Vai entender uma coisa dessas.

    Não usei nenhum efeito na voz (exceto controles de volume, e posição estéreo das minhas backing vocals), pois estou pedindo críticas e para isso imaginei que seria melhor só a voz pura mesmo. E, em tempo, a interpretação da música não tem pretensões de seguir a versão original à risca, pois já faz muito tempo que não a ouço.


    4shared: http://www.4shared.com/file/32074771/48a16f2c/Polaris_-_Nightwish_-_Sl eeping_Sun_192kbps.html


    Rapidshare:
    http://rapidshare.com/files/76387368/Polaris_-_Nightwish_-_Sleeping_Su n_192kbps.mp3
    (Na página de download é preciso clicar em Free no fim da tabela e aguardar o timer. Depois é só repetir as letras e números dados e clicar em download.)


    Obrigada desde já pelas respostas!

    Linn
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Olá! Seja bem-vinda!

    Adorei o seu timbre! Muito bonito mesmo! Não é nem agudo demais nem grave demais. Na medida. =)

    Sobre a gravação, gostei de você ter respeitado os seus limites e por não ter tentado imitar a Tarja. Essa música é um pouco difícil (muito devagar...), mas eu gostei muito da sua interpretação. Muito bem, viu?

    Só te diria pra tomar cuidado nos agudos. Não fique com medo de abrir a boca nos "Last", até por uma questão de dicção mesmo. O estilo é meio lírico, mas nem por isso as vogais têm que soar fechadas demais. Arredonde a boca e seja feliz... rsrs

    Enfim... parabéns, gostei muito! =D

    Polaris
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Linn

    Puxa, muito obrigada mesmo! Fiquei muito feliz com o seu comentário. Nunca ninguém analisou minha voz, mas eu particularmente não acho que ela seja grande coisa, embora eu ame cantar. Não sou muito fã da minha voz "pastosa", abafada, queria muito que fosse de um timbre mais brilhante, não sei se aulas de canto ajudariam com essa transformação ou não. Talvez seja algo próprio do meu registro, não sei, mas gostaria de saber.

    Realmente assusta um bocado fazer um É ou Á mais aberto nos "last" agudos, a boca naturalmente se prepara para fazer um tom mais fechado ("lâst"), é como se soubesse que vai soar estridente demais, ou que é mais fácil produzir controladamente um som fechado do que um som aberto. Mas prometo que vou praticar e tentar cantar um "last" mais inteligível! Tenho certeza de que aulas de canto ajudariam com isso.

    Obrigada pelas suas sugestões! =)

    cybx
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Polaris

    Só uma dica, da próxima vez coloca no 4shared.com a sua música, é bem mais fácil para os outros ouvirem.

    Pelo rapidshare a galera fica com preguiça, hehe.

    Depois eu ouço e comento!

    Beijos!

    Polaris
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    cybx

    Boa idéia, o 4shared oferece streaming de mp3, né? Já me registrei e estou fazendo o upload. Vou incluir o novo link no post principal quando estiver feito. Obrigada!

    cybx
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Polaris

    Escutei...

    Muito boa a sua voz! Gostei bastante mesmo! Alguns erros como de respiração, apoio, semitonações (muito poucas) e em alguns momentos a sua voz fica anasalada demais.

    É fato que esse tipo de música é bem mais tendenciado pro lírico do que pro popular, mas nessas partes em que ela anasalou, foi demais, entende o que digo? Ficou feio... Mas no geral curti bastante! =)

    Com relação a mixagem, acho que faltou volume na voz, parece que vc estava cantando a 2 metros de um microfone condensador, hehe. Bota mais volume ae!

    Beijos!

    Polaris
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    cybx

    Você tem razão, é esse anasalado que aparece volta e meia que me irrita, não sei como me livrar dele e conseguir um tom mais brilhante. Também não gosto do resultado, fica parecendo que estou numa caixa embaixo d´água. =/ Já ouvi dizer que há exercícios vocais para melhorá-lo, mas não sei quais são e acho que mesmo que soubesse preferiria fazê-los sob a supervisão de um professor.

    A voz estava mais "na frente" originalmente, mas, depois de ouvir o que seria a mixagem final, algumas vezes fiquei quase com dor de cabeça de tanto ouvir a minha própria voz, e supus que talvez eu tivesse que trazer a BT mais para frente... mas ainda posso ir lá, diminuir o volume dela e fazer uma nova mixagem se necessário. Poderia também acrescentar um reverb bem suave, fica mais bonito, porém eu queria que esta mixagem soasse bem crua mesmo. Talvez um dia eu faça uma mixagem alternativa, sim. =)

    Obrigada pela crítica construtiva =)

    lucasamora
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Como to estudando acabei ouvindo a música meio q 'de fundo' e me agradou bastante.... timbre muito bonito e vibratos muito suaves tb, gostei bastante.... deixo a parte técnicas pros que sabem :)

    Polaris
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    lucasamora

    Puxa, muito obrigada =)

    Curly
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Polaris

    achei que vc mandou muito bem, adoro essa música e vc colocou muita emoção na interpretação, para mim isso importa mais do que qualque consideração técnica, linda voz, emocionante !!!

    Polaris
    Veterano
    # dez/07 · Editado por: Polaris
    · votar


    Curly

    Nossa, tá me deixando envergonhada agora! Valeu mesmo! Fico feliz que o sentimento tenha transparecido na voz. Muito obrigada =)

    Ainda em tempo - acabo de ver seu vídeo com as imagens da NASA e a música que você compôs na guitarra MIDI. Absolutamente fantástica!! O estilo lembra bastante o trabalho do Mike Oldfield, um dos meus maiores ícones musicais. (Pronto, melhor parar por aqui senão desvirtuo o tópico, mas tinha que ser dito!)

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # dez/07
    · votar


    Polaris
    Achei muito bom.

    Não acho que seja prudente lhe dar nenhum conselho a respeito de ressonância, anasalação ou qqr outra questão técnica. O estilo que vc escolheu exige estudo de fato e qualquer coisa que falem pra voce aqui serão chutes e pinçadas. Ninguém pode avaliar a sua voz ou a origem de deficiências ouvindo apenas uma gravação, entende?

    Gostei muito do timbre da sua voz. Achei bastante agradável. O feeling ficou legal tb, envolvente na hora de ouvir.

    Reafirmando: no geral, muito bom.

    Parabéns.

    Polaris
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Christhian

    Compreendo o que você falou e concordo, realmente uma música só não consegue representar a voz toda de alguém, teria que abranger muitos estilos e escalas diferentes para isso, imagino eu! Por enquanto só tenho esta música gravada, mas vou ver se providencio outras ao longo do tempo. (A maior dificuldade é encontrar BT's boas pelas quais não se tenha de pagar, sabe como é!) =)

    Fiquei muito feliz por receber um elogio vindo de um profissional, eu estava justamente esperando até receber um sinal de que minha voz "presta" pra alguma coisa para então decidir se devo iniciar aulas de canto. Pode parecer bobagem, mas ao longo do tempo você se vê obrigado a deixar seus sonhos em segundo plano, terceiro, quarto e por aí vai - e quando você tem oportunidade de realizá-los, fica em dúvida se eram apenas devaneios juvenis ou se realmente tinham algum fundamento, se aquilo tem algum futuro. Entende? Portanto, muito obrigada por deixar sua opinião aqui, significa bastante para mim, é a diferença entre deixar as aulas de canto indefinidamente "pro ano que vem" ou de fato iniciá-las no ano que vem!

    Valeu =)


    (Um P.S.: mesmo que seja apenas uma música, alguém teria um palpite de em torno de quais classificações vocais eu provavelmente me encontro? Sei que isto não é de grande importância, mas realmente desperta a minha curiosidade.)

    S Baz
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Polaris
    noss!!!
    mto bom mesmo!!!
    adorei a tua voice! perfect!
    bjooooooooooooooos

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # dez/07
    · votar


    Polaris
    Aulas de canto são importantes num contexto geral e não apenas para quem quer ser cantor profissional. A respiração diafragmática é recomendada para tratamento de diversas tensões, além de tornar a pessoa mais segura, mais calma, melhorar a dicção, etc. etc.

    Pessoalmente, acho que vc tem uma voz excelente. Entendo perfeitamente o lance de deixar os sonhos de lado, mas creio que vc deveria investir mais na sua voz. Não pensando em profissionalização, num primeiro momento, mas até para descobrir e desenvolver mais o seu potencial e partindo dai, quem sabe, passar a olhar a música como profissão e não como sonho. E mesmo que escolha levar como hobby, vc tem uma facilidade que merece atenção.

    Sobre as BT's, de uma olhada em www.kjpro.com/browse . É apenas um catalogo, mas o que vc encontrar lá e queira, basta pegar o código do disco e me passar.

    Abraços.

    Polaris
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    S Baz

    Muito obrigada!! Gente, vocês estão me deixando encabulada. =)


    Christhian

    Você não imagina como fico feliz que sua opinião profissional seja essa, era só o que eu precisava mesmo para romper a barreira do "deixa pra depois". Agradeço muitíssimo pela orientação!

    E muito obrigada pela gentil oferta de conseguir para mim as BT's desse site, vou dar uma bela olhada nele!

    Valeu pela sua atenção =)

    anonimuzz
    Veterano
    # dez/07 · Editado por: anonimuzz
    · votar


    Tá lindo, mesmo lindo ;)

    Polaris
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    anonimuzz

    Muito obrigada! =)

    Curly
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Polaris

    Ainda em tempo - acabo de ver seu vídeo com as imagens da NASA e a música que você compôs na guitarra MIDI. Absolutamente fantástica!! O estilo lembra bastante o trabalho do Mike Oldfield, um dos meus maiores ícones musicais.

    vlw por ter ouvido ! gosto mto do Oldfield também, bjs !

    Diego MG
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Polaris
    Nossa, lindo! :)
    Congrats!

    Polaris
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Diego MG

    Obrigada! =)

    SylvioLima
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # dez/07
    · votar


    Polaris
    Muito boa a voz!

    Abraços.

    Polaris
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    SylvioLima

    Valeu mesmo, fico feliz que tenha gostado! =)

    Rafael F. Jr.
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Polaris

    Achei do carélia.

    Tu só não entrou no lugar da Tarja Nightwish porque eles foram preguiçosos demais para vir ao Brasil!

    Abração!!

    Polaris
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Rafael F. Jr.

    Ah, que é isso, virei um tomate agora! Putz... obrigada mesmo... mas eu não sou digna. (Nem de banda de garagem, pra falar a verdade!) Preciso de uns anos de aulas. Ou décadas. =) Mas valeu a gentileza, esse tipo de coisa faz o dia valer a pena!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Polaris - Sleeping Sun (Nightwish)