Ajuda com composição (vocal) !

    Autor Mensagem
    JoeCruzGuitar
    Veterano
    # nov/07


    Opa galera, seguinte... gostaria de trocar uma idéia com voces sobre composição.

    Estou montando uma banda de rock, e no momento estamos compondo algumas musicas pra ela ok. Por enquanto só tem eu e o batera ensaiando.

    Alguns brothers vão ajudar na gravação de uma demo, mas eu realmente gostaria de levar a coisa pra eles com um rascunho mais elaborado sacam ? Tipo, com os instrumentos já com os arranjos minimos, e com uma melodia vocal e letra.

    O problema no momento é que entramos em "loop" nos riffs pq como não tem vocal fica meio dificil conseguir fechar os sons. Coisas do tipo, quantas vezes repete o refrão, quantas o chorus, quando volta e pra onde volta, esse tipo de coisa.

    Bom, o pedido de ajuda aqui é em relacao a composição das linhas vocais, das melodias e letras.

    Como voces costumam fazer ?

    Eu fiz o seguinte com o batera, gravei duas musicas (eu e ele tocando num take), e ai depois soltamos ela no playback e estamos indo pro microfone pra cantar no idioma embromation e montar a linha de melodia.

    Tá dificil pq nenhum dos dois cantam, mas acho que vai sair algo.

    Tem algum jeito mais facil ? Ou este é o melhor caminho das pedras mesmo ?

    Outro lance, pra letras em ingles é melhor pensar em ingles direto, ou dá pra escrever em portugues e traduzir depois ?

    fã de mp3
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Vou dar uma opinião: e se você simplificasse e fizesse só voz e violão, por exemplo fazendo os acordes básicos e cantando junto só a melodia, criando ela ali na hora e gravando as idéias? A letra poderia vir depois de escutar o que foi feito; o mais difícil é fazer o "encaixe" da letra na melodia: às vezes é necessário cortar notas, ou cortar palavras. [Só um adendo: as letras servem para complementar o instrumental e vice-versa (é um casamento), portanto as letras podem ser compostas tanto em primeiro quanto em último, surgindo a partir do "clima" da música.]

    Ou então (fazendo de um modo mais exato, mas aí é necessário saber partitura) escrevendo todas as linhas no papel e criar a linha melódica vocal a partir daí.

    São idéias, algumas de várias possíveis.


    pra letras em inglês é melhor pensar em inglês direto, ou dá pra escrever em português e traduzir depois?

    No, never! Pense e escreva diretamente em Inglês. São línguas com métricas diferentes, significados diferentes.

    cybx
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    JoeCruzGuitar

    O caminho mais fácil é fazer como o cara aí de cima comentou. Vai inserindo a melodia vocal junto com os acordes, tocando no violão mesmo.

    Eu tenho banda, sou vocalista e componho dessa maneira. Aí, conforme for, quando vc achar que acertou uma base vocal pra estrofe, ponte e refrão, vc vai acertando os detalhes e colocando a letra.

    Abraços!

    victor m3t4l
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Rapaz, eu que não tenho acesso fácil à um vocal, quando normalmente componho trilhas pra algo com voz, a falta de vocal durante o processo deixa bem mais dificil encaixar um vocal depois, porque eu começo a incrementar demais o instrumental. É uma questão a ser discutida mesmo. Pra fazer algo voltado pro vocal mesmo eu começo compondo ele só com acordes e melodia, porque se eu começar com outros instrumentos dificulta bastante o vocal.

    JoeCruzGuitar
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    fã de mp3
    cybx
    victor m3t4l

    Muito legais as dicas de vocês, tudo devidamente anotado aqui.

    victor m3t4l

    Cara, você tocou num lance que sinto dificuldade também.

    Funciono mais com guitarra e batera mesmo, então compor no violão uma linha mais simples possivel e ir colocando a voz não rola bem no meu caso.

    Ocorre que as vezes a coisa vai evoluindo e fica bastante dificil encaixar voz depois, ou pq a base ficou exagerada, ou pq não segura bem uma linha pro vocal incrementar depois.

    JoeCruzGuitar
    Veterano
    # nov/07 · Editado por: JoeCruzGuitar
    · votar


    [edit: mals post duplicado

    victor m3t4l
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    JoeCruzGuitar

    É mesmo. E existe uma tendência a jogar a voz logo acima da melodia, por isso, pelo menos eu acho, é difícil pegar uma faixa já bem complexa em base e melodia pra encaixar o vocal sem você não se ver querendo 'cantar' a melodia dos outros instrumentos.

    JoeCruzGuitar
    Veterano
    # nov/07 · Editado por: JoeCruzGuitar
    · votar


    Bom, saiu um rascunho aproveitável numa das musicas, assim q possivel mostro pra pedir opiniões de voces.

    Nas outras vou seguir as dicas de simplificar um pouco os riffs e me concentrar mais na melodia vocal, acho que vai ficar mais facil mesmo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda com composição (vocal) !