Voz soprosa séria dúvida

    Autor Mensagem
    184486
    Veterano
    # out/07


    Olá gente... a voz soprosa pode ser controlada? Mas ela pode ser causada por algum tipo de alteração nas cordas vocais tb né?

    Eu tô com uma séria dúvida sobre o meu caso.. pois eu n consigo cantar sem q minha voz saia soprosa.. eu n sei ao longo do tempo cantado no coral (uns 4 anos), por falta de conhecimento e mal uso da voz acabei provocando algo nas cordas (fenda). Outra coisa que acontece é que parece sempre que minha garganta parece tá inflamada... com secreção (pouca), mas incomoda... tem meses q parei de tomar sorvete.. tudo q fosse gelado e n adianta.. fora o nariz e tal.

    Alguém q ja tenha passado por um estado parecido, com fenda ou saiba algo a respeito poderia me dar uma luz? Eu sei q a melhor forma de saber é indo ao médico, mas gostaria saber por experiencia de outras pessoas tb.

    Quando a pessoa está com fenda nas pregas vocais consegue cantar?

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # out/07 · Editado por: membro
    · votar


    Quando a pessoa está com fenda nas pregas vocais consegue cantar?


    Posso dizer de fato, pq já tive, na época em que estudei com um imbecil.
    A voz fica soprosa mas é possível cantar, SÒ QUE o som que sai é de má qualidade, sem foco, é cansativo cantar e a voz quebra com facilidade, dando aquelas miadas horríveis. Em resumo, não é uma voz, é uma bomba relógio, vc não sabe a que horas ela vai quebrar ou sair normal.

    Como tenho dito aqui, quando o I é ruim, todas as outras vogais tb são e normalmente o resultado tb é ruim. Veja o seu I como está.
    Assim como ele é o mais prejudicado (pq o bom I pra ser feito tem que ter um ajuste perfeito e com fenda isso não é possível) ele tb é o medidor de evolução qdo vc começa o "tratamento". Conforme a musculatura vai respondendo o I começa a ficar justo.

    Tudo é uma questão de ajuste muscular. Uma voz bem colocada tem os Is justos, precisos. Quando essa precisão não existe, a voz sai soprosa, passa ar demais pra som de menos.

    DarenVoice
    Veterano
    # out/07
    · votar


    184486 Oi amigo, queria te dizer que te espera pela frente dedicação e paciência!!! Primeiro que tudo vá num Otorrino e faça uma laringóscopia, e em seguida procure um fonoaudiólogo!!!

    Eu disse que te esperava pela frente dedicação e paciência pelos seguintes motivos: em 1º lugar dedicação pq todos os dias vais ter de fazer exercícios que te ajudarão a fechar essa fenda (que provávelmente é uma fenda glótica), a qual n deixa as pregas vocais ficarem nesta posição ll no momento da fonação, mas o que acontece é isto () e dái o excesso de ar que a tua voz tem!!! Em 2º lugar muita paciência pq a fenda n se cura de um dia para o outro a minha demorou um mês a curar, mas tive ser muito disciplinado e fazer os exercícios que a fonoaudióloga me passou todos os dias 2 ou 3 vezes por dia, já para não dizer que todos os dias assim que acordava tinha de aquecer a voz uns 5 minutos para n correr o risco de piorar a situação qd falasse alto demais ou me descuidasse na maneira como falava!!!

    Posso passar-te aqui alguns exercícios mas terás de os fazer todos os dias (repito todos os dias), para que a recuperação possa ser possível no menor espaço de tempo!!!

    - Inspira e conta até 20 com som sem respirar se conseguires;

    - Inspira e diz as vogais na seguinte ordem (I, E, A, O, U), 5 a dez segundos cada uma e ouve a tua voz agr antes de começares os exercícios que se seguem para poderes fazer um balanço no final dos exercícios;

    1º Deita-te no chão de barriga para o ar, inspira e faz um sssssssssssssssss (em crescendo primeiro baixinho e dps médio e alto) 3 ou 4 vezes seguidas;

    2º Agr inspira e faz um ssssssssssssssssss mas em decrescendo (primeiro alto dps médio e finalmente baixinho) 3 ou 4 vezes seguidas;

    3º Inspira e faz um trrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr com um som alto para obrigar as pregas a fechar (n tenhas medo que n corres nenhum risco por o som ser alto, este exercício n o deixará acontecer, mas tb n exageres no som, n necessita ser um grito) ok? Tb 3 a 4 vezes seguidas;

    4º Agr inspirar e faz novamente um trrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr mas alternando entre um som baixo e um alto, de modo a parecer um som de vai e vem. Tb 3 a 4 vezes seguidas;

    5º Agr inspira e conta até 20 sem respirar a falar para ouvires a tua voz, concerteza já notarás diferença pq aqueceste a voz!!!

    6º Diz por esta ordem as vogais (I, E, A, O, U), 5 a dez segundos ou mais tempo se aguentares cada uma delas.

    7º Inspira novamente e faz um sssssssssssssssss (em crescendo primeiro baixinho e dps médio e alto) 3 ou 4 vezes seguidas, tal como fizeste no inicio antes dos exercícios;

    8º Inspira e faz um ssssssssssssssssss mas em decrescendo (primeiro alto dps médio e finalmente baixinho) 3 ou 4 vezes seguidas, tal como fizeste no início;

    Se quiseres durante o dia tb poderás inspirar e fazer o som de zzzzzzzzzzzzzzzzzz da abelha onde quiseres tb ajuda a pregas vocais a ficarem na sua posição correcta que é esta ll .

    As melhoras e vai dando notícias.

    Daren.

    184486
    Veterano
    # out/07
    · votar


    MAs tipo assim... eu n sei se esou com fenda ou n... eu estou deduzido por alguns sintomas q estou tendo... ainda tenho q ver isso direitinho no médico e tal... tomara q n seja nada grave...

    Cantante
    Como tenho dito aqui, quando o I é ruim,

    então isso q vc esta dizendo é que se o I sai soproso demais e n por n consiguir fazer ele de outro jeito... isso pode ser um indicador de problema? NOssa tenho q ver isso ... até quando eu falo minha sai soprosa... eu só vim despertar pq vc e o Cybx falaram nas musicas q cantei.. eu n sabia q excesso de ar era problema... e realmente eu sinto que cansa cantar dessa forma.

    DarenVoice
    Valeu pelas dicas... vou no médico primeiro pra ele avaliar o problema... e depois posto aqui... tb vou tentar fazer isso ai q vc colocou.. parece um aquecimento vocal... eu n sabia q problema de fenda podia curar com 1 mes somente (no seu caso)... na verdade eu achava q fenda era uma coisa muito, muito grave e q talvez n tivesse mais jeito nenhum.

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # out/07
    · votar


    DarenVoice

    é louvável que vc deseje a pronta recuperação do amigo 184486, mas passar esses exercícios (que não vão prejudicar) é tomar a vez do fonoaudiólogo, o que não é algo muito responsável.
    Cada pessoa reage de forma diferente ao exercício. O que serve para um, pode não ser tão produtivo ao outro e pode até criar tensão ao invés de ajudar. Por isso principalmente que tem uma patologia deve procurar o profissional ANTES de se meter a fazer qualquer tipo de exercício por mais simples que seja, assim não correrá o risco de perder tempo ou prejudicar o tratamento.
    Um bom profissional tem a prova imediata se o exercício está fazendo o efeito esperado ou não.
    Com voz não se brinca.

    DarenVoice
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Cantante
    Oi caro colega, se vc leu bem o que eu escrevi eu em primeiro lugar disse para ele ir fazer uma laringóscopia, e em seguida ir ao fonoaudiólogo!!! Os exercícios passei para ele aquecer a voz e são exercícios que a minha fonoaudióloga me prescreveu para a minha recuperação da fenda que eu tive!!!Eu n disse que ele tinha de os fazer, apenas disse que ele poderia fazer aqueles exercícios, pois não prejudicam a voz nem fazem com que a fenda piore, bem pelo contrário!!! E ele quer queira quer não queira vai ter de ir ao otorrino e fazer a laringoscopia para realmente perceber o que se está a passar!!!

    Daren.

    cybx
    Veterano
    # out/07
    · votar


    184486

    Cada caso é um caso. Vá ao médico o quanto antes.

    Beijos!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Voz soprosa séria dúvida