Cover: Der Hölle Rache (A Rainha da Noite) by Dark Diva

    Autor Mensagem
    Dark Diva
    Veterano
    # out/07 · Editado por: Dark Diva


    Hail! o/

    Tô de volta, depois de alguns meses de ausência. E dessa vez eu cheguei pra detonar! \,,/

    (pra detonar os ouvidos de vcs, seus inocentes! Ahuahuahahuahuahua! =P)

    ______


    Essa ária q eu inventei de me meter a cantar, foi composta pelo músico mais fodástico q já viveu: Wolfgang Amadeus Mozart (amooo)! E q essa ópera é sem sombra de dúvidas uma das melhores já compostas. Ainda q vcs não curtam ópera, acho muito válido q vcs dêem uma lida no enredo dessa peça e a assistam, sem pré conceitos a respeito da música erudita. ;)

    Preciso dizer q essa ária deve ser uma das mais difíceis de serem executadas, na minha opinião. E se eu não estiver certa por esse lado, por outro eu digo q ao menos pra mim essa é particularmente uma música bem difícil, especialmente pq ela exige muito, tecnicamente falando, e pra uma leiga total como eu, as coisas acabam se tornando mais difíceis ainda do q pra quem domina as técnicas do canto lírico. =/

    A letra dela é bastante forte e a música aparece num momento muito tenso da ópera. Imaginem uma mãe q pede à própria filha para q esta mate o grande amor de sua vida? E imaginem q, se o "singelo pedido" não for atendido, a menina será amargamente renegada por sua genitora?

    Pois é... essa ária - e parte da ópera - tem mais ou menos esse contexto (sentiram a tensão? =D)

    Ahhhhhh, muito fod@ isso! Perfeito! A Rainha da Noite é mááá, muito mááá! \o/
    (666)
    E cuidado! Sejam sempre bons filhinhos pq, segundo o q a personagem nos mostra com todo o seu ódio, praga de mãe pega, hein?!
    Ahuehauhuehuahueah! xD

    Bem, como eu já sabia o q essa letra diz, acho q a carga emocional veio naturalmente. Não sei se vcs irão senti-lá, mas apesar de eu ter lido a letra enquanto gravava (e isso atrapalha um pouco), eu cantei como se fosse realmente a rainha malévola amaldiçoando a pobre menina apaixonada! \,,/
    (Love sux! Ahuahua! >P)

    ______


    Essa BT q eu usei tem um andamento mais lento do q a ária original. Verifiquei isso só depois de ter gravado, ouvindo 2 versões dessa mesma ária, com cantoras diferentes... a velocidade de ambas as versões estava bem mais rápida, e isso faz uma diferença enooorme, pelo menos pra mim, q acabei "apressando" a voz e a música ainda continuava, ahauhauah!
    Resultado: problema de tempo detected em algumas partes (por incrível q pareça, acho muito mais fácil cantar rapidinho do q devagar, não entendo o pq disso)!

    Outro detalhe q notei: na primeira vez q há uma vocalização com aquela nota mais alta (F5 ou F6? Nem lembro mais, rs), eu não a atingi (faltou um teco, mas acho q não cheguei lá), e só notei isso depois de ter salvado a BT com a voz. Confesso q não ouvi o resultado detalhadamente antes de mixar, e como ando muito preguiçosa, depois q vi deixei assim mesmo e não regravei nenhuma parte (dessa vez eu só queria matar a minha vontade de soltar um pouco a voz e não me preocupei com nada)! =P
    Mas na segunda repetição desse mesmo vocalise, o F5 (ou F6, sei lá) apareceu certinho (eu acho =X).

    Isso fora os outros montões de erros q deve ter, do tipo: afinação, respiração, diafragma, postura, etc, etc e etc! =P

    ______


    Vale lembrar q eu gravei esse som apenas uma vez, sem ensaiar e sem aquecimento vocal nenhum (ok, professores, podem brigar, sei q vcs têm razão... mas eu não sei como aquecer e saber q estou fazendo tudo certinho, meu. =/). Apenas senti muita vontade de cantar essa ária e foi o q eu fiz, aproveitando um raro momento de vontade de gravar alguma coisa, já q há muito tempo eu não sentia isso (até interrompi um trabalho da facu q eu estava fazendo só pra gravar a ária, huahua).

    ______


    E... só pra explicar (aos q ainda não sabem):


    Eu não sei nada sobre técnica vocal!!! Nunca estudei canto na minha vida e o q eu faço é unicamente embasado no meu instinto e just for fun.


    Portanto, aos profissionais q quiserem me ajudar, peço q sejam bem claros quanto às dicas. E aos demais, sejam bem bonzinhos quanto aos comentários, tá?!

    Aheuhauheuhueha, até parece q eu tô falando sério sobre serem bonzinhos nos comments, né? xD

    Q nada! Bonzinhos o kct! Eu quero mais é q me massacrem mesmo e sem dó, já q eu acho q acabei de cometer um homicídio doloso a essa ária fodástica, e o pobre do Mozart deve estar com a alma se retorcendo inteira por minha causa... tadinho dele! =~~~

    O q seria uma homenagem à esse músico ímpar, q eu admiro e idolatro incondicionalmente, acabou se tornando uma catástrofe! =X

    ( Desculpa, Mr. Wolfgang. É q o amor, além de ser cego, tb é meio surdo às vezes, sabe? =S )


    ______


    Bom, acho q já escrevi demais por aqui (novidade... ¬¬'), então, taí o link da tortura:


    •••••• DARK DIVA - DER HÖLLE RACHE ••••••


    ______


    =*'s e [ ]'s à todos!

    ^^

    ______


    P.S.¹: Cantar em alemão é difícil pra kct! =S

    P.S.²: Apesar de saber q só vou conseguir alguma evolução com aulas (e muitas aulas), ter gravado essa ária com certeza foi o meu maior "desafio de leiga". =]



    ¨

    Dark Diva
    Veterano
    # out/07 · Editado por: Dark Diva
    · votar


    DER HÖLLE RACHE

    Der Hölle Rache kocht in meinem herzen
    Tot und verzweiflung
    Tot und verzweiflung flammet um mich her!
    Fühlt nicht durch dich Sarastro Todesschmerzen
    Sarastro todesschmerzen,
    So bist du meine tochter nimmermehr
    So bist du mein', meine tochter nimmermehr

    Meine tochter nimmermehr

    So bist du meine tochter nimmermehr

    Verstossen sei auf ewig
    Verlassen sei auf ewig
    Zertrümmert sei'n auf ewig
    Alle bande der natur
    Verstossen
    Verlassen
    Und zertrümmert
    Alle bande der natur

    Alle Bande...

    Alle bande der natur
    Wenn nicht durch dich
    Sarastro wird erblassen!

    Hört, Hört, Hört,
    Rachegötter
    Hoert
    Der Mutter Schwur!



    \o/

    Dark Diva
    Veterano
    # out/07
    · votar


    TRADUÇÃO: A VINGANÇA DO INFERNO

    A vingança do inferno incendeia meu coração
    Morte e desespero!
    Morte e desespero queimam à minha volta!
    Se Sarastro não sentir através de você
    A dor da morte
    A dor da morte de Sarastro
    Então você nunca mais será minha filha
    Então você nunca mais será minha filha

    Nunca mais será minha filha

    Então você nunca mais será minha filha

    Renegada seja eternamente
    Abandonada seja eternamente
    Destruída seja eternamente
    Todos os laços de caráter
    Renegados
    Abandonados
    E destruídos
    Todos os laços de caráter

    Todos os laços...

    Todos os laços de caráter
    Se não for através de você
    Que Sarastro se torne pálido (morra)

    Ouça, ouça, ouça
    A vingança dos Deuses
    Ouça
    O juramento de uma mãe!


    \o/

    EduJazz
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Dark Diva

    \o/
    Mto bom... mto bom mesmo... sou fã de ópera, e de Mozart tb... e digo q vc interpretou essa obra mto bem!!


    E a flight of icarus?? Vai gravar?
    =*

    GuardianOfTheBlind
    Veterano
    # out/07
    · votar


    eh, ficou bom =O
    vc tem uma p*** noção pra quem nunca estudou
    queria ser assim tbm =[

    Diego MG
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Dark Diva
    Nossa que bíblia! hahaha!
    Essa eu não posso perder!

    Baixando......

    Dark Diva
    Veterano
    # out/07
    · votar


    EduJazz
    \o/
    Mto bom... mto bom mesmo... sou fã de ópera, e de Mozart tb... e digo q vc interpretou essa obra mto bem!!


    Ah, obrigada!
    Mas vc tá sendo muito gentil, hein?! =P
    ___

    E a flight of icarus?? Vai gravar?
    =*


    Então, eu acabei de ver o seu tópico e respondi lá! ;)
    Vamos tentar pra ver o q sai, hehe.

    Bjus e obrigada pelo comment! ;D


    ==================================================================


    GuardianOfTheBlind
    vc tem uma p*** noção pra quem nunca estudou
    queria ser assim tbm =[


    Obrigada, moço. Mas na verdade não sei se isso é realmente noção ou se é só loucura mesmo... Ahauhauhauhuhah! ^^

    Bjs! ;***


    ==================================================================


    Diego MG
    Nossa que bíblia! hahaha!

    Né? =D
    Isso é saudade de escrever no fórum!
    Ahauhauhauhuahuha!

    ___

    Essa eu não posso perder!
    Baixando......


    Baixa! Baixa! \o/
    E depois desce o kct na gravação! \o/

    Ahauhauhauhauhauhauh!

    =***

    Diego MG
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Dark Diva
    Bom senti uma falta de agilidade (vocalises) e brilho nos agudões(só naqueles bem agudos mesmo), não sei se era por causa da bt que vc falou que o andamento estava lento, talvez seja!
    Aquela modulação(não sei se é assim mesmo que escreve) 2:11 á 2:20 poderia dar uma treinada nela pra ficar ainda mais bonito do que ja está! ^^

    A afinação esta muito boa, pra quem nunca teve aula e tals você esta fera, áhh se eu tivesse 1/36 ávoz da sua afinação, eu tava feito! hehehe

    Beautiful, bravo!!
    Congratulations girl!
    Obs: remember, foi comentário de um aspirante, so, no matter!

    EduJazz
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Dark Diva

    N eh questão de gentileza, é sinceridade!
    Eu sou guitarrista, n saco bulhufas de canto... e pros meus ouvidos de leigo, ta profissional mesmo... n deve nada pra nenhuma outra versão...

    Gabriela Menezes
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Bom, como estudante de canto lírico tenho várias dicas, mas agora tô meio na correria...depois dou dia co alemão também, porque eu faço faculdade de letras (português-alemão) e tem um monte de erro de pronúncia. Más aí eu te falo depois!!

    Em geral ficou legal...tem umas partes que vc pega legal. Sò não sei se é efeito e tal....

    beijoca

    makumbator
    Moderador
    # out/07
    · votar


    Dark Diva

    Te respondi sobre o midi no outro tópico, olha lá!

    Quanto essa ária, achei mediana(inferior ao seu material que já ouvi). Acho que pecou bastante na pronúncia do alemão(claro que como qualquer língua existem n sotaques diferentes, mas no seu caso ficou um pouco de enrolação). Principalmente nos "ch",como nicht, mich, etc... e nos "ü".
    Também achei que vc sofreu e não chegou exatamente na afinação aguda do começo(sei que deve ser difícil esse trecho, como vc mesma comentou). A questão do tempo realmente te quebrou, vc teria que conseguir uma outra BT ou o midi e arrumar manualmente(ou até pegar essa BT mesmo e em um editor de audio fazer as mudanças de tempo desses trechos sem alterar a afinação). O trecho "galináceo" fica muito mais difícil se for arrastado como está(mas no que tange a isso não é culpa sua, e sim do acompanhamento). Mas gostei do final.
    Te recomendo não mixar no mesmo dia que gravou. Espere e ouça depois com o ouvido descansado antes de mixar, e só mixe quando tiver tempo depois.
    mas foi uma bela iniciativa, deu a cara para bater! Isso é positivo! Parabéns! Uma pergunta, vc já faz aula? Se com todo esse talento natural vc tivesse um bom professor...nossa! O resultado seria perfeito!!!!

    anonimuzz
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Ahah! Decorei essa ária inteira, mas não me atrevo a gravá-la, foi só mesmo pelo prazer de a ouvir. Realmente, o seu alemão é mauzinho e houve ali umas falhas, mas a afinação parece boa.

    Linn
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Oláááá!
    Sua voz é linda e vc sabe, mas pecou em vários aspectos =/, vou ressaltar alguns, já que vc pediu XD

    + Achei que a falta de aquecimento foi um grande problema. A voz ficou mal colocada em vários trechos, especialmente nos agudos em vocalize. Tenho a impressão que vc anda apoiando na garganta, pq a voz soou um pouco metalizada demais.

    + Bem, também faltou apoio, como eu disse. A voz tá frágil e um pouco "forçada". Esses agudos estão confortáveis pra vc?

    + Os vibratos não estavam constantes como a música exigia. Imagino que seja falta de apoio e de colocação da voz, enfim.

    Como dicas, eu diria pra vc tentar um aquecimento básico antes de gravações como essa, como bocejo (por sinal, a boca do canto lírico lembra muito a do bocejo), e um "glissando", indo de uma nota grave até a aguda em trrrr e brrr.

    Gosto bastante do seu timbre, mas é essencial, digamos, que vc trabalhe em alguns aspectos. Eu também não sou lá graaande conhecedora do canto lírico, mas eu tenho alguma noção, então eu espero que meus comentários tenham ajudado, querida ^__^

    Beijo! Sucesso, viu? Vc vai longe!

    Zuzza
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Dark Diva
    =O
    De boca aberta aqui. Primeiro, pelo post gigante... Depois, pela música. Nossa, não posso acreditar que você não tenha feito aulas de canto... Meu, seu timbre é maravilhoso e sua técnica me parece excelente. Tudo bem que eu não entendo nada sobre canto e, infelizmente, não posso dar nenhuma dica boa para melhorar sua técnica. Mas gostei do que ouvi. Aliás, adorei... Uma das melhores coisas que ouvi por aqui. =D
    Realmente é super difícil (para mim impossível - hahahaha) cantar essa ''música'', ainda mais sendo em uma língua que não temos fluência, mas você superou todas as expectativas e detonou. Só notei algumas falhinhas na respiração, mas nada que tirasse o brilho da sua interpretação. Feeling nem se fala, absurdamente CONTAGIANTE!!!!
    Enfim, meus parabéns e aplausos em pé. =))

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Cover: Der Hölle Rache (A Rainha da Noite) by Dark Diva