10 dicas para quem vai fazer aula de canto.

Autor Mensagem
Dieguinho10
Veterano
# mai/09
· votar


Otimo topico.. Parabens.

Sou novato na musica, faço aula a 5 meses, dive uma boa evolução neste pequeno tempo, mas é muito pouco. Eu estudo 1 vez por semana com o professor e outros 5 dias sózinho em casa, mas sinto que falta mais alguma coisa. Acho que é porque nunca cantei na minha vida e porque ainda não toco nenhum istrumento.

Starbreeze
Veterano
# mai/09
· votar


Amei o topico, muito bom mesmo.

Quem quer e quem realmente gosta evolui realmente mais rápido e com muito mais facilidade do que quem vai fazer aulas de canto pensando que só porque tem acompanhamento de um profissional a voz vai de um instante para o outro se transformar.

Não vão com essa ilusão... Dedicação e disciplina ao que fazem primeiro de tudo.

Lily_guitarrock
Veterano
# mai/09
· votar


Cantante
Td bem?
Gosto muito de canto, porém não gosto da minha voz quando estou cantando. Exitem exercícios para meolhorar a voz (afinação, p.ex.) que eu posso fazer em casa, sem precisar de um professor?
Se existe, vc poderia passar?
Obrigada

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# mai/09
· votar


Lily_guitarrock

Olá Lily,

então, diferentemente do estudo de instrumento, com a voz não tem como estudar sozinho e descobrir determinadas coisas.

Fosse assim fácil, nem precisaria existir a figura do professor de canto. E é justamente o contrário. A professor é figura importantíssima e divisor de águas.

Fazer exercícios sozinho em casa além de não adiantar nada para o bem, acaba funcionando quase em 100% para o mal criando vícios, manias, esforços que depois são mais difíceis de tirar.

Lily_guitarrock
Veterano
# mai/09
· votar


Cantante
Obrigada pela dica.
É bom saber coisas desse tipo, pois assim não fico "forçando" a voz sem ter alguém para me corrigir.
Valew...

Starbreeze
Veterano
# mai/09
· votar


Lily_guitarrock


Existir existem varios exercicios, principalmente no YouTube, mas é como o Cantante acima referiu que, se fosse assim tão facil não precisaria existir professor.

Canto é muito mais do que aquilo que muitos pensam... que é só fazer um aquecimento vocal de escalas que já ta otimo para cantar... tem a respiração, que no meu caso é o mais dificil para aprender, e disciplinar*

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# mai/09
· votar


Canto é muito mais do que aquilo que muitos pensam...

Tá aí uma frase que se todo mundo levasse a sério, teríamos uma quantidade muito maior de bons cantores por aí.

AnaaBanana
Veterano
# mai/09
· votar


Cara, eu te amo xD
mesmo!

Eu começo amanhã minhas aulas e, assumo, tô MUITO tensa D:
já fiz dois meses antes, mas desconfiei que tinha algo de errado e saí. Agora, depois de MUITOS bolos, espero que tudo dê certo ;~

Brigadão :DD

oiio
Veterano
# jun/09
· votar


bacana o topico, vou começar a fazer aula de canto, gostei das dicas! o/

Li Crisoli
Veterano
# ago/09
· votar


boa noite pra tds

Cantante, as dicas foram maravilhosas, fiquei só com uma(s) dúvida(s)...

tem como saber se a forma de um professor ensinar irá me prejudicar á longo prazo?

em algumas semanas há como identificar se o ensino de alguma técnica ou pratica de exercício estão incorretos e ´´estragando´´ minha garganta?

percebi que muitos acertaram na escolha do professor só depois da primeira tentativa... voce acha mal pedir pra ver referencias, tipo diploma, premios, omb? eu sou cara d pau pra pedir mas sei lá, voces pregam na parede isso?

e outra... estou cansada de ouvir: ´´pára de fumar!´´... pow tem mesmo q parar? o Chico Buarque fuma (e bebe e ch....) e canta! não posso fumar nem free 1 ás vezes?

vlw compartilhar teu conhecimento, são poucas as pessoas fazem isso e q tem bagagem tb pra fazer.

:~*

JC-LOVE-BASS
Veterano
# ago/09
· votar


Cantante
obrigado.

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# ago/09 · Editado por: membro
· votar


tem como saber se a forma de um professor ensinar irá me prejudicar á longo prazo?

Se o professor insiste em levar você para notas agudas logo de cara, não pergunta se está "arranhando" ou se está doendo alguma coisa, se não dá muita margem para perguntas, se já dá músicas difíceis para você ensaiar, se não dá a pinta que está preocupado com a saúde vocal, se concorda com tudo que o aluno sugere, se ele mesmo canta mal e se não olha para você quando você está fazendo vocalises...já dá para desconfiar.

E acima de tudo, você tem que sentir progresso já nas primeiras aulas. É lento, mas alguma coisa já vai melhorando. Se fica tudo a mesma coisa também não é bom.
E conforme as aulas vão evoluindo você tem que cantar cada vez fazendo menor esforço.

percebi que muitos acertaram na escolha do professor só depois da primeira tentativa... voce acha mal pedir pra ver referencias, tipo diploma, premios, omb? eu sou cara d pau pra pedir mas sei lá, voces pregam na parede isso?

Não quer dizer absolutamente nada. Diploma pode enfeitar a parede mas não faz um bom professor. A grande maioria que sai da faculdade de canto, sai igual ou pior do que entrou. Infelizmente nao é garantia. Tem é claro as suas excessões, mas são poucos. Não estou dizendo que não é importante se formar, apenas que não é garantia.

e outra... estou cansada de ouvir: ´´pára de fumar!´´... pow tem mesmo q parar? o Chico Buarque fuma (e bebe e ch....) e canta! não posso fumar nem free 1 ás vezes?

E Chico Buarque canta? Desde quando? Poder fumar você pode, mas respiração é tudo no canto e arrebentar justamente com isso é o maior contrasenso que pode haver para quem quer ser um grande cantor.
Se quiser cantar como o Chico então pode fazer o que quiser que não faz a menor diferença.

No mais, fumar é uma coisa tão desnecessária e sem sentido, que não sei nem se tem como entrar no mérito.

Gansinho
Veterano
# ago/09
· votar


Li Crisoli
Chico Buarque.. canta?
HUADSHUSDAUHSDAUHSDA

SylvioLima
Veterano
Prêmio FCC 2007
# ago/09
· votar


Cantante
com a voz não tem como estudar sozinho e descobrir determinadas coisas.
Eu tenho uma dúvida, mas não que eu seja contra aula de canto.

Como se sabe tudo sobre cantar sem prejudicar a voz? Eu queria saber como descobriram esses métodos... foi no tipo 'erro' e 'acerto' ou foi atraves do estudo do corpo humano... sei la... como juntaram todas as informações até chegar a um conhecimento só sobre a forma correta de cantar? Por que o método italiano é o melhor (segundo o que vcs dizem)?

Eu não entendo nada... só estou perguntando de curiosidade mesmo.

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# ago/09
· votar


foi no tipo 'erro' e 'acerto' ou foi atraves do estudo do corpo humano

As duas coisas. Mas isso já vem de muito tempo mesmo. Veja por exemplo a dificuldade das óperas de Mozart em termos de técnica (um exemplo é ária da Rainha da Noite na flauta mágica).

Por que o método italiano é o melhor (segundo o que vcs dizem)?

Eu vejo principalmente por causa da quantidade dos grandissimos cantores que foram aparecendo e que eram da escola italiana de canto, ou seja, a prova cabal é o desempenho desses cantores.
Por outro lado, acho que é melhor para quem fala português porque o italiano é muito mais próximo do português do que o alemão por exemplo.

Não sei se comentei por aqui, mas na Itália tem uma senhora já prá lá dos 70 anos que foi cantora lírica e que hoje dá aula para metaleiros. Usa a base da técnica italiana para que a pessoa cante o que quiser. É chamada do que aqui seria equivalente a vovozinha do metal.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a 10 dicas para quem vai fazer aula de canto.