10 dicas para quem vai fazer aula de canto.

Autor Mensagem
membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jul/07 · Editado por: membro


Algumas dicas, que as vezes parecem até simples demais, mas que são interessantes principalmente para quem está começando:

1 - Relaxe! Vc está aí para aprender. Não fique todo duro, travado ou com vergonha de fazer exercícios, por mais estranhos que pareçam.

2 - Não pare durante os vocalises. É importante que vc faça até o fim. É normal a pessoa quando erra, parar no meio do exercício.

3 - Se permita errar. Errar na aula é melhor do que na hora de se apresentar. Isso equivale a dizer que vc deve tentar fazer, saia o som que sair. Se estiver ruim o professor corrige.

4 - Não fique inibido porque a pessoa que está lhe dando aula sabe muito mais do que vc, afinal é por isso que vc está aí, certo?

5 - Tem gente que pára demais para conversar no meio dos exercícios. Tudo bem conversar um pouco para relaxar, mas não perca o foco. Aproveite a aula.

6 - Se vc tem dúvidas sobre o trabalho, se vc não tem confiança no profissional é melhor procurar outro. Não perca tempo.

7 - Não adianta nada fazer aula uma ou duas vezes por semana e depois não fazer mais nada em casa, esperando que a outra semana chegue. Tem que cantar para aplicar o que aprendeu na aula (sem forçar).

8 - Não pense que vc vai resolver os seus problemas em dois meses. Isso leva tempo. Seis meses para aula de canto é quase nada.

9 - Complementando a anterior, quanto mais vc se dedicar, mais tempo pensar na voz, mais rápido vai ser o seu desenvolvimento. Professor não faz milagre.

10 - Não perca o foco. Tenha um objetivo bem traçado, mas respeite os limites da voz. Aprenda a conhecer a sua voz. Não se estresse querendo ter uma voz diferente, pense em fazer o máximo possível com o que vc tem.
E não esqueça: o professor mostra o caminho, mas não pode formar a sua voz por vc. Não seja passivo no estudo. Faça acontecer.

Zapata
Veterano
# jul/07
· votar


Fecha a conta e passa a régua.

Tópico fixo, please?

cybx
Veterano
# jul/07
· votar


Mto bom, exatamente tudo que eu faço. =)

Fixo ctza.

Guitar_L
Veterano
# jul/07
· votar


Cantante
Muito bom, serve pra aulas de qualquer instrumento ;D
Abraços

Linn
Veterano
# jul/07
· votar


Muito bom! Você tá bem certo mesmo.



1 - Relaxe! Vc está aí para aprender. Não fique todo duro, travado ou com vergonha de fazer exercícios, por mais estranhos que pareçam.

2 - Não pare durante os vocalises. É importante que vc faça até o fim. É normal a pessoa quando erra, parar no meio do exercício.


Quando comecei a fazer aula, sempre tinha problemas com isso. Só depois de 1 ano que começou a melhorar... ^^

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jul/07
· votar


Zapata
cybx
Guitar_Luppi
Linn


É claro que tem mais coisas para pensar, mas só isso aí já dá um trabalhão do caramba. Se lembrarem de mais alguma coisa...

Guitarrist
Veterano
# jul/07
· votar


Achei legal. Mas a maioria sabe o que fazer, o problema é que quando o camarada é tímido, não tem jeito, é sempre um baita sofrimento.
E o duro é que não dá nem pra tomar umas gelada antes da aula, porque o prof. vai sentir o cheiro de breja! ahahawhawha... Além de não ser aconselhavél tomar nada gelado antes da aula.

Danckor Vallence Buriok
Veterano
# jul/07
· votar


nem alcóolico...

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jul/07
· votar


Guitarrist
Mas a maioria sabe o que fazer
Acredite, não sabe. A maioria acha que vai encontrar fórmulas mágicas ou que um exercício apenas já resolve muita coisa.

E o duro é que não dá nem pra tomar umas gelada antes da aula, porque o prof. vai sentir o cheiro de breja!
Além de não ser aconselhavél tomar nada gelado antes da aula.
Nem antes e nem depois. E de preferência, quem canta não deve consumir alcool. Gelado é ponto a se evitar, sempre.

Cantante
Muito bom msm!

É sempre importante lembrar que "se dedicar" jamais significa levar a voz a exaustão, muito menos repetidamente.

Outra coisa que percebo em muito alunO (no masculino) é um enorme preconceito, inclusive ao descobrir que o estudo (principalmente de apoio e respiração) acaba, algumas vezes, refletindo em músculos (contrações e relaxamentos) em que o sujeito jamais aceitaria falar abertamente que está sendo estimulado. Largem isso pra trás, pois o corpo TODO tem que trabalhar em prol do canto.

E nego ainda acha que cantar é só pegar um mic e berrar.

=)

Facchini
Veterano
# jul/07
· votar


quem canta não deve consumir alcool

isso sempre é algo que pesa muito.... :/

Zapata
Veterano
# jul/07
· votar


Facchini

Tô contigo :/

cybx
Veterano
# jul/07
· votar


Cantante

Nunca tentar imitar um músico que vc admira, tentar sempre passar a sua identidade ao que vc está executando, pq imitar pode forçar o aparecimento de vícios errados.

Canto
Veterano
# jul/07 · Editado por: Canto
· votar


8 - Não pense que vc vai resolver os seus problemas em dois meses. Isso leva tempo. Seis meses para aula de canto é quase nada.

Realmente o Cantante foi feliz no post dele...
Mas a apartir de quantos anos ou meses se nota melhora na voz?

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jul/07 · Editado por: membro
· votar


Mas a apartir de quantos anos se nota melhora na voz?

"Melhora" na voz se nota já quando você começa a aula, porque vc começa a cortar algumas manias ou vícios prejudiciais, se esse for o caso, claro.

Quando vc começa a estudar canto, a percepção aumenta e vc vai aos poucos identificando o que está bom ou ruim na maneira como vc está cantando.

Agora, fixar um tempo exato é impossível. Depende de uma série de fatores como: facilidade, afinação, musicalidade e principalmente da personalidade. Uns vão crescer rápido em meses, outros podem ficar anos para vencer as próprias barreiras. Depende tambem do objetivo que se tem.

Enfim, sempre vai ser diferente para cada um. E junte-se a isso o fato de que quando vc estuda um instrumento, por exemplo, e comete um erro, vc está vendo o que fez de errado, no canto não. Por isso se trabalha tanto com imagens mentais.

Linn
Veterano
# jul/07
· votar


Cantante
Enfim, sempre vai ser diferente para cada um. E junte-se a isso o fato de que quando vc estuda um instrumento, por exemplo, e comete um erro, vc está vendo o que fez de errado, no canto não. Por isso se trabalha tanto com imagens mentais.


É exatamente isso que é complicado no canto: vc tem que "imaginar" o que tem que fazer e treinar, treinar, e treinar sempre com um bom professor ali do lado. É dificil, não é todo mundo que consegue persistir...

melinda
Veterano
# jul/07
· votar


técnica vocal,como diz minha professora ...ás vezes á muuuuuuuuito chato..cansa...enjoa...etc,mas é aí que vc fica bom neh???Errando que se aprende...um bom professor faz um bom aluno eu acredito ...e um bom aluno faz o nome do professor..isso é verdade...

ótimas dicas...gostei!!!

CurTu MeTaL e NaO o DemOn
Veterano
# jul/07
· votar


ótimo tópico!

Linn
vc tem que "imaginar" o que tem que fazer e treinar
realmente! Isso é cabuloso.. Oo
é estranho, as vezes eu acho desnecessario imaginar pois PARECE que não vai adiantar nada... mas confesso que eu tento! =\ hehe

remitheguy
Veterano
# nov/08
· votar


rsrs, ás vezes enche a paciencia msm, e a minha prof diz que os exercicios devem ser feitos diariamente, com o tempo e pacinecia os resultados vem

Prof. Grosélio
Veterano
# nov/08
· votar


Cantante

parabéns, momento de inspiração na hora de criar o tópico, muito bom mesmo.
Um abraço

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# nov/08
· votar


momento de inspiração na hora de criar o tópico

um dos raros eheheh...valeu!

remitheguy
Veterano
# nov/08
· votar


boas dicas

Felipe_MP
Veterano
# abr/09
· votar


Cantante

parabens cara excelente tópico.

O meu problema já é o seguinte, faço aula em grupo de 5 pessoas, lá só tem eu de homem mais 4 meninas e o professor, cara a aula sempre tem conversa e acaba tirando a concentração, mas tudo bem são mulheres né temos que aturar, hauhauhauhau. VLW

Pcs
Veterano
# abr/09
· votar


Felipe_MP
mas tudo bem são mulheres né temos que aturar.
Pô ainda mais 4 hein! espero que suas aulas não sejam na segunda hahaha elas vão ter muita coisa pra contar entre si

Diego MG
Veterano
# abr/09
· votar


ótimas dicas

Pcs
Veterano
# abr/09
· votar


ótimas dicas[2]

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# abr/09
· votar


Felipe_MP

Aula em grupo com mais de três pessoas não dá certo. E de preferência só vozes semelhantes - tenores com sopranos, etc.


Pcs
Diego MG

Valeu pessoal.

Lasanha
Veterano
# abr/09 · Editado por: Lasanha
· votar


"Seis meses para aula de canto é quase nada." Cantante, tendo a discordar, em parte, dessa parte do tópico.

Eu já fazia aula a um ano, quando mudei de professor. Com esse novo professor eu fiz quase um ano de aula e só parei com ele porque ele saiu da escola. Fiquei impressionado o quanto a minha voz melhorou rápido, mas muito rápido mesmo, quando esse cara passou a me dar aulas. Juro que eu mudei da água para o vinho nesse período. Não estou dizendo que virei grande cantor, mas melhorei muito mesmo. É claro que eu estudava bastante, praticava em casa, não tinha vergonha de fazer os exercícios estranhíssimos que ele me passava, mas enfim, mudei muito.

Depois disso continuei fazendo aulas com outros professores. Tb houve evolução, mas com certeza num ritmo menor. Resumindo, acho que por mais que 6 meses de aula seja pouco, se o aluno pegar o professor certo e se empenhar, esse período fará uma baita diferença, embora ainda vá faltar bastante estudo pela frente... Pelo menos foi assim comigo.

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# abr/09 · Editado por: membro
· votar


Não pense que vc vai resolver os seus problemas em dois meses. Isso leva tempo. Seis meses para aula de canto é quase nada.

Esse foi o texto que escrevi. Não se aplica a quem já faz aula e ainda mais a quem já fez 01 ano de aula.
Tenho certeza que os seus primeiros seis meses foram tão difíceis como são para qualquer um. Nesse tempo mal e mal se consegue aplicar corretamente a respiração.

Felipe_MP
Veterano
# abr/09
· votar


Cantante

já pensei nisso mas ainda estou no começo, fazendo exercicios vocalizes e treinando respiração apoio esas coisas q vcs já sabem, eu já sou músico por isso a parte teórica fica fácil pra mim, no restante estou me virando bem, o importante galera é treinar os exercicios em casa se deixar pra fazer só ná aula tua evolução será pequena. Abraços ae.

Lasanha
Veterano
# abr/09
· votar


Cantante,

Ah sim, se não se aplicar a quem já estuda, ai assino embaixo...

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a 10 dicas para quem vai fazer aula de canto.