APOIO - Respiração Diafragmática (nao eh duplicado)

    Autor Mensagem
    ivan_puppets
    Veterano
    # mai/07 · Editado por: ivan_puppets


    Intao, eu queria perguntar uma coisa,
    -------------------------------------------------

    Deem uma olhada nessa musica, eu to compondo, to criando o Instrumental e a Letra,,, podem olhar ?

    http://www.4shared.com/file/16466441/db5802f5/hsuhsuhsus.html

    vlw mesmu =)
    -----------------------------------------------------
    APOIO, sempre li sobre isso e até agora não entendi, mesmo com os topicos que ja existem =(

    queria saber, eu respiro enxendo a barriga a um tempo, para me acostumar, mas não sei usar isso, pq em algumas músicas eu perco o AR, e fica mto feio, alem de eu nao alcancar as notas.....

    o pior eh que nao consigo cantar no TOM, o que deixa mto feio......

    tentem me ajudar, por favor, preciso dissu, sei que soh com aula mesmu, mas preciso de alguma ajuda:P

    vlw desde jah

    Skinwalker
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    cara eu ainda nao sei exatamente como é apoio e respiração entao n tem como lhe ajudar =/ mas cara pra pegar o tom tenta ouvir bem a harmonia, qualquer coisa fecha os olhos pra ouvir aumenta um pouco o volume... essas coisas podem(presumo)lhe ajudar a pegar o tom cantando sozinho, porem cante antes junto com o cantor que vc pega a afinação e o tom =)
    espero que tenha dito algo util \m/

    ivan_puppets
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    valew kara:P

    mas tipo, nao pego o TOM pelo apoio mesmu

    pq inicio no TOM, mas depois desafinado pa caramba:P

    Skinwalker
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    cara só lembrando sobre teu problema do modo de cantar... vi um clip de uma banda e seria bom veres um cara exagerando nos trejeitos, algumas coisas de modo diferente do teu mas.... é bom veres como fica feio, e que sem isso ficaria MT melhor
    repare bem nos primeiros versos que tosco fica(pra mim pelo menos) mas a musica é legal até =X
    http://www.youtube.com/watch?v=6mABNEEdc6o

    ivan_puppets
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    vi o video:P

    tipo kara, nao sao os trejeitos q deixam tosko,,, e sim o TIMBRE do kara,,, eh mto agudo, misturado com uma voz feia =/

    ivan_puppets
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    o timbre do kara eh um bonjovi sem nocao qnd fika agudo:P

    OUVE, " Q CORTAM AS ASAS PRA VC NAO VOAR"

    parece um poko bonjovi hehehhe

    CurTu MeTaL e NaO o DemOn
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    ivan_puppets
    é cara, de começo...
    apoio na pratica é meio que encher a barriga mesmo... sendo que de maneira alguma seus ombros podem se levantar! Pensa em encher a parte mais baixa da barriga...

    tipo, pressione com seus dedos uns 5 cm abaixo do seu umbigo (na verdade, é quase em cima de onde começa o osso da reigão pelvica) pressionando essa região tenta "encher" ali (faz força contra seu dedo ali)... isso já é um começo! O proximo passo é trabalhar bem essa região, tentando cada vez mais inspirar por ali, por mais tempo!


    sobre o video...
    fora as graças do cara, eu curti o timbre dele! Oo hehehe
    mas a afinação não ta legal, e a musica tambem eh meio bichera! hehe
    falows

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # mai/07
    · votar


    Não vão atrás desse papo de respirar estufando a barriga pra fora (tipo uns vídeos de "professores" que tem por aí) que é a maior roubada.

    Não funciona, acaba forçando e "puxa" a voz para baixo.

    APOIO, sempre li sobre isso e até agora não entendi, mesmo com os topicos que ja existem =(

    Cara, pode crer é muito difícil explicar a questão do apoio sem mostrar como funciona na prática. Por essas e outras razões que eu sempre repito que apenas ler a respeito não resolve nada.

    ivan_puppets
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Valew Cantante,,, se puder dar uma olhada na musikinha la em cima do topico hehe

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # mai/07
    · votar


    ivan_puppets,

    o que é? Felipe Dilon cover? eheheh

    ivan_puppets
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    ahhhhhh rsrsrsrsrs

    num eh naum ! rsrsrs

    Jattto
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # mai/07 · Editado por: Jattto
    · votar


    ivan_puppets

    Essa história de encher a barriga de ar é furada, como disse o Cantante. Segundo o que me disseram, isso é errado (ou simplesmente não ajuda em nada, podendo atrapalhar inclusive). O correto tem a ver com preencher de ar a região próxima às costelas inferiores, o que se chama de respiração intercostal... as costelas parecem abrir se assemelhando a tipo umas asinhas... =P
    Preencher a parte de trás (costas) na mesma região de costelas tbm favorece. Tudo isso aumenta tua capacidade respiratória e te permite maior controle na saída de ar (uso dele) e, claro, melhor apoio.
    Como fazer isso? Acho que só com MUITA prática com alguém que realmente entenda... pq não é fácil... às vezes eu acho que nunca vou conseguir... parece que eu não consigo controlar meu próprio corpo... dá medo. Oo

    Leandro Rigon
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Em algums sites da net achei as seguintes citações, que achei interessante transcrever:


    1." Hoje, principalmente nas grandes cidades, somos obrigados, já na idade de seis anos, a ficar horas sentados no colégio, freqüentemente em salas super-ocupadas e abafadas. Mais tarde, continuando os estudos, exercendo uma profissão, a nossa vida não muda muito. Desta maneira, não tendo uma compensação, os nossos pulmões vão deixando de inspirar profundamente, e o movimento diafragmático é quase nulo, assim é que usamos mais a respiração toráxica e clavicular." ( Manual Prático de Técnica Vocal. Charlotte KAHLE. Porto Alegre, Livraria Sulina Editora.1966)

    2." Quando se pede aos alunos, no início das aulas de fala ou de canto, para inspirarem profundamente, 80% inspiram com uma elevação forçada das costelas e das clavículas, mantendo os músculos abdominais contraídos, erguendo os ombros, ficando vermelhos no rosto e pescoço... Esta respiração forçada tem conseqüencias desastrosas, em primeiro lugar para a voz. A laringe fica sob alta pressão, e pior ainda se a pessoa não articula bem, trancando os maxilares. Assim, a pressão é dupla e as nossas cordas vocais não podem vibrar livremente." ( Manual Prático de Técnica Vocal. Charlotte KAHLE. Porto Alegre, Livraria Sulina Editora.1966)

    3.Na inspiração, que deverá ser sempre nasal, se procura dilatar em todas as direções as costelas inferiores. Ao mesmo tempo, as paredes do abdomen se enchem de ar. Pode se controlar o movimento colocando uma mão no abdomen e outra nas costelas. É importante que a clavícula e os ombros não se movam. Utilizar o espelho é útil para vigiar e impedir movimentos desnecessários de tensão. Deve-se exercitar a inspiração nasal ainda que seja de boca aberta. Deve-se também praticar a inspiração rápida, quer dizer, inspirar a maior quantidade de ar em menor tempo possível, após ter dominado esses movimentos corretamente.(http://www.geocities.com/Vienna/9177/respiracao.htm)


    4. - APOIO" Apoio, portanto, é o controle elástico e conciente da força retrátil passiva e espontãnea do movimento de elevação do diafrágma ao promover a expiração, e é conseguido pelo domínio de seus antagônicos- os músculos abdominais e intercostais - com a finalidade de manter o equilíbrio da coluna de ar e aplicá-la à fonação."( Técnica Vocal para Coros. Helena Wöhl COELHO. Editora Sinodal, São Leopoldo, 1994).

    5.


    As Regras de Ouro da Boa Voz de Um Cantor

    Este texto é uma cópia integral das páginas 33 e 34 do livro: " Higiene Vocal Para o Canto Coral" Das autoras: Mara Behlau & Inês Rehder. Editora REVINTER,1997


    1 - Nunca cante quando não estiver em boas condições de saúde; cantar é um ato de esforço e de enorme gasto energético. Manter a saúde auxilia a produção da voz, quer seja cantada ou falada. São raros os indivíduos doentes que mantém boa emissão vocal.

    2 - Use roupas confortáveis, não apertadas, principalmente na garganta, no peito, na cintura ou no abdômen.

    3 - Mantenha-se sempre hidratado, bebendo, pelo menos, dois litros de água por dia; suas pregas vocais estarão em ótima condição de vibração quando sua urina estiver transparente.

    4 - Aqueça e desaqueça a voz antes e depois da apresentação, respectivamente. Aqueça a voz através de exercícios de flexibilidade muscular, antes de usá-la para o canto; vocalise com variação de tons, começando pelos médios e depois indo em direção aos extremos da tessitura vocal. Após o término das apresentações ou ensaio, desaqueça a voz através de exercícios para retornar à sua voz falada natural; use bocejos, fala mais grave e mais baixo, para não ficar usando o esquema vocal cantado além do tempo do canto. Um cantor que fala do mesmo jeito que canta submete seu aparelho vocal a um desgaste muito maior.

    5 - Ensaie o suficiente para ficar seguro quanto ao texto, melodia e controle de voz; assim fazendo, você vai reduzir a interferência de aspectos emocionais negativos, como o medo e ansiedade ante o público. Não ensaie por mais de uma hora sem descanço.

    6 - Monitore sua voz durante os ensaios e apresentaçãoes: aprenda a ouvir sua qualidade vocal e a reconhecer suas sensações de esforço vocal e tensões desnecessárias, a fim de evitá-las.

    7 - Lembre-se de que um certo nervosismo mobiliza positivamente a energia para uma apresentação mais rica e envolvente; a adrenalina é positiva e confere emoção ao canto. Além disso, o público espera o sucesso do cantor, confie nesta química!

    8 - Evite as festas ruidosas, lugares enfumaçados e barulhento, tanto antes como depois das apresentações. Antes das apresentações, os abusos em questão podem limitar seu resultado vocal; após as apresentações seu aparelho fonador foi intensivamente solicitado e está mais sensível para responder a tais agressões.

    9 - Mantenha uma dieta balanceada, pois o canto é uma função especial e requer grande porte energético. Evite o excesso de gordura e alimentos condimentados, o que lentifica o processo digestivo, limita a excursão respiratória e reduz a energia disponível para o canto. Além disso, se voltar muito tarde para casa e ainda não tiver se alimentado, ingira apenas alimentos leves e de fácil digestão, para evitar o refluxo gastroesofágico.

    10 - Nunca se auto-medique; não tome remédios sugeridos por leigos, nem chás e infusões de efeito desconhecido ( geralmente irritantes, ressecantes e estimulantes de refluxo gastroesofágico). Também não repita receitas médicas utilizadas nema certa ocasião, mesmo que tenham dado resultado positivo. Procure ajuda especializada quando necessário."


    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # mai/07
    · votar


    Na inspiração, que deverá ser sempre nasal

    Bom, primeiro é impossível em trechos rápidos respirar somente pelo nariz e segundo que o certo dessa frase seria:

    Deve-se inspirar preferencialmente pelo nariz mas se não der tempo, não tem problema, não dá nenhum "efeito colateral".

    Izzy Dragon
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    ivan_puppets
    Cara, pra ajudar na afinação também seria bom você afinar seu violão ali.
    Tá desafinado demais, hehehe

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # mai/07
    · votar


    Cara, pra ajudar na afinação também seria bom você afinar seu violão ali.

    kkkkkkkkkkkk

    CurTu MeTaL e NaO o DemOn
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Leandro Rigon
    ótimo post!!
    valew ae cara!!

    ivan_puppets
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    vlw a todos q tao me ajudando e respondendo meu POST =) !

    verde 1
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Leandro Rigon:

    Muito interessante os textos tirados da net gostei muito esclareceu algumas dúvidas. (valeu)

    Leandro Rigon
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Digamos que eu dei uma boa "garimpada", pois 90% do q tem na net é porcaria.

    Barbara Jolie
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Leandro Rigon
    Seu post já está no Tópico:

    [url=Fórum de Canto: Tópicos Essenciais]http://forum.cifraclub.com.br/forum/1/41986/p1#9[/url ]

    Obrigada!

    cybx
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Eh vdd, o violao ta desafinado aehhueahuuea..
    Mas po cara, nao tem como agente te ajudar mto nao, apoio tu soh vai entender mesmo o conceito com um professor te ensinando os exercicios de percepcao diafragmática mesmo... Soh lendo aki tu nao vai mto longe nao..

    ivan_puppets
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Pra não criar mais um dos milhares tópicos de APOIO aqui no forum, vou postar aqui mesmo...... intao, eu tenho uma dúvida...

    eu tive aula de física na escola hoje, e o professor falou, que quando estamos sobre alguma coisa, estamos apoiado, e por isso temo Forca de APOIO(n)..

    o APOIO, no canto, é pq seus orgaos estarao APOIADOS no diafragma ? assim dando melhor sustentacao, assim como no APOIO, dito nas aulas de fisica ??

    é só pra tirar um duvida =P

    Danckor Vallence Buriok
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    ivan_puppets
    Mais ou menos por aí... Mas no caso, quando dizemos apoio diafragmático, estamos dizendo que a projeção da voz está apoiada no controle consciente e natural do diafragma, e não na contração de músculos da garganta.

    É que para emitir um som, muitos músculos estão envolvidos, entretanto, quando se utiliza demais os músculos da laringe e pescoço, a voz sai espremida, forçada e consequentemente com pouca projeção. É a famosa voz na garganta. Quando o controle da respiração é totalmente feito pelo diafragma, abdômem e músculos intercostais, não é mais necessário tanto esforço dos músculos da região da garganta, então a voz pode ser projetada (e educada) de uma forma muito mais natural e sem sofrimentos!

    Por isso, aprender a respirar é um dos primeiros passos para cantar (desconsiderando aqui a sensibilidade musical, a acuidade auditiva e a afinação). Os exercícios de respiração são importantíssimos (embora eu tenha muita preguiça de fazê-los) para treinar o apoio diafragmático.

    Mesmo assim, dá uma fuçada na busca. Procure por "diafragma", "diafragmático", "respiração", "apoio", que você vai achar muita coisa interessante no fórum...

    ivan_puppets
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Danckor Vallence Buriok
    Valew cara! =P

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a APOIO - Respiração Diafragmática (nao eh duplicado)