Colégios no Brasil deveriam ter aula de música/canto?

Autor Mensagem
Canto
Veterano
# mai/07 · Editado por: Canto


Seria algo bom. Despertaria o talento que muitos tem e não sabem. Deveria descontar nas aulas de matemática.

Zapata
Veterano
# mai/07 · Editado por: Zapata
· votar


Cada área vai sempre puxar pro seu lado alguma coisa nesse sentido, e sempre com alguma boa razão. Eu poderia argumentar que todos deveriam ter ótimas noções de Direito e Economia, por exemplo, pra que pudessem ler um jornal com senso crítico apurado e soubessem reagir a injustiças. Isso é cidadania. Mas se você for somar tudo o que seria desejável, vai ver que não cabe na grade curricular nem "na cabeça" de crianças/adolescentes. E ainda existe o problema: formar cidadãos ou pessoas capacitadas pro mercado de trabalho? Não é fácil resolver.

Eu acho que a reestruturação curricular não é só uma questão de "adicionar", é de reformular completamente a estrutura de ensino. Enquanto isso, que a música fique como algo "avulso", estimulado por fora da escola.

Penta_Blues
Moderador
# mai/07 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Boa noite!!!

Canto
Alguns colégios têm aula de música...

Acho que deveria, e também que deveria descontar nas aulas de matemática.
De repente pra aumentar o número de aulas de Língua Portuguesa...rs

Valeu!!!

Brad_Evans
Veterano
# mai/07
· votar


Claro que deviam!

É triste não termos essa disciplina... =/ Temos que pagar para ter como aprendê-la...

As pessoas são dominadas e alienadas, analfabetas musicalmente... ;/

Izzy Dragon
Veterano
# mai/07
· votar


Não acho que devesse ter canto.

O ideal seriam aulas de iniciação musical, para ensinar os alunos noções rítmicas e de notação.

NightWalker
Veterano
# mai/07
· votar


Música sim, canto não. Nem todos possuem uma voz decente pra cantar, mas qualquer um pode aprender a tocar um instrumento...

CurTu MeTaL e NaO o DemOn
Veterano
# mai/07
· votar


NightWalker
Música sim, canto não. Nem todos possuem uma voz decente pra cantar, mas qualquer um pode aprender a tocar um instrumento...

discordo totalmente!
só não pode cantar quem é mudo, de resto... nada que um bom estudo não resolva (assim como no instrumento)! No instrumento tem gente que pega com mais facilidade, outras demoram bem mais...

no canto é exatamente igual, é que agente quer julgar se uma pessoa nasceu pra cantar, mesmo sem ela nunca ter feito aula, nem ter noção nenhum de canto! E isso é um erro absurdo... porque tem uma diferença muito grande em "Cantar" (que é simplismente ficar emitindo som) e CANTAR (que é exatamente como aprender um instrumento, você começa do zero)!

Não existe essa de que tal pessoa não nasceu pra cantar, ou não pode cantar... =)

-----------------------------------

Mas uma duvida que tenho:
Porque tem Artes nas escolas, e não tem Musica, ou Teatro, ou dança.. Oo =\

Se essas aulas de "Artes" envolvesse tudo isso, tudo bem! Mas não, é apenas "Artes Plasticas" (ou sei lah como pode-se chamar)!

Mento077
Veterano
# mai/07
· votar


no meu colegio tinha.

Linn
Veterano
# mai/07
· votar


CurTu MeTaL e NaO o DemOn
No meu colégio tem teatro, e nas aulas de teatro aprendemos algumas técnicas de canto ;P

Eu fiz Música no meu colégio na minha 4ª série (viiixi, tem tempo!). Mas depois desse ano, não teve nunca mais... =/

CurTu MeTaL e NaO o DemOn
Veterano
# mai/07
· votar


Linn
pois é, no meu colégio também tinha...
fiz aula de musica (partitura, flauta...) até a 4 serie tambem! Mas minha revolta é nas escolas publicas ter Artes, e não trabalhar essa disciplina num modo geral, pegando musica, teatro, dança... etc! hehe

Linn
Veterano
# mai/07
· votar


CurTu MeTaL e NaO o DemOn
É verdade. Mas no Brasil há pouco atenção voltada pra "Artes" no geral, em comparação a países mais desenvolvidos, digamos.

Também fiz flauta no colégio xD Além disso, aprendiamos percussão xP

Canto
Veterano
# mai/07
· votar


CurTu MeTaL e NaO o DemOn
Mas minha revolta é nas escolas publicas ter Artes, e não trabalhar essa disciplina num modo geral, pegando musica, teatro, dança...

Não só os públicos.

John Arch
Veterano
# mai/07 · Editado por: John Arch
· votar


Mtos afirmam q o ensino de artes em geral, e principalmente música, estimulam o raciocínio das crianças, e por conseguinte, melhorariam seu desempenho escolar.
Inclusive, quando o G. Bush, cortava aulas de arte e colocava no lugar destas, reforço em matemática e gramática, as notas só pioravam (ou pioram, enfim...).
Msm coisa vale para o ensino de linguas e vice-versa. O fato é q quanto maior o estímulo de diversas áreas do conhecimento, há uma melhora geral.
Aí um kra fala: "pow, so péssimo em física. Pq eu aprendo isso se nunca vou usar na minha vida?" Talvez para nd diretamente. Mas o aprendizado disso acaba por melhorar o raciocínio lógico do kra pra outras coisas, até mesmo pra música de repente...

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# mai/07 · Editado por: membro
· votar


Enquanto isso, que a música fique como algo "avulso", estimulado por fora da escola.

Existe um estudo onde colocaram crianças de QI semelhante para desenvolver durante 01 ano (se não me engano) atividades artisticas. Um grupo foi fazer teatro, outro canto, outro piano, etc.

Bem, os resultados foram muito interessantes: a melhora do raciocínio em por exemplo matemática foi quase o dobro nos alunos que desenvolveram as atividades de piano e de canto. Os outros tb progrediram mas menos.

Ou seja, se existisse aula de MÙSICA nas escolas certamente isso seria de grande valia para a melhora dos alunos em todas as outras matérias. A questão de fazer canto também tem a ver com uma certa liberação e desenvolvimento dos sentidos. Muita gente não consegue cantar porque não consegue se soltar, tem travas psicológicas que vão diminuindo ao longo do estudo do canto. Eu acompanhei um caso de um professor que dava suas aulas, mas era um tormento, pois não conseguia se impor através da voz. Esse cidadão frequentou durante 3 anos a aula de canto, duas vezes por semana e ele mesmo atestou a mudança absurda que isso causou na vida dele. Ele nunca será um cantor de verdade, mas através do canto conseguiu adquirir confiança e resolver o seu problema. Hoje as aulas são um prazer.
Portanto, existe uma série de coisas que mudam conforme a pessoa vai melhorando a voz e a percepção. A audição fica muito mais apurada também.

Infelizmente no nosso país (cada um tem o presidente que merece), não acho que isso venha a acontecer tão cedo.

Zapata
Veterano
# mai/07
· votar


Cantante
Zapata
Cada área vai sempre puxar pro seu lado alguma coisa nesse sentido, e sempre com alguma boa razão.

:P

Gi_Fo
Veterano
# mai/07
· votar


Nunca tive aula de música no colégio, mas fiquei um bimestre inteiro de artes estudando alguns estilos mais populares/importantes.

Canto
Veterano
# mai/07
· votar


Às vezes é um tormento passar 5 horas dentro do colégio, sem fazer nada de diferente além de cálculos ou exercícios de vários tipos de língua... Deveria ter aula de música nos colégios brasileiros, como Cantante colocou no tópico, essa pesquisa deve ser séria, não parece ser duvidosa. Canto e música ajuda/estimula a memória... Nos colégios a única matéria que estimula o pensamento e a memória da mesma forma que a música e o canto é a filosofia, eu acho.

Canto
Veterano
# mai/07
· votar


Depende de quem para os colégios terem aula de música?

Canto
Veterano
# mai/07
· votar


Qual seria melhor aula de música ou aula de canto?

John Arch
Veterano
# mai/07
· votar


Aula de música utilizando a voz como instrumento base. hahahahaha. É sério. O kra poderia pegar uma partitura e solfejar, se fosse ensinado direito. É relativamente fácil e rápido. Acho q é mais simples do q fazer um aluno aprender a tocar piano ou flauta...
Além do q, crianças tem o ouvido bem apurado e aprendem qquer coisa mto rápido. Vão entoar as notas facilmente. Poderiamos tmb voltar aulas de canto gregoriano nos colégios..hahhahhahahahahahah

oliviojunior
Veterano
# mai/07
· votar


no meu colegio tinha
pois é, no meu colégio também tinha...
No meu também ... só que isso já faz algum tempinho (...) E ainda era escola pública ( no tempo que ainda eram boas ). Já que o governo implantou primário ( nem sei se é mais essa a denominação ) com tempo integral, era uma boa voltar as aulas de música.

André_Decathlon
Veterano
# mai/07
· votar


Colégios no Brasil deveriam ter aula de música/canto?
CLARO... começando pelo ensino fundamental, logo na primeira série.

Barbara Jolie
Veterano
# mai/07
· votar


Eu tive uma vez, na quarta-serie. Era uma escola municipal. Mas só estudei 3 meses lah. =/

Mas as aulas de canto eram mto legais.

Minha sobrinha tá tendo aula nessa mesma escola, e tb tem aulas de canto, mas é a parte. Outro horario das aulas normais.

Mas o legal eh que eles incentivam para isso.

Bacana!

Patys
Veterano
# mai/07
· votar


Nem a pau!!!!! eles nao dao conta nem de ensinar o basico.

Lex Vox
Veterano
# mai/07
· votar


A musicalização infantil deveria ser parte integrante do curículo escolar brasileiro! Ela aumenta o poder de concentração e abstração da criança, estimula a criatividade e mais uma porção de benefícios. Na escola em que meus filhos estudam ele tem aula de "bandinha", mas mesmo assim, matriculei minha pequena pra fazer guitarra (a pedido dela) e estou esperando meu pequeno se definir pela música ou pela bola como hobby.

Skinwalker
Veterano
# mai/07
· votar


Ae povo \m/ vou relatar o que aconteceu cmg no meu colegio ontem e hoje=X

estudo no colegio Marista de Belém-PA e nos iremos abrir o festival marista de arte e cultura que acontecerá em Julho em Natal, por isso foram feitos testes pra selecionar a banda... entao chamei a minha banda do colegio e fomos fazer o teste, resultado : Praticamente fechamos a banda =X

Guitarra, violão, teclado, baixo, bateria, vocal todos da minha banda, só entraram mais 3 garotas que vao cantar tb(quem fará backin ainda está indefinido) e foram fazer o teste cerca de 20-30 pessoas~.

Caso seja interessante vou relatar como foi meu teste(tinha que ser como idolos \m/) =X
Tinha uma mulher aparentemente cantora e tecladista que foi me avaliar, primeiro fizemos uns vocalizes de AEIOUOIEA depois um outro com Viiiia. entao solfejei uma partitura lá bem simples(C D C D E F E F G A B C), entao fui cantar minha musica levei BT(tirei a voz pelo windows) de Radio Pirata(RPM) ai o CD nao funcionou =X, entao ela me acompanhou no teclado e cantei legalzinho só que sem peso no teclado, ai ela falou pra eu cantar devagarzinho como se fosse musica lenta e depois pra fazer backin vocal pra ela cantar radio pirata

E hoje fui ver os aprovados e estava lá eu e toda minha banda =X
desculpe se escrevi muito e n falei nada sobre o assunto propriamente dito, mas é que fiquei feliz e resolvi relatar aqui neste topico \m/ depois eu conto o que sei do ensino de musica no colegio(se é que há de verdade)

Canto
Veterano
# mai/07
· votar


Skinwalker
Parabéns, sucesso!

Fernando de almeida
Veterano
# mai/07
· votar


Canto
Colégios no Brasil deveriam ter aula de música/canto?
Minha mãe fez aula no de musica no colegio a 40 anos atraz....

buddy guy
Veterano
# mai/07
· votar


Ok,boa pergunta.A resposta: Com certeza!!! Seria uma excêlente opção de estar revelândo novos talêntos e também evitando que jovens se aproximem do mundo das drogas &Cia.Seria uma grande idéia sim.E desta forma estariamos resgatando algums conceitos que ficaram no passado,e que lamentavelmente se perderam no tempo.Em função de que sociedade de hoje, estar dando mais valor ao dinheiro,do que manter vivo o princípio da tradição em vários aspéctos.

MetalDrummer
Veterano
# mai/07
· votar


uma vez no ensino fundamental (de quinta a oitava série) minha escola tinha aulas de "música" porém era só flauta doce e canto, mas o canto era tipo asa branca e etc...

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Colégios no Brasil deveriam ter aula de música/canto?