Entrei num coral hj, mas to com dúvida!

Autor Mensagem
Alan_27
Veterano
# mai/07


Galera,

Entrei num coral hj e a regente disse q eu era barítono. Ela fez um teste lá no piano e a minha extensão foi de Sol1 a Sol3. Só q ele disse q eu n tava conseguindo subir mais por falta de técnica e de n saber projetar a voz de forma correta e tb por falta de apoio. Dai ele me colocou pra cantar com um baixo lá, mas achei um tanto grave é como se eu estivesse forçando, pois qdo é um gravão fica como se eu estivesse cansado. Dai, pros mais experientes daqui do forum, vcs acham q eu devo continuar nesse coral? A regente de lá é prof do conservatório e disse q ia experimentar eu cantando no baixo, mas acho q isso foi pq só tem um baixo lá e dois tenores, enfim, acho melhor falar com ela. Na hora da execução da musica eu sempre entrava na voz de tenor ou soprana, ai ai ai. Bem, só pra compartilhar mesmo e quem quiser dar sua opião fique a vontade.

Abraço a todos

Villts
Veterano
# mai/07
· votar


Alan_27
Sol1 a Sol3 num é pra tenor não, ele deve estar certo.

Villts
Veterano
# mai/07
· votar


Alan_27
Dai, pros mais experientes daqui do forum, vcs acham q eu devo continuar nesse coral?
Sou leigo, mas já sei a resposta:

Fique no coral contando que você goste do "papel" que esteja fazendo.

Alan_27
Veterano
# mai/07
· votar


Villts

Mas como falei acima, ela disse q eu subia ainda mais pro agudo. Só q por falta de técnica eu tava sem conseguir soltar a voz. Qdo do sol3 eu ainda tava me sentindo confortável pra subir mais, só q eu tava inseguro!!

Mas valeu pela atenção cara!!!

Villts
Veterano
# mai/07
· votar


Alan_27
Mas como falei acima, ela disse q eu subia ainda mais pro agudo. Só q por falta de técnica eu tava sem conseguir soltar a voz. Qdo do sol3 eu ainda tava me sentindo confortável pra subir mais, só q eu tava inseguro!!

Eu ACHO que sou tenor DRAMATICO(o tenor mais grave)e meu grave máximo é Sib1.

Alan_27
Veterano
# mai/07
· votar


Villts

O q acho estranho é q uma prof de canto em novembro do ano passado disse q tinha quase certeza q eu era tenor, justamente pelos agudos q eu chegava. Olhe vou dizer uma coisa é um SACO SER BARÍTONO, pois lica nessa de será q é barítono ou é tenor!!! O que acho é que só fazendo aula mesmo de canto é q vou me definir como um ou como outro, visto q a maioria dos barítono cantam no naipe dos baixos.

Alan_27
Veterano
# mai/07
· votar


Villts

O q acho estranho é q uma prof de canto em novembro do ano passado disse q tinha quase certeza q eu era tenor, justamente pelos agudos q eu chegava. Olhe vou dizer uma coisa é um SACO SER BARÍTONO, pois lica nessa de será q é barítono ou é tenor!!! O que acho é que só fazendo aula mesmo de canto é q vou me definir como um ou como outro, visto q a maioria dos barítono cantam no naipe dos baixos nos corais.

Villts
Veterano
# mai/07
· votar


Alan_27
O q acho estranho é q uma prof de canto em novembro do ano passado disse q tinha quase certeza q eu era tenor, justamente pelos agudos q eu chegava. Olhe vou dizer uma coisa é um SACO SER BARÍTONO, pois lica nessa de será q é barítono ou é tenor!!! O que acho é que só fazendo aula mesmo de canto é q vou me definir como um ou como outro, visto q a maioria dos barítono cantam no naipe dos baixos.

O jeito, pra definir sua classificação mesmo é com aulas.

Sua tessitura Sol1-Sol3 é meio dificil de ser tenor.

Jattto
Veterano
Prêmio FCC 2007
# mai/07 · Editado por: Jattto
· votar


Alan_27

Olhe vou dizer uma coisa é um SACO SER BARÍTONO
Olhe... vou te dizer outra... é um SACO SER DESAFINADO, CANTAR COM A VOZ NA GARGANTA E MAL APOIADO, sendo a criatura baixo, barítono ou tenor. Portanto, pouco importa classificação. É a mesma coisa que certas músicas que pendem pra mais de um estilo (gênero), não importa o quanto gere polêmica... fica classificada daquela forma ou da outra... importa se a música é boa e agradável. Saca? Eu acho que tu não vais te cansar dessa corrida por "qual é a minha classificação" não importa o quanto os usuários do fórum tentem (e têm tentado) te mostrar que isso é insignificante e não muda nada. Mas acabo de tentar mais uma vez. :P

Abraços.

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# mai/07
· votar


mas achei um tanto grave é como se eu estivesse forçando, pois qdo é um gravão fica como se eu estivesse cansado


Vc mesmo já deu a resposta.

Barbara Jolie
Veterano
# mai/07
· votar


Alan_27
Bom, como eu canto em coral, acho q posso ajudar.

A regente de lá é prof do conservatório e disse q ia experimentar eu cantando no baixo, mas acho q isso foi pq só tem um baixo lá e dois tenores, enfim, acho melhor falar com ela.

Vc já viu se essas linhas de baixo possui duas vozes? Pois se em algumas musicas possuir duas vozes, vc fala pra ela que qer fazer a mais agúda.

E pelo que já te ouvi aqui do fórum, vc não é tenor mesmo. Ou seja se vc entrar no naipe de tenor, pode ser que vc tensione para fazer as notas agúdas.

No mais, é vc conversar com ela. Diga que tal nota é mto grave e vc não alcança, se vc pode fazer a oitavada dela, ou qqer coisa assim. É bom sempre se comunicar. Se ela dá aula de canto ela irá entender. =]

Na hora da execução da musica eu sempre entrava na voz de tenor ou soprana, ai ai ai.

hehehe...isso é normal praqm está começando em coral. O certo é vc se concentrar nas suas notas, na sua melodia, treinar ela, e esquecer os outros naipes.

Na realidade, o bom é vc estar ligado com os outros naipes, mas não cantar a melodia deles.

Assim, vc pode se ligar melhor na dinâmica q a música pede e etc.


Bom...agora é só ver com a sua experiência. Se vc achar mesmo q nao eh legal, mesmo conversando com ela, procure um outro coral, mas digo, isso acontece na grande maioria. ;)

E ....

boa sorte lah! =]

Abraços!

Alan_27
Veterano
# mai/07
· votar


Villts


Sua tessitura Sol1-Sol3 é meio dificil de ser tenor.

Pode ser q eu n seja tenor mesmo, mas tb baixo eu n sou, pra mulher lá me colocar pra cantar no baixo !!!
Valeu!!

Jattto

Eu acho que tu não vais te cansar dessa corrida por "qual é a minha classificação" não importa o quanto os usuários do fórum tentem (e têm tentado) te mostrar que isso é insignificante e não muda nada. Mas acabo de tentar mais uma vez

Não querendo ser chato, mas sendo, pra mim classificação é importante pq se um música for feita pra Tenor um baixo nunca irá cantar, concorda? Agora em relação a cantar bem, eu concordo q classificação n influencia em nada!!

Abração!!


Cantante

Vc mesmo já deu a resposta.

Pois é, eu consigo uns graves até legal, mas qdo desce muito e foi o q aconteceu ontem fica meio q forçado, sem volume, e sei la arrotado!!

Valeu!!

Barbara Jolie


E pelo que já te ouvi aqui do fórum, vc não é tenor mesmo. Ou seja se vc entrar no naipe de tenor, pode ser que vc tensione para fazer as notas agúdas.

Na verdade isso eu qro experimentar mesmo se com tecnica e sabendo projetar a voz eu consigo chegar nesses agudos. Digo isso, pq o cara lá q eu senti q é mais grave do q eu, só pq canta em outro coral já e disse q era tenor e mesmo ela fazendo um teste e dizendo q ele era barítono, ela colocou ele no naipe de tenor, sendo q eu consigo notas mais brilhantes digamos nos agudos. Por isso, q fiquei na duvida em continuar em coral, pois se eu fosse fazer aula mesmo eu iria trabalhar minha voz de barítono e n trabalhar como se fosse baixo.

Na hora da execução da musica eu sempre entrava na voz de tenor ou soprano

a questão é q geralmente eu tendo a subir pro agudo e n pro grave, n sei se é costume, mas é o q acontece!!

Abraço!!

Barbara Jolie
Veterano
# mai/07
· votar


Alan_27
Por isso, q fiquei na duvida em continuar em coral, pois se eu fosse fazer aula mesmo eu iria trabalhar minha voz de barítono e n trabalhar como se fosse baixo.

Em coral vc nao trabalha a voz. Isso é um grande engano. Se vc quiser isso, o melhor é entrar em uma aula de canto mesmo.

a questão é q geralmente eu tendo a subir pro agudo e n pro grave, n sei se é costume, mas é o q acontece!!

Creio eu, q vc canta soprano, é pq geralmente a voz da soprano é a melodia da música, ou seja a parte mais fácil de cantar.

E as outras vozes geralmente são as q dão base, e ao meu ver, tanto contralto qnto baixo são as vozes mais difíceis em linhas melódicas de se fazer.

Jattto
Veterano
Prêmio FCC 2007
# mai/07 · Editado por: Jattto
· votar


Alan_27

pra mim classificação é importante pq se um música for feita pra Tenor um baixo nunca irá cantar, concorda?
Não. Eu não sei a minha classificação e regulo os tons das músicas pra minha região confortável. Se uma música for feita pra um tenor e o baixo tiver dificuldade em alcançar as notas, é só baixar tons até que fique confortável e pronto. E não quiser baixar tons, se contente em não cantar a música então. Simples. E ainda não precisa se saber classificação, basta saber seus limites e respeitá-los.

Jattto
Veterano
Prêmio FCC 2007
# mai/07
· votar


Barbara Jolie

tanto contralto qnto baixo são as vozes mais difíceis em linhas melódicas de se fazer.
Tenor tbm é bem difícil. Tu não imagina a dificuldade que eu tenho pra não pular pra melodia das sopranos... pq é bastante próximo na maioria das vezes, mas não é IGUAL... rs

Jattto
Veterano
Prêmio FCC 2007
# mai/07
· votar


Barbara Jolie

E pelo que já te ouvi aqui do fórum, vc não é tenor mesmo. Ou seja se vc entrar no naipe de tenor, pode ser que vc tensione para fazer as notas agúdas.
Eu tava tensionando no início, justamente pq eu tenho dificuldades com as notas agudas. Mas agora nem tanto... eu tô aprendendo a apoiar e isso ajuda a tirar a tensão da garganta. Só nas notas BEM agudas é que daí eu faço falsete e diminuo o volume pra que os outros tenores encubram meu falsete e não tenha tanta perda de som e mudança de timbre.

Alan_27
Veterano
# mai/07
· votar


Jattto


E ainda não precisa se saber classificação, basta saber seus limites e respeitá-los.

E vc ainda acha q n é preciso saber a classificação? Ah! Se eu sei meus limites eu tenho q saber dentro de que região é confortável pra mim, então daí qrendo ou n sabe-se a classificação. Se a musica é pra baixo e o cara é tenor aumenta-se o ton e vice-versa!!
Abraço!!

Barbara Jolie
Veterano
# mai/07
· votar


Jattto
Tenor tbm é bem difícil.
sim...mas eh a outra voz q pega mais a melodia da musica.

pq é bastante próximo na maioria das vezes, mas não é IGUAL... rs
As vezes, em alguns arranjos, qm tah com a melodia da musica, eh igual sim.

Só nas notas BEM agudas é que daí eu faço falsete e diminuo o volume pra que os outros tenores encubram meu falsete e não tenha tanta perda de som e mudança de timbre.
Q legal...tu tah aprendendo direitinho e com pouco tempo de coral. Parabéns hein? Dificil alguem ter essa conciencia assim logo de inicio. eheheh

Alan_27
Veterano
# mai/07
· votar


Barbara Jolie

Se vc puder ouvir uma musica que eu gravei chamada Can You Feel The Love Tonight vc vai perceber o agudo q eu consigo, mas por falta de apoio e técnica para executa-los fica meio preso !!!

http://www.4shared.com/file/15653678/86730c88/Can_You_feel_the_love_to night.html

João Ferr
Veterano
# mai/07
· votar


Alan_27

A regente de lá é prof do conservatório e disse q ia experimentar eu cantando no baixo
E vc tá querendo saber mais que a professora. E outra, ela disse que ia EXPERIMENTAR... De Sol1 a Sol3 ela pode fazer isso tranquilamente, pq vc pega muitas notas de baixo. E ela deve estar certa mesmo. Tenor só pega Sol1 morrendo. Só sai ar...
Vc tá se preocupando muito em classificação, como se ser tenor fosse um prêmio, cara! Eu sou tenor. La1 a Mi4. Mas acho a voz do Alex Band muito foda. Não consigo cantar Wherever You Will Go como ele nem pelo cacete. (inclusive, essa música começa justamente no Sol1). Outra: minha banda teve que tirar Nothing Else Matters, do Mettalica, do repertório, porque no show, eu já meio cansado, cantava meio soproso... Sacou? Todos os naipes têm vantantagens e desvantagens. Só pra finalizar: realiza a cena. Andre Matos e Alex Band cantando uma mulher por telefone. Quem vc acha que leva? Huahuahua

Se vc puder ouvir uma musica que eu gravei chamada Can You Feel The Love Tonight vc vai perceber o agudo q eu consigo, mas por falta de apoio e técnica para executa-los fica meio preso !!!
Talvez vc ainda naum tenha qualidade nos agudos pra interpretar um tenor no coral...

É isso. Abraços!

Barbara Jolie
Veterano
# mai/07
· votar


Alan_27
Se vc puder ouvir uma musica que eu gravei chamada Can You Feel The Love Tonight vc vai perceber o agudo q eu consigo, mas por falta de apoio e técnica para executa-los fica meio preso !!!
Não importa alcançar as notas, ter extensão. Vc tem q ter tessitura pra isso.

Alan_27
Veterano
# mai/07
· votar


Barbara Jolie


Não importa alcançar as notas, ter extensão. Vc tem q ter tessitura pra isso.

Entendi agora, mas isso n quer dizer que eu n possa cantar essas notas né isso?

Barbara Jolie
Veterano
# mai/07
· votar


Alan_27
Pode cantar, mas tem q ter cuidado e treino e principalmente técnica. ;)

Jattto
Veterano
Prêmio FCC 2007
# mai/07
· votar


Alan_27

E vc ainda acha q n é preciso saber a classificação?
Sim, acho.

"então daí qrendo ou n sabe-se a classificação."
Viu?! Descobre-se naturalmente. Não é necessário correr atrás (francamente, isso é completamente INÚTIL). Tu não precisas saber de classificação vocal pra cantar uma música (só perceber teus limites e isso se faz cantando), mas precisa cantar bem e a classificação provável (pq nunca é certa - a voz é surpreendente) se mostra naturalmente.

E vc ainda acha q n é preciso saber a classificação?
SIM, tenho certeza que sim: não é preciso.


Barbara Jolie

As vezes, em alguns arranjos, qm tah com a melodia da musica, eh igual sim.
No coral ali a gente tá agora com 11 músicas treinadas e duvido que alguma tenha melodia de tenor igual a de soprano em uns 10% das músicas que seja... o que tem de igual é mínimo... algo como finalização de algum verso ou algo assim.

Q legal...tu tah aprendendo direitinho e com pouco tempo de coral. Parabéns hein? Dificil alguem ter essa conciencia assim logo de inicio. eheheh
Valeu! :P
Pois é... no início eu quase desisti... p*rr@! Cantar em coral é MUITO difícil. Fui aprendendo aos poucos... ainda me perco nas partituras mas um dia eu me acho bem... rsrs Quanto ao que eu citei e que tu me parabenizaste, foi naquele dia que o regente literalmente deu uma aula de técnica que eu aproveitei e melhorei bastante. O objetivo principal daquele dia era justamente a uniformização de timbres. O coral está crescendo... estamos em 28 e no ensaio de ontem (finalmente eu fui! Bah... e neste exato momento que te escrevo isso lembrei que esqueci de perguntar sobre a Liga aquela... ¬¬ Perdoe-me... rsrs) entrou outro tenor. Por isso eu tô cuidando o timbre e volume... pra que seja um ganho pro naipe de tenores e não algo que atrapalhe. :P Ah... semana que vem tenho a minha primeira apresentação com o coral! \o/

Bjus. :***

Alan_27
Veterano
# mai/07
· votar


Hj fiz uma videolarindoscopia e o médico constatou um inchaço nas minhas pregas vocais, mas disse q era ou esforço vocal ou muita bebida alcoolica gelada. Mas ainda bem q n tenho calor, fenda ou outra coisa. Passou alguns remedios e disse q elas voltarão ao normal.
Procurei o medico pq todo final de semana q eu bebia na segunda eu ficava rouco e isso durava uns dois dias, mas tb qdo bebo é em grande quantidade, hehehehe. Começei a perceber q n conseguia mais agudos q eu tirava com facilidade e só conseguia cantar grava por isso procurei o medico. Será q isso influencia em conseguir chegar em graves q eu nunca pensei em conseguir ???

Só pra compartilha ai com vcs a importancia de um exame desses!!!

Abração a todos!!

Villts
Veterano
# mai/07 · Editado por: Villts
· votar


João Ferr
Eu sou tenor. La#1 a Mi4.(2)

\o/

Acho que sou tenor, num sei, acho que pela extensão num dá pra definir.

Villts
Veterano
# mai/07
· votar


O cara do The Calling é barítono?

Alan_27
Veterano
# mai/07
· votar


Villts

O cara do The Calling é barítono?

Cara eu n sei. E acho q n sou tenor n, sou barítono mesmo!!

Barbara Jolie
Veterano
# mai/07
· votar


Jattto
No coral ali a gente tá agora com 11 músicas treinadas e duvido que alguma tenha melodia de tenor igual a de soprano
hehehe....eu nao falei isso.

Eu falei q a voz da soprano na maioria das vezes pega a melodia da musica.

E se nao eh a voz da soprano, as vezes eh a voz de tenor. Qndo uma musica eh originalmente na voz de homem (masculina).

neste exato momento que te escrevo isso lembrei que esqueci de perguntar sobre a Liga aquela... ¬¬ Perdoe-me
Aff....¬¬

mas pergunte lah.....se vcs nao se inscreveram no inicio do ano, acho q agora soh pro ano q vem.



Ah... semana que vem tenho a minha primeira apresentação com o coral! \o/
ah eh? q legal...e onde vai ser? qual repertorio?

Abraços!

Jattto
Veterano
Prêmio FCC 2007
# mai/07
· votar


Barbara Jolie

Respostas aqui: http://forum.cifraclub.com.br/forum/1/160383/p4#24
:P

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Entrei num coral hj, mas to com dúvida!