como identifico altura das vozes

    Autor Mensagem
    alby
    Veterano
    # abr/07


    Oi galera pega essa ai; eu toco em um grupo e temos dificuldade de saber quem é quem se tratando de tenor, baixo, contrauto, e soprano. Como faço para indentificar a altura das vozes nos componentes?

    John Arch
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Cara, usa a busca q tem várias coisas sobre isso.

    Porcamente e teoricamente falando, cada voz trabalha com 2 oitavas de extensão, mantendo intervalos de 6ªas, umas das outras (consideradas só essas 4 vozes). Do mais grave ao mais agudo seria isso:

    O baixo seria a voz mais grave, indo do Fá1 ao Fa3.
    O tenor de Dó2 a Do4.
    O contralto de Fa2 a Fa4.
    E o soprano de Do3 a Do5

    Mas, geralmente, num quarteto tradicional (à 4 vozes, como vc colocou), cada voz trabalha só com 1 oitava e meia de extensão. E de qquer maneira, esses limites são mto relativos, e eu to com sono nem sei se falaei certo, nem sei se era isso q vc queria, mas enfim, valeu!

    John Arch
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Na verdade, o intervalo é de 5ªs e não 6ªs. Se considerarmos todas as 6 vozes, seriam intervalos de 3ª entre cada voz.
    Mal aí, mas o EDIT num tá funcionando aqui. Valeu!

    alby
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    John Arch
    Olha john obrigado pela sua boa vontade mas ealmente não era isso que eu queria ou não me expresei bem, na realidade o que eu quero é saber dentro de uma determinada nota indentificar quem é baixo tenor ou soprano, EX: na nota dó como intentificar quem aguenta tenor ou quem é baixo ou contrauto?
    muito obrigado pelo seu interesse para tirar minha duvida

    SylvioLima
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # abr/07
    · votar


    alby
    Isso eh uma coisa q eu gostaria de saber tbm!!!

    John Arch
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    alby
    SylvioLima
    Aí, foi mal, eu devo ser mto retardado, mas num to conseguindo captar a mensagem. Ainda não consegui compreender qual a dúvida...

    O que vc quer é cosneguir identificar qual naipe está cantando uma determinada coisa, é isso? Ex.: tem uma nota rolando e vc diz: "é um barítono!" É isso?

    Ou vc tá querendo saber quem vc vai designar para executar aquela nota, haja vista a mesma encontrar-se na extensão de várias vozes diferentes... É isso?

    Realmente estou boiando...valeu!

    alby
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    John Arch

    Seria a 2ª opção, mas a 1ª também é interesante se vc puder me explicar as duas eu lhe agradeço muito.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # abr/07
    · votar


    eu devo ser mto retardado,
    É nada cara.. Tua resposta já matou a questão. Mas tem gente que realmente Le Jenésio onde tá escrito Jesus.. huauhahauha

    John Arch
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Bom, ainda bem q não era a 1ª pergunta, pq essa vai ser impossível responder. Pois veja, já dificílimo um professor classificar um aluno com 100% de precisão, quanto mais ouvir uma música e identificar. Se for canto lírico, tem um facilitador em decorrência da peça executada, pois há uma prédefinição dos naipes para os papéis, mas msm assim nd é absoluto, ainda mais em relação às subclassificações...

    Agora, quanto a 2ª pergunta, vai ficar a critério do compositor ou regente, mas fica realmente mto mais fácil se a pessoa souber harmonia, pois as vozes num coral trabalham em conjunto, formando acordes msm... e tem algumas regrinhas q ajudam, como intervalos evitáveis, o desenho da harmonia (pois a harmonia tende a iniciar com acordes abertos, e vai fechando aos poucos), movimentos contrários, a ordem de construção das vozes (primeiro os extremos, baixo e soprano, dps as vozes de tenor e contralto).
    De qquer maneira, é td uma questão de bom senso; o ideal é vc deixar cada voz cantando uma nota q se encontra no meio da sua extensão, nem mto grave, nem mto agudo, mas não tem uma fórmula fixa.

    Resumindo, vc vai continuar com a sua dúvida, mas pode fazer em casa gravações, ir experimentando...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a como identifico altura das vozes