Soltar o ar na hr de cantar

    Autor Mensagem
    Elvenpath
    Veterano
    # mar/07


    Oi pessoal!!!!

    Alguém tem alguma dica legal pra soltar o ar na hr de cantar? Eu seguro tanto o ar que a voz fica entubada e região da garganta acaba tensionando...

    Bjs

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # mar/07
    · votar


    Elvenpath
    Precisa trabalhar mais a respiração e aspirar apenas o que vai usar.

    Abraços.

    Barbara Jolie
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Elvenpath
    Puts....nao menina.
    Nao pode segurar ar nenhum....ehehehe

    Eh como se vc tivesse falando, soltando o ar pela boca mesmo.

    Vc nao deve se prender mto a respiracao na hora do canto, se nao fica tudo enrolado mesmo.

    Cante normalmente, relaxe e depois pense na respiracao, diafragma, apoio e tals.

    Blz???

    Beijinhus, q bom q reapareceu \o/

    Sir Nightfall
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    fora q segurando o ar vc acaba ficando tensa e ai q a voz nao sai do jeito q deveria sair na verdade o q vc vai ter q trabalhar eh o diafragma a barriga fica um pco dura mas nao segura o ar senao todo o corpo vai ficar duro

    Villts
    Veterano
    # mar/07 · Editado por: Villts
    · votar


    Eu só solto o ar mesmo quando tem que subir a nota... fica muuuuuito mais facil de fazer ela, muito menos esforço.

    EDIT: Mas não seguro ele totalmente nas notas não tão agudas.

    Doux
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Eu fazia um execício bem legal no primeiro grupo de canto que eu participei (na escola ainda), não sei se o pessoal conhece, é ficar falando p, q, t, s e soltando o ar... Nha, não sei explicar <o> mas nosso professor fazia direitinho com a gente.

    É legal procurar alguém que saiba exercícios e te ajude. O pessoal fala em fazer aulas e tal, que é o melhor com certeza, mas um coral também ajuda muito!

    Beijinhos!

    Johnny Blade
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    ante de qualquer exercicio relaxe, massage-e ombros, "digite" o pescoço com os dedos, inspire, expire, espreguiçe...

    se vc vai fazer exercicios, lembre-se de nao "forçar" a garganta ou a regiao do pescoço, o ideal seria procurar um professor para te acompanhar.

    nao segure o ar antes de cantar, cante normalmente, e nao prossiga se estiver sentindo alguma dor ou fazendo força, ficando vermelha etc..

    A RESPIRAÇÃO PARA CANTAR EH BUCAL!!!

    tente realizar a respiração costa-abdominal, fazendo retesamento, ou seja, retardando o movimento de volta da costela para conseguir mais ar e um maior "tempo" no vocal

    exercicios; expirar abrindo a costela e soltar com som de "s" (eh bem na manha, devagarzinho, mas constante.)
    depis tentar com "x", "z" e "V"

    JAMAIS FAÇA UM EXECICIO SE ESTE O ESTIVER INCOMODANDO!
    E O MAIS IMPORTANTE: PROCURE UM PROFESSOR!!! ele vai avaliar seu desempenho e te recomendar os exercicios adequados, e corrigir seus vicios

    espero ter ajudado pelo menos um pouco uheuhe

    flw!

    Elvenpath
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Oi Pessoal

    Muito obrigada pelo retorno!!!! Me ajudou muito, só estou com uma dúvida, qual é a frequência que devo fazer de exercícios?

    Beijos

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # mar/07
    · votar


    A RESPIRAÇÃO PARA CANTAR EH BUCAL!!!

    Não é correto fazer essa afirmação. Preferencialmente e "quando houver tempo" se deve respirar pelo nariz.
    Não há problema em se respirar pela boca na hora de cantar e tb tem situações em que é impossível apenas pelo nariz.
    Isso funciona em conjunto, porém pelo nariz a respiração é mais profunda.

    Facchini
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Não é correto fazer essa afirmação. Preferencialmente e "quando houver tempo" se deve respirar pelo nariz.
    Não há problema em se respirar pela boca na hora de cantar e tb tem situações em que é impossível apenas pelo nariz.
    Isso funciona em conjunto, porém pelo nariz a respiração é mais profunda.


    Minha professora sempre falo isso ^^

    Johnny Blade
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Cantante

    cara, se meu fessor visse vc falar isso ele te batia uheuheuh
    zuera..

    pode ser que ele esteja errado, sua fala me parece bem coerente, vou levar ate ele esse dado

    Elvenpath

    de 30 a 45 min. de exercicios logo antes de cantar eh o ideal (sao muitos exercicios!!) mas sem o acompanhamento de um professor na da pra ir mto longe, e fazendo so esse exercicio q te falei, demoraria uns 5 a 10 minutos, mas lembre-se de fazelos logo antes de cantar

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # mar/07
    · votar


    Johnny Blade,

    xi, seu professor precisa se reciclar, eheheh.

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # mar/07
    · votar


    Mas voltando ao tópico, talvez esse seja o maior problema e a maior dificuldade de quem está começando. O controle do ar.

    Até ter esse acerto ideal, leva algum tempo. Quanto melhor o controle menos esforço na hora de cantar, e o apoio funciona perfeitamente. Daí fica tudo fácil, agudos, graves, frases longas, etc.

    Na verdade praticamente se canta em apneia. Um exemplo bom seria o de uma gaita de foles. Vc tem um som fundamental, aquele por exemplo que se faz quando vc faz um mmmmmmm ou um iiiiiiiiiii.
    Tudo deve ser cantado em cima daquilo, a única diferença é que vc vai articular as palavras. Mas o som fundamental é esse, e o ponto ideal de foco também.

    peter.dean
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    desculpa reviver esse topico, mas vou fazer cirurgia de desvio de septo, por que eu so respiro por uma das narinas, a minha duvida e que conversei com algumas professoras de canto e elas me falarem que os exercecios de respiração para o canto devem ser feitos aspirando o ar apenas com o nariz, esse e um dos principais fatos pelo qual estou fazendo a cirurgia, pois eu ja nasci com esse problema de spto e ja me acustumei, mas quero cantar cada vez melhor e respirar bem pelo nariz e impresindivel..
    ou seja, o correto e respirar pelo nariz mesmo no exercicios , ou pela boca da ????
    pela boca eu acho ruim pq fica meio seca a garganda quando vc respira d+ por ela ne!!!!

    valeuu

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # abr/09
    · votar


    peter.dean
    conversei com algumas professoras de canto e elas me falarem que os exercecios de respiração para o canto devem ser feitos aspirando o ar apenas com o nariz

    Information Fail.

    Eu tenho desvio de septo, assim como 90% da população mundial. A maioria esmagadora dos otorrinos que conheço não recomendam a cirurgia de septo, exceto nos casos de apnéia.

    Consulte outro profissional antes de tomar qqr decisão.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # abr/09
    · votar


    peter.dean
    E dá uma lida melhor no tópico. Já tem resposta pra essa pergunta.

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/1/157880/p0#4259685

    Abraços.

    peter.dean
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Christhian

    muito obrigado, vc nao acha que se eu repirar grande parte pela boca nao interfere em nada nos exercicios de canto ???
    posso fazer aula tranquilamente respirando pela boca ????

    abrigado

    Dadin
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Faça exercícios de respiração diariamente.

    peter.dean
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Dadin

    isso eu sei. mas pela boca nao e ruim para garganta nao ??

    Mahasiah
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Uma vantagem (pra canto lírico) que eu vejo na respiração pela boca é ajudar a baixar a laringe.

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # mai/09
    · votar


    Uma vantagem (pra canto lírico) que eu vejo na respiração pela boca é ajudar a baixar a laringe.

    ????????????????????????????????????????????????????????
    !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Mahasiah
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Cantante é um cara bem expressivo, até quando usa só sinais de pontuação... deu até pra visualizar a cara que você fez -> oO :S

    Eu sei que o movimento da laringe é algo independente, que não depende da respiração pra ser feito. Mas, abrindo a boca no formato mais comum pro canto lírico (que seria como um O mais alongado na vertical) e aspirando o ar como se fosse através de um canudo, minha laringe baixa ao máximo, mesmo que eu não tente baixá-la, coisa que não acontece ao inspirar só pelo nariz.

    Pelo menos comigo dá certo :o)

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # mai/09 · Editado por: membro
    · votar


    Mahasiah

    Bom, se você abre a boca nesse formato vai abaixar, mas respirar pela boca ou pelo nariz dá no mesmo.

    A não ser que tenha mais algum professor de universidade que tenha que se atualizar.

    Dogs2
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Soltar o ar na hr de cantar

    deve feder

    Mahasiah
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Bom, não sei se é algo que muda de pessoa pra pessoa, e também pode ser algo que alguém com bem mais experiência nem sinta diferença, mas eu já testei diversas vezes, e sempre minha laringe baixa um pouco mais - "automaticamente" - inspirando pela boca do que só pelo nariz.

    Adriano.Kai
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    tipo... Deve-se procurar respirar pelo nariz, respirar pela boca só nos casos em que não dá tempo de pegar ar suficiente. Respirar sempre pela boca pode causar problemas pra cantar, principalmente se for em locais frios de mais ou com ar condicionado.

    Repetindo: Procure respirar pelo nariz, só respire pela boca quando não há tempo para pegar ar suficiente.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Soltar o ar na hr de cantar