Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

Qual a diferença entre microfone sem fio UHF e VHF?

Autor Mensagem
Lucas Calefi
Veterano
# nov/06

Olá pessoal.

Estou querendo comprar um microfone sem fio, mas vi q uns são UHF e VHF..
alguém poderia me dizer qual a diferença entre o UHF e o VHF? Qual é melhor e qual é ruim?

Obrigado.

Vick Vaporub
Veterano
# nov/06
· votar

Lucas Calefi
VHF = Very High Frequence
UHF = Ultra High Frequence

Basicamente a única diferença está na frequência com que trabalham.
A qualidade do som é a mesma em ambos sinais, mas nos microfones UHF há menos chance de interferência por outro usuário que esteja usando a mesma freqüência, por isso são mais caros.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# nov/06
· votar

Lucas Calefi
Exatamente o que o Vick falou, com um adicional apenas: Normalmente os UHF tem uma abragencia maior, por trabalharem em frequencias mais altas.

Abs.

Dark Diva
Veterano
# nov/06
· votar

Lucas Calefi

Olá, Lucas! Bem-vindo ao nosso fórum! =)

Não sei como explicar direito, mas a diferença básica entre eles é q nos microfones UHF vc tem uma menor interferência às freqüências externas em relação ao VHF, pq esse último trabalha na mesma frequência q as estações de TV, então as interferências podem ocorrer facilmente.

Com relação à qualidade de som não existe diferença nenhuma, só q como nos UHF vai existir muito menos chance de rolar alguma interferência, eles geralmente acabam sendo bem mais caros do que os mics q trabalham em VHF.

Pra ficar mais claro, eu fiz uma busca rápida pelo assunto na net e achei umas informações interessantes q podem facilitar o entendimento. Achei a freqência q cada tipo de microfone trabalha. :)

Bem, os transmissores e os receptores dos mics sem fio trabalham nessas freqüências:

UHF: De 470 MHz a 806 MHz (canais 14 a 69);

VHF: De de 150 MHz a 216 MHz (ou seja, a mesma banda onde estão os canais de televisão VHF). Alguns modelos operam na freqüência de 902 a 928 MHz. As freqüências mais baixas em VHF, como a de 49 MHz, estão sujeitas a mais interferências.

É isso. Espero ter ajudado!
;)

Dark Diva
Veterano
# nov/06
· votar

Vick Vaporub
Christhian

Putz, o tópico do menino ficou um tempão sem resposta, e na hora q eu vejo vcs já postaram enquanto eu estava aqui escrevendo, rsrsrs. Q coincidência! ^^

Lucas Calefi
Veterano
# nov/06
· votar

Muito obrigado a todos q me ajudaram aqui!
vou comprar então um UHF, é mais caro mas deve valer a pena.
=)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   

Tópicos relacionados a Qual a diferença entre microfone sem fio UHF e VHF?

290.218 tópicos 7.571.211 posts
Fórum Cifra Club © 2001-2014 Studio Sol Comunicação Digital