Qual a diferença entre microfone sem fio UHF e VHF?

    Autor Mensagem
    Lucas Calefi
    Veterano
    # nov/06


    Olá pessoal.

    Estou querendo comprar um microfone sem fio, mas vi q uns são UHF e VHF..
    alguém poderia me dizer qual a diferença entre o UHF e o VHF? Qual é melhor e qual é ruim?

    Obrigado.

    Vick Vaporub
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Lucas Calefi
    VHF = Very High Frequence
    UHF = Ultra High Frequence

    Basicamente a única diferença está na frequência com que trabalham.
    A qualidade do som é a mesma em ambos sinais, mas nos microfones UHF há menos chance de interferência por outro usuário que esteja usando a mesma freqüência, por isso são mais caros.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # nov/06
    · votar


    Lucas Calefi
    Exatamente o que o Vick falou, com um adicional apenas: Normalmente os UHF tem uma abragencia maior, por trabalharem em frequencias mais altas.

    Abs.

    Dark Diva
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Lucas Calefi

    Olá, Lucas! Bem-vindo ao nosso fórum! =)

    Não sei como explicar direito, mas a diferença básica entre eles é q nos microfones UHF vc tem uma menor interferência às freqüências externas em relação ao VHF, pq esse último trabalha na mesma frequência q as estações de TV, então as interferências podem ocorrer facilmente.

    Com relação à qualidade de som não existe diferença nenhuma, só q como nos UHF vai existir muito menos chance de rolar alguma interferência, eles geralmente acabam sendo bem mais caros do que os mics q trabalham em VHF.

    Pra ficar mais claro, eu fiz uma busca rápida pelo assunto na net e achei umas informações interessantes q podem facilitar o entendimento. Achei a freqência q cada tipo de microfone trabalha. :)



    Bem, os transmissores e os receptores dos mics sem fio trabalham nessas freqüências:

    UHF: De 470 MHz a 806 MHz (canais 14 a 69);

    VHF: De de 150 MHz a 216 MHz (ou seja, a mesma banda onde estão os canais de televisão VHF). Alguns modelos operam na freqüência de 902 a 928 MHz. As freqüências mais baixas em VHF, como a de 49 MHz, estão sujeitas a mais interferências.



    É isso. Espero ter ajudado!
    ;)

    Dark Diva
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Vick Vaporub
    Christhian

    Putz, o tópico do menino ficou um tempão sem resposta, e na hora q eu vejo vcs já postaram enquanto eu estava aqui escrevendo, rsrsrs. Q coincidência! ^^

    Lucas Calefi
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Muito obrigado a todos q me ajudaram aqui!
    vou comprar então um UHF, é mais caro mas deve valer a pena.
    =)

    Viniciustcf
    Membro Novato
    # fev/19
    · votar


    Qual microfone sem fio na faixa de 1500,00 reais é indicadonxomprst , pois onemu não funciona mais , pois trabalha na faixa UHF de 470 a 806 MHz. E hj a telefonia está usando boa parte dessa faixa , destinados ao 4G, é bloqueado o sinal do microfone mais antigo !

    Ismah
    Veterano
    # fev/19
    · votar


    Na verdade deu uma desafogada nessa faixa aí... Os velhos VHF tem funcionado melhor que os novos digitais.

    É difícil indicar algo assim. Honestamente, acho o melhor um Shure, Sennheiser (difícil), Audio-Technica, AKG usado, mas "diZital", que qualquer coisa analógica nova... Como bem dito, há muita poluição RF em alguns locais, e isso não favorece em nada os digitais.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual a diferença entre microfone sem fio UHF e VHF?