【FIXO】 Tudo sobre Canto Lírico

Autor Mensagem
McBonalds
Veterano
# nov/08
· votar


Cantante
Legal. Vou começar a me preparar para fazer o teste do coro da Camerata Antiqua, aí de Curitiba. Você tem idéia, mais ou menos, de como é esse teste? É muito difícil? Mais ou menos com que regularidade são abertas as vagas?

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# nov/08 · Editado por: membro
· votar


Olha, eu mesmo nunca tive contato com a camerata, mas tenho amigos que cantam lá ou cantaram. Além de ter a voz no lugar você tem que se preocupar muito com uma questão que é o solfejo. Tem que ser bom porque se não for, lá você não acompanha mesmo, bom, acho que nem entra.

Mahasiah
Veterano
# dez/08
· votar


Porque eu tenho que escurecer se a voz é clara? Uma voz é naturalmente clara ou escura e não artificialmente. Numerosos colegas inclusive muito conhecidos produzem um "u" se tem um "i" latino, ou se tem um "e" claro pronunciam "eu", em vez de um "a" se ouve um "o". É um erro. É um erro também pensar que este escurecimento das notas pode ajudar tecnicamente e não cansa: esta cobertura leva a voz pra trás, na garganta e reduz o timbre, o brilho.

Isso é muito simples, porém difícil de se acostumar a fazer na prática, para os novatos como eu, que geralmente querem imitar a embocadura do Pavarotti & cia :P

Já ouvi muito isso:
"Ou se canta leve ou não se canta nunca."

Eu não conhecia o termo 'cobertura' que eu vi aqui: 'fazer ciobertura'. Ou talvez eu conheça por outro nome. Alguém pode me explicar do que se trata?

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jan/09 · Editado por: membro
· votar


Para vc conseguir usar toda a sua extensão quando vai para os agudos é necessário que vc ultrapasse um "degrau" vamos dizer, que permite que vc alcance essas notas com pouca mudança na voz, ou seja, dá uniformidade ao som.
Esse degrau é a passagem de registro de peito para o de cabeça. Se vc não faz a cobertura o som fica aberto demais, gritado, é tenso também. É necessário "cobrir", é quase um escurecimento de timbre.
As pregas vocais se alongam, a amplitude das vibrações aumenta, se abrem as cavidades.
Sem cobertura não há como chegar nos grandes agudos de maneira saudável.

Não é só isso, mas dá para entender.

McBonalds
Veterano
# mar/09
· votar


Só uma dúvida besta:

Qual a diferença entre Canto Lírico e Bel Canto? É a mesma coisa?

karen.cordeiro
Veterano
# abr/09
· votar


Ola, quero começar a fazer aula de canto lirico. Gostaria de saber se alguem pode me indicar uma professora particular em BH ou região?
Bjos
meu email
karen-korn@hotmail.com

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# abr/09
· votar


karen.cordeiro

Eu me informei com um tenor amigo meu que morou lá, mas sem sucesso. :o(

Mahasiah
Veterano
# mai/09 · Editado por: Mahasiah
· votar


McBonalds

Sobre o Bel Canto, você vai achar muita coisa no google, muita coisa mesmo.
Correndo o risco de causar um mau entendido, ele é basicamente uma forma de executar o canto lírico, dando uma maior ênfase, uma maior atenção a certos aspectos, a certos conceitos do canto lírico.

Não é uma outra técnica, não é algo diferente do canto lírico, é mais como uma linha de ensino. Assim como cada professor passa de uma forma diferente a mesma técnica. Assim como temos o que [acho que] podemos chamar de escola francesa, escola alemã, escola italiana etc. Cada qual prezando mais certos aspectos em detrimento de outros, mas é tudo canto lírico.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# mai/09
· votar


McBonalds
Mahasiah
Qual a diferença entre Canto Lírico e Bel Canto? É a mesma coisa?

Só pra constar.

Em uma terminologia mais simplista, pode-se definir o bel canto como um conjunto de princípios técnicos e interpretativos, oriundos da escola italiana de canto lírico, que constituem um estilo característico de execução vocal, que valoriza e enfatiza a beleza e a plasticidade melódica.

Harmonet
Veterano
# ago/09
· votar


Olá, tenho 13 anos e só consigo cantar o canto lírico. Eu nunca fiz aulas de canto, mas muitos falam que eu canto exelentemente bem e sou muito afinada.
Eu não sei meu timbre de voz, mas eu tenho uma impressão que sou mezzo-soprano.
Eu gostaria de saber como indentificar me timbre de voz e também queria saber se tem algum problema eu só cantar lírico na minha idade.

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# ago/09
· votar


Harmonet

Nunca pensou em fazer aulas? Quem sabe aí você faça canto lírico, ou pelo menos aprenda o que é.

Arveny
Veterano
# set/09 · Editado por: Arveny
· votar


Cantante

Qualquer pessoa pode entrar numa aula? Digo, qualquer voz se adaptaria ao canto lírico?

Arveny
Veterano
# set/09
· votar


Alguém pode me responder?

Minha voz não é tão boa mas eu tenho muita vontade de fazer canto lírico.

Qualquer voz se adaptaria?

Obrigada!

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# set/09
· votar


Arveny
Vou lhe recomendar que em vez de tecer comentários desnecessários, leia o tópico. Essas perguntas que você fez já foram respondidas nesse e em vários outros tópicos.

E essa história de que sua 'voz não é tão boa' já até teve respostas suficientes no tópico em que você afirma que sua voz não é bonita, não?

Abraços.

Arveny
Veterano
# set/09 · Editado por: Arveny
· votar


Bom Christian, apesar dos gentis comentário que recebi no tópico sobre a minha voz eu penso o que eu quiser.

E eu não acho que a pergunta é desnecessária não.

Eu entro voando aqui no fórum, não tenho muito tempo de ficar lendo todos os tópicos por isso sou mais específica.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# set/09
· votar


Arveny
No momento em que você resolveu cantar e mostrar isso a terceiros e ainda por cima a pedir opinião aos outros, sua voz já nem é mais sua - é de quem ouviu e quem ouviu acha o que quiser.

Porém se você insiste em refutar e ignorar a opinião das pessoas a respeito da sua voz, creio que não há nada que ninguém aqui (ou em outro lugar) possa fazer ou dizer para lhe ajudar. Alias, é altamente contraditório dizer que 'sobre a sua você pensa o que quiser' e fazer perguntas a respeito dela num fórum aberto, não? Não é subestimar o tempo que terceiros gastaram ouvindo e comentando sobre sua voz? Tempo esse que é tão importante pra essas pessoas quanto pra você.

Vou lhe recomendar que use o 'pouco tempo livre' para ler as regras do fórum.

http://forum.cifraclub.com.br/?action=regras

Vai descobrir que o uso da busca para evitar assuntos repetidos não só é recomendado como está nas regras.

Abraços.

Arveny
Veterano
# set/09 · Editado por: Arveny
· votar


"Tudo sobre canto lírico"

"A idéia é se aprofundar no assunto. Tirar dúvidas, postar dúvidas, aprender e ensinar. Está aberta a caixa!"


Faz o seguinte Christian, mude o nome do tópico e a descrição que assim você não vai ter o trabalho de dizer o que pode e o que não pode ser perguntado aqui.

Eu não costumo ser grossa mas desse jeito não dá.
Eu fiz uma pergunta, que que custa responder?

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# set/09 · Editado por: Christhian
· votar


Arveny
Até agora eu não entendi o motivo da sua 'grosseria' e sua falta de paciência. Eu até imagino que seja uma postura toscamente defensiva de quem está chegando agora, baseada no que leu vindo de usuários errados. Pelo menos procure saber quem é que colabora nesse fórum e quem mais responde aqui antes de comprar uma situação de terceiros, pois com vc até agora todos foram cordiais - ou estou enganado?

Mas sejamos mais objetivos:

A pergunta que você fez já foi respondida. Qual é a dificuldade de entender isso? Qual é a preguiça de usar a busca ou de pelo menos ler os tópicos do fórum? O que faz você achar que alguém tem a obrigação de lhe responder algo que já foi exaustivamente debatido aqui?

E seu comentário (que eu deletei, por ser de mal gosto, sobre o tópico 'estar morto') foi além de inútil, desnecessário.

Minha função no fórum, como moderador, é bem simples: Zelar pelo interesse coletivo. As regras orientam esse interesse. Algum problema em seguir as regras?

Arveny
Veterano
# set/09
· votar


Cristian

Grosso foi a sua resposta à uma simples pergunta minha.

(Vou lhe recomendar que em vez de tecer comentários desnecessários, leia o tópico. Essas perguntas que você fez já foram respondidas nesse e em vários outros tópicos.

E essa história de que sua 'voz não é tão boa' já até teve respostas suficientes no tópico em que você afirma que sua voz não é bonita, não? )



Acredite, eu jamais teria respondido "toscamente" se o senhor tivesse respondido (respondido não pq vc não respondeu) - retrucado de maneira impaciente.
Muito estranho você não entender o porque das minhas más responstas.

Não se preocupe, neste tópico eu não posto mais.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# set/09
· votar


Arveny
E seu comentário (sobre o 'tópico estar morto') não foi desnecessário?

E essa história sobre 'voz boa' já não teve resposta lá?

Não entendi. Você acha que a maneira como eu falei foi objetiva demais?

SauloMansur
Veterano
# set/09
· votar


Nuss, eu nao entendo esse povo que vem aqui. A garota faz um topico falando que a voz dela e ruim, todo mundo diz que nao, que a voz dela e muito bonita. Ai do nada, ela vem aqui perguntar denovo, simplesmente falam que isso ja foi respondido, e ela sai revoltada.

Tipo, acho que o que ela queria era saber se canto lirico vai mudar a opiniao DELA sobre ELA MESMA, porque ficou bem claro que a opiniao dos outros nao e o que ta sendo levado em consideracao... so que ai fica dificil o pessoal ajudar.

McBonalds
Veterano
# dez/09
· votar


Cantante

Você tem me falado bastante da questão do relaxamento, mas eu percebi que alguns cantores (eu incluso) ficam um pouco ofegantes no final de algumas músicas (como o Rockwell Blake, no vídeo abaixo). Isso é normal, ou é por algum problema técnico?



duraes
Veterano
# dez/09
· votar


ha entao vc é muito bom né cantante fora do lirico vc manda outros tambem garanto que não fika dando de maestro quero ver mesmo se vc é bom manda uns exercicios pra cantar soul rock e outros blz ai eu falo que vc é bom do contrario ta por fora valeu

duraes
Veterano
# dez/09
· votar


ha entao o seu estilo é lirico afffffffffffffff nao deve saber nda sobre black me descupe valeu kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk quero ver é vc cantando estilo americano e com as tecnica deles

duraes
Veterano
# dez/09
· votar


e ai cantante vc disse que eu sou professorzinho aventureiro mais nunca tive problemas na garganta e quer saber nao canto lirico e sim o canto popular e tambem rock que usa tecnicas com a a garganta como os agudos do andre matos vc ja viu ele cantando se nao viu veja blz nem me conhece e ainda mais um estilo soul mando pouco nunca tive problemas na garganta não forço a garganta não fiko so num estilo só valeu seu maestro oh me descupa se eu falei muito mais é a pura verdade vc teve problemas vc onde vai sua extensão ham é primeiro tenor ou vai alem eu to no acima do tenor que tal pra vc

GuardianOfTheBlind
Veterano
# dez/09
· votar


tem gente q gosta de se expor ao ridículo

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# dez/09
· votar


duraes
Posta alguma coisa sua aí pra gente dar risada.

ramon_cp2
Veterano
# jan/10
· votar


Ae pessoal, estou com uma grande dificuldade para executar melismas. alguem pode me indicar algum exercicio para me ajudar com isso?

Obrigado desde já.
Abraços

Betiel
Veterano
# jan/10
· votar


Acompanho o forum a muito tempo e só agora resolvi entrar, ja riii muito desas discursões; antes de algum veterano ou moderador me mandar procurar na busca, ou falar que ja foi respondido, gostaria de saber por gentileza, nesse tópico, se alguém pode me responder quantos tons coseguimos alcansar a maisnormalmente quando nos formamos em canto, desde já agradeço, e não me xingem. kkkk

Betiel
Veterano
# jan/10
· votar


suponhamos que sem aulas sua estenção vai de f1aA3

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tudo sobre Canto Lírico