【FIXO】 Tudo sobre Canto Lírico

Autor Mensagem
Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jan/10
· votar


Betiel
quando nos formamos em canto
????

Leandro Rigon
Veterano
# jan/10 · Editado por: Leandro Rigon
· votar


Betiel

Desconsiderando a enarmonia (escalas que possuem o mesmo som), existem cerca de 30 tonalidades diferentes que são utilizadas.
ESCALAS MAIORES: Dó Maior, Sustenizadas: Sol Maior, Ré Maior, Lá Maior, Mi Maior, Si Maior, Fá # (Sustenido) Maior, Dó # Maior, Bemolizadas: Fá Maior, Si b (bemol) Maior, Mi b Maior, La b Maior, Ré b Maior, Sol b Maior, Do b Maior.
ESCALAS MENORES: lá menor, Sustenizadas: mi menor, si menor, fá # menor, dó # menor, sol # menor, ré # menor, lá # menor, Bemolizadas: ré menor, sol menor, dó menor, fá menor, si b menor, mi b menor, la b menor.

Isso é pura teoria musical, (recomendo o livro do Bohumil Med), e não o tema do tópico. Só coloquei para que, quanto a afinação, você consegue cantar em qualquer um dos 30 tons possíveis. E existem músicas que não usam o sistema tonal (que eu odeio), que são atonais, as quais, em tese, qualquer um pode cantar.
Agora, considerando uma música escrita num determinado tom, se você vai ou não conseguir cantar essa música no tom que ela está escrita irá depender da sua extensão. Tentando ser simplista, se vc sobe até determinada nota e desce até determinada nota e a música está dentro desse seu limite de graves e agudo, seja qual tom for, você conseguirá cantar, independente do tom. Da mesma forma, seja qual tom for, se na extensão a mṹsica ultrapassa o seu limite de graves e/ou agudos, no tom que ela está escrita você ou não conseguirá cantar ou forçará muito para conseguir. Mas para isso existe transposição. Você deixa a música mais grave ou mais aguda para adequar a região de conforto que você possui na voz. No popular não há problema algum quanto a transposição, no erudito sim, pois considera-se que a música foi escrita para um determinado tipo de voz (tenor, baritono, baixo) e deve ser cantada por esse tipo de voz. Então um baritono não deve cantar repertório de tenor, nem tenor repertório de baixo, etc... . Espero ter ajudado.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jan/10
· votar


Leandro Rigon
Velho, tu discorreu bem sobre teoria, mas sinceramente acho que não tem absolutamente nada a ver com a pergunta. Alias, eu tinha um professor na faculdade que costumava dizer que "se a pergunta não for elaborada corretamente, ela não merece uma resposta igualmente elaborada. Não por falta de educação, mas pela economia do seu tempo: É bem provável que você fale às paredes"

Acho que a pergunta do nosso amigo aí foi a seguinte: "Quando/ Se eu me formar em canto (não entendi isso até agora), qual a extensão que eu vou ter?"

Betiel
Veterano
# jan/10
· votar


por isso que eu gosto desse forum... um povo tudo amigavel, gentil, que gosta sempre de ajudar; as veses jogam tantas converssa fora discutino, que com simples palavras podia ajudar.
:Ahh não, você escreveu errado, não ajudo!!! eu não entendi, não ajudo!!! Christhian tem uma escola chamada conservatório, ja ouviu falar? e quando ficamos 6 anos estudano sobre canto, nos formamos... Christhian eu tinha um professor na faculdade que costumava dizer que "se a pergunta não for elaborada corretamente, ela não merece uma resposta igualmente elaborada. NÂO ESTUDAMOS COM DEU PROFESOR, DEVE SER ISSO. ;]

Betiel
Veterano
# jan/10
· votar


Leandro Rigon Vlw Brother

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jan/10 · Editado por: Christhian
· votar


Betiel
quando ficamos 6 anos estudano sobre canto, nos formamos

Nem todo conservatório 'forma' o aluno. Muitos apresentam 'cursos livres', que na minha opinião, é sempre a melhor escolha, já que o desenvolvimento de cada um é diferenciado.

Mesmo assim, digamos que você se 'forme'. Isso não significa que você vai estar cantando na sua plenitude, com toda sua extensão - e nesse caso sua pergunta não faz o menor sentido. Se alguém lhe disse isso, mentiu descaradamente.

Talvez a maneira correta de elaborar a pergunta seria: 'Após estudar canto de maneira correta e com acompanhamento por um bom tempo, minha extensão poderá atingir quantas oitavas?' Mesmo assim a resposta é totalmente impossível de ser dada. Isso por que estamos tratando de limitações e diferenças fisicas - você pode ter 1,80m e sua envergadura pode ser maior que de uma pessoa de 1,85m. Claro que assim como no caso da 'envergadura', há uma resposta aproximada e genérica: É normal uma pessoa com estudo cantar com duas oitavas, aproximadamente. Mas daí a afirmar - ou querer saber com exatidão - num fórum de internet é um ledo engano.

Mas vale um adendo: Uma coisa que todos podem desenvolver é educação. Sua pergunta foi MUITO mal elaborada. Tenha mais humildade de reconhecer que você deveria ter escrito com mais clareza.

Betiel
Veterano
# jan/10
· votar


Christhian vio como foi fácil :) Vlw

Jeremiass
Veterano
# out/10
· votar


Como Começar ?

Adoro Canto Lírico, sempre quis fazer mas minha cidade não dispõe do curso... Para mim ter um certo conhecimento, estudar alguma coisa sozinho... alguém recomenda algum tipo de site, material, ou até tem uma dicas do que fazer por ai ?

Tenho já conhecimentos de Respiração, posicionamento etc, mas na hora de cantar minha voz vira um lixo kk

Leopold
Veterano
# dez/10 · Editado por: Leopold
· votar


Jeremiass

Recomendo nem pensar nisso. Canto Lírico é coisa complicada e demorada pra aprender.
Qualquer tentativa autodidata nessa área causa problemas difíceis de resolver depois.

Faz que nem um aluno meu. Vá estudar em outra cidade.

Harmonet
Veterano
# dez/10
· votar


Bom, aqui estou procurando novamente uma ajuda... Eu estou tentando ingressar no mundo da música, mas como já disse, nunca tive aula de canto lírico apesar de ser muito elogiada e tudo mais. Então de modo a evitar futuros problemas com a autodidatação, agora eu estou procurando escolas de musica ou professores particulares em SP que dêem aula de canto com um custo vamos dizer..pagável, porque eu já toco piano e a aula é muito cara... e eu já toco há 8 anos, e estou definida que nunca mais vou largar. Bom, eu agora estou com 14 anos, quase 15, e é uma idade meio tarde para querer ingressar na musica, sendo que o que busco é o mundo do metal que é muuuitoooo concorrido em minha opinião.
Anyway...
bjoss

McBonalds
Veterano
# dez/10
· votar


Harmonet

Não entendi nada.

Você diz que quer ingressar no mundo da música, mas que já toca piano há oito anos. Por "ingressar no mundo da música" você quer dizer "se profissionalizar"? É isso?

E se o que você busca é o mundo do metal, porque quer fazer canto lírico?

Bom, eu agora estou com 14 anos, quase 15, e é uma idade meio tarde para querer ingressar na musica

Caramba! Então coitado de mim, que comecei com 18.

Leopold
Veterano
# dez/10
· votar


Harmonet

Provavelmente vc quer fazer algo estilo Nightwish, eu suponho.

Vcs são uns fedelhos, ahahahah, tarde comecei eu caramba, que comecei com 20.

14, 15 anos está ótimo pra começar a estudar canto, pegando leve sempre é claro. Nem esquente. Quanto à aula, vc paga caro pela aula de piano mas qdo é no canto quer mais barato??
Complicado hein?
Dificil achar.

Leopold
Veterano
# dez/10
· votar


Harmonet

Veja essa garota. Tem 16 anos.




Harmonet
Veterano
# dez/10
· votar


Leopold

Assim, vc acertou, eu qeuro mesmoa lgo tipo Nightwish..mas é q assim, meus pais acham q num compensa gastar com aulas de música, e eles disseram q eles não pagarão nada >.<''

Ai fica meio complicado eu achar uma escola de música cara...sendo q eu já num tenho muito tempo pra me dedicar à música, apesar de ser minha paixão. Até pensei em ir pro coral do clube ou da igraja mas assim... cantar aquele tipo de música é que é foda...

Bom, o tarde da música pra mim, é que assim, o canto é algo q se vc se autodidata, vc se ferra, então assim, eu acho q é certo ter experiência na minha idade pra poder cantar o que quer sem que haja complicações.

McBonalds
O mundo do metal tem lírico tbm..num é só slah...gutural se é o que vc pensa >.<' (obs. desculpa se ofendi).

Bjoss

McBonalds
Veterano
# dez/10
· votar


Harmonet
O mundo do metal tem lírico tbm..num é só slah...gutural se é o que vc pensa >.<' (obs. desculpa se ofendi).


Foi o que eu imaginei, você estava se referindo a Nightwish e similares, só que aquilo ali não é canto lírico. Na verdade é uma impostação pseudo-lírica que a cantora usa, pra fazer ficar parecido, mas não é.

E pra estudar canto você não precisa entrar em uma escola, necessariamente. Você pode procurar um professor particular, o que eu acredito que valha muito mais a pena, tanto didática quanto financeiramente.

Harmonet
Veterano
# dez/10
· votar


McBonalds
só que aquilo ali não é canto lírico. Na verdade é uma impostação pseudo-lírica que a cantora usa, pra fazer ficar parecido, mas não é.

Sério: Eu realmente não sabia disso..apesar de que agora que vc falou, cheguei a conclusão que Nightwish realmente num soa como lírico... só pq vc flou haha

Assim, o único prooblema de ter um prof particular é que eu num sei se esse professor é bom ou não, e eu preciso de recomendações >.<'' Será que você podería dar algumas indicações aqui em SP??

Bjoss

McBonalds
Veterano
# dez/10
· votar


Harmonet
Assim, o único prooblema de ter um prof particular é que eu num sei se esse professor é bom ou não, e eu preciso de recomendações >.<'' Será que você podería dar algumas indicações aqui em SP?

Em SP eu só conheço o Christhian, mas eu não tenho o contato dele. Manda uma MP, ou então espera ele aparecer por aqui.

Harmonet
Veterano
# dez/10
· votar


McBonalds
Brigada pela indicação =) Eu vou falar com ele...

octavio_guns
Veterano
# dez/10 · Editado por: octavio_guns
· votar


queria fazer uma pergunta, eu sou violonista/guitarrista e sou desafinado, tem alguma coisa que eu possa fazer para melhorar um pouco minha voz na hora de cantar?

McBonalds
Veterano
# dez/10
· votar


octavio_guns

Além de aulas? Não muito.
Você pode trabalhar a sua percepção musical, o que ajuda um pouco na afinação, mas pra resolver mesmo o problema (que pode ter n causas diferentes), só mesmo com aulas.

octavio_guns
Veterano
# dez/10
· votar


McBonalds

obrigado pela ajuda
=)

vou ver se consigo fazer aulas

Leopold
Veterano
# dez/10
· votar


Sempre aparece essa dúvida, se esse pessoal que canta pseudo-liricamente é canto lírico. Principalmente as mulheres em bandas de metal.
Pois bem, uma coisa tem que ficar bem clara e que sana essa dúvida. Cantor lírico tem projeção de voz para enfrentar um teatro ou uma sala grande sem uso de microfone.

Se não consegue fazer isso, só consegue cantar com microfone, se a voz sai pequenina, não pode ser chamado cantor lírico.

Leandro Rigon
Veterano
# dez/10
· votar


Harmonet

Eu comecei a tocar violino, e toco até hoje, com 11 anos, e comecei canto lírico com 19 anos, hoje estou com 25. Qual o problema em você começar?

AnaClara
Veterano
# jan/11
· votar


Eu sempre gostei de canto lírico, mas nunca consegui... pq era criança e nunca fiz aula.. mas de uns dias pra cá.. (leia-se) uns 6 meses eu me interessei mais e comecei a tentar cantar a música tormento d'amore... e consegui... não achei difícil... mas a música ficava vibrando no final das frases e eu achava isso errado, mas não conseguia parar... mas eu descobri aki que que isso não é errado... mas tbm vi varias coisas e tenho medo de estar prejudicando minha vóz cantando lírico sem técnica... pq eu consigo alcançar notas agudíssimas... sem dificuldade...

Eu posso perder minha vóz assim? ou existem pessoas que não precisam de aula pra cantar lírico???

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jan/11 · Editado por: Christhian
· votar


AnaClaraFonseca
Entenda basicamente duas coisas.

1 - Nem tudo o que é bom aos seus ouvidos (de quem canta) é bom aos ouvidos das outras pessoas - especialmente tratando-se de canto lírico, que depende de uma série de procedimentos para uma correta execução. Um cantor lírico, por exemplo, encara um teatro com uma orquestra tocando numa intensidade forte ao fundo sem nenhuma amplificação artificial. Você seria capaz de fazer isso?

2 - Uma coisa é o que você faz da boca pra fora; outra da boca pra dentro. Vamos até admitir (numa hipótese remotíssima) de que o que sai de você é 'esteticamente correto' e agradável. A maioria da técnica empregada para gerar os sons e poupar a sua voz vai contra a fisiologia do que nos é natural na idade adulta, como uma respiração mais abdominal, manutenção de costelas abertas, etc. pra citar apenas duas coisas relacionadas ao apoio de uma centena de procedimentos. Como é que você vai saber fazer isso corretamente sem orientação?

Já falei diversas vezes isso por aqui: No canto lírico há mais de 4 séculos são desenvolvidos estudos a respeito da voz e passados de geração a geração, que aprimora a técnica tornando possível usar a voz de maneira cada vez mais saudável. Se nem pro canto popular é viável querer fazer algo de melhor nível sem aulas, quiçá tratando-se de ópera.

Abraços.

McBonalds
Veterano
# jan/11
· votar


uns 6 meses eu me interessei mais e comecei a tentar cantar a música tormento d'amore

Que, vale ressaltar, não é ópera, apesar da impostação pseudo-lírica que já foi comentada nesse tópico.

AnaClara
Veterano
# jan/11
· votar


Christhian

Bom... Eu sei que é impossível cantar música lírica sem técnica... afinal... o canto lírico é uma ténica... mas eu qria saber se pra cantar assim, vc precisa antes, já conseguir chegar as notas altas.. ou qq um, com aula, consegue cantar assim???

E eu não canto lírico, eu sei... o que eu faço é imitar os cantores líricos que eu conheço... e eu sei tbm que a voz que a gente escuta não é a msm que os outros escultam...

E tbm queria saber... existe alguma coisa como o biotipo para ser cantor de ópera?

E em relação ao "dar conta de um teatro"... eu sou estudante de arquitetura e sei que um teatro de ópera é projetado especialmente pra isso... tem a acústica estudada pra isso... coloca uma orquestra e uma cantora de ópera ao ar livre pra ver se alguém ouve alguma coisa de longe..... e tem tambem que a frequencia das notas agudas são mais longas... o que a fazem ter um alcance maior... então naturalmente, é impossivel cantar lírico "baixinho"..

McBonalds
E o que é impostação psedo-lírica?

Abraços..

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jan/11
· votar


AnaClaraFonseca
coloca uma orquestra e uma cantora de ópera ao ar livre pra ver se alguém ouve alguma coisa de longe
Como eu disse, só a ópera advém de 400 anos pra cá. Você acredita mesmo que há 200 anos haviam teatros projetados apenas para ópera?

então naturalmente, é impossivel cantar lírico "baixinho"..
Não é. A voz de cabeça serve exatamente para ajudar o trabalho de dinâmica. Mas isso só se aprende nas aulas.

Abraços.

AnaClara
Veterano
# jan/11
· votar


Christhian
A primeira sala de opera pública foi o Teatro San Cassiano de Veneza, que abriu portas em 1637...

Eu qria muuuito fazer aulas de canto... mas não tenho condiçoes agora... minha cidade não tem nem 1 professor de canto lírico... e como me dedico a arquitetura... eu tenho q escolher... mas um dia vou entrar... só tenho medo de ser tarde...

McBonalds
Veterano
# jan/11
· votar


AnaClaraFonseca
E o que é impostação psedo-lírica?

É uma impostação inadequada usada por cantores populares juntamente com o vibrato pra fazer a voz soar "operística" quando na verdade não é.

Em outras palavras é o que esse pessoal estilo Agnaldo Rayol e os tenores do Raul Gil fazem, cantando com aquela voz "embatatada" e com um vibrato capenga pra impressionar velhinhas hehehe

coloca uma orquestra e uma cantora de ópera ao ar livre pra ver se alguém ouve alguma coisa de longe

Olha...Se for uma orquestra de Wagner acho que não haveria problemas.

Além do mais, há cantores que já tiveram essa experiência, como o Enrico Caruso, que já cantou até numa arena de touradas. Mas esse é um caso a parte hehehe

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tudo sobre Canto Lírico