Dúvida! Técnica de Eric Martin

    Autor Mensagem
    eduardoclark
    Veterano
    # out/06 · Editado por: eduardoclark


    Hey ppl! Seguinte, dêem uma olhada nesse vído do Mr.BIG ao vivo. Logo no começo do som, o Eric Martin dá um tom super alto! Alguém saca que tipo de técnica é essa? Não me parece algo "comum", digamos assim. Eu consigo algo parecido com umas técnicas que na verdade aprendi para cantar vocais "guturais" de black metal, em tons altos, mas dando uma modificada pra sair limpo. EDIT: Mas, não consigo fazer vibratos, nem ter o controle necessário pra usar isso de uma maneira mais tranquila!!! Alguém aí tem mais informações?



    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # out/06
    · votar


    eduardoclark
    Fala man!
    Cara, tenho a sensação de que isso é um harmonico de voz... Mas sei lá. Se for isso msm, é altamente prejudicial pras pregas vocais. Veja se não é a msm coisa que eu fiz aqui (mas eu não sou louco de esticar isso aí e ficar vibrando não... hehehehehe
    Abs!

    John Arch
    Veterano
    # out/06 · Editado por: John Arch
    · votar


    eduardoclark
    Isso é falsete com drive, só q afunilando ao máximo pra ficar mais limpo. Tem realmente uma proximidade com a técnica de gutural q vc falou (se é q eu captei a mensagem, mas acredtio q vc quis dizer akele estilo gutural agudo q o kra do cradle of filth usa).

    Mas é falsete, com certeza. Pra fazer isso, vc tem q puxar meio q do fundo do nariz, bom eu não sei explicar mto bem, mas o fato é q por ter drive no meio, qndo vc aplica errado, vc sente a garganta.

    Dá uma olhada no tópico dos barítonos, q eu gravei um falsete rasgado lá (rasgado em termos de aplicação, pq saiu relativamente limpo, como esse daí), não tá mto parecido não, mas a idéia básica é a mesma.

    O kra do massacration usa isso direto, mas deixando mais "aberto", o q acaba rasgando mais; o king diamond usa mto, mas dexa o mais limpo possível, mas vc percebe q não é akele falsete de quem tá fazendo esforço nenhum...bom, na verdade quase todos os vocalistas de heavy e hard rock usam isso...até o paul dianno faz isso!

    EDIT: não com a mesma qualidade, é óbvio...à propósito, se o nome da técnica é harmônico como o Chrstian falou aí, eu não sei...mas msm se for, não faz uso das falsas cordas? Acredito q sim

    eduardoclark
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Cara, não sei se é isso!
    talvez por ser menor a duração, eu me confuda um pouco. Mas, sei que o que ele faz é uma oitava acima do tom que eu consigo chegar com voz normal, em voz de cabeça. Em que música tu fez isso?

    Homem Cueca
    Veterano
    # out/06
    · votar


    porra...um G5

    John Arch
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Exatamente, um G5...isso é falsete. se alguém discorda disso, está afirmando q um kra cantou um G5 em voz plena!

    eduardoclark
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Eu não discordo! Mas só digo que não é um falsete comum como King Diamond. Eu alcanço todos tons que o King Diamond canta com falsete, assim como o que o Paul Di'anno já fez... mas isso ali é bem mais alto!

    John Arch
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Isso é verdade. Ele faz estilo criança gritando ao máximo, sabe? Dá uma ouvida numa banda chamada Lost Horizon. Tem uma música do primeiro cd q o kra faz isso, ele passa do falsete mais trank, pra algo próximo disso, dps voz de cabeça extrema, e termina com o mais agudo de todos. Mas penso q não deixa de ser falsete

    João Ferr
    Veterano
    # out/06
    · votar


    eh um falsete com drive mesmo, como o John Arch falou. parece aquele drive feito com aquela "linguinha" que a gente tem na garganta (alguem sabe do q eu to falando?). tipo, eu faço isso, só que naum com um timbre muito bonito... huahuahua
    a propósito, um comentário: que TIMBRE que tem a voz desse cara...

    John Arch
    Veterano
    # out/06
    · votar


    João Ferr
    Exatamente, por isso q eu tmb afirmei q era. Pois eu tmb faço, mas qndo eu tento fazer exatamente assim, a maioria das vezes eu acabo forçando

    eduardoclark
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Entendo!
    Eu atinjo algo parecido, mas tenho dificuldade em fazer vibratos. Tenho treinado, e tem melhorado... mas tem tantos detalhes "técnicos" pra chegar num bom resultado, que acho até uma ofensa chamar de falsete! *rs Claro, é um falsete pois não é voz plena... mas assim como o registro de apito, chamr somente de falsete parece injusto! *rs

    João Ferr
    a propósito, um comentário: que TIMBRE que tem a voz desse cara...
    Bah, o Eric é o cara! Uma voz presente, doce, suave, mas sem soar nasal demais ou enjoativa. Muito boa mesmo!

    João Ferr
    Veterano
    # out/06
    · votar


    John Arch

    É a "técnica" usada (pelo menos eu uso...) pra imitar o Massacration... hehehe

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida! Técnica de Eric Martin