Não consigo cantar nesses tons

    Autor Mensagem
    Magueco
    Veterano
    # ago/06


    Só consigo cantar sem desafinar nesses tons: C, G Em. Alguém pode me dar conselhos para eu melhorar isso? O q devo fazer? Algum exercício para voz? Desde já sou grato.

    Danckor Vallence Buriok
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Cara, você toca violão, é? Esse Em é um acorde!!!! Se você canta um acorde, então merece o prêmio de gogó multivoz!!! Mas se eu entendi bem, você quer dizer que só consegue cantar se for dentro da harmonia desses acordes aí... é isso? Tem idéia de que notas está fazendo com a voz? Daí fica mais fácil entender o que se sucede!!!

    Mas, desde já, dê uma clicada por aqui: Tópicos Essenciais

    Flw!!!

    tiago0101
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    ele falou tons

    Danckor Vallence Buriok
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    tiago0101
    Mas Em é um acorde!

    John Arch
    Veterano
    # ago/06 · Editado por: John Arch
    · votar


    Em além de acorde, tmb é um tom. Existe o campo harmônico de Em, q é variavel, a considerar as varias formas da escala menor.

    Mas acredito q ele estivesse falando das notas msm, e aí, ele teria viajado na batatinha musical.

    Acho q ele só consegue cantar em Sol maior/Mi menor

    Benevides000
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    se ele ta se referindo mesmo a tons ele nao falou nada errado não

    Benevides000
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Magueco
    tu ta falando de tons mesmo?
    pq G e Em são relativos... mas aí seria normal q vc conseguisse cantar pelo menos em F# e G#

    John Arch
    Veterano
    # ago/06 · Editado por: John Arch
    · votar


    Se ele estiver falando dos tons foi o q eu falei, Sol maior/Mi menor~são a mesma escala pq são relativos. Mas se ele conseguir isso, seria normal q ele tmb conseguisse tons próximos, como Dó maior, ou Fa maior. F# e G# são mto longe(vc tem q analisar os acidentes da escala)!

    EDIT: G/Em - msm escala ressalvadas as possíveis formas da escala menor (harmônica, melódica, bachiana...)
    C e G - G e F = só tem um acidente de diferença, por isso são tons próximos.
    G e G# = possuem varios acidentes de diferença, são tons afastados

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # ago/06
    · votar


    Independente do que ele esta querendo dizer, está com problemas de afinação em todo o resto, eheh, vai ser dificil acertar isso aí.

    Pela enésima vez que dou essa dica fantástica:

    Faz aula.

    Danckor Vallence Buriok
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    kkk estamos filosofando sobre o que nosso amigo quis dizer...

    Vocês estão certos, Em é tom, mas tenhamos cuidado pra não confundir as paradas. Quando falamos em um "tom", podemos estar falando de uma nota, ou uma harmonia sobre a qual haverá uma escala (vocês manjam mais do que eu, então fiquem à vontade de me corrigir). Se alguém pergunta: "qual o tom dessa música?", podemos responder: "essa música é em Em (Mi menor)". O que quer dizer que para cantar nesse "tom", precisamos cantar numa escala adequada, que no caso, pode ser a escala de Em, concordam?

    Eu perguntei pra ele, porque ficou vago! Cantar sobre determinado tom e não conseguir em outros próximos é estranho, não acham? Por que alguém conseguiria cantar em Em e não conseguiria em E? Ou em A?

    Talvez ele tenha se referido a esses "tons", porque pode ser de alguma(s) música(s) que ele toque no violão (ou conheça)!!!

    Mas... whatever... estaremos fugindo do assunto enquanto o Magueco não se pronunciar!!!

    ;)

    Abração, galera!!! \o/

    Benevides000
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    John Arch
    C e G - G e F = só tem um acidente de diferença, por isso são tons próximos.
    G e G# = possuem varios acidentes de diferença, são tons afastados

    tu ta certo, mas de qualquer forma os acidentes estão apenas um semitom acima, não acho q isso seja afastado

    John Arch
    Veterano
    # ago/06 · Editado por: John Arch
    · votar


    Benevides000
    Mas aí é q tá. Pegue qquer livro de teoria! o q faz a diferença é o grau de afinidade das escalas

    Tons próximos = possuem nenhum ou somente um acidente de diferença na armadura de clave (ou seja, somente uma das notas da escala vai ser diferente - ressalvadas as formas da escala menor). São tons próximos os tons relativos, e os q tem um bemol ou um sustenido a mais na armadura de clave. Ex.: Dó maior/La menor ; Dó maior/Fa maior ; Do maior/Sol maior

    Tons afastados = possuem dois ou mais acidentes de diferença na armadura de clave - logo, varias notas da escala vão ser diferentes, não importa q sejam só um semiton de diferença, pois a quantidade é q conta. Ex.: Dó maior/Dó# maior = todas as notas da escala são diferentes, apesar da proximidade!

    Tons homônimos (acho q é esse o nome, to sem nenhum livro aki por perto) - msm tons, mas modos diferentes. Ex.: Dó maior/Dó menor

    Mas aí, agente tá desvirtuando o tópico do kra!
    Valeu

    Magueco
    Veterano
    # ago/06 · Editado por: Magueco
    · votar


    Se alguém pergunta: "qual o tom dessa música?", podemos responder: "essa música é em Em (Mi menor)
    Isso q eu quiz dizer. Podem me ajudar?

    John Arch
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Então vc realmetne quis dizer o tom da musica. O q complica td...hahahahahaha

    Pq veja bem, vc disse q consegue cantar em C, G e Em, certo?

    A escala de Dó maior é: dó-re-mi-fa-sol-la-si (só notas naturais)
    A escala de Sol Maior é: sol-la-si-do-re-mi-fa#
    A escala de Mi menor é: sol-la-si-do-re-mi-fa#- (igual a Sol maior se for primitiva, mas o VI e VII graus podem alterar dependendo da forma da escala menor)

    O q eu quis dizer com isso? q vc diz conseguir cantar em tons q são proximos entre si (le as coisas aí em cima), pois só tem uma nota diferente um do outro (a nota fa). Por isso eu falei q vc deveria tmb conseguir cantar em Fa maior, pois a escala é: fa-sol-la-sibemol-do-re-mi. Ou seja, só o si é diferente em relação ao dó maior.

    -Contudo, só há uma coisa a se fazer. Estudar, estudar, estudar. Estudar escalas em tds as tonalidades. Fazer mtos vocalizes, a ponto de se acostumar com cada nota. Além disso, é bom vc saber o seu tom confortável, aí vc pode chegar nakele casamento e falar: manda musica tal em Dó maior e arrebentar td..hahahahahah

    Danckor Vallence Buriok
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Magueco
    Bom, o John Arch já explicou legal, mas ainda acho estranho que você consiga cantar numa escala e não em outra. Tipo... você consegue fazer notas temperadas com intervalos fixos de uma escala!!! Doido, né? Cantar a escala de DóM é fazer o seguinte intervalo entre as notas: tom-tom-semiton-tom-tom-tom-semiton... é bem intuitivo pra quem gosta de música, mas e se vc começar a cantar em Ré? Entende o que quero dizer? Se você começar em Ré, vai fazer tom-semiton-tom... etc.???

    Deu pra sacar?

    Magueco
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    John Arch
    Valeu pela dica! Nunca cantei numa escala de Fá

    Danckor Vallence Buriok
    Sei lá, na escala de Ré já tenho dificuldades em alcançar algumas notas altas, tipo um Dó# ou um Sí entende? Tb tenho dificuldades em cantar na escala de Si. Mas também tenho facilidade em cantar em Mi, é a segunda escala mais confortável para minha voz, agora pq eu não acho confortável cantar em Ré e já achar confortável cantar em Mi eu não sei

    Danckor Vallence Buriok
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Magueco
    Que doido, cara!!! Interessante o seu caso!!! Você já fez vocalises? Se não, tenta fazer... começa em Dó, faz o acorde C, ouve e faz na voz: Dó-Ré-Mi-Ré-Dó (mas fazendo "vô" em cada nota), aí depois faz o acorde C#, ouve, e cante: Dó#-Ré#-Fá-Ré#-Dó#... então ouça D e cante: Ré-Mi-Fá#-Mi-Ré! Só esses três, depois volte pro C# e depois pro C. Se você consegui cantar nos três tons, tenta diferente: começa em G e vai até ou próximo E, subindo de meio em meio tom.

    Tenta fazer isso, mas sem forçar a voz, blz? Por isso é legal utilizar a vogal "ô" e fazendo "vô", que é pra pegar a nota com mais facilidade em stacatto.

    =)

    jfguittar
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Quanta coisa

    John Arch
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Magueco
    doidera msm, pq vc disse q a escala de Re tem notas altas, como Si e Do#, mas consegue o Mimenor, q tem o Dó (mais agudo q o Si) e o Re (mais agudo q o Do#)....vc já tentou fazer o Re uma oitava mais grave?
    Pq era o q o Danckor estava falando, o dificil é vc conseguir fazer os intervalos entre as notas, ou seja, a sensação de mudança de meio tom, um tom, dois tons, etc..agora, d q nota pra q nota, naum costuma ser problema, pq por exemplo, as vezes vc canat tds as musicas de uma banda, q são em Mi menor, e dps descobre q os kras afinam tds os instrumentos meio tom atrás, ou seja, vc na verdade cantava td em Mib menor, q tem varios acidentes...

    Magueco
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Danckor Vallence Buriok
    Brigadão cara!

    John Arch
    Pode ser, nunca pensei nisso, valeu.

    Digao
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Magueco

    vc pode cantar em qq tom!!!!!!

    a questao ai é o alcance da tua voz... do mais grave ao mais agudo... dentro disso vc canta em qq tom...

    a nao ser q o teu alcance seja minimo...

    eu acho q é questao de vc treinar o ouvido pra achar a ressonancia correta da tua voz com o instrumento...

    Danckor Vallence Buriok
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Magueco
    Disponha... ;)

    Oeisi
    Membro Novato
    # set/20
    · votar


    O
    Mano não sei onde faz pergunta aqui no fórum então vou fazer aqui mesmo kkkk (é relacionado)

    Eu tenho um problema parecido, toco violão e quando vou cantar, só consigo cantar afinado nos tons de F# C# B E, algumas músicas eu consigo bem mais ou menos em G G# A mas não são todas
    Nunca fiz aula de canto nem nada

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # set/20
    · votar


    Oeisi
    Eu tenho um problema parecido
    Nunca fiz aula de canto nem nada

    Você já respondeu a solução do seu problema. Fazer aula.

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # set/20
    · votar


    tá faltando fazer teus "vocalizes"
    pesquisa no google assim: "vocalizes"

    Ningen
    Veterano
    # set/20
    · votar


    Oeisi

    É isso. Como disseram os colegas acima, a solução é: aulas, vocalizes.

    Muita gente tem essa ideia de que para aprender a cantar basta treinar músicas. Mas o que acontece é que aprendendo canções, muitas vezes você fica preso àquele tom e vicia.

    Os vocalizes geralmente passam por todas as notas. Então, se você treinar, no futuro, não importará muito o tom, pois você já sabe fazer todas as notas da sua tessitura.

    LeandroP
    Moderador
    # set/20
    · votar


    Galera não sabe a diferença entre tom e tonalidade.

    Mi menor não é tom.

    Mi é tom, menor é tonalidade.

    Solução pra pergunta sobre canto: faça aulas e conheça a sua voz. Se estragar o seu instrumento, não tem como repor comprando outro.

    Ningen
    Veterano
    # set/20 · Editado por: Ningen
    · votar


    LeandroP

    conheça a sua voz. Se estragar o seu instrumento, não tem como repor comprando outro.

    Boa! Ontem mesmo a Miley Cyrus, numa entrevista, depois de uma cirurgia vocal: eu sentava ao piano e fazia escalas e etc, mas ninguém me ensinou como se tem longevidade [...] eu definitivamente, provavelmente, não tive o treinamento necessário para saber que eu não queria fazer isso até meus 15, mas até meus 80 anos.

    Tipo 8
    Membro Novato
    # set/20
    · votar


    Oeisi

    Vc está desafinando notas. Não importa em que tom.

    fernando tecladista
    Veterano
    # set/20
    · votar


    Oeisi
    Eu tenho um problema parecido, toco violão e quando vou cantar, só consigo cantar afinado nos tons de F# C# B E, algumas músicas eu consigo bem mais ou menos em G G# A mas não são todas
    Nunca fiz aula de canto nem nada


    isso não existe de tom que você não consegue cantar como está no inicio do tópico do timo "toda musica em G é ruim para cantar"

    cada voz tem sua extensão, tessitura, você tem seu alcance algumas músicas em G pode dar certo ou não depende do original e da extensão dela

    você por exemplo cantar bem as músicas de um determinado cantor porque sua voz tema mesma extensão dele
    não importa que tom que ele componha

    faça aulas de canto e o professor te ensina encontrar tua região de vocal

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Não consigo cantar nesses tons