alguem pode me explicar

    Autor Mensagem
    dedocarlos
    Veterano
    # jul/06


    eu começei as aulas ah uns doi meses, meu professor de canto disse que eu sou barítono com extensão de 1º tenor, ele ainda não teve a oportunidade de me explicar o que isso significa. de onde começa e até a onde vai a extensão masculina.
    sobre minha voz quer dizer q está indefinida????

    Dav
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    dedocarlos

    axo q indefinida n, pelo q eu entendi, ele disse q vc eh um tipo d baritono q alcança algumas notas desse tal primeiro tenor, mas eu nunca fiz aula, nem entendo muito disso entaum n sei se eh isso msm

    O VINGADOR
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Pelo que entendi , está definido sim, ele classificou vc como baritono que tem facilidade em algumas notas de tenor , isso é bom pra vc ...

    Barbara Jolie
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    dedocarlos
    sobre minha voz quer dizer q está indefinida????
    Olá, tdo bem???

    Então, vc disse q comecou a fazer aulas a pouco tempo né???

    Provavelmente sua voz esteja "indefinida" ainda, para se classificar uma voz com toda a certeza, aliás nunca se tem tda a certeza, pois a voz é algo magnifico que pode nos dar surpresas a cada dia. Portanto o que seu professor fez é te dar uma pré-classificação, que pode estar certa ou errada, mas isto vc soh saberá no decorrer dos anos, estudando e praticando. ;)

    Valeus, abraços.

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # jul/06
    · votar


    Baritono com extensão de 1º tenor? eu queria é que o seu professor me explicasse o que é isso, isso sim.

    Se tem agudos assim é tenor caramba e não barítono. ai ai .

    daniyel
    Veterano
    # jul/06 · Editado por: daniyel
    · votar


    Imagino que seja por algumas razoes:

    1. Seu timbre deve ser levemente agudo, isto eh, mais claro que um de um baritono "tradicional", porem mais escuro que de um primeiro tenor;
    2. Sua tessitura deve entre a metade da segunda e terceira oitavas (entre Sol2 e Sol3);
    3. Seus graves devem ser mais preciosos e sonoros q seus agudos, isto eh, os graves saem mais naturuais, e jah os agudos c uma certa pressao e um pouco "gritados", com a voz alterada.

    Qt a essa de terminar e comecar a extensao masculina, isto nao existe. Tem pessoas q cantam mais graves, outras mais agudas, umas com grandes extensoes vocais, e outras com pequenas... Eu tb sou um baritono com extensao de 1o. tenor, pois consigo bater de Fa1 a +ou- Sol5 na voz natural e ainda tem a voz de cabeca, que parece falsete, mas nao eh, devido a colocacao da voz na boca. E sao por aqueles motivos q eu citei acima q sou "classificado" tb desta maneira e nunca poderei passar como 1o. tenor, pois para isto teria q ter um timbre muito similar a do Pavarotti.

    Ah, qtos anos vc tem? Isto eh muito importante e influencia muito!

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # jul/06
    · votar


    Daniyel, me desculpe mas essa sua extensão aí não faz nenhum sentido.
    Primeiro que nem vc e nenhum baritono ou tenor canta sol5 (se tenores cantam em geral de do2 a do4). Depois se fosse vc um tenor, passando do mi3 ou fa3, já estaria usando a voz de cabeça, que nada mais é do que a cobertura dos agudos. Uma voz normal tem em media 2 oitavas, em média eu disse. Como abaixo:

    Tenor - dó 2 a dó 4
    Barítono - lá 1 a lá 3
    Baixo - fá 1 a fá 3

    daniyel
    Veterano
    # jul/06 · Editado por: daniyel
    · votar


    CANTANTE

    Cara, nao se prenda a conceitos gerais. Eu gostaria muito de postar aqui uma gravacao, mas infelizmente eu nao tenho como.

    Bem, Pavarotti no inicio de carreira chegou a alcancar Re5 e em gravacoes recentes ele chega a Do5 em "Nessum Dorma"; cantores de metal frequentemente ultrapassam o Sol4 tambem.

    Sinceramente, eu nao sei se eh previlegio meu ou alguma anomalia (talvez), mas eu realmente bato essas notas, nao haveria pq postar coisas infalsas no forum. E nao eh "achismo" meu, uma vez q meu amigo, q eh professor de canto, jah constatou este registro meu. Existem vozes q nao tem "classificacao" exata justamente por "quebrar" ou nao "se encaixar" em alguns conceitos .

    Eu pedi a esse meu amigo q pedisse ao professor dele p q emprestasse um gravador de fita para eu gravar as minhas escalas e depois passar p cd para eu finalmente postar aqui no forum. Bem, ele ficou de me dar uma resposta. Todo este trabalho eh pq eu nao sei q programa baixar para eu gravar alguma coisa, mesmo numa qualidade ruim. Afinal, outras pessoas alem de vc tambem jah duvidaram do meu post e eu gostaria e muito de "esclarecer essa descrenca". Vc conhece algum programa de gravacao?

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # jul/06 · Editado por: membro
    · votar


    Daniyel, eu não sei realmente a sua classificação, mas não é impossível que vc seja um caso raro de extensão. A não ser que vc esteja contando tb os falsetes, mas aí não vale! :o)

    Algumas coisas que tenho que corrigir.
    Primeiro volto a dizer que a extensão de tenor vai de do2 a do4 - tomando por base o do3 central do piano. É genérico, pois eu mesmo vou até o ré4 e em vocalises até mib4.
    Então, por favor, não tem esse negócio de dó5. Isso é para sopranos.
    Segundo lugar, na aria Nessun Dorma a nota mais aguda é o Si3 natural e não dó4, mas tão difícil quanto o dó.

    AH, um programa bom pra gravar é o soundforge direto no seu computador com aqueles microfones palhas mesmo.

    DBkun
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    opa oiheoiehoehi meus irmaos, baritonos alcansam muito mais baixo ki um
    la 1 e baixos vao mais baixos ki um fa 1, eu como tenor lirico/ligeiro possuo la 1 do 4 e tenhu presença de graves cheios, mas forçosos na area de la 1 mi 2 e agudos leves ateh o fa 3, sol, la, si e do4 quatro saem com um pouco mais de esforço. mas baritonos e baixos vao mais baixo.........
    no caso do irmao ai em cima, so se vc for uam garganta rara, pq baritono com extensao de tenor ligeiro oieheoiheoieheiheoiheoieh, tristeza essa classificação ae..... talvez ele kizesse dizer ki vc pega as notas no peito so ki com muita força, eh uma extensao ''MAXIMA'' ao inves de extensao confortavel, engraçado ki ninguem leva em conta a extensao pelo todo!!!

    daniyel
    Veterano
    # jul/06 · Editado por: daniyel
    · votar


    ...

    daniyel
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Achei a partitura de "Nessum Dorma" original de Turandot de G. Puccini, soh q adapatada para flauta-doce. Repare que acima do Si (na parte 2 e no penultimo pentagrama) tem um 8 indicando q a nota eh oitavada para cima, que neste caso, fica correspondente a Si4 ( errei por meio termo no meu post anterior). Eh exatamente esta a aria cantanda por Pavarotti no dvd que eu tenho, de Re2 a Si4:
    http://www.rainhadapaz.g12.br/projetos/musica/classica/puccini/puccini .htm#parte1

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # jul/06 · Editado por: membro
    · votar


    si3 si3!!

    Essa partitura original...rs. Quer que eu te envie realmente a original para canto e piano?

    daniyel
    Veterano
    # jul/06 · Editado por: daniyel
    · votar


    sim, por favor!!!

    o link abaixo estah a versao q eu te falei, com o Pavarotti cantando, ok! se nao for muito trabalho, por favor, assista para ver se estamos falando sobre a mesma versao.
    http://www.youtube.com/watch?v=clClMhI-cBY&search=nessum%20dorma

    CurTu MeTaL e NaO o DemOn
    Veterano
    # jul/06 · Editado por: CurTu MeTaL e NaO o DemOn
    · votar


    daniyel
    Bem, Pavarotti no inicio de carreira chegou a alcancar Re5 e em gravacoes recentes ele chega a Do5 em "Nessum Dorma"; cantores de metal frequentemente ultrapassam o Sol4 tambem.

    sendo C3, dó central?
    Oo

    impossivel...

    _______________


    Bem, Pavarotti no inicio de carreira chegou a alcancar Re5 e em gravacoes recentes ele chega a Do5 em "Nessum Dorma"; cantores de metal frequentemente ultrapassam o Sol4 tambem.

    Acabei de ver o video que voce postou!
    e cara, a nota mais aguda ai foi um Si3...(se meu violão estiver afinado, hehe) e isso não é grande coisa perto dos cantores de metal!

    Não sai com um timbre tão bonito e encorpado como o do Pavarotti, mas em termos de alcançar agudos isso é baba pra alguns do metal...e até em relação a timbre, potencia, varios no metal mandam muito bem, a diferença é que ele é lirico!

    Obs: Lirico é outra coisa neh?! heheh
    sem meu violão do lado, eu chutava um Re4 pra essa nota! hehe
    muito da hora...

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # jul/06
    · votar


    Daniyel, a partitura já foi pra vc.

    daniyel
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Soh agora eu li o seu e-mail e muito obrigado por enviar. Nossa, eu estava enganado, fui levado pelo timbre dele q faz parecer q a nota eh superaguda!!!

    Olympia
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    dedocarlos
    só por curiosidade, quem é seu professor, e de qual cidade.
    Enfim, agora ele já deve ter te explicado melhor oq quis dizer né.
    Eu diria que ele quis dizer que vc é um barítono que alcança notas mais agudas que o normal dos barítonos... mas sua região mais confortável é a média grave.

    abraço

    dedocarlos
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    enfim ele me explicou. na verdade é o inverso.
    sou tenor com uma boa extensão de barítono.
    vlw.
    isso pode né?!!!???

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a alguem pode me explicar