Pra quem ainda não conhece música japonesa....

Autor Mensagem
Linn
Veterano
# ago/07
· votar


Hum... vou ouvir! Fiquei curiosa. Tem alguma semelhança com a Angela Aki?

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# ago/07
· votar


hayshani
bem eles podem não ter uma certa afinação
Não entendi isso, sinceramente.

Se for transpor uma escala usada em enka pro modo grego ela soaria pessimamente. Mas são como as escalas persas, muito usadas nos melismas da música árabe, cheios de semitons e harmônicos. Mas isso não significa que são desafinados.

E muitas cantoras, como a Misia, Koyanagi yuki, Utada hikaru soam muito "parecidas" com músicas ocidentais, o que não é mérito ou demérito.

Abraços.

TG Aoshi
Veterano
# ago/07
· votar


Linn
Não...

A MISIA tem um estilo bem R&B

hayshani
bem eles podem não ter uma certa afinação
Vou fingir que não li isso... =P

John Arch
Veterano
# ago/07
· votar


hayshani

Não há desafinação alguma. E pelo contrário, eles têm sim uma "certa afinação", alías, muito mais "certa" do q a nossa afinação ocidental, q é a única afinação "errada" do mundo. O problema é q nós estamos há alguns séculos acostumados com o "temperamento" na música.

Para se ter noção, ouça alguma música ocidental da idade média. Vc provavelmente vai achar q é uma música árabe, ou de alguma outra origem oriental. Pq? Pq na música ocidental contemporânea, dentro do intervalo de 1 tom, nós temos exatamente 2 notas (dois semitons). Acontece q na realidade, dentro do intervalo de 1 tom, temos muito mais de 2 sons diferentes! E a diferença na música de várias culturas é exatamente a quantidade de sons q são utilizados entre eles. Note-se que, um intervalo comum entre todas as culturas é a oitava (embora só aqui seja denominada oitava, exatamente pela quantidade de notas). Acontece q aqui a oitava tem 12 notas, enquanto em outraas culturas a oitava pode ter 72 notas diferentes, por exemplo. No entanto, a primeira e última nota são as mesmas, com o mesmo som, tanto aqui quanto na china. O q muda é o meio...

Por isso retorno a questão da idade média. Na época, nós utilizávamos mais sons q hj em dia. Tanto o é, q por exemplo, as notas Dó# e Ré bemol possuíam sons diferentes, com intervalo de um coma (medida física) entre elas. Contudo, por questões políticas (sim, a igreja tem a ver com isso; e sim, Bach foi um dos colaboradores para tal), q infelizmente são mto grandes para serem escritas (pelo menos agora), convencionou-se igualar o semitom cromático com o semitom diatônico, resultando no q conhecemos hj em dia. Realmente, em diversos aspectos o benefício é grande.
Por isso q os violões, guitarras e baixos da vida têm as trastes; por isso q o piano divide as mesmas teclas tanto para o semitom ascendente quanto para o semitom descendente. Pela mesma razão, instrumentos como o violino, violoncelo, trombone, etc (instrumentos não temperados), são tão difíceis de se tocar "afinados", pois eles têm todos esses sons lá...

Por isso q quaisquer escalas árabes, persas, indianas, enkas, medievais, e por aí vai, escritas para instrumentos temperados, são meras aproximações de determinados efeitos q trazem (ou traziam) consigo.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# ago/07
· votar


John Arch
Explicação fodástica.

Tu é o cara, véi.

Abraços.

B.Frusciante
Veterano
# ago/07
· votar


Faltou 1/3 Junjou na Kanjou :)

John Arch
Veterano
# ago/07
· votar


Christhian
Muito obrigado pelas palavras, apesar de não corresponderem a realidade... To realmente longe de ser "o cara".

Valeu!

idpeacek
Veterano
# ago/07
· votar


Christhian

Eu não conhecia o trabalho da MISIA e olha que eu curto j-pop há muito muito tempo e gostei muito do trabalho dela. Obrigado por indicar ela para a gente, cara.

--
Sob o comentário da falta de afinação nos cantores de j-pop.
É claro que como em todo mercado fonográfico do mundo vão existir cantores que se influenciem por pessoas de outras nacionalidades e mesmo assim... existe um padrão dentro do proprio país que mantém o que chamamos de 'raízes culturais' e os japoneses [apesar de parecerem muito ocidentalizados atualmente] ainda mantém este aspecto cultural assim como qualquer outra nação no mundo. Seria muito chato se todo mundo fosse igual e especialmente na música - não quero ouvir uma japonesa só porquê ela canta que nem a Beyoncé [...tsk, prefiro ouvir a própria, Beyoncé, se for este o caso]. Hm, bom, eu não quis soar rude com esse comentário.


De qualquer forma vou contribuir com o tópico também.
Vocês já ouviram as novas músicas Utada Hikaru?
A primeira é mais voltada à música eletrônica e se chama 'Beautiful World' que vai fazer parte da trilha sonora do longa metragem de Evangelion que saí dia primeiro, agora em setembro.
Utada Hikaru - Beautiful world

E a segunda se chama Kiss&Cry. Esta já tem uma pegada mais Funk [não, não me refiro ao funk carioca... é o 'Funk' do James Brown entre outros...] e a melodia é bem divertida.

Utada Hikaru - Kiss&Cry


Bom, é isso.
Espero que gostem das indicações.

tchedovollosky
Veterano
# mai/12
· votar


John Arch
cara onde vc aprende essas coisas
expicação fodastica²

Leopold
Veterano
# mai/12
· votar


tchedovollosky

Acho que ele nem posta mais no forum...

# ago/07
citar · votar · denunciar

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pra quem ainda não conhece música japonesa....