Precisão na afinação da voz (décimos de semitom).

    Autor Mensagem
    El_Cabong
    Veterano
    # mai/06


    A minha voz é baixo e eu consigo uma boa afinação dentro da minha faixa, que vai do E1 ao F3 (acho que é isso), mas tem dias que a afinação em alguns trechos não fica precisa.
    Não é uma "semitonada"! É menos que 1 semitom, pois estes dias eu gravei um trecho de canto que uma nota saiu fora. Pra não gravar de novo eu corrigi aquela nota no (Pitch Bend) do Sound Forge e a correção foi de 0,3 semitons.
    Se alguém ouve sem prestar atenção passa batido, mas se o ouvinte prestar atenção vai dizer: "tenho a impressão que ele desafinou".
    O que que eu faço ?? Mais exercícios antes de cantar ?? Que exercícios ?? Não canto nesse dias ?? Ajuda aí !!

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # mai/06
    · votar


    El_Cabong
    Daee!!!
    Cara, acho q um bom trabalho pra melhorar essa precisão seria fazer as partes que vc não está afinando em stacatto pra entrar sem slides ou microsemitonadas (hehehe essa eu inventei agora). As vocalizes tb ajudam a ter precisão, mas os resultados melhoram muito se vc se gravar vocalizando, pois as vezes a ressonancia pode te atrapalhar um pouco, principalmente nas partes com notas mais altas. O aquecimento bem feito tb faz com que vc tenha maior precisão.

    Mas, EU, sinceramente, nem esquentaria se tivesse só com essa microafinação fora.. É questão de tempo e de costume com a música que vc vai cantar pra entrar com perfeição no tom certo...
    Abraço.

    El_Cabong
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Christhian
    Valeu !

    Não sei se tu conhece a banda gaúcha Cidadão Quem? Numa das 1º músicas feitas por eles (não lembro o nome) tem um "Oh Oh Oh" em que acontece isso.
    Uma desafinação de décimos de semitom. Quando ouvimos a música se nota ali algo estranho, mas não chega a ser 1 semitom. Quem ouve sem prestar atenção normalmente não percebe.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # mai/06
    · votar


    El_Cabong
    Cara, não conheço essa banda não.. Se tiver esse som, upa ele ai, que deu curiosidade de ouvir! hehehehehe
    Então, é nessa música que vc está querendo corrigir essa semitonadinha? Se for, inclusive pelo trecho que vc falou, stacatto fica muito fácil cara! basta repetir devagar as silabas da frase, nota por nota, devagar e depois ir acelerando e juntando! Funciona que é uma beleza! hehehehehe
    Abraço!

    El_Cabong
    Veterano
    # mai/06 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    Christhian

    Descobri o nome da música. Eu não tenho ela, só ouvi no rádio.

    Cidadão Quem - La Recherche
    cifraclub.com.br/cifras/cidadao-quem/a-la-recherche-spst.htm l

    Se tu conseguir ela repara no coral perto do fim da música: "Oh Oh Oh"
    A banda é boa, mas nessa música eles erraram feio !!

    Benevides000
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    olha, eu sou do RS e conheço a banda, já vi o Duda(vocalista) desafinar em outras músicas também, mas nada grave...

    MusiRio
    Veterano
    # mai/06 · Editado por: MusiRio
    · votar


    El_Cabong
    Cara, essas desafinaçoes, nao sao consideradas para a maioria de vocais, Justamente pela voz ser um instrumento flexivel, onde se consegue, melismas de infinitas grandezas...Desafinacoes de ate 1 semi-tom sim, essas sao perceptiveis e interferem. Mas abaixo disso,,(coma) so mesmo com ajuda de afinador (computador),,,como ja disseram,, faça exercicios, treine escalas, mas, me parece que isso q vc disse e irrelevante para o total na musica,,, isso depente da musica que vc canta, estilo,..se puder postar para a gente ouvir se percebe...
    Abco!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Precisão na afinação da voz (décimos de semitom).