Golpe de Glote...

    Autor Mensagem
    Mago da Floresta
    Veterano
    # fev/06


    Ae, eu li em um tópico sobre falsetes que pra fazer o falsete impostado usado no metal é preciso usar "golpe de glote", ou algo assim...
    o que vem a ser isso? como usar, desenvolver e treinar??

    Barbara Jolie
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Mago da Floresta
    Oie...bom, q eu saiba/aprendi, Golpe de glote não é bom não.
    Se vc faz, ou se alguém ensina isso, toma cuidado pq nao eh legal.

    Tipow, golpe de glote eh qndo vc dah um "pulo" com a voz digamos, pode ser tanto em voz de peito como em voz de cabeça.
    Geralmente acontece qndo vc estah em voz de peito, e esse golpe acontece na voz de cabeça.

    Explicando cientificamente eu nao sei, mas é algo com a laringe.

    Vixe....espero q alguém q entenda melhor sobre isso nos ajude aqui. eheheh

    Beijinhus!

    Mago da Floresta
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    UHAehaehae, nao entendi nada... como assim "pulo"?
    apesar de nao ser algo bom, é mesmo necessario pra fazer falsetes impostados?
    vlw :)

    Barbara Jolie
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Mago da Floresta
    aff....realmente eu nao sei explicar...ahauahu...
    vou ver se consigo mais informacoes com fonos, ok? =]

    é mesmo necessario pra fazer falsetes impostados?
    eita...qm disse isso???
    Impostação nao tem nada haver com golpe de glote.

    floor jansen
    Veterano
    # fev/06 · Editado por: floor jansen
    · votar


    o golpe de glote é carecterizado na emissão vocal.

    Golpe de Glote – significa cantar com ataques vocais bruscos, golpeando uma prega vocal contra a outra. Isto ocorre principalmente nos inícios de frases ou palavras iniciadas por vogais. Para evitar o golpe de glote é necessário um bom suporte respiratório, com apoio do ar no músculo diafragma (músculo respiratório mais importante) e intercostais externos (músculos entre as costelas, que dão sustentação às mesmas).

    o “golpe de glote” ou tomada da nota por baixo resulta da falta de sincronização entre a pressão sub-glótica e a postura das cavidades faringo-laríngeas e isso é UMA das características de abuso vocal, que com tempo pode deixar nossa voz assim:

    A voz estridente, que é o resultado de uma voz clara demais, exageradamente brilhante e localizada na frente. O cantor força sua laringe que está muito no alto. Suas cordas vocais coaptam fortemente, a língua contraída recua em direção ao véu palatino, este último participando também do esforço. Os ressonadores estão contraídos e seu volume diminuído. Pouco a pouco surgem as dificuldades nas notas graves, mas principalmente nas agudas, assim como nos sons ligados e nos sons ppp.


    A voz obscurecida é uma voz que comporta muitos harmônicos graves. A laringe se fecha mal, falta firmeza aos ressonadores assim como para os órgãos articulatórios. Desta forma, a voz não chega aos ressonadores e não tem chance. O gasto de ar é excessivo, a articulação é indiferenciada, incompreensível, há falta de clareza na articulação das vogais e consoantes.


    A voz gutural; nela a respiração é rígida e fornece um excesso de pressão. A faringe está contraída na sua totalidade. A língua apoiada atrás atrapalha os movimentos naturais da articulação, assim como os da laringe.


    A rouquidão passageira. Se após meia hora de canto, a voz falada enrouquecer, isto indica uma classificação errônea, cansaço vocal devido aos esforços vocais, maltrato por ter cantado enquanto jovem demais ou durante muito tempo seguido, uma técnica mal assimilada ou, ainda, quando o cantor canta partes muito difíceis para ele.


    A voz velada pode ser um problema passageiro ou permanente. É o resultado do funcionamento defeituoso dos órgãos vocais e respiratórios que podem levar à uma falta de tensão das cordas vocais. É uma voz despojada de harmônicos agudos.

    A voz branca, fraca, sem timbre, indicando não somente uma pressão expiratória insuficiente, mas também uma falta de tonicidade da cavidade faringo-laríngea. A língua achatada e mole obriga a laringe à uma posição muito baixa.

    Falta de homogeneidade na voz. Se caracteriza por zonas destimbradas. As vogais claras são estridentes, as abertas estão engrossadas e as nasais nasalizadas demais. Ainda se constata a existência de passagens, de falhas na voz, das fífias e dificuldades para os sons ligados e semi-tons.

    A voz caprina é sempre o resultado, mais ou menos rápido, de uma emissão forçada, uma respiração mal dosada, um mal direcionamento do sopro, ou seja, uma técnica defeituosa. Ela acontece num dado momento quando o cantor não consegue mais manter o esforço. O resultado é uma espécie de tremor muscular que se propaga a todos os órgãos, movimentos convulsivos da mandíbula, da língua, do queixo, da úvula, perceptíveis à visão e à audição. Há uma variação de altura e intensidade.

    A diminuição da intensidade, as dificuldades com os semi-tons, com os sons ligados, a duração insuficiente do sopro, a falta de homogeneidade, a evidência das passagens, dos registros.

    As dificuldades surgem pouco a pouco, imperceptivelmente e após um período que parece normal, seguido de uma fase de dificuldades crescentes, quando aparecem as alterações ou as lesões das cordas vocais.
    Os sinais que permitirão distinguir estas anomalias variadas são os que o professor de canto escuta e vê.

    Barbara Jolie
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    floor jansen
    iuuhuuulllll.......\o/

    obrigada pela colaboracao maninha!!! \o/ =]

    floor jansen
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Barbara Jolie
    de nda....sempre q posso estarei aqui...demorei para responder teu e-mail, estava viajando e meu comp lá em casa deu pane...rs...mas agora tá tudo normalizado...ainda bem....

    beijos,

    Barbara Jolie
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    floor jansen
    ebaaa...\o/
    mandei um mail pra PV perguntando sobre isso, espero q eles lah respondam tb. =]

    Mago da Floresta
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Barbara Jolie
    é mesmo necessario pra fazer falsetes impostados?
    eita...qm disse isso???
    Impostação nao tem nada haver com golpe de glote.


    Acho q confundi... não quis dizer "impostados", mas falsetes... hum... "legais", heahehe, usados no heavy metal e talz
    :P

    floor jansen
    então realmente golpe de glote eh ruim ne?

    Barbara Jolie
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Mago da Floresta
    Acho q confundi... não quis dizer "impostados", mas falsetes... hum... "legais", heahehe, usados no heavy metal e talz
    Nao, em nada.
    Tipo o golpe eh meio q uma disfunção. Tipo da laringe, eh como se fosse um "passaggio" mau feito, errado.

    =]

    Mago da Floresta
    Veterano
    # fev/06 · Editado por: Mago da Floresta
    · votar


    Então... como melhorar os falsetes??? ahehaehaehae

    Ultimamente eu tenho treinado os falsetes graves pra ve se fika bom

    Rafael Duarte
    Veterano
    # fev/06 · Editado por: Rafael Duarte
    · votar


    Recebi ma explicação de golpe de glote pelo meu prof essa semana: o certo de chegar no agudo é chegar lá "carregando" a voz, ou seja, sem esforço e sem tensão, naturalmente. É normal quando a gente tenta fazer um agudo difícil fazer ele "golpeado", ou seja, dando uma empurradona pra chegar na nota. Essa empurradone é o golpe de glote. O problema é que se fizer isso com exagero pode machucar a voz.

    S Baz
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    floor jansen
    brigadu pela informaçao ae guria
    mto util
    \o/

    Barbara Jolie
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Repassando:


    Golpe de glote é o mesmo que ataque vocal brusco. Isto acontece quando, antes do início da fonação há uma pressão muito forte de uma prega vocal contra a outra. Nas palavras que começam com vogais, a existência do golpe de glote é facilmente percebida. É como se o sujeito estivesse emitindo uma pequena tosse antes do som.
    O golpe de glote pode ser bastante prejudicial pelo constante atrito entre as pregas vocais, acarretando em problemas secundários como edemas ou nódulos.
    Pessoas com esse problema, devem procurar um profissional a fim de suavizar e corrigir a emissão.

    Espero ter contribuído.
    Um abraço,
    Giana, Fono SC.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Golpe de Glote...