Notificações Amigos pendentes

      Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

      Respiração, diafragma e yoga, aprenda!

      Autor Mensagem
      teuabreu
      Veterano
      # out/05


      Controle da respiração

      O objetivo básico do controle da respiração é o de transformar a respiração áspera ou pesada em em uma respiração mais lenta e refinada. Uma vez que o corpo esteja imóvel e que a respiração esteja controlada, a mente naturalmente se tornará mais calma. Quando falamos de "controlar" a respiração, é importante lembrar que nós a controlamos observando-a. Se tentar forçar sua respiração a se tornar calma, você apenas causará problemas. A simples observação da respiração é o melhor modo de fazê-la ficar lenta e calma. As fontes chinesas geralmente reconhecem quatro tipos de respiração.

      1. Respiração ventosa. Este tipo de respiração faz sons nas narinas.
      2. Respiração irregular. Este tipo de respiração é quieto, mas é irregular e às vezes pára e começa.
      3. Respiração não-refinada. Este tipo de respiração é quieto e regular, mas não é refinado. Não é tão confortável quando no quarto tipo de respiração.
      4. Respiração correta. Este tipo de respiração é quieto, regular, refinado, muito pacífico e agradável. Este tipo de respiração traz grande paz à mente e ao coração.

      Este quarto tipo de respiração é mais rapidamente atingido simplesmente observando a respiração. Se tentar se forçar a respirar ou a se sentir de um certo modo, você provavelmente falhará.

      Controlar a respiração é obter domínio sobre as emoções. A respiração pode ser usada como um calmante natural.
      Respirar é viver. Respirar corretamente é viver melhor. Através dos exercícios respiratórios você aprenderá a renovar as energias, a obter vitalidade e bem estar emocional.
      Uma pessoa sadia normalmente inala e exala ar 16 a 25 vezes a cada minuto. Efetua 24.480 trocas respiratórias por dia. Dormindo respira-se de 8 a 12 vezes a cada minuto.

      Na Hatha Yoga você aprende a fazer de 5 a 8 trocas respiratórias por minuto. Isso tranqüiliza o sistema nervoso.

      Uma respiração completa se constitui de três fases: abdominal ou diafragmática, torácica e subclavicular.

      Nascemos com a respiração abdominal. Observe um bebê. No entanto, muitos perdem esta respiração espontânea ao longo da vida seja por questões posturais ou emocionais.
      Aprender a respirar através do abdômen aumenta a sua capacidade respiratória e há melhora da saúde em geral.

      Diafragma é o músculo que divide o abdômen do tórax. No aprendizado da impostação de voz por atores, locutores e na arte do canto, ensina-se o domínio da respiração através do abdômen. O diafragma, por excelência, é o músculo da respiração. Numa respiração perfeita, inspira-se pelo abdômen e enche-se o tórax até atingir a região subclavicular (auto do peito). A expiração é o movimento inverso: auto do peito, tórax e abdômen.

      Respiração Abdominal
      Para reaprender a respirar corretamente pelo abdômen, recomenda-se que comece a praticar os exercícios deitado ou sentado. Portanto, deite-se, dobre as pernas com os pés separados e próximos das nádegas. Coloque as mãos sobre a barriga, em cima do umbigo. Inspire, sentindo a barriga subindo e expire, sentindo o abdômen descendo.

      Se encontrar dificuldade, ponha um livro sobre o abdômen e brinque de elevar e descer o livro várias vezes. Desta forma, você estará ativando o diafragma. Depois de algum tempo, você fará este movimento sem o apoio do livro. A respiração estará correta. Quando você conseguir a espontaneidade do movimento, sua respiração será satisfatória e produzirá em você uma sensação de calma.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Respiração, diafragma e yoga, aprenda!

      299.622 tópicos 7.774.373 posts
      Fórum Cifra Club © 2001-2016 Studio Sol Comunicação Digital