Canto:* Agúdo* e Grave*

    Autor Mensagem
    Déniel
    Veterano
    # set/05


    Eu abri esse topico para um ajudar o outro em qualquer tipo de problema ou seja:
    Duvidas, perguntas, respostas, opniões, sujeistões, enfim.

    Vozes:

    Feminino:
    Soprano Coloratura(palavra italiana) ou Soprano Ligeiro,
    Soprano Lírico,
    Soprano Dramático,
    Mezzo-Soprano,
    Contr alto.

    Masculinas:
    Contra Tenor,
    Tenor Ligeiro,
    Tenor Lírico,
    Tenor Ligeiro,
    Tenor Dramático,
    Baritono "Martin", ou seja Baritono francês,
    Baritono Verdiano,
    Baritono-Baixo,
    Baixo-Cantante,
    Baixo profundo,

    O especial Sopranino.[i][/i][b][/b]

    S Baz
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Déniel
    vlw

    rodrigogarcia
    Veterano
    # set/05
    · votar


    esqueceu do baritono lirico hehe

    Déniel
    Veterano
    # set/05
    · votar


    E também me esqueci dA VOZ MASCULINA É SOPRANISTA. RSRSR

    Déniel
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Desculpem..acabei de saber que não só tem essas vozes mas tem muitas outras, confira:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A1gina_principal

    Déniel
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Tenor é o nome da voz (ou naipe) masculina tradicionalmente identificada como a mais aguda dentro de um grupo vocal.

    [Editar]
    Características
    De acordo com a classificação tradicional, a voz de tenor corresponde à faixa de sons mais aguda que pode ser emitida, no canto lírico, por um indivíduo do sexo masculino. Ela distingue-se do barítono e do baixo por ter sua extensão padrão dentro dos limites do Dó2 ao Dó4 (onde os números correspondem à oitava do piano).

    O termo tenor provém do latim tenere, que significa sustentar. Na música medieval, era a esta voz que era atribuída, via de regra, a linha principal do canto. Por esta razão, o intérprete deveria ser capaz de "sustentar" as notas enquanto as outras vozes, mais agudas, realizavam floreios vocais.

    A rigor, existem outras duas vozes masculinas ainda mais agudas do que o tenor. Elas são o contratenor, onde o cantor atinge o alcance vocal que corresponde à voz feminina de mezzo-soprano, e o sopranista, que chega mesmo a emitir notas na faixa de um soprano.

    Indivíduos do sexo masculino não são capazes de atingir "naturalmente" o alcance vocal de um contratenor ou sopranista, porque durante a puberdade os hormônios masculinos fazem as cordas vocais engrossarem e a voz desloca-se para uma zona de emissão mais grave. Para especializarem-se nestas funções, os intérpretes necessitam deste modo de um treinamento especial. Por esta razão, o tenor ainda é tradicionalmente considerado a mais aguda dentre as vozes masculinas.

    No repertório operístico, os tenores costumam desempenhar os papéis masculinos principais, enquanto os coadjuvantes mais importantes estão a cargo das vozes mais graves (barítono ou baixo). Em muitos casos, o enredo gira em torno de uma disputa entre "herói" e "vilão", com o primeiro quase invariavelmente atribuído a um tenor.

    [Editar]
    Tipos de tenores
    Na ópera, costuma-se distinguir entre diferentes tipos de tenores, conforme a altura e as habilidades técnicas exigidas por um determinado papel:

    Tenor dramático (tenore drammatico): voz encorpada, a mais grave dentre os tenores, de coloração sombria e capaz de transmitir a intensa carga dramática que é exigida por papéis trágicos. Típico dos heróis verdianos, por exemplo, o Otello da ópera homônima.
    Tenor heróico (Heldentenor): o termo foi cunhado por Richard Wagner e refere-se a um tenor dramático com capacidade de emissão próxima à de um barítono. Aplica-se quase exclusivamente ao repertório do compositor, em óperas tais como Lohengrin ou Siegfried.
    Tenor lírico (tenore lirico): timbre claro, com pleno domínio da região média.
    Tenor spinto: o termo vem do verbo italiano "spingere", que significa esticar. Refere-se a um tenor lírico cuja voz é "empurrada" para a região de um tenor dramático. Ou seja, o cantor possui um timbre claro mas deve ser capaz de "escurecer" a voz com vistas a trasmitir a dramaticidade requerida por papéis trágicos.
    Tenor ligeiro (tenore leggiero): a mais aguda dentre os tenores, voz de timbre claro e brilhante, com boa projeção e domínio técnico suficiente para a execução de floreios. Tipicamente empregada nas óperas do bel canto.
    Tenore di grazia: o termo é usualmente empregado em conotação valorativa para designar um tenor lírico extraordinariamente hábil, especialmente no que diz respeito ao pleno domínio do legato e do passagio.

    Déniel
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Soprano
    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
    Soprano é o nome da voz (ou naipe) feminina mais aguda dentro de um grupo vocal.
    [Editar]
    Características
    A voz de soprano recobre a extensão do Dó3 ao Dó5 (onde os números correspondem à oitava do piano). Em termos gerais, ela corresponde à faixa de emissão de um tenor para o caso masculino, e é o mais alto (agudo) dentre os registros femininos, distinguindo-se deste modo do mezzo-soprano e do contralto.
    Usualmente, apenas indíviduos adultos do sexo feminino são capazes de emitir confortavelmente notas na altura correspondente à faixa de um soprano, pois as cordas vocais dos homens engrossam após a puberdade, o que torna a voz mais grave. Por meio de uma técnica especial que envolve o emprego do falsete, existem cantores líricos que todavia se especializam nestes papeís, e que são deste modo denominados sopranistas. As vozes infantis também são às vezes denominadas sopraninos.
    Historicamente, todos os papéis de uma peça musical eram cantados por homens, visto que a música erudita originou-se na Igreja e que mulheres não eram admitidas nos cultos religiosos. Para as vozes de soprano, eram deste modo empregadas crianças e, mais tarde, castrati.
    No repertório operístico, os papéis principais femininos (as "heroínas") são usualmente interpretados por sopranos. Mezzo-sopranos são reservadas para personagens de natureza mais "sombria", tais como bruxas e ciganas.
    [Editar]
    Tipos de sopranos
    Na ópera, existem diferentes classificações para os sopranos, que levam em consideração não apenas a altura e a coloração da voz, mas também certas habilidades técnicas exigidas para desempenhar certos papéis. Algumas delas são:
    · Soprano dramático (soprano drammatico): soprano que, além de sua extensão natural, é capaz de emitir confortavelmente notas nas regiões mais graves. Um exemplo típico seria a Lady Macbeth do Macbeth, de Verdi, papel que é não raro interpretado por mezzos.
    · Soprano heróico ou wagneriano (Heldensoprano): termo utilizado para referir-se aos papéis femininos das óperas wagnerianas, por associação com o Heldentenor - por exemplo, a Isolda de Tristan und Isolde.
    · Soprano lírico (soprano lirico): voz de timbre claro, extensa e de coloração brilhante, com pleno domínio da região média.
    · Soprano spinto: o termo vem do verbo italiano "spingere", que significa esticar. Refere-se a um soprano lírico cuja voz é "empurrada" para a região de um soprano dramático.
    · Soprano ligeiro (soprano leggiero): voz mais leve, com maior extensão na região aguda. No repertório operístico, corresponde usualmente a papéis secundários tais como empregadas ou serventes (por exemplo, Marzeline em Fidelio, de Beethoven).
    · Soprano coloratura: historicamente, o termo era empregado para indicar excelência técnica suficiente para realizar floreios vocais. Falava-se, portanto, de um "soprano lírico coloratura" ou "soprano dramático coloratura". Hoje em dia, o termo é habitualmente utilizado para designar sopranos que, além destas características, sentem-se confortáveis em registros mais altos.

    Déniel
    Veterano
    # out/05
    · votar


    http://sonhosdaniel.fotos.net.br/amigos

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Canto:* Agúdo* e Grave*