Classificação vocal p/ quarteto masculino

    Autor Mensagem
    Rubens de Oliveira Gonçalves
    Veterano
    # set/05


    Olá pessoal sou novíssimo aqui no fórum, mas andei lendo e gostei muito das dicas e discussões vocês são feras mesmo.... mas tô aqui pela primeira vez pra pedir uma ajudazinha:

    eu canto num quarteto masculino e queria saber mais informações para cantar melhor, tipo: classificação vocal, umas dicas sobre 1º tenor e 2º tenor, barítono e baixo, cantamos mais estilo A CAPELA...

    se vcs puderem me ajudar ficarei imensamente grato..... e sem medo de dizer: putz o pessoal daqui entende muito de canto rererererere...

    Obrigado......

    Ricardo Mascaro
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Rubens de Oliveira Gonçalves

    Que legal vc participar de um quarteto.... (é de alguma Igreja ???)
    Mesmo se não for, eu recomendo que vc ouça um quarteto gospel chamado "Arautos do Rei" (eles são mutíssimos bons e trabalham exatamente em 1º, 2º Tenor, Barítono e Baixo, numa harmonia perfeita - vc pode se aperfeiçoar ouvindo-os...)....

    Quanto a "algumas dicas" sobre informações de técnicas vocais (classificação vocal) e alguns exercícios básicos, recomendo que vc leia o meu BLOG (lá tem bastantes coisas que eu espero que lhe ajudem)....

    http://tudosobrecanto.zip.net/

    Sobre 1º e 2º Tenor (acredito que vc já saiba um pouco) é uma divisão aplicada em corais e quartetos para uma melhor divisão/separação dentre os Tenores de timbres/extensões mais graves (2º Tenor) e de timbres/extensões mais agudas (1º Tenor). Costumeiramente, a divisão vocal fica entre meio e meio tom para cada voz, mais isso pode (e deve) variar nas músicas, mas quase sempre o 2º Tenor fica cerca de meio tom abaixo do 1º Tenor..... OK ?!

    ABRAÇOS,

    Ricardo Mascaro

    Leandro Oliveira
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Ricardo Mascaro

    meio tom abaixo do 1º Tenor..... OK ?!


    vc quer dizer uma terça ne?
    mei tom é estranho
    eu acho a voz daqule 1º tenor do arautos irritante
    rsrrsrsrsrsrsrs
    mas eles sao muito afinados

    Rubens de Oliveira Gonçalves
    ae cara quarteto
    bommmmmmmmmmmmm
    so te digo uma coisa ensaiem
    vlw

    Rubens de Oliveira Gonçalves
    Veterano
    # set/05
    · votar


    olá pessoal de novo.....

    Ricardo Mascaro

    valeu pelas dicas... e o quarteto onde canto é evangélico, vou dar uma olhada no seu blog.... estamos começando há pouco tempo e estou atrás de mais informações para nos aperfeiçoarmos... é demais cantar nesse estilo..... quanto ao Arautos do Rei eu ouço bastante e realmente são bons mesmo, particularmente gosto mais do Athus (já ouviu falar???) e da maioria dos quartetos adventistas eles são bons pacas!!!... obrigado pelas informações... valeuuu

    Leandro Oliveira

    tamus ensaiando bastante, realmente não é algo fácil de se fazer, mas com esforço e dedicação chegamos lá..... valeuuu pela atenção....

    Barbara Jolie
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Rubens de Oliveira Gonçalves
    Olá Rubens, seja bem vindo!!!

    Procure estudar tb sobre harmonia, arranjos, persepcao vocal, tdo isso ajudará mtissimo para o seu grupo.

    Abraços!

    Ricardo Mascaro
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Leandro Oliveira e Rubens de Oliveira Gonçalves

    Nos Corais frequentemente existe meio tom de diferença do 1º Tenor para o 2º Tenor, nos quatetos geralmente é uma terça (no caso dos arautos existe bastante músicas em que é meio tom mesmo...) - mas como eu mencionei, isso varia (e tem de variar) bastante. Isso não fica estranho de maneira alguma, desde que esteja tudo bem harmonizado (e "dentro da música"); não se pode ir fazendo assim em todas as músicas, tende se fazer "estudos" em cada música quanto a isso para verificar o que "melhor se encaixa", o que fica mais harmonico... OK....

    Eu conheço sim o Athus (já até os ouvi ao-vivo "pessoalmente"), mas no quesito "harmonia vocal", os Arautos do Rei são os melhores do Brasil (igualando-se ao Acappela americano....).....

    Agora se refiram-se ao 1º Tenor (que não está mais no grupo) Dênio Abreu, ele tem uma das vozes mais linda que eu já ouvi pessoalmente (ao-vivo) e uma afinação/técnica impecável.... Eu poderia até afirmar que dentre os quartetos que eu já ouvi, ele é o melhor 1º Tenor de todos....

    Rubens de Oliveira Gonçalves
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Ricardo Mascaro

    visitei o seu Blog e dei uma olhadela nele, superinteressante, mas me chamou atenção algo que há tempo vem me "incomodando".

    A voz que "faço" no quarteto é 1º tenor, só que na verdade a minha "verdadeira voz" é barítono, então canto muito em Falsete, sendo assim queria umas explicaçõezinhas rerere quanto ao uso do falsete, se é bom, se fica muito feio, técnicas de como melhorar, enfim, tudo o que poderia ajudar um iniciante em canto rererere....

    pessoal valeu mesmo pela atenção, há um tempo venho tentando achar uma galera assim....

    Abraços.... obrigado.

    Ricardo Mascaro
    Veterano
    # set/05 · Editado por: Ricardo Mascaro
    · votar


    Rubens de Oliveira Gonçalves

    O Falsetto (Falsete) é um Registro Vocal, e como qualquer outro Registro Vocal, deve ser treinado por meio dos exercícios de Vocalizes (aí vc vai aprendendo também a ressonar melhor as notas desse registro e vai até conseguindo obter alguns "efeitos sonoros" com isso). Quanto ao uso prolongado disso, é um tema um tanto que contraditório entre os professores de canto.... Existem os Contra-tenores que trabalham intensamente nesse registro (só que para isso eles precisam treinar muito canto lírico) e não tem "problemas" com isso, enquanto existem pessoas que acabam fazendo e tendo problemas (sem contar que o "som" não fica bonito/harmonico). Na realidade "Contra-tenor" seria mais uma classificação utilizada no Canto Lírico para descrever homens (na sua maioria, Barítinos) que apresentam grande elasticidade natural em suas pregas vocais e com muita técnica conseguem "dominar" isso de forma amena e gradativa (sem contar que suas vozes soam até mais bonitas em Falsetto do que no Chest Voice).

    Eu não saberia dizer especificamente a vc se "é legal" ou não vc ficar fazendo o 1º Tenor em todas músicas no falsete (acredito que deve até ficar "meio estranho")... Em todo caso, treina bastante os Vocalizes e o "jogo de ressonânica", acima de tudo, perceba se lhe é confortável fazer isso (não se torna cansativo e "desgastante na garganta" - está "forçando" a sua voz)... Lembrando que o Falsetto não faz parte da tessitura literalmente, e é nisso que muitos professores de canto se apegam para afirmar que não é bom e nem harmonico ficar cantando "toda a hora" em falsete... OK ?!

    Abraços,

    Ricardo Mascaro

    Rubens de Oliveira Gonçalves
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Ricardo Mascaro...

    obrigado pelas dicas, vejo que tenho um bom trabalho pela frente rererere.... mas sei onde buscar ajuda.... valeu mesmo....

    canto há bastante tempo mas só agora surgiu o interesse em aprender mais ainda... e sobre o arautos do rei vc tem razão mesmo, a maioria das músicas deles a diferença é de meio tom entre o 1º e 2º tenor, tem que ter um ouvido musical bem apurado pra conseguir distinguir os tenores... mas valeu pelas dicas, e estamos aí aberto pra mais informações...

    Abraços, obrigado!!!

    produtor
    Veterano
    # set/05
    · votar


    eu gostaria de saber um possível forma de se trabalhar harmonia complexa(jazzística, suponhamos) em um quarteto , sendo que quatro vozes fossem poucas para a quantidade de notas desse tipo de harmonia.
    Em breve visitem o site www.flogao.com.br/cromatismocraniano para discussões interessantes sobre musica vocal!!

    Ricardo Mascaro
    Veterano
    # set/05 · Editado por: Ricardo Mascaro
    · votar


    Produtor

    Bem, acredito que eu não tenha entendido "a fundo" a sua pergunta.... Uma "harmonia complexa" ??? Harmonia vocal dá-se exatamente do trabalho timbre X tom/divisão.... Eu não entendi a frase sendo que quatro vozes fossem poucas para a quantidade de notas desse tipo de harmonia...... No Jazz existe um trabalho vocal muito grande no quesito "solo vocal" porque exige muitos Melismas/Fioraturas; vc gostaria de "dividir" isso a quatro vozes ???

    Vc poderia ter um baixo, um tenor, um contralto e um soprano trabalhando com variações em terça, meio tom e até mesmo um tom, para trabalhar com "harmonias mais complexas", cada qual poderia "solar" certas partes da música e assim vc teria uma "disponibilidade" grande de notas variadas.....

    Consegui explicar um pouquinho ??? Qualquer coisa, refassa a pergunta um pouco mais clara/objetiva, e aí talvez eu posso lhe ajudar mais (não estou criticando a sua escrita/pergunta, só não ficou claro para mim o que vc realmente quer fazer/trabalhar) OK ?!

    Abraços,

    Ricardo Mascaro

    Ricardo Mascaro
    Veterano
    # set/05
    · votar


    produtor

    Vc me entendeu (expliquei o que vc queria saber ?????) ???? Não quer perguntar mais nada ????

    Estou a disposição (se eu puder lhe ajudar....)......

    adonias
    Veterano
    # set/05
    · votar


    ola pessoal estou precisando de partituras do arautos ou outro quarteto,
    em formato encore. se algume puder me ajudar agradeço

    P.h
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Um 1° baixo alcança notas de tenor?

    Gansinho
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Novamente P.h revivendo tópico de anos atrás.
    Preste atenção na data amigo.

    Essa parte bem teórica eu deixo pra Cantante responder.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # fev/08 · Editado por: Christhian
    · votar


    P.h
    Veja:

    adonias
    Veterano # Enviado: 10/set/05 15:30
    Citar Votar

    ola pessoal estou precisando de partituras do arautos ou outro quarteto,
    em formato encore. se algume puder me ajudar agradeço

    ----------------------------

    Tópicos antigos só devem ser comentados quando o assunto puder ser enriquecido de alguma maneira que não dependa da resposta dos usuários antigos. E ao menos que vc seja o Chico Xavier, pq não dá nem pra saber se tá todo mundo vivo depois de praticamente dois anos e meio, é inútil ficar fazendo perguntas nesses tópicos.

    Sem contar que esse já é o segundo ou terceiro tópico que vc sobe com o mesmo assunto: Classificação Vocal. Você leu o fórum? Se tivesse lido, teria visto que tem um tópico fixo, que fica logo no topo do fórum sobre esse assunto, com informações atualizadas e com muito conteúdo. Essas suas perguntas todas já estão respondidas por lá.

    Portanto, três dicas:
    1 - Não comente em tópicos antigos, ao menos que a informação que vc vai agregar seja nova, atualizada e independente dos usuários-fantasmas (que já postaram a mais de 1 ou 2 ano).

    2 - LEIA o fórum com atenção, especialmente as 3 primeiras páginas. Sempre há conteúdo com postagem recente, de no máximo 2 meses. LEIA tb os tópicos fixo, pois são de interesse comum, sobre assuntos mais comuns.

    3 - LEIA as regras do fórum.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Classificação vocal p/ quarteto masculino