Notação Musical

    Autor Mensagem
    Ricardo Mascaro
    Veterano
    # ago/05


    Como o pessoal aqui do fórum confunde muito a notação musical (parece que se baseiam na localização da nota num teclado de 5/8), estou criando esse tópico e postando um trecho que pode ser encontrado no meu BLOG (http://tudosobrecanto.zip.net/).... Espero que ajude todo o pessoal..... Abraços, Ricardo Mascaro.

    Notação Musical

    C = Dó - D = Ré - E = Mi - F = Fá - G = Sol - A = Lá - B = Si

    A notação musical é usada para representar com letras e números as notas musicais. De grande veiculação (e de meu conhecimento), existem dois tipos de notação musical: a americana e a européia.

    A notação americana atribui exatamente a posição da nota no piano (C1 é o primeiro dó do piano, F6 é o sexto fá do piano, o dó-central do piano é o C4)

    A notação Européia (que provavelmente surgiu na Alemanha é atribuía assim (exemplificando): o C5 (o famoso dó dos tenores) da notação americana é o C2 da notação européia; o C6 (o dó que a soprano tem que alcançar para ser classificada em SATB como soprano) da notação americana é o C3 da notação européia, assim por diante.

    Muita gente confunde muito isso; pensam que notação americana é uma oitava acima da européia mais não é bem assim...

    A notação européia é assim: C a B, c a b, c1 a b1, c2 a b2 e c3 a b3.

    Isso na notação americana fica assim: c2 a b2, c3 a b3, c4 a b4, c5 a b5 e c6 a b6.

    Como você pode verificar, a notação européia literal começa no C2 e vai até o B6 da notação americana, isso porque a notação européia é muito empregada no canto lírico e não existe nenhuma ária com uma nota abaixo do segundo dó do piano (C européia/C2 americana) e nem acima do sexto sol do piano (G3 européia/G6 americana).

    Ricardo Mascaro
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Olá.....

    Já estou com MSN: tudosobrecanto@hotmail.com

    Abraços,

    Ricardo Mascaro

    PigO
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    que tipo de notação musical é essa:


    |: C | G | Am | F :²|


    ???

    entamoeba
    Membro Novato
    # nov/14
    · votar


    Sei que na notação alemã o Si é H... e B é Si bemol.

    JotaEmidio
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    PigO

    Isso ai na verdade é uma progressão harmônica no tom de Dó maior. Ai estão os seguintes graus: |I | V | VI | IV |
    E nessa progressão tem um ritornello na barra de compasso, que indica que a progressão vai ser repetida 2 vezes.

    Ismah
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    entamoeba

    B alemão é do alfabeto grego, beta. É a maiúscula de β (mais comum na notação musical).

    PigO

    Essa notação (notação também engloba partitura e tab), é a americana de cifras para acordes. Enquanto um C3 indica o C da terceira oitava, um C se tratando de cifras) indica apenas um acorde de dó maior, com baixo na tônica, sem especificar onde ele será feito.

    entamoeba
    Membro Novato
    # nov/14 · Editado por: entamoeba
    · votar


    Ismah
    β não é aquela letra alemã que tem som de SS? O Eszett?

    Ismah
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    entamoeba

    B/β é uma letra grega, com origem na Grécia. (A redundância foi proposital) E sim soa "SS", Creio que se escreva "betzag" por extenso. Segundo uma busca rápida, Eszett é húngaro.

    De qualquer forma acho ainda mais fácil o alemonzedo, que o russo auhsuhassuhshu Cirílico é muito estranho e confunde pra carai as letras...

    PigO
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Ismah
    Essa notação (notação também engloba partitura e tab), é a americana de cifras para acordes. Enquanto um C3 indica o C da terceira oitava, um C se tratando de cifras) indica apenas um acorde de dó maior, com baixo na tônica, sem especificar onde ele será feito.

    essa resposta que eu procurava... quais as outras formas de se escrever essa progressão sem ser por partitura?

    Jabijirous
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    PigO

    Essa notação vem da linguagem anglo-saxã. A letra C não significa acorde e sim a nota, para ser acorde tem que colocar o major ou maj. Já na linguagem do latim, se escreve dó e se pronuncia dó. Para virar acorde, aí sim entra a letra C.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Notação Musical