Perda de Extensão Vocal

    Autor Mensagem
    Edge of Kamelot
    Veterano
    # ago/05


    Galera, por favor tirem essa dúvida minha?Eu sou um barítono que graças a um milagre conseguiu atingir um Mi 4 (eu sei q é algo incomum), e conseguia cantar nesse tom!Acontece q eu tive q parar de cantar...de vez em quando eu cantava alguma coisa, mas eu tinha dificuldades em atingir as mesmas notas de antes, e quando eu conseguia, saía uma coisa forçada, horrível de se ouvir...estou perdendo a extensão q eu consegui?Tem como eu recuperá-la ou pelo menos mantê-la constante?

    Ricardo Mascaro
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Otávio Hansen,

    A "perda de extensão vocal" pode ocorrer devido a alguns fatores:

    - Primeiro, não sei qual é a sua idade, mas se vc esteve recentemente passando pela fase da adolescência isso é comum, visto que as pregas vocais/aparelho fonador são nessa fase "fixados" (pois termina-se o seu desenvolvimento) - daí também há uma verdadeira "fixação" do "timbre maduro";

    - Em segundo lugar, se o Mi 4 que vc se refere for o quarto Mi do teclado de 5/8 (essa nota corretamente é: na notação americana, E5, e na notação européia, E2 - o pessoal aqui do fórum confunde muito a notação musical) essa nota não é uma nota de extensão vocal de um Barítono (alguns Barítonos Líricos atingem até um C5 (notação americana) mas essa nota não lhes é muito confortável); provavelmente se vc realmente possui um timbre de Barítono, atingia essa nota com muita dificuldade e inconfortavelmente - se vc é um Tenor, somemente um Tenor Ligeiro atinge essa nota e possui o timbre mais claro do Tenor (não dá pra confundir com um Barítono).

    O que vc pode fazer para trabalhar a sua extensão vocal são exercícios de Vocalizes (no meu BLOG há alguns deles - procure pelo tópico aqui do fórum "Canto: Definições, Classificação Vocal, Técnicas, etc..." , lá vc encontrará algumas informações sobre canto e também o link para o meu BLOG, com muitas informações e exercícios.

    Espero ter podido ajudá-lo....

    Abraços,

    Ricardo Mascaro

    Alexandre Bruno do Prado Silva
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    OTAVIO HANSEN Essa tb sempre foi uma duvida minha...

    Edge of Kamelot
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Ricardo, só para esclarecer algumas coisas: Tenho 18 anos! O Mi 4 a que me refiro, é o da casa 12 na corda mi da guitarra ( eu pego a guitarra como referência pq não saco nada de violão...)Eu sei que sou barítono pq sempre atingi o SOL 3 (3 CASA CORDA MI DA GUITARRA), E DEPOIS COM MUUUUUUUUUUUITO TREINO E ESFORÇO É Q EU FUI ATINGIR NOTAS MAIS AGUDAS!De todo modo, muito obrigado pelo esclarecimento, e eu vou sim pegar as dicas no seu blog! Stay in metal!!!!!!!!!

    Tiago_Cantor
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Ai que inveja de vcs! ngm merece ser baixo!!! :( acho q minha nota maior forçada eh um G4

    naumfreud
    Veterano
    # out/05
    · votar


    CANTA NO TOM QUE FICA MUITO BONITO.

    naumfreud
    Veterano
    # out/05
    · votar


    CANTA NO TOM

    NicoleSigaud
    Membro Novato
    # set/19
    · votar


    Eu tenho 56 anos e fiquei 10 anos sem cantar depois de uma cirurgia para colocação de próteses cervicais. Na cirurgia a traquéia foi empurrada para o lado e não sei se isso afetou alguma coisa. Sei que continuo mantendo meu tom original (contralto dramático, mas já me classificaram como tenorina), mas eu tinha um alcance substancial que se perdeu completamente. Antes dessa cirurgia, eu tinha ataques de vômito causados pela dor das fraturas no pescoço. Resultado, para encurtar: estou sem quase metade do meu alcance vocal original e não tenho a menor ideia de como recuperar isso...

    Tipo 8
    Membro Novato
    # set/19
    · votar


    NicoleSigaud

    Dependendo do nível da manipulação que foi feita na cirurgia, perde extensão mesmo, normalmente a parte aguda. Corri esse risco na retirada da tireoide mas por sorte não afetou em nada.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Perda de Extensão Vocal