Edu Falaschi eh baritono ou tenor dramatico? Que maldição isso!!!

Autor Mensagem
Gippe
Veterano
# set/05
· votar


FáBiO LiOnE
Mas o q complica eh quando o priprio cara afirma ter outra classificaçaum vocal, segundo o proprio edu ele afirma ser baritono com extensaum pra tenor, disse isso na lista do yahoo, disse isso pra barbarita pessoalmente, em fim, num eh problema de achismo de ninguem aqui, ele mesmo afirma ser baritono, agora se isso eh achismo dele, vai saber

Barbara Jolie
Veterano
# set/05
· votar


DBkun
senhorita esta me enrolando a seculos ;~~~~~/ viu minha gravação de nemo? poxaaaaaa T_T
ops...desculpinha, era pra comentar? ehwheheeh....
ouvi sim, curti ela, a parte q vc sobre pra voz de cabeca lirica, tem q encorpar um pouco mais, ela esta mto suave ainda, tenta treinar mais esta parte. ;)
No mais tah legal, eh q nao curto mto essa musica, eheeheh, mas ficou bacana. =]
Bjinhus!

DBkun
Veterano
# set/05
· votar


Barbara Jolie
ultimamente eu to digamos ((garganta horrivel)), eu cantei o q deu, no refrao eu joguei falsete se naum iria sair algo absurdo e horroroso ;/ magina ae!! eu prometo gravar uma versao depois q eu for no otorrino o/.
o q ce achou da musica do edu la da carry on???

Barbara Jolie
Veterano
# set/05
· votar


DBkun
OIe...eu respondi lah mesmo, q curti.....alguns agudos realmente ficaram forcados pq nao eh a voz dele, mas curti.

AndreGWild
Membro Novato
# nov/15
· votar


alguém sabe o nome de outro cantor que use as mesmas tecnica de Belting e Passaggio que o Edu usa? (que seja de metal de preferencia)

Araujo -
Membro Novato
# nov/15
· votar


AndreGWild

Cantor de metal que usa Belting tem muitos... Bruce Dickinson, Michael Kiske, etc...

Só não entendi exatamente o que você quis dizer sobre o passaggio, na verdade até onde eu sei todos possuímos a região de passagem na voz...

GersonM
Membro
# nov/15
· votar


Cantor de metal que usa Belting tem muitos... Bruce Dickinson, Michael Kiske, etc...


Belting nada.

Araujo -
Membro Novato
# nov/15 · Editado por: Araujo -
· votar


GersonM

Esse é um assunto que sempre despertou bastante curiosidade pra algumas pessoas que gostam estudar canto Rock/Metal, inclusive eu... Bem, só queria esclarecer que caso eu esteja falando besteira, só estou escrevendo o que aprendi hehe

No caso do Bruce,

''Belting pleno: Voz mista com predominância da musculatura tireoaritenóidea e selamento glótico pleno, resultando acusticamente em notas agudas encorpadas.''

E o Michael Kiske:

Belting, Belting com ar, Belting pleno e Half Belting

No antigo site do professor Ariel Coelho (da The Voice Foundation) tinha várias análises vocais com esses termos, oriundos de pesquisas juntamente com outros profissionais da voz, inclusive ele comentava sobre o Belting quando ministrou um curso de 10 meses de técnica vocal aplicada ao Rock aqui em Ctba

Já vi algumas discussões sobre isso aqui no Fórum... Não sei bem o que ocorre, a não ser que o canto popular tenha ''adaptado'' o termo Belting com um ajuste diferente do erudito, o que faz essa definição ficar meio confusa... Como nunca estudei canto erudito, ainda não tive oportunidade de entender como é descrito o conceito do Belting na ópera (apenas ouvi vagamente algo sobre o Bel Canto). Você que entende bem do assunto saberá dizer melhor que eu com certeza.

Abraços

GersonM
Membro
# nov/15
· votar


Araujo -

Na ópera não existe Belting, porque é feita a cobertura na passagem.

Se for pensar na definição básica do que é ou "era" Belting, (porque hoje dizem que não é igual ao que era antes, mas só vejo todos cantando com voz na gargantona), os agudos deveriam ser em voz de peito, coisa que esses citados não fazem.

O que tenho visto é esse pessoal se aproximar cada vez mais da técnica tradicional em termos de sonoridade e do que dizem, e simplesmente anexarem um monte de termos que mais confundem do que ajudam a entender.

Não duvido que eles cheguem a fazer exatamente o que se faz na técnica italiana e tomem para si o mérito. Questão de tempo.

AndreGWild
Membro Novato
# nov/15
· votar


Araujo -


Bruce fazer belting? da exemplo de uma musica?

AndreGWild
Membro Novato
# nov/15
· votar


Bom, independente de tudo, o Edu usa sempre aquela tecnica de pegar a voz normal, de peito dele e conectar com o falsete, ao invés da voz de cabeça ou sei lá, as vezes ele usa voz mista, mas nas musicas agudas de verdade ele usa falsete, porém é IMPERCEPTIVEL quando ele troca de registro.

E na real eu queria saber o nome de outros caras que façam isso dentro do metal, conheço pouco de iron maiden, e nunca vi o Bruce fazer isso, pra mim ele sempre meteu o peitão, até porque as notas que ele faz nem é tão aguda (na minha opinião) eu canto iron maiden (as musicas que eu conheço) somente com voz plena, assim como o Edu canta The Number Of The Beast no DVD Rebirth World Tour inteira com voz plena.

Oq queria mesmo é EXCLUIR aquele degrau maldito que fica entre a voz normal e o falsete, eu ja consigo fazer aquele barulho de sirene sabe? HEUHEH pega uma nota baixa na voz de peito, e sobe até transformar em falsete, porém na hora de cantar, na hora do "vamo ver" não é tão facil, desafina, é foda.

(Desculpem se falei bobagem)

Araujo -
Membro Novato
# nov/15 · Editado por: Araujo -
· votar


AndreGWild

Cara, você quer saber quais vocalistas usam Belting, certo? Dá uma olhada nesses artigos: http://whiplash.net/colunas/analisevocal.html

Ali mostra vários vocalistas que usam diferentes tipos de Belting, inclusive o Bruce. E cita exemplos. Dê um Ctrl+F e confira... Lembra que te falei do Ariel Coelho? Se não me engano, ele que cedeu as informações pra todos esses artigos

Barulho de sirene é tipo esse exercício? https://www.youtube.com/watch?v=YjSbIU5fnMI

Se você tentar cantar teus agudos com um ajuste que escurece a voz de forma exagerada, tu não vai chegar neles como quer... Minha dica pra ''conectar'' isso é o que eu disse no outro tópico, usando a ressonância rinofaríngea, mantendo o brilho nas regiões médias e agudas, mas sem perder a fôrma (palato alto e laringe sem subir exageradamente). E esse ''degrau'' que você diz deve ser o passaggio...

GersonM
Membro
# nov/15
· votar


Araujo -

O que eu acho é que é apenas questão de nomenclatura. Quem está estudando com o pessoal que fala em Belting tal ou tal, diz que determinados cantores usam.

Tenho certeza que se você fosse perguntar pra qualquer um deles, eles diriam: Belting o que? eheh.

GersonM
Membro
# nov/15 · Editado por: GersonM
· votar


E uma outra questão. Vejo direto professores de canto, principalmente dessa nova leva, a dos fisiologistas, que fala todos os nomes dos músculos envolvidos, porque fulano usa isso, fulana usa aquilo, e faz na sua frente igualzinho ao cantor em questão...só que...faz a coisa mais velha e básica que uma pessoa faz quando quer reproduzir o que ouviu, que chama-se IMITAR.

Daí pra ensinar o outro que não é um bom imitador a fazer isso...é uma coisa bem diferente. Por isso está cheio, mas CHEIO de carinha fazendo aula com alguns gurus e não canta porra nenhuma. Mas o discurso é uma beleza.

Aqui mesmo no fórum vemos isso o tempo todo. O pessoal fala em Belting, em passagio, voz de cabeça, voz mista, apoio, e não faz NEM IDEIA do que é isso realmente. Simplesmente não sabem fazer.

Lelo Mig
Membro
# nov/15 · Editado por: Lelo Mig
· votar


GersonM

Sem contar que (com todo respeito aos amigos cantores e professores), mas hoje em dia, cada vez menos vejo estilo pessoal, identidade própria, autenticidade, personalidade...

Os cantores atuais, independentes de bons ou ruins (não entrarei no mérito) parecem todos saídos da mesma "fábrica", da mesma "fornada"...

As vezes acho que esta coisa de "isso é certo, isso é errado", "isso pode, aquilo não".... esta excessiva, esta chato e muito careta.

GersonM
Membro
# nov/15 · Editado por: GersonM
· votar


Os cantores atuais, independentes de bons ou ruins (não entrarei no mérito) parecem todos saídos da mesma "fábrica", da mesma "fornada"...

E isso ocorre em todos os estilos musicais. Segue-se a cartilha. Dias atrás vendo uma performance de um grande cantor mais antigo (na ópera), um italiano comentava:
- Assim que se canta! Não como esses galináceos de hoje em dia!

Aqui no Brasil, sertanejo é padronizado, bandas padronizadas (todo mundo quer cantar do mesmo jeito), mpb nem se fala...

Todos querem ser iguais. No estudo do canto, o que mais vejo é também a padronização. Deixou-se de valorizar as qualidades particulares de cada voz, ou seja, não há a preocupação em fazer com que a verdadeira voz apareça e sim, um tipo de moda. Deve-se cantar assim.
- Que estridente! Abafe esse som. Está muito agressivo, credo...

Eu fico pasmo com a quantidade de idiotas dando aula. Com currículos gigantes e em vez de ensinar a pessoa a cantar, põe pra fazer taichi. Bando de canastrões. Não sabem que um professor de canto tem que fazer aflorar o que já existe no cantor e que normalmente ele impede de sair. É muito mais tirar do que colocar.

A técnica é um meio de fazer a voz verdadeira aparecer.

Fabricar vozes é para os fracos.

AndreGWild
Membro Novato
# nov/15
· votar


Lelo Mig
GersonM

Deixou-se de valorizar as qualidades particulares de cada voz, ou seja, não há a preocupação em fazer com que a verdadeira voz apareça e sim, um tipo de moda. Deve-se cantar assim.

Não sabem que um professor de canto tem que fazer aflorar o que já existe no cantor e que normalmente ele impede de sair.

Eu gostei dessas coisas que vocês falaram, gostaria de saber como fazer "aflorar" isso? Com um professor certo? E onde diabos eu encontro um desse? Geralmente o professor só quer me ensinar "a tecnica q todo mundo ta usando" você fala q gosta de rock, ele ja quer falar sobre drive e essas coisas, e da a impressão que TODOS são assim.

wellingtoncap
Membro Novato
# nov/15
· votar


AndreGWild

Infelizmente não tem fórmula mágica pra encontrar um bom professor... Só por tentativa e erro, bicho. Comece a fazer aulas, se ver que está evoluindo continua, se estiver estagnado troca.

Mas se quiser boas dicas, segue um bom vídeo do Gerson:



Eu fiz uns 2 meses de aula com um "professor" charlatão (me recuso a chamar de professor alguém que não me ensinou nada). A aula do cara parecia mais treino motivacional do que qualquer outra coisa. Era o tempo inteiro dizendo "você ta indo bem!", "é isso aí!", "solta a voz, tá legal!". Se estava bom, não fazia sentido eu ter aula então.

Saí fora rapidinho. E se eu tivesse continuado lá, provavelmente eu ia ser um iludido que ia estar cantando mal pracaraleo hoje e me achando bom...

AndreGWild
Membro Novato
# nov/15
· votar


wellingtoncap

Não existe formula, mas eu vou encontrar, fica vendo! Se não eu serei meu próprio professor HAHAHA preciso me gravar mais cantando, eu acho a minha voz muito estranha, não estranha de ruim, mas estranha as notas que ela atinge, ela não tem um "padrão" sabe? eu canto confortavelmente G1 ao E#4 não sou expert mas nunca vi uma tessitura assim, não por ser grande ou pequena, mas por não ser "padrão" nem de tenor nem barítono, nem das sub-classificações, quero descobrir oq diabos ela é boa pra fazer e conciliar isso com oq eu gosto, creio que o quanto antes eu descobrir a minha identidade, melhor!

AndreGWild
Membro Novato
# nov/15
· votar


Estou lendo seu livro, a história do Tenor Ivo Lessa é sensacional HAHAHA
Muito conteúdo, Oloco!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Edu Falaschi eh baritono ou tenor dramatico? Que maldição isso!!!