preciso mesmo de aula? tenho muitas duvidas... me ajudem por favor

    Autor Mensagem
    Freedon
    Veterano
    # ago/05


    galera, tenho umas duvidas....

    eu nunca fiz aula de canto... sou guitarrista...
    eu queria saber umas coisas... por exemplo...

    1) é fundamental dar akele vibrato na vóz?

    2) também... não pode cantar algo numa nota muito alta usando a parte de cima da garganta pra alcançar agudo? nao sei como chamar, mas invez de usar realmente a garganta... o berro pra alcançar uma nota aguda, usar akela parte de cima da garganta que chega no agudo.. ?

    3)é fundamental fazer aula de canto pra cantar bem? pq eu vejo uma galera que faz aula de canta.. e fica usando varias tecnicas sei lá oque... e canta ruim pra kct... tanto que eu canto melhor doque elas... são nao tenho uma afinação tão perfeita... mais é quase...

    4) quando ouço minha vóz gravada, eu nem me reconheço, acho feia demais... é normal isso? tem como consertar? eu acho muito diferente da minha vóz normal, agora quem escuta nao acha muito...

    5) outra, queria saber... si quem respira pela boca... canta pior doque quem respira pelo nariz, ou é fundamente pra alguem cantar bem, fazer uma operação para respirar mais pelo nariz... e nao ter o nariz entupido toda hora...

    é isso galera ... valeu !

    Freedon
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    alguem pode me ajudar?

    Pedro Rocha
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    eu adoro cantar so que minha voz e muiot grave e as pessoas falam que ela eh miuto feia queria saber se tem como eu educa-la para que fosse possivel realizar meu sonho

    Ansantasia
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Pedro Rocha
    Só depende de vc broder. arranje um professor e vai na fé.

    Freedon
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    e a minhas perguntas? =\

    MusiRio
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Freedon
    blza?
    Nao e fundamental usar o "vibrato",, isso pode ser usado para ornamentar ou enfeitar, digamos assim uma parte ou outra da musica ( principalmente finalizacao de frases)

    Quando vc diz, a "parte de cima da garganta", deve estar se referindo a cantar em FALSETE, Isso pode ser usado, sem problema, dependendo da interpretacao e efeito que quer dar a musica, mas e importante que vc cante tambem com a sua extensao vocal plena, explorando os graves e agudos que vc tiver

    E fundamental fazer aulas de canto para cantar bem ? Sim. Para cantar bem,, e relativo, pois quanto mais vc desenvolve seus potenciais e TECNICAS, mais voce exige. E a tecnica e importantissima, pois ela faz com que voce consiga CONTROLAR a sua voz cantando.Se vc tem uma boa voz,, se fizer aulas, vai melhorar. Vai consertar deficiencias e vicios, vai aprender a colocar APOIO e IMPOSTACAO nas suas notas.

    Nao e bom respirar pela boca, pois resseca a mucosa da garganta.

    Isso e apenas o que eu acho,,, cada um tem uma maneira de aprendizado e desenvolvimento,, mas uma coisa e importante e fundamental:
    Praticar!

    Abco!

    Freedon
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    MusiRio
    valeu pelas dicas ! era tudo que eu queria saber ! brigadão !

    DANIEL JOHNS
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    todos nos temos um vibrato natural que na aula vc aprende a controlar..
    e é legal aulas sim, se puder fazer fãça, eu estou fazendo.

    Douglas_ems
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    hmm...
    Vou responder segundo minha visão.

    1- Como o cara respondeu aí, o vibrato não é necessário, mas depende muito do tipo de música que você está cantando. No coral em que eu estava era interessante porque usávamos ou não o vibrato segundo a música, se fosse da época romântica usávamos bastante, se fosse mais contemporânea era só no finalzinho de notas longas. Veja aí o critério de usar, cada um tem o seu. Sendo necessário ou não, é interessante que você saiba fazer e também que você o treine.

    2- Difícil definir o que você usa quando emite essas notas agudas. Pode ser sua voz de cabeça, talvez você tenha aprendido sozinho, é normal. Também é interessante treiná-la e aperfeiçoá-la.

    3- Hm... depende do conceito de "cantar bem". Se você quiser ser um cantor lírico com certeza você vai ter que fazer aulas... hahah :) Bom, a questão é você nunca achar que está bem o suficiente, e sempre buscar melhorar. Geralmente quem acha que chegou no máximo do conhecimento começa a regredir. :P

    4- Super normal, poucos são os que ouvem a voz nas primeiras vezes e acham bonita. Quando você fala ou canta você não ouve sua voz do jeito que ela realmente é. Gravando que dá para se ter uma noção dela. E isso é importante para você se auto-avaliar, como eu falei antes, vai ter sempre alguma coisa pra melhorar.

    5- Bom, a respiração normal tem que ser pelo nariz mesmo, para o ar ficar quente e úmido. Porém a respiração na hora do canto tem que ser pelo nariz e pela boca, ou seja, você deixa o ar entrar tanto pelo nariz quanto pela boca. Se for só pelo nariz vai demorar mais e ainda faz aquele barulho feio. Pelas duas vias você consegue mais ar em menos tempo.
    Se você tem algum problema que não consegue respirar pelo nariz é bom procurar um médico mesmo, enquanto isso use o grande trunfo dos cantores a ÁGUA.

    Bom, espero ter ajudado. Um abraço e sucesso aí.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a preciso mesmo de aula? tenho muitas duvidas... me ajudem por favor