Como conseguir identificar e usar realmente o DIAFRAGMA na HORA DE CANTAR.

    Autor Mensagem
    Tiago_Cantor
    Veterano
    # ago/05


    Bom, eu tenho visto milhares de explicações e exercícios para se conseguir usar e aprimorar o diafragma, mas não são claro o bastante para os leigos ou até mesmo pra uns que já cantam e tem a voz bonitinha mais não usam o diafragma perfeitamente.
    Pra começar digo que esses exercícios foram testados e comprovados por mim mesmo, tanto que consegui identificar meu diafragma e usa-lo totalmente. Bem vamos lá.

    Pessoal é o seguinte se lembram de um exerciciozinho de pegar uma cadeira e sentar na beira etc..? pronto vamos usa-lo. Isso serve para dar força ao diafragma e abrir as costelas atrás.

    1- Sentado na ponta da cadeira com os braços sobre o joelhos bem relaxados e com as mãos quase encostando no chão.. puxe o ar PELO NARIZ até onde conseguir... não force muito, tente puxar o ar pra atrás nas costas, seu abdômen deve encher. Bom não fixe sua atenção no abdômen o lance aí é abrir as costelas atrás... depois da inspiração solte em SSSSSSSSSSSSSS.... sakaram?
    Repita esse exercício umas 10 vezes no mínimo todos os dias...
    2- Esse é a mesma coisa do outro a diferença é que você deve por a mão atrás das costas nas costelas quando for fazer o SSSSSSSSSSS... e não faça tudo junto faça SSS...SSSS...SSS..SSS...SSS... você deve sentir o tórax inchando na palma de sua mão expanda bem o ar pra q vá bem atrás nas costelas.

    3-Agora é imitar tipo uma pessoa que vai voar! Isso mesmo! Relaxe seus braços e deixe-os cair sobre a parte exterior das cochas.. agora inspirando o ar vá puxando o ar até que os braços fiquem da altura dos ombros... puxe um pouco de ar até onde conseguir mais não force... Lembrando que o ar deve se puxado pelo nariz... Se liga aquele osso que junta as costelas da parte de frente? Quase no coração? Pronto é ai +/- que vcs devem sentir o ar... tente encher o Maximo possível mais não force.. outra coisa Na hora inspirar! NUNCA EM hipótese alguma LEVANTE OS OMBROS... se tiver levantando volte ao exercício 1. depois que encheu bem o tórax.. solte o ar (expiração)...
    Vale lembrar QUE DEVE DEIXAR A POSTURA RETA! PERFEITA! ESTUFE O PEITO MAIS NÃO LEVANTE O OMBRO!!!
    Repita esse exercício umas 10 vezes no mínimo todos os dias...
    4- Nesse repita mesmo procedimento do três.. só que na hora de expirar faça os som das vogais.. primeiro AHHHHrrr! Depois EHHHRRrrr!!! Assim por diante.. como se fosse um susurro...
    Repita esse exercício umas 5 vezes no mínimo todos os dias pra cada vogal.
    5- Nesse repita mesmo procedimento do três .. só que na hora de expirar ponha o Ssssss...... continuo...
    Repita esse exercício umas 10 vezes no mínimo todos os dias...

    Bom já dei as dicas de como eu consegui e fortaleci o meu diafragma.. mais bom.. o principal é o seguinte Postura!! Cara ponha postura nada de cantar com a cabeça pra baixo... ! Cabeça pra cima!! Também não tanto! Não é pra cantar olhando pro céu não!! E quando deixar a coluna tente estufar o peito ou melhor aquele osso que falei no exercício acima.. o que segura as costelas próximo ao coração, isso que você deve levantar... MAIS NÃO LEVANTE OS OMBROS!! Bom isso tem que ser um movimento NATURAL! Mais no começo tem que se sentir bem pra logo se acostumar e não ficar precisando força sempre o músculo!
    Na hora de cantar abra bem a boca! Articule bastante! Mais pra que sua voz esteja legal tome bastante água durante o dia.. vai ajudar a vc pegar a voz de Diafragma hehehe... na hora de cantar por exemplo LÁAAA bem agudo! Comprima o abdômen! Não não la em baixo! Tente contrair a parte de cima! Próxima ao peito! Naquele osso lá... Se isso tiver difícil! Calma! Treine os exercício que eu passei! Todos eles até o 4 durante uma semana +/- aew vc já vai eu espero poder sentir o diafragma e controlado! Bom outra ótima opção pra fortalecer o músculo eh fazer abdominais.. pra vc que malha.. ponha peso regularmente não adianta fazer mil abdominais o negocio é por peso. Faça aquele tipo de abdominal chamado Machine também. Mais com calma pessoal! Conseguir esse apoio não eh da noite pro dia! Mais fique treinando! Vá pra um lugar sem nenhuma zuada e que você possa soltar bastante a voz sem ter que se preocupar com os outros em escutar suas vocalises, e nunca esqueça de contrair levantar o peito(sem levantar os ombros) arrumar a postura, cantar e quando o LÁAA sair contraia o abdômen... NORMALMENTE QUANTO MAIS AGUDA A NOTA MAIS SE CONTRAI O DIAFRAGMA. Ei não ´pe pra contrair antes de abrir a boca! É pra contrair depois! Como realmente apoio!
    Bom tou aberto a duvidas eh so questionar... quem não gostar me desculpe so tentei ajudar ...

    Linn
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Bem, eu gostei....Obrigada, esses exercicios são bem úteis ^^

    Stranger
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    verdade!... muito bom, cara!

    estou dando um up aqui pro pessoal que nao viu, ver! =)

    Pichilinga
    Veterano
    # out/05
    · votar


    idem

    sostenesmel
    Veterano
    # out/05
    · votar


    e ai thiago blz??
    seu exercicios sõa ótimos,
    cara, eu fazia sempre ums exercicios de respiração, e +ou-assim

    puxa-se o ar pela boca aguarda uns 3 seg. e depois solta em forma de um telefone, tipo trimmmmmmmmmm. esse exercicio tambem pode ser feito em prrrrrrrrrrrrrrrrrrrr, e trrrrrrrrrrrrrrrrrrrr. bem assim que me passaram esse axercicio eu comecei a praticalo no primeiro dia sentir uma diferanca no meu timbre. com umas 2 semanas eu perdi o controle da voz por algums dias. não sei como explicar bem más, eu cantava e não era nada que eu tava cantando, sei lá, eu perdi o controle mesmo!!!
    parei de faze-lo e ccom o tempo fui votando ao normal!!
    vc já ouvio falar nesse exercício? já teve algumas complicaçoes?

    Elektra_aline
    Veterano
    # out/05
    · votar


    cara isso da certo mesmo,porque tipo q minha voz é + ou - q meio q bonitinha eu so preciso de uma ajuda para poder consiguir ter mais folego para poder cantar!

    CurTu MeTaL e NaO o DemOn
    Veterano
    # out/05 · Editado por: CurTu MeTaL e NaO o DemOn
    · votar


    Tiago_Cantor
    abrir as costelas
    isso foi uma cosa que nunca entendi!
    jah ouvi falar nisso bastante, mas nunca entendi!

    peguei umas dicas com uns camaradas, e em uns sites, no orkut...enfim
    e quando estavam me explicando sobre o apoio intercostal, eu senti meio que minhas costelas estavam se abrindo!

    mas me lembro que isso foi na inspiração, e naum na hora do apoio mesmo! Me ensinaram o seguinte: Inspire um pouco com o diafragma e segure, depois faça força pra cagar (ou feche o anus) e depois inspire mais um pouco!
    (eu fiz isso, e veio como uma onda...hehe, eu senti que o ar veio mesmo)

    meu ''peito'' se encheu, meu pescoço tambem parecia ter enchido e ficou um pouco de pressão na minha boca pro ar sair...eu fiquei meio que todo ''estufado'' hehehe...

    talvez essa foi a unica vez que achei ter entendido essa coisa de abrir as costelas!

    Mas uma coisa que estou ''descobrindo'' ou aprendendo, eh que eu respiro pelo diafragma ateh onde dah (ateh quando minha barriga fica toda cheia) ai eu continuo respirando, e meio que jogo pro peito! Tambem parece que faz uma onda, hehe...

    e meu peito (principalmente ali perto da região que termina as costelas) fica meio cheio tambem! Naum sei se deu pra voce entender, mas seria isso abrir as costelas?
    Mas essa coisa de jogar pras costas, eu me lembro de ter tido essa sensação fazendo aquela tal ''inspiração do apoio intercostal'' (que eu falei ali acima) heheh...

    Ps: isso que dah eu ficar matando aulas de biologia...(num sei nem o nome do treco que fica no final da costela..) hehehe

    Ahh to esquecendo..
    cara, muito obrigado pelo post! Voce esta me ajudando muito, naum só eu mas tambem muitas pessoas do forum de canto!
    É pessoas como voce, que fazem desse forum uma verdadeira escola!

    Abraço

    Elektra_aline
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Tiago_Cantor

    da p/ simplificar p/mim,ainda naum entendi?!

    Elektra_aline
    Veterano
    # out/05
    · votar


    CurTu MeTaL e NaO o DemOn
    cara,seu dedo naum ta doendo de tanto escrever?

    CurTu MeTaL e NaO o DemOn
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Elektra_aline
    oloco, meu texto eh menor do que o do Tiago! heheheh

    eh que procuro detalhar muito meus textos, pra naum ter duvidas!

    Mago da Floresta
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Me ensinaram o seguinte: Inspire um pouco com o diafragma e segure, depois faça força pra cagar (ou feche o anus) e depois inspire mais um pouco!

    hEAOHOHOHAEuOHeuheOAuheaOHAE, eu to rindo mto disso aki, ahehaeaeh
    Tipo, eu fiz isso, deu um negoço muito estranho, minha barriga ta doendo ate agora, ahehaehae

    CurTu MeTaL e NaO o DemOn
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Mago da Floresta
    uhahuauhahuahuah....


    pior que foi umas 2 pessoas que jah me disseram que eh assim que se faz! hahaha (acho que isso tem a ver com canto lirico)

    hehehe...
    mas acho que na segunda vez que inspirar, naum eh pela barriga..e sim meio que no peito! hehehe, se naum acho que vai acontecer isso que aconteceu com voce...voce vai ficar forçando a barriga, huahuaauh

    vou tentar fazer isso! hahaha

    Alguemm, dah uma ajudinha! =D

    Scorpionsh
    Veterano
    # set/15
    · votar


    Muito bom os exercícios, e sobre a questão ai de trancar o carretel acho que é por aí mesmo várias pessoas já me disseram isso !!

    GersonM
    Membro
    # set/15
    · votar


    Uma boa tentativa para o ano de 2005...

    FernandaLima
    Membro Novato
    # jan/20
    · votar


    Povo,
    Não sei de que data é esse chat, mas isso foi sempre uma dúvida (e dificuldade também) pra mim nas aulas de canto.
    Tenho uma voz bem bonita e sempre quis "cantar direito", daí o porquê de começar a estudar...
    Vou praticar tudo isso junto que aprendi aqui com vocês!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como conseguir identificar e usar realmente o DIAFRAGMA na HORA DE CANTAR.