braço empenado e afinaçao

    Autor Mensagem
    rcardo_lemos
    Veterano
    # dez/04


    E ae
    Tipo, a afinaçao do meu baixo está como Eb, meio tom abaixo da normal... se eu começar a afinalo em dó sustenido, sera q o baixo ficara com o braço empenado? e vice-versa, se eu deixar de afinar assim e colocar na afinaçao normal, será q vai prejudicar o braço?
    Valeu!

    Dark Avenger
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    rcardo_lemos
    Provavelmente o braço vai ficar desregulado, pq ele ta regulado pra tensão antiga das cordas, ai vc vai ter q mecher no tensor e na ponte.

    rcardo_lemos
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Dark Avenger
    vixx issu ai pra leigo em regulagem naum vira neh? hehe

    Dark Avenger
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    rcardo_lemos
    Isso eh meio relativo...eu mesmo regulo meu baixo muitas vezes, mas se vc naum se sente seguro eh melhor levar num luthier.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Essa de ficar usando 1 instrumento com afinações diferentes não é uma boa.
    Como luthier eu não recomendo.
    Abç

    rcardo_lemos
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    E por exemplo mudar a afinaçao para um ensaio, ou um show, nada a longo prazo, aí num pega nada neh?

    luiz_hbf
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    rcardo_lemos

    Não acho uma boa você fazer isso. Por que? Porque abaixando a afinação para C# a tensão das cordas será bastante reduzida. Essa redução na tensão fará com que o espaço que a corda ocupa na vibração seja maior. Como consequência, vai ser muito difícil se conseguir uma regulagem razoavelmente baixa sem que o instrumento trasteje bastante. Você vai ter que aumentar bem a ação das cordas e a tocabilidade ficará prejudicada, levando-se em conta, também, uma possível desafinação.

    Quanto a você ter dito de voltar à afinação normal (em E), se você o fizer sem regular o tensor (que estava regulado para C#), o braço do seu baixo vai virar praticamente um arco e vai ter muito mais utilidade quando você quiser atirar alguma flecha do que quando quiser tocar (hehehehehehehehe). Assim, você teria que mexer novamente na regulagem e esse vai e vem não é muito legal para o instrumento (o Mauricio Luiz Bertola tem muito mais autoridade para falar disso do que eu).

    Eu, particularmente, não gosto de afinar o instrumento nem e Eb, tem que ser em E, acho que as cordas ficam "moles" demais. O conselho que posso dar é, caso sinta necessidade das notas mais baixas, ver se consegue arranjar um baixo de cinco cordas. Acredito que vai ser melhor.

    Até mais.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    luiz_hbf
    Corretíssimo.

    rcardo_lemos
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Blz, eh q nao seria algo "permanente", era soh para tirar algumas musicas mais pesadas com a minha banda, mas essa d ter um bass d 5 cordas eh uma boa

    Valeu pelos conselhos td mundo, ateh mais!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Pois é, resisti muito para passar para o de 5 cordas pois achava desnecessário, agora só toco com esses.
    Abç

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a braço empenado e afinaçao