Ajuda para evitar ter que gritar.

    Autor Mensagem
    Luc
    Veterano
    # nov/04


    Meu problema é fácil de entender, mas difícil de explicar. É mais ou menos assim: meu alcance é meio pobre, chego até o FÁ 3 com certa facilidade (ou pelo menos acho que seja o FÁ 3, pois é o FÁ depois do Dó que está logo acima da fechadura do piano, o Dó central). Mas depois do FÁ 3 começo a ter que cantar com mais volume para atingir notas mais altas, ou com falsete, para atingir estas notas com um volume mais controlado. Quando não uso falsete, o som sai muito alto, porque uso como caixa de ressonância o céu da boca (acho que se chama palato, não é ?), e assim, não apenas sai mais alto, como também mais estridente e artificial, como se estivesse praticando vocalizes. Algumas músicas que gosto de cantar pedem notas mais altas que o FÁ 3, com um volume controlado, com uma característica menos artificial (ou mais parecida com a voz natural). Faço uso do apoio do diafragma e tudo, mas não consigo controlar o volume e isso prejudica a interpretação. Fui identificado como tenor por dois professores de música (por isso não sei se é o fá 3 ou fá 4), mas fiz pouco tempo de aula, e gostaria de saber qual seria o próximo passo, depois de conseguir atingir notas mais altas cantando da maneira "correta", com diafragma e caixas de ressonância, para atingir estas notas mais altas com mais conforto e naturalidade, sem ter que gritar ou usar falsete, nem soar como um robô descontrolado. Ufa, é isso aí. Valeu se alguém responder.

    Abraço,

    Luc

    Ycaz
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Velho, meu problema é quase igual ao seu, com excessão de que eu num so tenor... eu alcanço Ré3 com certa facilidade, no máximo Mi3, o resto é a mesma coisa q vc... Vm cá, perguntainha: qnd vc diz "algumas múscias q eu gosto de catar" vc c referia, por acaso, ao melódico?

    Luc
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Cara, eu não tenho certeza se isso responde sua pergunta (desculpa minha ignorância) mas quando você diz melódico, você está se referindo ao heavy metal-melódico ? Porque, se for isso, então, não é a isso que eu me referia. Quando eu disse "algumas músicas que eu gosto de cantar" eu me referia, na verdade, às músicas que eu gosto e consigo tocar no piano ou no violão, e geralmente são músicas mais simples, que não necessitam de muita técnica ou de mais de duas pessoas para darem conta, como por exemplo, algumas dos Beatles, poucas do Radiohead, algumas do The Doors, The Verve, etc. Se isso não respondeu sua pergunta, deixa eu saber, que eu tento responder. Tem outra coisa, também: eu tô pesquisando esse problema aí "nosso", e, assim que eu achar alguma coisa, eu posto aqui neste mesmo tópico, junto com as respostas que as pessoas vão postar, se elas postarem, certo ? E se você conseguir algo, se você puder fazer a mesma coisa, eu ia agradecer. E deve ter mais gente com esse problema, também, eu acho.

    Abraço

    Gippe
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Ycaz
    Luc
    Voz de cabeça eh a soluçaum, caso contrario vcs estaum tentando ser belters

    The Yellow Monkey
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Cara, o que é esse negócio de Bellter que vcs tanto falam?

    Gippe
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    The Yellow Monkey
    Eh a técnica de canto da brodway... veja um filme da disney qualquer (desenhos principalmente), o jeito berrado de cantar eh belting

    Ycaz
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    meu velho, pelamirdedeus, como q eu "descubro minha voz de cabeça"? Tem como vc explicar, mais ou menos, q q eu tenho q fazer pra chegar nela? Ou pelo menos a sensação que dá, pra eu saber quando chegar nela?
    Agora q eu descobri, graças ao fórum, que a técnica do melódico e essa tal voz de cabeça, e não o belting, to muito a fim de aprender...

    Luc
    Sim, eu me refiria ao metal melódico... Meu problema é justamente com esse danado do melódico... Aliás, se vc c referia a essas músicas q vc disse, as vezes a solução, no seu caso, é só baixar o tom da música... As vezes a música tá alta demais pro seu tom... Vc sabe sua classificação vocal?

    Luc
    Veterano
    # nov/04 · Editado por: Luc
    · votar


    Ycaz
    Então, como eu disse, eu fui classificado como tenor. Mas o problema não é mudar a tonalidade da música, o problema é alcançar notas mais altas sem soar de maneira artificial, e esse negócio de "voz de cabeça" realmente parece ser a solução. Pelo que entendo (que é pouco), dependendo de onde você "situar" sua voz no seu corpo, você vai ter mais facilidade em atingir alguns tons. E, usando de tais técnicas, aparentemente você vai ter que usar de "passagens", ou seja, ir de uma "localização" para outra, da maneira certa. Ou não, cara. Eu não entendo nada. vou postar um tópico pedindo para quem souber dar uma ajuda aí.

    Gippe

    O que é voz de cabeça ? Como fazer para saber identificar quando se está usando ? O que é voz de peito ? Existe alguma técnica certa para passar de um tipo de voz para os outros ? Valeu.

    Gippe
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Ycaz
    Frequente o paltalk... lah as vezes a galera dah umas içõesinhas, podemos marcar um horário, daih eu te dou umas dicas de voz de cabeça.

    Luc
    Tah explicado lah pra vc no outro tópico, se vc ainda ficou na dúvida, eh soh perguntar... podemos marcar no paltalk tbm.

    pablo_vh
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    ae gippe, quando vc dar as dicas pra ele, se possível grave, tb me interessaria por isso!

    PuNk Bass
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Luc
    meu alcance é meio pobre, chego até o FÁ 3 com certa facilidade (ou pelo menos acho que seja o FÁ 3, pois é o FÁ depois do Dó que está logo acima da fechadura do piano, o Dó central). Mas depois do FÁ 3 começo a ter que cantar com mais volume para atingir notas mais altas, ou com falsete, para atingir estas notas com um volume mais controlado. Quando não uso falsete, o som sai muito alto, porque uso como caixa de ressonância o céu da boca (acho que se chama palato, não é ?), e assim, não apenas sai mais alto, como também mais estridente e artificial, como se estivesse praticando vocalizes
    Isso pode ser a sua voz de cabeça, sei lá, alguém mais especializado tem que ouvir pra opinar. E pq esse papo de extensão pobre, eu pego no máximo um A3 no peito e olhe lá... que nota vc pega nos graves?
    Apareça no paltalk

    Douglas_ems
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Luc

    Na minha opinião, você deve fazer vocalizes para aumentar a sua extenção, aumentando sua extensão, você aumenta a área cantável da sua voz. :)

    Gippe
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    pablo_vh
    c num tem como entrar no paltalk/??

    PuNk Bass
    Naum, voz de cabeça num usa força, a voz sai como se deslizasse pela garganta. Eh taum easy q dah ateh pra meter drive sem medo.

    Ycaz
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Gippe
    Meu velho, ainda vo descobrir comé q faz essa porra d voz d cabeça q vc tanto fala... Espera até eu começar minha aulas de canto (começo do ano q vem) q eu vo encostar meu professor na parede (no bom sentido, claro...)... Tô muitocurioso...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda para evitar ter que gritar.