Como usar MIDI para acompanhamento...

Autor Mensagem
Demolisher
Veterano
# jun/04
· votar


vinm
Ok, sem problemas, hehehe...

vinm
Veterano
# jun/04
· votar


Demolisher
blz!

Demolisher
Veterano
# jun/04
· votar


Vamos falar mais um pouco sobre midi:

Informática + Música = MIDI, e foi por aí que começou o interesse por uma tecnologia que mudou a maneira de como se faz e se produz música.

Midi é uma tecnologia criada no início da década de 80, que estabelece uma forma de comunicação entre instrumentos musicais. A informação que é transmitida, indica as notas que são tocadas, e os momentos em que elas são tocadas. Em comparação com um arquivo de som sampleado (gravação digital de uma nota ou conjunto de notas tocadas simultaneamente ou em forma seqüencial, por um ou mais instrumentos), é muito menor, por que você não guarda a forma de onda, ou do som, ali, mas apenas informações que permitem que um outro equipamento reproduza a musica executando todos os sons nos momentos certos, ou seja, a transmissão é de dados e não de sons.
O protocolo MIDI não permite a gravação / transmissão natural de voz. Funciona muito bem para musica instrumental. Tem também uma outra característica: O timbre de cada instrumento depende do equipamento que reproduzirá o arquivo MIDI. Uma pessoa pode fazer uma musica em MIDI com um solo de piano, e se outra pessoa for ouvir em outro equipamento, o timbre do piano pode ser diferente. Assim, os equipamentos usados para reprodução de MIDI variam desde placas da conhecida marca Sound Blaster, passando por módulos externos como os da marca Roland (Sound Canvas), até complexas configurações de sintetizadores.
A informação MIDI também trafega pelo ciberespaço (a internet). Aliás, é a que trafega melhor, pois é a mais compacta. Agora, a qualidade da musica que você vai ouvir depende, e muito, da qualidade da sua placa de som. As placas Sound Blaster possuem um esquema de síntese inadequado para a reprodução realista de instrumento musicais, que é a síntese FM, por isso, as seqüências MIDI tocadas em uma Sound Blaster comum ficam com aquela característica de "música de videogame". As placas mais modernas, como Yamaha SW1000 XG ou as placas Turtle Beach, possuem uma memória interna com instrumentos musicais sampleados, e reproduzem MIDI através destes instrumentos. O som fica muito mais realista

Portanto, o som por vezes ruim que você ouve ao tocar um arquivo MIDI esta associado à placa de som, e não o arquivo em si.

Demolisher
Veterano
# jun/04 · Editado por: Demolisher
· votar


Padrões MIDI:
O que é GM ?
O termo GM é freqüentemente usado para se referir a "Sistema Geral MIDI Nível 1".
Esta não é uma especificação ou padrão por si só, mas uma "Prática Recomendada" para o padrão MIDI.
O sistema GM foi introduzido em 1991 para superar um problema comum: canções MIDI criadas para tocar em um teclado necessariamente não tocariam corretamente em um gerador de sons diferente. Um problema que foi causado principalmente pelo fato que o mesmo programa selecionaria vozes completamente diferentes em geradores de tom diferentes. O GM proveu um conjunto standard de 128 vozes básicas e algumas regras relativas ao uso dos vários canais MIDI. Criando esta plataforma básica para todo o sistema GM, foi possível harmonizar os geradores, permitindo assim reproduzir arquivos GM com precisão em qualquer teclado ou gerador de sons compatível ao GM.
Um grande número de seqüenciadores e aplicações de software estão disponíveis para a produção de dados musicais.
O que é XG ?
O formato XG da Yamaha é basicamente um conjunto de regras que descrevem como um gerador de tom responderá aos dados MIDI. O formato GM atual é um conceito semelhante e permite reproduzir músicas em formato GM com precisão em qualquer gerador GM de qualquer fabricante.
Porém, o GM só aplica a um conjunto limitado de parâmetros.
O XG expande significativamente o formato GM básico e provê muito mais vozes, na capacidade de edição, efeitos, entradas externas e outras características que contribuem para o aumento da expressão musical. E, desde que o XG seja compatível com o GM, podem ser reproduzidos com precisão em qualquer gerador XG e GM.
Dados no formato XG tocarão com precisão em qualquer gerador XG. Embora o formato de XG defina um alcance extenso de parâmetros e permita controle musical excepcional, nem todos os dispositivos de XG precisam conformar à especificação completa XG. O formato XG permite escalar características e capacidades de acordo com preço e aplicações designadas. O formato XG foi projetado para permitir expansão futura sempre que necessário.
O que é GS?
A Roland criou um Sistema Geral MIDI Nível 1, ao qual deram o nome de Padrão GS. Este padrão obedece a todos os protocolos e mapas de som de GM e soma muitos controladores extras e sons
Os programas em cada banco alinham em geral com o mapa original de Instrumento GM.
Um conjunto de mensagens “Exclusivas Roland” permitem a reconfiguração e a customização dos módulos. Isto significa que um módulo GS Standard tocará corretamente qualquer canção projetada para o GM. Além disso, se o criador da melodia quiser criar alguma nuance extra, ele pode incluir as extensões Standards GS na sua seqüência.

vinm
Veterano
# jun/04
· votar


Sound Blaster comum ficam com aquela característica de "música de videogame"
Nos modelos mais "top" da Creative, há a possibilidade de alocar os famosos soundfonts para melhorar o som. Soundfonts são samples gravados de sons reais. A SoundBlaster Live! tem esse recurso, além de outros modelos.

Barbara Jolie
Veterano
# jun/04
· votar


Demolisher
www.marquinhosfroco.hpg.ig.com.br/programas.htm
entrei no site aqui e deu como page nao encontrada =/

Demolisher
Veterano
# jun/04 · Editado por: Demolisher
· votar


Barbara Jolie
Bom dia, princesa!
Acabei de clicar no link que passei, na pagina anterior, abriu normalmente...
Clica no link e vê o que é que dá...

Barbara Jolie
Veterano
# jun/04
· votar


Demolisher
eh...a page abre, mas qndo vou pra baixar o arquivo q dah o erro...ve ae.

ah...dia pro cê tb ehheeh =]

Demolisher
Veterano
# jun/04
· votar


Só... vou ver se consigo compactar o arquivo e te enviar por e-mail... não sei se dá, pq nem faço idéia do tamanho do arquivo...

Barbara Jolie
Veterano
# jun/04
· votar


Demolisher
blz....brigadaum =*

Barbara Jolie
Veterano
# jun/04 · Editado por: Barbara Jolie
· votar


Demolisher

Enviado: 21/Jun/2004 12:09:20
Quote

Barbara Jolie
Oi, eu não consegui achar um link pra baixar o Sound Canvas, e ele é muito pesado pra mandar via e-mail.
A Yamaha tem uma semelhante e tbm muito boa, pegue neste link:


www.expertmidia.com.br/Html/Expert_Yamaha_XG.htm[/i]

vou por o link aqui, pra qndo eu abrir no findi eu achar mais fácil. =]

Barbara Jolie
Veterano
# jun/04
· votar


Demolisher
aiii caramba!!!!

Deu erro: A página não foi encontrada... =/

Demolisher
Veterano
# jun/04
· votar


clica no link e na hora em que der erro, apage o que aparecer depois de .htm...
clica em ir...

Barbara Jolie
Veterano
# jun/04
· votar


Demolisher
jah apaguei e deu erro mesmo assim.....

ah! esse texto q vc pôs ali sobre Midi, pode ir nesse tópico : Os Melhores Textos do Fórum, ok?

Demolisher
Veterano
# jun/04
· votar


Barbara Jolie
àvontade...
O Lance é o seguinte, eu acabei de abrir a pagina aqui... vou postar o link de novo, aí vai...
http://www.expertmidia.com.br/index_asp.asp?url_pagina=http://www.expe rtmidia.com.br/Html/Expert_Yamaha_XG.htm

Demolisher
Veterano
# jun/04
· votar


abre um popup e a janela "oficial"
...

Barbara Jolie
Veterano
# jun/04
· votar


Demolisher
à vontade
ok.

http://www.expertmidia.com.br/index_asp.asp?url_pagina=
valeu! to baixando aqui, e em casa vo ve como q isso funciona...eheeeheheh..brigadim

Demolisher
Veterano
# jun/04
· votar


Barbara Jolie
é bem simples, é só um player... vc vai gostar...

Barbara Jolie
Veterano
# jun/04
· votar


Demolisher
um player de midi neh?

Demolisher
Veterano
# jun/04
· votar


Barbara Jolie
exactamente... e que vem com soundfonts...hehehehehehe

Demolisher
Veterano
# jun/04
· votar


vc pode usar o cake walk para controlar e editar os midis, com os sons do XG, é só configurar a saída de midi.

Barbara Jolie
Veterano
# jun/04
· votar


Demolisher
vc já explicou como configura?
se não, explica pra mim por favor.

Agora vou indo, amanhã te encho de perguntas novamente, não necessariamente se tu vai responder ou não, mas pergunto...ehehehh....

bjaum e bom final de tarde. =]

Demolisher
Veterano
# jun/04
· votar


Barbara Jolie
Pode perguntar, hehehehehe...
inté minhã...

Robsonmo
Veterano
# jun/05
· votar


ola,meu nome é Robson, alguem pode me responder,como ajustar os sons do vsc3.23 pois quando toco no teclado os timbres do programa são repondidos com atraso.

Robsonmo
Veterano
# jun/05
· votar


ola,meu nome é Robson, alguem pode me responder,como ajustar os sons do vsc3.23 pois quando toco no teclado os timbres do programa são repondidos com atraso.

Robsonmo
Veterano
# jun/05
· votar


alguem por ai conhece ou tem um Ts12 para vender ou um piano brasil

Medeiróvsk
Veterano
# dez/08
· votar


Lendo esse tópico "Como usar midi para acompanhamento" me pareceu me que alguem pode me ajudar.

Seguinte:Temos uma banda de baile, que toca uma gama muito diversificada de músicas, com muito som de violinos, pianos percurssão, metais, orgãos, etc. Se fosse colocar músicos viraria uma orquestra. Usamos então midis transformadas em wav com um lap top como player, para esses instrumentos da seguinte forma: O canal direito através da placa de som (Fast Track Pró) para a midi que vai para a mesa de som, e o canal esquerdo com o clique que vai para o ouvido do Batera.
Só que aí perdemos o som estéreo e o pan que o laptop nos fornece.O ideal sería termos os canais direito e esquerdo do laptop indo pra mesa, e um outro canal com o clique indo para o batera.
Mas como gerar esse terceiro sinal com o clique?
E como amarrar esses tres (3) sinais um ao outro para que não saiam de sincronia?
Se alguem souber me fale meu email é lenesummer@gmail.com

Obrigado.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como usar MIDI para acompanhamento...