Respiração diafragmática (+ prática)

    Autor Mensagem
    Luc
    Veterano
    # dez/04


    Oi. Tenho algumas perguntas a respeito da parte prática da respiração diafragmática. Resumindo o que li nos tópicos da busca (digitei diafragma lá), o que ficou claro para mim foi:

    Inspiração:

    - Na hora da inspiração (mandando o ar pra dentro), tem que direcionar o ar para a barriga, evitando estufar o peito (ou não estufando nem um pouco, de jeito maneira). Para saber se está-se fazendo corretamente, é só ver se a barriga tá estufada.

    - Durante o ato de inspirar, não é recomendável levantar os ombros ou inclinar a coluna para frente (manter a coluna reta).

    - Com a prática, "incorpora-se" a maneira correta de inspirar.

    - É comum que ocorra dor no diafragma nas primeiras vezes que se treina, ou quando treina-se muito.

    - o ideal é que se inspire pelo nariz, pois o ar chega mais quente nos pulmões.

    - a inspiração, mesmo quando feita pela boca, deve ser isenta de ruídos.

    Se até aqui, em relação à inspiração, tiver algo de errado, ou faltando, por favor, me avisem.

    Agora, quanto à Expiração na respiração diafragmática e na emissão de notas, eu não encontrei nada. Porém, encontrei esses textos em livros, e pediria para que me ajudassem a entender, por favor:

    1 - "Durante a emissão do som, o cantor deve fazer uma leve pressão abdominal (baixo ventre, mais ou menos quatro dedos abaixo do umbigo). É para essa região que o cantor deve voltar sua atenção, principalmente nas parte mais difíceis. (...) Cada tom cantado, dependendo da altura e da intensidade, exige uma certa energia que é fornecida pela quantidade de ar."

    2 - "Na respiração artística (aquela que se usa para cantar) devemos proceder da seguinte forma: a) Fazer uma ampla provisão de ar; b) Expelí-la sob forte pressão controlada; c) Governar e regular a saída do fôlego. (...) A Expiração é o motor que põe em vibração as cordas vocais. (...)a quantidade de ar necessária para a emissão do som [deve ser feita] por meio da subministração do ar, sem que ocorra fadiga nem desperdício."

    Minhas perguntas são:

    No texto 2, o que se deve entender por "sob forte pressão controlada" ?

    Considerando-se que o apoio seja feito corretamente (o registro correto para cada nota) isso quer dizer que, na hora de cantar uma nota, a expiração deve ser feita contraindo-se a musculatura abdominal, fazendo, aos poucos, o mesmo movimento que se faz quando tenta-se expôr os músculos abdominais, dosando a quantidade de ar de acordo com o que a nota, sua altura e intensidade estão pedindo ?
    E esse controle vai do bom senso de cada um, ou encontra-se em regras do tipo:
    "Quanto mais aguda for a nota, menos ar é necessário; quanto mais intensa (forte) for a nota, menos ar é necessário; quanto mais grave e fraca for a nota, mais ar é necessário. " ?

    No texto 1, quando fala-se de "baixo ventre", e "voltar a atenção para essa região, quando se canta":
    É para que essa região seja contraída junto com a musculatura abdominal ? E uma vez que se preste atenção a essa região, como ela "se relaciona" com a Expiração e emissão das notas ? Como ela ajuda a controlar a emissão ?

    Quanto aos exercícios para a respiração diafragmática e dor no diafragma:

    Certa vez li que, quando corre-se muito e depois sente-se uma dor no estômago, essa dor é referente ao diafragma (é o diafragma que está doendo). A dor que às vezes ocorre quando se faz exercícios para fortalecer o diafragma é essa mesma dor, ou é dor no baixo ventre ? Onde essa dor deve estar localizada, para saber se está-se usando o diafragma ?

    Eu sei que o texto é grande, e às vezes, confuso, e que as respostas precisariam ser cuidadosas, mas acho que se isso ficasse respondido, muita gente, além de mim, seria beneficiada aqui no fórum.

    Se alguém quiser saber:
    O texto 1 é do livro "Canto: Uma expressão", de Tutti Baê.
    O texto 2 é do livro "Fisiologia da Voz", de Eliphas Chinellato Villella.

    Obrigado a quem se propuser a ajudar.

    Leandro Oliveira
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Luc
    meu Deus
    tenho que fazer medicina pra responder tudo isso
    cara vc percebeu tudo isso so lendo o forum e sozinho?
    muito complexo
    isso é um dominio da anatomia bem grande
    vou ver o que posso fazer
    no canto acredito que o apoio diafragmatico
    é a chave de tudo, pois sem ele quem controla a saida de ar do seu corpoé sua regiao laringo-faringea,quando se apoia vc tira a pressao dessa regiao, podendo cantar mais tranquilamente e sem esforço,
    pra jogar a respiraçao para o diaframa, nao é necessario saber todo esse aparato de informaçao( nao estou dizendo que vc nao deva procurar saber, mas sa vc ainda nao concege fazer essa respiraçao, isso deixe um pouco pra frente, mas isso é importante, assim como o instrumentista deve conhecer seu instrumento , o cantor deve conhecer o seu corpo)
    esse processo de respiraçao diafragmatica(ou costa inter...alguma coisa esquci) é lento, pode demorar meses ate ter um bom dominio,
    começe inchando bem a "barriga" , nao se procupe de inicil se o ar vai pra frente ou pra tras, com o tempo o seu proprio organismo vai deixar no lugar certo,
    Quanto mais aguda for a nota, menos ar é necessário; quanto mais intensa (forte) for a nota, menos ar é necessário; quanto mais grave e fraca for a nota, mais ar é necessário. " ?


    tente nao controlar os musculos, deixe eles sairem levemente, so se preocupe em nao esforçar,sentir dor, isso é importante
    tente com o tempo vc mesmo vai perceber a quantidade de ar para cada nota
    mas o auxilio de um professor
    é bem importante
    dominar tudo isso sozinho é bem complicado
    mas tente
    bem é tudo que eu sei
    achoq ue nem entendi as perguntas direito
    mas pelo menos tentei ajudar
    vlw
    P.S
    se eu disse alguma besteira me corrijam

    Luc
    Veterano
    # dez/04 · Editado por: Luc
    · votar


    Leandro Oliveira

    Então, cara. Valeu pelas respostas. São um começo.

    Mas deve estar meio confuso mesmo, né ? Vou tentar fazer uma sinopse, que, junto com o primeiro post vai ajudar quem quiser responder a não se confundir tanto.

    Não é bem uma questão de anatomia, saca ? São perguntas referentes à parte prática da EXPIRAÇÃO e EMISSÃO DE NOTAS no canto.
    Porque, blz, eu saquei como se inspira. Mas e aí ? A expiração é a parte mais importante da respiração, na minha opinião, porque é ela (junto com a impostação e o apoio) quem vai direcionar a voz para onde um(a) cantor(a) quiser, não é ?

    Como fazer, por exemplo, exercícios para fortalecer o diafragma, sem saber como o corpo deve ser "sentido" na hora da expiração ? Ou como jogar a voz para o palato, ou para a parte de trás dos dentes, ou para as caixas de ressonância, etc., se o(a) cantor(a) não sabe como o ar deve ser jogado para lá (expirado para lá, em outras palavras) ?

    Na verdade, é uma pergunta, e subperguntas bem básicas, que se relacionam entre si e visam formar uma resposta completa:

    Pergunta:
    Na inspiração, deve-se jogar o ar para a barriga, certo ? Mas e na expiração ?

    Sub-perguntas:
    Deve-se contrair os músculos abdominais ? Com força ? Como é essa contração, do ponto de vista físico (é semelhante, ou análoga, a que tipo de contração (p.ex. contração para fazer "barrigão de papai-noel"; contração para salientar os músculos abdominais, como o fazem as pessoas que praticam fisiculturismo; contração semelhante à "esconder a barriga na praia", etc.; um "link mental" pra gente poder se situar diante do ato correto que envolve a contração muscular na hora da expiração). A força a ser usada na expiração depende da altura e intensidade da nota a ser atingida ? De que critérios dependem o uso dessa força (bom senso, regras já estabelecidas, dicas facilitadoras, etc.) ? Se o diafragma está situado logo abaixo (ou atrás) dos pulmões, e este é o músculo responsável pelo apoio respiratório, o que o baixo ventre tem a ver com a emissão das notas (ou seja, como usá-lo ?) ? Onde é a dor no diafragma ?

    Você pode perceber que não tem nenhuma pergunta do tipo: "Pra que fazer tal coisa ?". Esse tipo de pergunta é referente à fisiologia, anatomia, ou ao funcionamento do aparelho fonador visto a partir da anatomia. Eu queria saber da parte prática, mesmo, sabe como é ?

    E sem esse lance de "pelo menos eu tentei ajudar", véio. Suas respostas
    foram, são e serão muito bem-vindas a qualquer momento.

    Jóia ?

    Luc

    AdriSantos
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    A expiração controlada é o que a minha professora chama de "força do banheiro".
    Vendo por esse aspecto, tenho certeza que vai ser bem mais fácil de entender.
    Quanto à dor no diafragma, creio que alguma coisa deve estar sendo feita errada. O que acontece quase sempre é um cansaço dos músculos. Tente não ultrapassar meia hora de ensaios por dia para não exaustar os músculos. Tente fortalecê-los, fazendo exercícios de respiração sempre que lembrar. Contraindo para expelir o ar como a famosa "barriga de praia" e para inspirar só mexa a barriga mesmo, nunca levante os ombros ou estufe o peito.
    Sempre preste atenção nos movimentos, se possível, coloque a mão no local para sentir o movimento.
    Reserve um momento para realizar esses exercícios respiratórios sozinho, com muito concentração e tranquilidade.
    Lembre-se: canto e música são expressão de sentimentos.
    Tudo com calma: mente e corpo sempre em sintonia.
    Beijos

    b1gh4nd
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    aproveitando tudo isso
    me digam uma coisa...
    como e q se respira sem mexer a caixa toraxica? como encher a barriga enquanto respira? e bem compliado isso! vcs conseguem fazer isso??!?

    BozoCareca
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    b1gh4nd
    Qual a sua dificuldade em fazer isso?

    b1gh4nd
    Veterano
    # dez/04 · Editado por: b1gh4nd
    · votar


    BozoCareca
    Assim, eu nao consigo repirar bem fundo sem precisar mexer a caixa toraxica...
    no inicio da respir. a minha barriga ate enche, mas depois, ela tem que se esticar pra poder pegar o máximo de ar, e ae eu tenho q mexer a parte de cima (tórax)... enentende?

    Aquele ponto um pouco abaixo do umbigo eu so sinto só quando estou cantando. E pra ser assim mesmo??
    e isso vlws!

    b1gh4nd
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    lembrei de uma coisa agora... auela puxada que da na barriga qunado agente tosse é no diafragma?? e oq eu to tussindo muito aqui... isso seria uma maneira de exercitar o diafragma? ou so esta prejudicando mesmo?

    BozoCareca
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    b1gh4nd
    Encha os pulmões até onde você consegue sem mexer o tórax. Até porque ar demais atrapalha.

    E aquela puxada que dá na barriga quando a gente tosse é o diafragma sim. Mas tossir não é um bom exercício.. huahuahuahua

    Não faz bem às pregas vocais. E se você estiver com diarréia ou gases, também afeta as pregas não-vocais. auhahuahuauh

    b1gh4nd
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    hahahaha lol,
    to gripadao aqui!
    valeu vou tentar hj mesmo quando chegar em casa.

    Marcio Matos
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Se vc for treinar e ñ fizer ex.s respiratórios ñ adianta de nada

    b1gh4nd
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Marcio Matos
    QUal e a diferença de treinar e fazer exercíocios respiratório??
    pra mim parece ser a mesma coisa...
    valeu.

    floor jansen
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Colaborando:

    Exercícios Respiração:

    Exercício para percepção da inspiração involuntária:

    Muitas pessoas fazer muito barulho ou forçam a inspiração numa tentativa de encher mais o pulmão de ar. Muitas vezes a musculatura está muito tensa e impede uma livre circulação de ar. Solte todo o ar murchando a barriga. Fique alguns instantes sem ar. Relaxe a musculatura deixando então o ar entrar, mas sem forçar sua entrada. Faça isso algumas vezes e você vai perceber que não há necessidade de fazer esforço para que o ar entre. Ele entrará sozinho, pois a entrada do ar é algo que acontece naturalmente quando sentimos necessidade de inspirar. Esse exercício serve também para exercitarmos a elasticidade da musculatura abdominal para dentro e para fora.

    Exercício para a ativação e expansão da musculatura diafragmática e intercostal.

    Inspirar enchendo primeiramente a região abdominal e depois as costelas, lateralmente. Expirar primeiramente o ar do abdomen e depois na parte lateral das costelas. Fazer isso num movimento contínuo: Inspiração: parte baixa depois lateral; expiração: parte baixa e lateral.

    Exercício para treinar a saída do ar com controle ( apoio)

    Precisamos, no canto, dominar o tempo da entrada e da saída do ar. Precisamos dosar a saída do ar conforme o tamanho de uma frase musical e a inspiração também deve estar de acordo com o tempo hábil para fazê-lo entre uma frase e outra.

    Inspirar abrindo as costelas e na expiração soltar o ar firmando o abdomen tentando não fechar as costelas. À medida em que o ar vai acabando, aumentar a pressão da musculatura abdominal. ( esse exercício pode ser feito contando o tempo da saída do ar para ir aos poucos dominando maior tempo na saída. Ex: soltar o ar em dez tempos depois em quinze, vinte, etc). Podemos também acrescentar a este exercício o controle do tempo da entrada do ar, que muitas vezes deve ser rápda, dependendo da frase musical. Então, além de contar a entrada do ar, fazemos uma contagem para a inspiração e vamos a cada vez diminuindo o tempo para a inspiração.

    Exercício para treinar a pressão da saída do ar.

    Quando temos uma nota mais aguda de repente, ou precisamos fazer um som com uma intensidade mais forte, precisamos utilizar mais o apoio respiratório para não sobrecarregar as cordas vocais. Tomando como base o exercício anterior, vamos, na saída do ar, fazendo movimento abdominais com pressão alternada. Na saída do ar com um "sssss" prolongado, vamos fazer ora uma pressão no abdomen e ora diminuindo essa pressão. Isso num mesmo sopro, sem interrupção. Você vai observar que quando aumenta a pressão do abdomen aumenta a pressão do ar. Não esqueça de manter as costelas abertas.

    Exercício para treinar a abertura das costelas:

    Uma das formas para sentir a abertura lateral das costelas no canto é da seguinte maneira: Vá inspirando lentamente e ao mesmo tempo levantando os braços na lateral até que ele chegue à altura dos ombros. Mantenha alguns segundos a inspiração e observe que suas costelas estarão mais abertas na lateral. Solte o ar e tente manter as costelas abertas. Faça uma vez a expiração com os braços ainda na lateral e depois tente fazê-la soltando os braços mas mantendo as costelas abertas.

    OBS: Cuidado para não tensionar os ombros enquanto faz o exercício e também cuidado para não direcionar o ar para a parte alta do pulmão.

    Outro exercícios para sentir a abertura das costelas, mas na sua região costal faça o seguinte: sente na ponta de uma cadeira, deixe seu corpo cair todo para frente, inclusive sua cabeça. Inspire nesta posição e vai perceber que o ar se direciona para a lateral e para as costas.

    Exercício para treinar a respiração na parte baixa do abdomen:

    Muitas pessoas quando tentam fazer a respiração intercostal a fazem de forma muito "alta", ou seja, utilizando pouco os músculos abdominais. Existem diversas técnica de respiração. Acredito que deve-se inspirar desde a base do abdmem abrindo em seguida as costelas. Em alguns momento ou para algumas pessoas torna-se dificíl fazer a rspiração mais baixa, principalmente para indivíduos com tendência a ansiedade e vida muito agitada. Aprendi através da yoga e outras técnicas corporais, que quando a respiração " não desce" e mantem muito no torax, a melhor maneira de fazê-la "abaixar" é através da contração e relaxamento dos músculos glúteos. Experimente expirar o ar lentamente e, ao mesmo tempo, fazer uma contração anal. Quando se encontrar sem ar relaxe o abdomem e vai perceber como a respiração se torna plena. Repita o exercício algumas vezes.

    b1gh4nd
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Experimente expirar o ar lentamente e, ao mesmo tempo, fazer uma contração anal

    contração anal?? sério mesmo?

    Gippe
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Eita...

    b1gh4nd
    Assim vc impede q o ar saia por outros orificios, neh? Entaum, nada a ver vc cantando e aquele backing no fundo prrrrr, hauhauhauhauah

    lost prophet
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Luc, essa questão da dor eu nunca ouvi falar...creio que seja um caso isolado de alguém que tenha algum problema, já que não é normal sentir dor no diafragma e em nenhuma parte do aparelho respiratório, a não ser que você tenha algum problema com ele.
    Sobre a forma de movimentar o diafragma, é mais ou menos isso: respirar até sentir a barriga "cheia de ar" , levar o ar pra baixo, e não deixar a parte "de cima" , ou seja, o tórax, se encher de ar.
    Em alguns casos é necessário preencher ambos de ar.
    A força que você vai usar na hora de soltar o ar varia de acordo com o estilo que você vai cantar. Por exemplo, no canto lírico, é exigido uma grande postura em relação a isso e a muitas outras coisas. Agora, no canto popular, isso não é algo tão cobrado, já que não é algo que exija muita postura ou técnica.
    Se tiver interessado mesmo em canto, recomendo que procure um bom professor de canto lírico, mesmo que canto lírico não seja o que você deseja, mas sim pela técnica , pelo controle e pelo "poder" que o canto lírico proporciona, habilitando você a cantar com muita segurança qualquer outro estilo , seja pop, seja rock, seja metal,etc.

    Esperto ter colaborado em alguma coisa...
    Abraços!

    EDUARDO DANTAS
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    OLÀ, PESSOAL?

    EU FIZ UM RESUMO BEM PRÀTICO DE CANTO.
    E A APOSTILA ACOMPANHA UM CD COM EXERCICIO E TREZ MUSICAS INTERPRETADA POR MIM.
    QUEM QUIZER!



    edu_blessinger@yahoo.com.br

    EDUARDO DANTAS
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    OLÀ, PESSOAL?

    EU FIZ UM RESUMO BEM PRÀTICO DE CANTO.
    E A APOSTILA ACOMPANHA UM CD COM EXERCICIO E TREZ MUSICAS INTERPRETADA POR MIM.
    QUEM QUIZER!



    edu_blessinger@yahoo.com.br

    mthome21
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Aquela dor que sentimos quando "corremos muito", como disseram acima, nada tem a ver com diafragma, galera!
    É, na verdade, o BAÇO, órgão responsável pela eritropoese (produção de hemáceas) e, devido à má respiração (e falta de oxigênio no sangue) ou/e exercício prolongado demais, o BAÇO excede seu limite, levando à essa dor.
    Abraços.

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # abr/07 · Editado por: membro
    · votar


    Já que o tópico foi ressucitado, tem algumas questões aí que espero já tenham sido superadas mas em todo caso vale a pena comentar.
    Essa idéia de expandir ou estufar a barriga pra fora não funciona direito. È um mecanismo que acaba tensionando, ou seja, não facilita o apoio em nada.
    Quanto a estufar o peito é errado sim, mas se isso for feito na inspiração, ou seja, estufar o peito quando for puxar o ar, mas o peito para a frente e a abertura das costelas é essencial para que o apoio funcione corretamente. Então beeeem simplificado seria o equivalente a dizer que vc tem que estar com o peito estufado ANTES de puxar o ar e na hora que o ar estiver entrando a "sensação" tem que ser de abertura lateral e não da barriga ir pra frente como foi dito. Feito isso, agora é só dosar essa saída de ar quase impedindo que as costelas se fechem. A musculatura do abdomen faz o "controle fino" sobre esse mecanismo. Vc não "força" a barriga pra fora e nem para dentro, apenas mantem a musculatura LIGADA. Havendo necessidade de maior empenho, uma nota mais grave ou aguda esse cinturão é que vai ser acionado mas todo ele e não apenas um golpe de diafragma pra dentro. Pra fora então...nem pensar.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Respiração diafragmática (+ prática)